Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Atualização PF Tek 2020 - Substrato

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
É, finalmente resolvi dar andamento à construção de um tutorial pra Biblioteca com a PF Tek atualizada desde a última década: o que não se faz mais porque não precisa, e o que se faz de novidade porque é mais prático.

Esse é o primeiro tópico de uma série que virão devagar, em que vou apresentar todas as etapas da PF Tek o mais desmistificado e descomplicado possível.


Guia 2020 de PF Tek - PARTE I
HORA DE COZINHAR - Feitura do Substrato
*não precisa de assepsia

É isso ai. Fazer o substrato é um ato de cozimento que visa a esterilizar o substrato e o deixar cozido pra melhor digestão do fungo. Nós adotamos a Panela de Pressão para fazer isso com o tradicional substrato PF Tek: 2 de vermiculita pra 1 de água (mineral no meu caso) pra 1 de farinha de arroz integral (FAI).

A PP realiza uma autoclave caseira e mata tudo dentro dos potes e copos: bactérias, fungos e esporos. Não resta nada pra tentar comer o substrato além do nosso amado Cubensis que será inoculado.

O importante a se descartar nessa fase é a assepsia que se recomendava antigamente. Você só precisa ter a higiene normal que teria na cozinha. Pode mexer o substrato e tudo mais com as mãos. Depois, a PP irá esterilizar o substrato, o que torna as medidas de assepsia nessa fase perda de tempo - então esqueça álcool 70, luvas, máscaras e tudo mais.

Você só precisa dos potes e de um lugar pra misturar os ingredientes na seguinte ordem: primeiro vermiculita, então adicione água e misture bem, e só por fim coloque a FAI e a misture bem. Nessa ordem, o substrato ficará bem aerado.

O ponto de umidade é aquele em que você espreme o substrato na mão e escorre umidade de suas mãos, até poucas gotas. Não deve estar enxarcado. Siga as proporções e dará certo.

Hora das fotos:
20200723_204842.jpg
Pode relaxar e usar as mãos nuas. Na foto, o substrato misturado e a colher pra colocar ele nos copos sem compactar.

Bem, coloque as colheradas do substrato e de umas batidinhas leves do copo na pia pra acomodar o que colocou sem compactar. Jamais compacte.

20200723_205441.jpg
Preencha então os selos de vermiculita, cujo espaço de 1 dedo você deve deixar. Essa camada é opcional mas reduz bem a contaminação na hora de inocular com uma seringa, e também em caso de incidentes com a camada de lacre de alumínio.

Bem vão sobrar umas sujeirinhas de vermiculita e substrato na beira dos copos que pode atrapalhar e rasgar o selo:
20200723_205723.jpg
Pode limpar eles com os dedos sem qualquer problema, depois a PP esteriliza. A ideia é liberar as bordas pro selo de alumínio aderir sem sujeiras e passagens de contaminantes.

20200723_205801.jpg
Substratos prontos...

Hora de selar:
20200723_210454.jpg20200723_210524.jpg
Você pode cortar o alumínio ao redor da boca do pote não só com uma tesoura, mas também com uma faca de serra (com jeito) sem rasgar o alumínio. Na foto, também uso a caixa de uma fita isolante grande pra fazer a forma de corte do alumínio em torno do copo pra agilizar.

Daí passar aquela fita isolante esperta e:
20200723_211040.jpg
Eis os copos prontos pra ir pra PP, onde ficarão em fogo baixo por 45 minutos após as PP pegarem pressão.

A medida de água? O suficiente pra encher até o quanto os copos não queiram flutuar, em caso de copos e potes de vidro que são pesados.

Precisa de pano no fundo? Não. Uso copos de requeijão desde sempre. Eles trepidam mas não quebram. Sem panos, tendem a cair menos na PP porque o fundo fica irregular. Fica a seu critério.

:!: Não precisa furar o alumínio. A esterilização dentro dos copos ocorrerá igualmente e o lacre não rompe. Mas na hora de tirar da PP pra inocular, pode-se ter mais praticidade porque os copos saem lacrados e só quem os fura é a seringa, o que quase anula a chance de contaminação na retirara da PP.

E aquele excessinho de água em cima do alumínio? Seque-os todos com papel toalha antes da inoculação para não prejudicar o micropore após inocular...

Mas isso é pro próximo capítulo dessa revisão da PF Tek.

Espero que gostem e os debates que podem se desenvolver me ajudem a melhorar o futuro tutorial em .pdf.

