Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ - dentro do armário

Diário de cultivo completo.
Planos para o cultivo (P. Cubensis B+) - começa semana que vem!

Materiais necessários:
lista de materiais e onde encontra-los

-vermiculita (Cobasi)
-argila expandida (Cobasi)
-recipiente de plástico transparente com capacidade de 14 litros (loja de 1 real)
-isopor em que caibam os 3 potes (mercado)
-sacos de lixo para forrar o isopor (mercado)
-3 copos grandes de base grossa (mercado)
-papel alumínio (mercado)
-lysol (mercado)
-alcool 92% (mercado)
-fita adesiva transprente (mercado)
-fita micropore (farmácia)
-seringa (farmácia)
-água mineral (mercado)
-termômetro de ambiente (loja de produtos sirúgicos :eek:, mas deve ter em outros lugares)
-luvas (farmácia)
-máscara (farmácia)
-touca (farmácia)
-arroz cateto (Cobasi)

Terrário:

-caixa plástica de 14 litros com feixes de abertura tapados com micropore
-termômetro de ambiente esterelizado
-argila expandida

>

Estufa:

-caixa de isopor revestida com saco de lixo esterelizada
-termômetro de ambiente esterelizado

>

Copo:

-tampa = papel alumínio sem vedar antes da esterelização (vedar após inoculação)

-topo = 1 cm de vermiculita seca

-meio = 3 porção de arroz selvagem semi-esfarelado e pré-cozido, respectivamente, para pré-expandimento
-meio = 1 porção de linhaça semi-esfarelada e umidificada para pré-expandimento, respectivamente
-meio = 4 porções de vermiculita

-meio = misturar tudo, sem compactar nada, com umidade leve ao tato

-base = 0,5 cm de vermiculita.

>

Esporos:

-1/3 de carimbo B+ para 10 ml
-3 ml por pote (serão 3 potes)
-destilada

>

Procedimentos:

1-preparar estufa

2-ferver o arroz selvagem e depois tritura-os (ou vice versa, verei o que será melhor) para evitar expansão dentro do pote

3-triturar a linhaça e depois umidifica-las para evitar expansão dentro do pote

4-misturar a linhaça pronta, o arroz selvagem e a vermiculita e medir umidade ao toque

5-preparar os potes (esterelizados)

6-esterelizar na panela de pressão com água na altura da metade dos potes por + ou - 1 hora depois da pressão

*durante a esterelização dos potes*

7-fechar todas correntes de ar e fechar todas entradas de luz solar

8-tomar banho esfoliante com protex

9-equipar-me com luvas, máscara e touca

10-esterelizar ambiente

11-esterelizar armário

12-esterelizar estufa

13-preparar seringa de esporos com destreza

14-guardar seringa na estufa

*esterelizou*

15-vedar pote logo após esterelizado e já colocar na estufa aberta no dentro do armário (irá esfriar)

16-deixar um dia esfriando enquanto os esporos encharcam

17-repetir de 7, 8, 9, 10 e 12 com fria destreza

18-pegar potes e estufa

19-esterelizar as tampas dos potes

20-pegar seringa

21-fazer a inoculação numa faixa vertical encostada no vidro 1 cm abaixo da vermiculita

22-vedar com esparadrapo virgem

23-colocar potes na estufa e fecha-la

24-colocar estufa no armário

25-ajustar a temperatura da estufa igual a 28,5ºC

26-verificar micélio de semana em semana, com proteção e higiene

27-quando estiver 100% colonizado, preparar o fundo do terrário com 1,5 cm argila expandida

28-tirar bolos dos potes e colocar no terrário com um cubo de gelo do tamanho ideal para abaixar a temperatura até uns 23ºC

29-criar umidade no terrario molhando a argila expandida esterelizada, borrifando água nas paredes (do terrário) e no bolo

30-manter temperatura igual a 25,5ºC

31-expor à luz de manhã cedo e de tardezinha

32-colher os cogumelos e ir acampar (hehe)

33-comemorar!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ps.: lista modificada conforme posts posteriores.
 
Uma coisa que costuma atrasar o desenvolvimento é o excesso de hidratação e falta de troca gasosas.
Faz o que o Ecuador disse, é provável que você não esteja fazendo a troca gasosa de maneira adequada, ou seu terrário não está com a ventilação e a temperatura ideal.

Abraços,
 
Deu certo.

