Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Atualização PF Tek 2020 - Substrato

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
É, finalmente resolvi dar andamento à construção de um tutorial pra Biblioteca com a PF Tek atualizada desde a última década: o que não se faz mais porque não precisa, e o que se faz de novidade porque é mais prático.

Esse é o primeiro tópico de uma série que virão devagar, em que vou apresentar todas as etapas da PF Tek o mais desmistificado e descomplicado possível.


Guia 2020 de PF Tek - PARTE I
HORA DE COZINHAR - Feitura do Substrato
*não precisa de assepsia

É isso ai. Fazer o substrato é um ato de cozimento que visa a esterilizar o substrato e o deixar cozido pra melhor digestão do fungo. Nós adotamos a Panela de Pressão para fazer isso com o tradicional substrato PF Tek: 2 de vermiculita pra 1 de água (mineral no meu caso) pra 1 de farinha de arroz integral (FAI).

A PP realiza uma autoclave caseira e mata tudo dentro dos potes e copos: bactérias, fungos e esporos. Não resta nada pra tentar comer o substrato além do nosso amado Cubensis que será inoculado.

O importante a se descartar nessa fase é a assepsia que se recomendava antigamente. Você só precisa ter a higiene normal que teria na cozinha. Pode mexer o substrato e tudo mais com as mãos. Depois, a PP irá esterilizar o substrato, o que torna as medidas de assepsia nessa fase perda de tempo - então esqueça álcool 70, luvas, máscaras e tudo mais.

Você só precisa dos potes e de um lugar pra misturar os ingredientes na seguinte ordem: primeiro vermiculita, então adicione água e misture bem, e só por fim coloque a FAI e a misture bem. Nessa ordem, o substrato ficará bem aerado.

O ponto de umidade é aquele em que você espreme o substrato na mão e escorre umidade de suas mãos, até poucas gotas. Não deve estar enxarcado. Siga as proporções e dará certo.

Hora das fotos:
20200723_204842.jpg
Pode relaxar e usar as mãos nuas. Na foto, o substrato misturado e a colher pra colocar ele nos copos sem compactar.

Bem, coloque as colheradas do substrato e de umas batidinhas leves do copo na pia pra acomodar o que colocou sem compactar. Jamais compacte.

20200723_205441.jpg
Preencha então os selos de vermiculita, cujo espaço de 1 dedo você deve deixar. Essa camada é opcional mas reduz bem a contaminação na hora de inocular com uma seringa, e também em caso de incidentes com a camada de lacre de alumínio.

Bem vão sobrar umas sujeirinhas de vermiculita e substrato na beira dos copos que pode atrapalhar e rasgar o selo:
20200723_205723.jpg
Pode limpar eles com os dedos sem qualquer problema, depois a PP esteriliza. A ideia é liberar as bordas pro selo de alumínio aderir sem sujeiras e passagens de contaminantes.

20200723_205801.jpg
Substratos prontos...

Hora de selar:
20200723_210454.jpg20200723_210524.jpg
Você pode cortar o alumínio ao redor da boca do pote não só com uma tesoura, mas também com uma faca de serra (com jeito) sem rasgar o alumínio. Na foto, também uso a caixa de uma fita isolante grande pra fazer a forma de corte do alumínio em torno do copo pra agilizar.

Daí passar aquela fita isolante esperta e:
20200723_211040.jpg
Eis os copos prontos pra ir pra PP, onde ficarão em fogo baixo por 45 minutos após as PP pegarem pressão.

A medida de água? O suficiente pra encher até o quanto os copos não queiram flutuar, em caso de copos e potes de vidro que são pesados.

Precisa de pano no fundo? Não. Uso copos de requeijão desde sempre. Eles trepidam mas não quebram. Sem panos, tendem a cair menos na PP porque o fundo fica irregular. Fica a seu critério.

:!: Não precisa furar o alumínio. A esterilização dentro dos copos ocorrerá igualmente e o lacre não rompe. Mas na hora de tirar da PP pra inocular, pode-se ter mais praticidade porque os copos saem lacrados e só quem os fura é a seringa, o que quase anula a chance de contaminação na retirara da PP.

E aquele excessinho de água em cima do alumínio? Seque-os todos com papel toalha antes da inoculação para não prejudicar o micropore após inocular...

Mas isso é pro próximo capítulo dessa revisão da PF Tek.

Espero que gostem e os debates que podem se desenvolver me ajudem a melhorar o futuro tutorial em .pdf.