Abs a todos
 
Última edição:
Muito boa @MarceloHirosse boa ideia para as tampas. O furo maior repita mais eu estava fazendo os furos com agulhas mais grossas.

Vou atrás desse fundo falso da panela, comprei uma nova de pressão de 10liteoa. Vou e 10 copos americanos. Fiquei super feliz. Antes usava duas panelas. O dobro de gás. Ainda mais o valor que ele está.

Ou essa forma de pudim tbm. Vai ter que ser uma grande.
Putz 10 litros deve ser enorme.
O fundo falso acha fácil na internet ou pessoalmente em lojas de ingredientes pra cerveja.
Dá pra escolher um com os pézinhos bem elevados, vai ficar show!
 
Putz 10 litros deve ser enorme.
O fundo falso acha fácil na internet ou pessoalmente em lojas de ingredientes pra cerveja.
Dá pra escolher um com os pézinhos bem elevados, vai ficar show!
Uma dica para fazer um fundo falso de custo baixo vá em loja de formas, panelas etc... Pede forma para pizza em alumínio com furos, pega o tamanho que vc precisa ou se for maior vc da uma dobrada nas bordas, igual fiz na minha, gastei 11 reais em cada.

Essa menor eu não dobrei:
IMG_20220507_153856.jpg

Essa eu dobrei. Coloquei numa quina da bancada de madeira e fui martelando:
IMG_20220507_153918.jpg
 
Uma dica para fazer um fundo falso de custo baixo vá em loja de formas, panelas etc... Pede forma para pizza em alumínio com furos, pega o tamanho que vc precisa ou se for maior vc da uma dobrada nas bordas, igual fiz na minha, gastei 11 reais em cada.

Essa menor eu não dobrei:
View attachment 204826

Essa eu dobrei. Coloquei numa quina da bancada de madeira e fui martelando:
View attachment 204827
Tá aí uma solução excelente!
Pelos furos dá pra atravessar alguns parafusos longos, prender com porcas e o resultado vai ficar idêntico à versão encontrada nas lojas.
 
Tá aí uma solução excelente!
Pelos furos dá pra atravessar alguns parafusos longos, prender com porcas e o resultado vai ficar idêntico à versão encontrada nas lojas.
Acho que nem precisa dos parafusos, com a dobra de fabrica a altura é 15mm e com a dobra que fiz para caber na panela ficou com 25mm de altura. Como a pp tem limitação qnt a altura, acredito que essas alturas estão mais que de boa.
 
Uma dica para fazer um fundo falso de custo baixo vá em loja de formas, panelas etc... Pede forma para pizza em alumínio com furos, pega o tamanho que vc precisa ou se for maior vc da uma dobrada nas bordas, igual fiz na minha, gastei 11 reais em cada.

Essa menor eu não dobrei:
View attachment 204826

Essa eu dobrei. Coloquei numa quina da bancada de madeira e fui martelando:
View attachment 204827
Muito boa a ideia. Estou agora numa loja aqui perto de casa e não vi nada parecido. Mas vou procurar essas formas de pizza mesmo.

É, finalmente resolvi dar andamento à construção de um tutorial pra Biblioteca com a PF Tek atualizada desde a última década: o que não se faz mais porque não precisa, e o que se faz de novidade porque é mais prático.

Esse é o primeiro tópico de uma série que virão devagar, em que vou apresentar todas as etapas da PF Tek o mais desmistificado e descomplicado possível.


Guia 2020 de PF Tek - PARTE I
HORA DE COZINHAR - Feitura do Substrato
*não precisa de assepsia

É isso ai. Fazer o substrato é um ato de cozimento que visa a esterilizar o substrato e o deixar cozido pra melhor digestão do fungo. Nós adotamos a Panela de Pressão para fazer isso com o tradicional substrato PF Tek: 2 de vermiculita pra 1 de água (mineral no meu caso) pra 1 de farinha de arroz integral (FAI).

A PP realiza uma autoclave caseira e mata tudo dentro dos potes e copos: bactérias, fungos e esporos. Não resta nada pra tentar comer o substrato além do nosso amado Cubensis que será inoculado.

O importante a se descartar nessa fase é a assepsia que se recomendava antigamente. Você só precisa ter a higiene normal que teria na cozinha. Pode mexer o substrato e tudo mais com as mãos. Depois, a PP irá esterilizar o substrato, o que torna as medidas de assepsia nessa fase perda de tempo - então esqueça álcool 70, luvas, máscaras e tudo mais.