Agora está colonizando melhor (está quase 100%)! ;)
0001.jpg 0002.jpg 0003.jpg

Só um ponto de inoculação ta meio travadão (1º copo da 3ª foto), mas agora já estou bem menos peocupado.
De acordo com meus cálculos vou aniversariar os bolos (cantar parabéns, hehe)próxima segunda.

Obrigado!
 
Estão bonitos! Eu vou comprar a lingua de sogra para o parabéns! :) boa sorte!
 
Muito bom Giuliano!

A colonização nem sempre segue em intervalos iguais em todos os recipientes, logo vamos todos cantar parabéns!
 
E ai cara que massa heim! Não entendi só uma coisa, você cozinha os grãos e depois tritura para virar farinha!? E da certo isso, tipo vira farinha mesmo depois de cozido? Pra fazer farinha de algum tipo de grão não precisa cozinhar antes não mano, outra quer saber porque as vezes demora a colonização, faça o seguinte, faça mais um cultivo tipo 4 copos, 2 deles faça como tu ta fazendo, tipo olhando todo dia o tempo inteiro, os outros dois deixe eles no escuro sem pegar eles por uns 14 dias, depois compare o desenvolvimento do micélio daqueles que tu pega o tempo todo, e os que ficaram isolados no escuro vc vai perceber a diferença, depois conta pra gente qual teve colonização mais rapida. Estou colonizando uns Chilenos, com 10 dias não vi nada de colonização, deixei eles la sem dar nenhuma olhada e 7 dias depois ja estaõ em 80% acho que são timidos hehe, boa sorte.
 
Perdão, não fui claro na checklist.

Eu fiz assim: primeiro triturei (não refinei) e depois fervi (sem muita água para não precisar escorrer, pois não queria perder as vitaminas).
Errei ao não acrescentar cremogema à mistura.
E, quanto ao tempo de desenvolvimento do micélio, tu tens razão: ficar abrindo a incubadora atrasa o desenvolvimento. Creio que é porque a temperatura varia muito nestes movimentos.
Mas, no meu caso, a saturação gasosa (muito CO2 e pouco O2), se é que posso dizer assim, também atrapalhou o andar da carruagem.

Bom, agora os bolos estão 100% e já coloquei a argila expandida de molho com água sanitária no terrário. Acho que coloquei cerca 400 ml de água sanitária para 5 litros d'água! :eek:
Acho que exagerei um pouquinho, hehe, mas vou enxaguar bem amanhã para poder usar sossegado.

T+
 
Uma coisa que pra mim é um enigma, tipo pro micélio desenvolver diz a lenda em algumas literaturas que nessa faze o CO2 é que proporciona o desenvolvimento do fungo, e pra frutificar uma boa dose de oxigênio, porém quando o fungo para a colonização dos grãos no mesmo livro diz que é por falta de trocas gasosas vai entender né? Agua sanitaria acredito que 1 colher de sopa para um litro, acho que muito cloro na agua vai intoxicar seus filhos irmão, pelo menos eles vão estar estéreis né :phehehe, abraços
 
Uma coisa que pra mim é um enigma, tipo pro micélio desenvolver diz a lenda em algumas literaturas que nessa faze o CO2 é que proporciona o desenvolvimento do fungo, e pra frutificar uma boa dose de oxigênio, porém quando o fungo para a colonização dos grãos no mesmo livro diz que é por falta de trocas gasosas vai entender né? Agua sanitaria acredito que 1 colher de sopa para um litro, acho que muito cloro na agua vai intoxicar seus filhos irmão, pelo menos eles vão estar estéreis né :phehehe, abraços

Quando o micélio esta em fase de colonização ele precisa de muito mais CO2 que de O2, mas isso não quer dizer q ele não precise de trocas gasosas. Ou seja, o micélio precisa também de O2 quando coloniza, mas em quantidades bem menores q na fase de frutificação.

Abs
 
Parabéns pra você!
Nesta data querida!
Muitas felicidades!
Muitos anos de vida!
:dance::dance::dance::dance::cry::dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance:
...............................................|^| (pentelho chorando :help:)

Pena que não consegui deixar de perder as fotos, mas o terrário ficou maravilhoso!

Lavei a argila expandida que deixei de molho e coloquei no terrário com água não filtrada (um saco inteiro).

