Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Brasil - Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
Saudações!
Depois de ler bastante, tirar algumas dúvidas com os colegas, e ter o meu cultivo anterior da raça Teonanacatl frustrada por contaminação surgida durante uma incubação muito longa, com colonização muito lenta, acho que estou prestes a aniversariar os quatro bolos da strain Brasil. Iniciei a incubação (nessa incubadora aí embaixo, que modéstia à parte ficou muito louca) a exatamente 22 dias. Havia checado os copos três dias atrás. Hoje, quando chequei novamente, percebi que não houve expansão do micélio. Todos os copos apresentam uma pequena área não colonizada, creio que por falta de algum elemento que tenha sido consumido nessas três semanas. Estou considerando aniversariar os bolos assim mesmo. Ou será que vale a pena esperar mais? Também acho que depois desse tempo todo é melhor dar um "dunk" nos bolos antes de colocá-los no terrário, não?

Bolos: Preparados seguindo as instruções da técnica PFTek na biblioteca.

Terrário: Modelo Shotgun [caixa plástica furada (furos tapados com micropore)], utilizando perlita como mantenedor de umidade. Instalei um higrômetro dentro da caixa. A perlita úmida, sozinha, consegue manter a URA acima de 90% por mais de uma semana sem que haja necessidade de repor a água.

Incubadora: Caixa de madeira (sou contra isopor) com forração interna dupla de feltro. Instalei três aquecedores de aquário (2 x 5W e 1 x 2,5W), os quais alterno a utilização conforme a temperatura ambiente, de modo a manter a temperatura interna entre 27 e 29°C.

Abraços!

3.JPG2.JPG1.JPG4.JPG
 
Boa sorte, kalenji.
 
muito legal essa strain,muitos visuais coloridos...
comigo os brasil assim como os thay koh samui,costumam pinar dentro do copo quando estao cem por cento,entao espero eles pinarem e mando pro terrario...
sempre daeu certo assim...paz e sorte!!!
 
Furei a tampa de dois copos e movimentei os bolos para entrar um pouco de ar, depois tapei os furos com esparadrapo.
Aniversariei o terceiro, removendo o pedaço de substrato não colonizado. Deixei imerso em água mineral dentro da geladeira pra hidratar e amanhã boto no terrário.
O quarto não mexi. Vou deixar pra ver se completa a colonização.
Vamos ver no que dá...
 
Bom..

Os copos que eu havia furado continuam com a colonização estagnada. Aquele que eu não mexi completou a colonização, mas nada de pins. O quarto, quando aniversariei, removi com uma colher o pedaço não colonizado, deixei imerso 24 horas na geladeira e então coloquei no terrário. O bolo ficou todo "penugento", mas não "pinou" até o momento. Hoje percebi uma porra verde crescendo num dos lados. Pelo que pesquisei parece que é o temível duende verde.

Estou considerando as seguintes opções:

1. Descartar o bolo, esterelizar todo o terrário e aniversariar o próximo, torcendo pra dar certo.

2. Remover a parte contaminada, dar um banho de H2O2 na criança, torcendo pra dar certo. Tenho aqui água oxigenada 10 volumes, que entendo ser uma solução de 1 parte de H2O2 em 9 partes de H2O. Posso aplicar direto ou preciso diluir ainda mais em água?

A execução da segunda estratégia fica um pouco prejudicada em virtude de que no dia 31 sofri um acidente de moto, quebrei as duas pernas e tive algumas escoriações nos braços. Assim, necessito de um assistente para viabilizar a logística da operação. Tentei cooptar a minha mãe, mas ela apresenta resistência em me ajudar a fazer qualquer coisa relacionada a cogumelos.
 
Eu optaria pela 1. Esses contaminantes são resistentes e na maioria das vezes não dá certo tentar eliminá-los com essas técnicas.

Boa recuperação.
 
Kalenji, espero que de certo o seu cultivo... Qualquer coisa que eu puder ajudar, pode contar comigo""!!

Boa sorte para nós...
Marinheiros de primeira viagem!!!


Good Vibes!
 
Descartei o bolo contaminado e aniversariei o segundo, que finalmente completou a colonização. Já está no terrário a 6 dias, o micélio cresceu um pouco (penugem), mas por enquanto nada de pins. Os 4 bolos do meu primeiro cultivo contaminaram depois de 40 dias de colonização incompleta (sem pins). Dos 4 atuais (também já estão fazendo 40 dias) , apenas dois colonizaram totalmente. Até o momento, em nenhum bolo que preparei surgiram pins.. estou fazendo alguma coisa errada. Detalhe: Foram usados carimbos diferentes nos dois cultivos, assim não acho que o problema se deva a qualidade dos esporos. Se for pra arriscar diria que talvez eu tenha compactado um pouco os substratos. Alguém corrobora essa teoria?
 
Dê mais tempo aos pins. Seis dias não é muito tempo para essa fase.

Como está a umidade? O micélio algumas vezes cresce uma penugem por causa da falta de umidade.
 
Khrin, os furos já estão cobertos com micropore, e eu até arriscaria dizer que é esse o problema.
Eu nunca usei micropore, sempre deixei os furos abertos já que nessa fase é mais difícil contaminar, mas no meu terrário eu não usava micropore e ainda tive que ventilar abanando com a tampa aberta pra eliminar todo o CO2.
Outra coisa, "o buraco tem que ser mais em baixo" hehehe, já que o CO2 se acumula no fundo do terrário. Poderia talvez até deixar o micropore mais um tempo, mas faça alguns furos mais próximos do fundo do terrário.

E, básico, pra pinar, temperatura mais baixa. Fizeste isso? 23˚?
 
PowR, fiz muitos furos no terrário, inclusive na parte de baixo. Acho que não está saturando de CO2. Agora, ficar nos 23°C é difícil nesses dias de verão. Vou tentar refrigerar um pouco o ambiente.
 
Eae nu q deu meu caro amigo,
essse cultivo manda as novas ae blz abraço.

Paz e luz.
 
Essenssialissississississiiiiiissimo diminuir a temperatura pra pinar. Faz isso que vale a pena.

Abraço
 
Os pins enfim apareceram. Surgiram uns 15 na base do bolo. A má notícia é que o bolor verde deu as caras novamente, como no primeiro bolo. Cortei fora a seção contaminada e três dias depois lá estava ele de novo crescendo do outro lado. Cortei mais uma seção. Enquanto isso os cogus estão crescendo. Dois deles estão com aproximadamente 10 cm. Não existindo bolor evidente sobre os cogus creio que não haja problema em consumi-los, certo? Nesse caso eu consumo frescos mesmo ou seria mais prudente fazer o chá?
 
Ah, e com o terceiro bolo, um dos quais a colonização incompleta havia estagnado, fiz um outdoor. Vamos ver se vinga.
 
Back
Top