Você só precisa dos potes e de um lugar pra misturar os ingredientes na seguinte ordem: primeiro vermiculita, então adicione água e misture bem, e só por fim coloque a FAI e a misture bem. Nessa ordem, o substrato ficará bem aerado.

O ponto de umidade é aquele em que você espreme o substrato na mão e escorre umidade de suas mãos, até poucas gotas. Não deve estar enxarcado. Siga as proporções e dará certo.

Hora das fotos:
View attachment 116423
Pode relaxar e usar as mãos nuas. Na foto, o substrato misturado e a colher pra colocar ele nos copos sem compactar.

Bem, coloque as colheradas do substrato e de umas batidinhas leves do copo na pia pra acomodar o que colocou sem compactar. Jamais compacte.

View attachment 116424
Preencha então os selos de vermiculita, cujo espaço de 1 dedo você deve deixar. Essa camada é opcional mas reduz bem a contaminação na hora de inocular com uma seringa, e também em caso de incidentes com a camada de lacre de alumínio.

Bem vão sobrar umas sujeirinhas de vermiculita e substrato na beira dos copos que pode atrapalhar e rasgar o selo:
View attachment 116425
Pode limpar eles com os dedos sem qualquer problema, depois a PP esteriliza. A ideia é liberar as bordas pro selo de alumínio aderir sem sujeiras e passagens de contaminantes.

View attachment 116426
Substratos prontos...

Hora de selar:
View attachment 116427View attachment 116428
Você pode cortar o alumínio ao redor da boca do pote não só com uma tesoura, mas também com uma faca de serra (com jeito) sem rasgar o alumínio. Na foto, também uso a caixa de uma fita isolante grande pra fazer a forma de corte do alumínio em torno do copo pra agilizar.

Daí passar aquela fita isolante esperta e:
View attachment 116429
Eis os copos prontos pra ir pra PP, onde ficarão em fogo baixo por 45 minutos após as PP pegarem pressão.

A medida de água? O suficiente pra encher até o quanto os copos não queiram flutuar, em caso de copos e potes de vidro que são pesados.

Precisa de pano no fundo? Não. Uso copos de requeijão desde sempre. Eles trepidam mas não quebram. Sem panos, tendem a cair menos na PP porque o fundo fica irregular. Fica a seu critério.

:!: Não precisa furar o alumínio. A esterilização dentro dos copos ocorrerá igualmente e o lacre não rompe. Mas na hora de tirar da PP pra inocular, pode-se ter mais praticidade porque os copos saem lacrados e só quem os fura é a seringa, o que quase anula a chance de contaminação na retirara da PP.

E aquele excessinho de água em cima do alumínio? Seque-os todos com papel toalha antes da inoculação para não prejudicar o micropore após inocular...

Mas isso é pro próximo capítulo dessa revisão da PF Tek.

Espero que gostem e os debates que podem se desenvolver me ajudem a melhorar o futuro tutorial em .pdf.

Abs a todos
Mais explicativo e simples impossível.

Ótimo tutorial.
 
Sabia muito pouco sobre como cultivar os mágicos, agora com esse tutorial está clareando minhas ideias. Já vi meu chegado cultivando em balde. Mas nao sabia todos esses passos. Ganhei um carimbo e agora estou querendo fazer a criação.
 
@joaor também estou aprendendo, mas posso contar minha experiência até aqui, quem sabe ajude.

Existem potes PP com e sem lacre, obviamente com lacre deixa mais vedado e, acredito eu, remove a necessidade do uso de fita isolante.
Nesses da foto eu testei enchendo com água e não houve vazamento, concluí que estaria relativamente bem vedado em relação aos contaminantes do ar.

Em relação ao furo, alguns argumentam que é necessário ter pra ajudar o vapor circular dentro do preparo enquanto outros não o fazem.
Independente dessa discussão, percebi que os potes que esterilizei sem o furo deformaram e um até rachou.
Daí tenho adotado essa prática de furos entre 6~8 mm cobertos com 1 camada de micropore e tá dando certo.
esse pote e de 500g? sabe dizer se o de 500g cabe no terrario de garrafa pet 3 L ?

Mais uma opção de preparo dos copos pra ir pra PP:
View attachment 198414

Não é nenhuma novidade, mas agiliza substituir o papel alumínio pelas próprias tampas dos copos de requeijão. Nesse caso, a "vedação" fica bem mais simplificada com a fixação das tampas via fita isolante.