Cortei duas tiras de 20cm x 0,75cm (a de cima no norte e a de baixo no sul) e duas de 10cm x 0,75cm (a de cima no oeste e a de baixo no leste) e passei uma fita micropore em cada corte para o terrário ficar arejado e protegido, respectivamente.

Fiz 3 bases redondas com 2 camadas de papel alumínio com 3,5 cm de diâmetro a mais do diâmetro da base do bolo (parte maior).

Fiz o dunk'n'roll com água filtrada (dunk de 1 segundo, hehe) e coloquei os bolos nas bases.

Coloquei vermiculita nas bases e pus água filtrada (uns 150 ml em cada).

Ajeitei o temômetro.

Borrifei água filtrada nas paredes e nos bolos rolados.

Fechei o terrário.

Mandei pro armário.

Já providenciei a iluminação (lâmpada das 21h30 às 07h20 e luz do sol das 07h30 às 09h20) e já tem uma garrafa de 600ml congelando para esfriar o terrário.

Vou abanar 4 ou 5 vezes ao dia.

Fotos.
Terrário 01.jpg Terrário 02.jpg Terrário 03.jpg Terrário 05.jpg Terrário 04.jpg Terrário 06.jpg Terrário 07.jpg Terrário 08.jpg Terrário 09.jpg
 
YUHÙÙÙÙU!!!

Nasceeeeeuuu!!!
VIVA!!!

pin 01.jpg pin 02.jpg

E tem mais alguns nós hifais aparecendo e uns pins bem pequenos.

Vlw galera, muito obrigado mesmo! To super feliz !!!:D
 
Urgente:
Socorro!!
Eu desliguei a luz do terrário, dei uma olhada e tudo ok, vários pins nascendo:eba:. Peguei as duas garrafas de água, que já estavam quentes, dei uma abanada e quando voltei com uma garrafa congelada já tinha nascido um furúnculo (TOBA) no meu pin., coisa de 2 minutos!:eek:

Alguém pode me ajudar, sabe o que é isto?​
Será que devo retirar este pin?​
cu-no-pin.jpg

Obrigado!​

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------​

[editado 13h25 - 25/02/2011]​
Ô, galera, foi mals. Talvez se eu tivesse pesquisado um pouco mais já teria achado o porque do "kunopin", mas com certeza teria sido difícil. O que eu quero dizer é que quando liguei para um amigo meu, que não cultiva cogumelos mas é um ser bem auspicioso, eu, no final da conversa, disse que tinha nascido um "ânus" no chapeu do pin e ele disse que é normal, nascem verrugas nos cogumelos mesmo. No quintal dele nascia muitos cogumelos grandões, mas não psicoativos.​

Está aqui a explicação, se estiver errada, fiquem a vontade!​
 
Ahá!!
Descobri o que aconteceu, alias, lembrei o que aconteceu!

Ontem de manhã, dois minutos antes de aparecer a ferida no píleo do pin (se é que ainda posso chama-lo de pin), uma garrafa d'água que eu ia retirar deu uma tombadinha e encostou no pin, e a ferida apareceu enquanto eu fui guardar as garrafas na congelador e buscar mais...

Taí mais uma experiência...

Ah, tem mais, estou muito preocupado quanto a quantidade de água no bolo.

Digamos que pode ser que eu tenha errado nesta parte, pois eu não tenho certeza de quanta água o bolo absorveu da vermiculita úmida no alumínio. Falei coloquei 150 ml de água na vermiculita, mas, vendo o tamanho de uma seringa de 20 ml, acho que foi bem menos. :yellowcard:
Acho que foi uns 30, 40 ml no máximo.

Até aí, cada bolo deve ter absorvido uns 20 ml apenas, mas não para por aí...

Como dei um roll na vermiculita e como tinha vermiculita no topo, eu borrifei água nos bolos umas 4 vezes em 6 dias. :yellowcard: (só depois eu ví num tópico que o Mortandello disse que molhar o bolo aborta qualquer pin ou primordia!)

Cerca de, no máximo, 40 ml absorvidos até então, imagino eu, pois também dei umas regadas na vermiculita.

Depois devo ter jogado mais uns 80, 65 e 40 ml na vermiculita de cada bolo, ficando o com 80 ml uma poça no alumínio, o com 65 ml uma poça mais discreta e o com 40 ml sem poça. Ficou assim 2 dias.:yellowcard:

Depois lí que excesso de água danifica o micélio (e realmente, parece que deu uma cozinhada), então escorri aquela água em excesso dos bolos.