No caso da foto, escolhi não usar uma camada de micropore sobre os furos porque estou usando a camada de vermiculita sobre o substrato lá dentro. Assim, as tampas foram lacradas com os furos expostos, e as PP só serão abertas em uma área de trabalho limpa ou asséptica.

Além do furo central, resolvi também que as tampas deviam ter furos em 2 extremidades para inoculação em pontos duplos. Para abrir os furos, utilizei furadeira com broca beeeem fininha, mas um prego faria o mesmo serviço.

Esses furos só serão tapados após a inoculação. Em reta, bastará um micropore pra tapar os 3 furos.

P.S.: esse é um adendo, não será comentado no tutorial em pdf.
essa isolante nao solta quando ferve na presao nao ?
 
Não é que calor não esterilize. Flambar uma agulha, por exemplo, efetivamente esteriliza a mesma, com o agente sendo o calor.

Mas no caso de autoclave, ou do seu similar doméstico, a panela de pressão, a combinação de calor e pressão é importante para a eficiência. Ou dizendo melhor, a combinação de temperatura e vapor saturado. Inclusive é mais eficiente, quando se considera a mesma temperatura.

Para não ficar no você acha isso eu acho aquilo busquei um texto básico. Acho que esta comparação serve, mas tem outros.

Gráfico de comparação

Base para ComparaçãoEsterilização por calor úmidoEsterilização por calor seco
SignificadoA esterilização envolvendo temperatura mais baixa e alta pressão de água (vapor) é conhecida como esterilização por calor úmido.A esterilização envolvendo o ar seco de temperaturas mais altas e por mais tempo é conhecida como esterilização por calor seco.
Processo requerComo o nome diz, ele precisa de vapor e água.Não há uso de vapor e água.
A esterilização é feita porCoagulando proteína dos micróbios de forma muito eficaz.Oxidação da proteína e outras ligações químicas presentes nos micróbios.

Outros requerimentos
Este processo é realizado sob pressão.É realizado em chamas diretas.
A autoclave e a ebulição são submetidas à esterilização por calor úmido.Incertação, o queimador de Bunsen (chama), o forno de ar quente e o microondas são submetidos à esterilização a calor seco.
Tempo necessário para concluir o processoA esterilização por calor úmido leva menos tempo.Esse processo leva mais tempo comparativamente.

A seguir, são apresentados os pontos que apresentam as principais diferenças entre a esterilização por calor úmido e por calor seco:
  1. A esterilização envolvendo temperatura mais baixa e alta pressão da água (vapor) é conhecida como esterilização por calor úmido, na esterilização por contrapartida, incluindo o ar seco de temperatura mais alta e, por um período mais alto, é conhecida como esterilização por calor seco .
  2. Na esterilização por calor úmido, a coagulação de proteínas e enzimas dos micróbios é realizada de maneira muito eficaz, também leva menos tempo, enquanto na oxidação por calor seco, a desnaturação ou morte de micróbios é feita pelo processo de oxidação da proteína e outras ligações químicas presentes nos micróbios. e leva mais tempo para concluir.
  3. A autoclave e a ebulição são submetidas à esterilização por calor úmido, enquanto a incineração, o queimador de Bunsen (chama), o forno de ar quente e o micro-ondas são submetidas a esterilização a calor seco.

Boa tarde, estou adorando a discussões. Estão acrescentando muita informações úteis ainda mais para mim que estou entrando nesse universo da micologia agora.

Mas vem apenas para fazer um observação, pois quando li me soou estranho. No trecho(dentro da tabela):

"A esterilização é feita por: Coagulando proteína dos micróbios de forma muito eficaz."

A palavra coagulando esta sendo usada de forma indevida. Afinal o significado da palavra coagular é passagem de certos líquidos orgânicos para um estado relativamente sólido, ocasionada pela aglutinação de partículas em suspensão: coagulação de sangue; coagulação sanguínea.

Então a frase estaria correta se escrita: A esterilização é feita por: Desnaturação das proteína dos micróbios de forma muito eficaz.
Só esse adendo mesmo =)
 
É, finalmente resolvi dar andamento à construção de um tutorial pra Biblioteca com a PF Tek atualizada desde a última década: o que não se faz mais porque não precisa, e o que se faz de novidade porque é mais prático.

Esse é o primeiro tópico de uma série que virão devagar, em que vou apresentar todas as etapas da PF Tek o mais desmistificado e descomplicado possível.


Guia 2020 de PF Tek - PARTE I
HORA DE COZINHAR - Feitura do Substrato
*não precisa de assepsia

É isso ai. Fazer o substrato é um ato de cozimento que visa a esterilizar o substrato e o deixar cozido pra melhor digestão do fungo. Nós adotamos a Panela de Pressão para fazer isso com o tradicional substrato PF Tek: 2 de vermiculita pra 1 de água (mineral no meu caso) pra 1 de farinha de arroz integral (FAI).

A PP realiza uma autoclave caseira e mata tudo dentro dos potes e copos: bactérias, fungos e esporos. Não resta nada pra tentar comer o substrato além do nosso amado Cubensis que será inoculado.

O importante a se descartar nessa fase é a assepsia que se recomendava antigamente. Você só precisa ter a higiene normal que teria na cozinha. Pode mexer o substrato e tudo mais com as mãos. Depois, a PP irá esterilizar o substrato, o que torna as medidas de assepsia nessa fase perda de tempo - então esqueça álcool 70, luvas, máscaras e tudo mais.

Você só precisa dos potes e de um lugar pra misturar os ingredientes na seguinte ordem: primeiro vermiculita, então adicione água e misture bem, e só por fim coloque a FAI e a misture bem. Nessa ordem, o substrato ficará bem aerado.

O ponto de umidade é aquele em que você espreme o substrato na mão e escorre umidade de suas mãos, até poucas gotas. Não deve estar enxarcado. Siga as proporções e dará certo.

Hora das fotos:
View attachment 116423
Pode relaxar e usar as mãos nuas. Na foto, o substrato misturado e a colher pra colocar ele nos copos sem compactar.

Bem, coloque as colheradas do substrato e de umas batidinhas leves do copo na pia pra acomodar o que colocou sem compactar. Jamais compacte.

View attachment 116424
Preencha então os selos de vermiculita, cujo espaço de 1 dedo você deve deixar. Essa camada é opcional mas reduz bem a contaminação na hora de inocular com uma seringa, e também em caso de incidentes com a camada de lacre de alumínio.

Bem vão sobrar umas sujeirinhas de vermiculita e substrato na beira dos copos que pode atrapalhar e rasgar o selo:
View attachment 116425
Pode limpar eles com os dedos sem qualquer problema, depois a PP esteriliza. A ideia é liberar as bordas pro selo de alumínio aderir sem sujeiras e passagens de contaminantes.

View attachment 116426
Substratos prontos...

Hora de selar:
View attachment 116427View attachment 116428
Você pode cortar o alumínio ao redor da boca do pote não só com uma tesoura, mas também com uma faca de serra (com jeito) sem rasgar o alumínio. Na foto, também uso a caixa de uma fita isolante grande pra fazer a forma de corte do alumínio em torno do copo pra agilizar.

Daí passar aquela fita isolante esperta e:
View attachment 116429
Eis os copos prontos pra ir pra PP, onde ficarão em fogo baixo por 45 minutos após as PP pegarem pressão.

A medida de água? O suficiente pra encher até o quanto os copos não queiram flutuar, em caso de copos e potes de vidro que são pesados.

Precisa de pano no fundo? Não. Uso copos de requeijão desde sempre. Eles trepidam mas não quebram. Sem panos, tendem a cair menos na PP porque o fundo fica irregular. Fica a seu critério.

:!: Não precisa furar o alumínio. A esterilização dentro dos copos ocorrerá igualmente e o lacre não rompe. Mas na hora de tirar da PP pra inocular, pode-se ter mais praticidade porque os copos saem lacrados e só quem os fura é a seringa, o que quase anula a chance de contaminação na retirara da PP.

E aquele excessinho de água em cima do alumínio? Seque-os todos com papel toalha antes da inoculação para não prejudicar o micropore após inocular...

Mas isso é pro próximo capítulo dessa revisão da PF Tek.

Espero que gostem e os debates que podem se desenvolver me ajudem a melhorar o futuro tutorial em .pdf.

Abs a todos
Mano queria te mandar mais reputação mas pelo jeito já não posso mais. Só 5 no dia kkkkk parabéns pelos seus conteúdos aqui. Aprendendo muito com você 👊🏻 Vida longa ao @ExPoro
 
Back
Top