Ficou mais 2 dias com vermiculita bem úmida (encharcada), então tirei a vermiculita dos alumínios.

No total, o bolo com 80 ml na vermiculita uns 65 ~ 70 ml de água, o com 65 ml deve ter absorvido uns 55 ~ 60 ml e o com 40 ml deve ter aborvido uns 50 ~ 55 ml de água.

Resultado: o bolo mais encharcado pinou primeiro, o meio encharcado pinou depois e o menos encharcado ainda não pinou.

Detalhe: causei um choque físico em dois bolos, no super molhado e nop mais ou menos, dando uns 2 ou 3 arranhões em cada com faca.

Importante: tudo que eu fiz até agora tem seguido todas as normas seguras de "assepsia poor, mas, sim, assepsia!", ou seja, pequei um pouco ao utilizar água filtrada ao invés de água esterelizada (fervida), toquei nos bolos com as mãos nuas (peguei eles mesmo) e abanei bastante o terrário (tenho um medo de abortos!:cry:).

Motivo de tudo isto: tive medo de injetar 120 ml de água, como já ví em relatos bem sucedidos, pois estava com medo de contaminar por dentro e estragar tudo. Também tinha visto em algum lugar da net que dizia que B+ não precisva de muita água, dispensando o dunk, mas depois de deixar o bolo passar sede, lí que na verdade é o contrário, pois frutos grandes precisam de muita água, e B+ tem frutos grandes (e cada fruto tem 92% de água).

Peço perdão a todos que me ajudaram, direta e indiretamente, pelas minhas cagadas, estou muito bravo comigo mesmo e já me coloquei de castigo. :mad:

De agora em diante vou me esforçar melor, com certeza!

Por falar nisto, pretendo fazer um casing depois deste fluxo. Farei assim, injetarei uns 100 ou 80 ml em cada bolo antes de quebrar e seguir os procedimentos padrões de cultivo em casing.

Mas fica uma pergunta: procede fazer casing depois do segundo flush?
Se não, vou arranjar uns pires descente para por os bolos e vou só injetar água mesmo.

Obrigado!
 
Pare com essas brincadeiras com água e "choque físico". Vai acabar causando algum problema nos bolos assim.

Se estão encharcados, escorra a água, só isso. Deixe vermiculita úmida por cima e por baixo e pronto.
 
Ola Giuliano!
Parabens pelo cultivo!
Nao esqueca de consumi-los secos devido ao verticilium.

Sucesso!
 
Mais fotos.

Vejam, que interessante:
Foto-008.jpg
Esta ferida é muito estranha, uma deformidade total! Super-mutação, meu!
Nela as lamelas estão para fora, como se aquele fosse o chapéu aberto!
Isto porque tive o descuidado de deixar tombar a garrafa, que encostou nele com força mínima!
Ta parecendo tipo um ciplop!

Outra foto:
Foto-009.jpg
Nesta segunda foto vemos que a frutificação não foi farta (8 vísíveis na foto) e atribuo isto a negligente hidratação do bolo.
Darei um dunk de 12 horas depois deste flush, pois descobri que injetar água no bolo com seringa não funciona como eu imaginava (a água escorre para fora do furo e não é absorvida como se fosse absorvida por uma esponja).

E claro, vermiculita úmida embaixo e em cima também.
 
Que loucura, houve uma ondulação no espaço-tempo do cogu! heheheh

Curioso mesmo
 
Que loucura, houve uma ondulação no espaço-tempo do cogu! heheheh

Curioso mesmo

É um buraco de minhoca, hehe!

Mais fotos!
Azulado.jpgSecado e azulado.jpg
AZULOOOU!!

Ressalto que aprendi: quando eu for injetar água nos bolos, conforme muitas indicações de fontes confiaveis, farei ainda dentro do copo, com objetivo de afogar (dunkar) o bolo. Sem água os cogumelos não crescem! Claro, levando em consideração a maneira correta de se dunkar o bolo, para evitar o asfixiamento e o cozimento (dissolução) do micélio.
 
nnnooooosssa pq c tiro ele? hehehe, queria ver no que ia madurecer esse cogu frankstein ai! auhah bizarro essa abertura. Um buraco negro no chapeu! "KUNOPIN" KKKKKKK
 
Back
Top