Abs a todos
 
Última edição:
mano eu fiz com o paninho no fundo e nem lembrei disso. mais uma vez obrigado, oque vou usar no lugar do pano? usei copos de PP e a água quase secou até deformou 1 de 4 copos mesmo assim foi só um pouco no fundo coisa mínima.
 
mano eu fiz com o paninho no fundo e nem lembrei disso. mais uma vez obrigado, oque vou usar no lugar do pano? usei copos de PP e a água quase secou até deformou 1 de 4 copos mesmo assim foi só um pouco no fundo coisa mínima.

Tem quem use suportes do tipo de cozinhar legume no vapor na PP.

Mas, quando acertar a água de vez, não irá mais derreter os copos nem potes. :)
 
Tem quem use suportes do tipo de cozinhar legume no vapor na PP.

Mas, quando acertar a água de vez, não irá mais derreter os copos nem potes. :)
Tem problema caso o copo PP de uma leve deformada ?
Parece que deu uma leve derretida mas não chegou a furar nem nada
 
Tem problema caso o copo PP de uma leve deformada ?
Parece que deu uma leve derretida mas não chegou a furar nem nada
os meus deformaram 4, não tive problema nenhum com eles. (nenhum deles chegou a furar ou a abrir) se estiverem vedado esta de boa
 
Nunca achei esses suportes até hoje... acabei desistindo. Onde costuma achar?
Geralmente nessas lojas de utilidades, ou nesses sites de venda online. Coloca como: Suporte de panela ou descanso de panela, o negocio é ver um do qual o copo não balance, tinha que ser um com mais "raiados".

@vi4321 @Ochiha Estou em período de estudos, mas considerei a possibilidade de comprar esses potes, tenho uma dúvida.
Para colocar na PP eu preciso de fechar os potes com fita isolante como o Exporo fez nos copos de requeijão ou não ?
Vocês usam a própria tampa dele, certo ?
Vocês furam para a PP ou não há necessidade também ?

valeu, abraço.
 
Geralmente nessas lojas de utilidades, ou nesses sites de venda online. Coloca como: Suporte de panela ou descanso de panela, o negocio é ver um do qual o copo não balance, tinha que ser um com mais "raiados".

@vi4321 @Ochiha Estou em período de estudos, mas considerei a possibilidade de comprar esses potes, tenho uma dúvida.
Para colocar na PP eu preciso de fechar os potes com fita isolante como o Exporo fez nos copos de requeijão ou não ?
Vocês usam a própria tampa dele, certo ?
Vocês furam para a PP ou não há necessidade também ?

valeu, abraço.
@joaor também estou aprendendo, mas posso contar minha experiência até aqui, quem sabe ajude.

Existem potes PP com e sem lacre, obviamente com lacre deixa mais vedado e, acredito eu, remove a necessidade do uso de fita isolante.
Nesses da foto eu testei enchendo com água e não houve vazamento, concluí que estaria relativamente bem vedado em relação aos contaminantes do ar.

Em relação ao furo, alguns argumentam que é necessário ter pra ajudar o vapor circular dentro do preparo enquanto outros não o fazem.
Independente dessa discussão, percebi que os potes que esterilizei sem o furo deformaram e um até rachou.
Daí tenho adotado essa prática de furos entre 6~8 mm cobertos com 1 camada de micropore e tá dando certo.
 

Anexos

  • 04 - M2020_pp.jpeg
    04 - M2020_pp.jpeg
    123 KB · Visualizações: 9
Sim, nobre @Ochiha.

Eu não os uso mais, exceto pra CL, pois as encho 80% de água com mel, que pesa. São muito finos, leves e tem uma área maior (mais empuxo na água da PP), podendo tombar ou até boiar por pouco a depender do peso do substrato.

Coloque outros vidros ou copos na PP (cheios apenas com água) até que eles não tenham espaço pra tombar nada lá dentro.

E de extra, nunca use paninho no fundo. Vidro aguenta calor e trepidação. Fiapinho de pano se trava na válvula da PP causa explosão.

Abs
porém um suporte é necessário para evitar que o substrato caramelize os amidos viu brother. eu uso uma forma para bolos toda furada e emborcada no fundo da panela.
 
Vocês furam para a PP ou não há necessidade também ?

Não há necessidade. Antes de eu adotar as tampas dos copos de requeijão, eu mandava pra PP com os selos de alumínio sem furos e lacrados com fita isolante.

O que ocorre é que a fita isolante apenas "lacra" o suficiente pra impedir contaminantes (em soma com a camada de vermiculita), mas não é algo hermético. Após o teste que fiz (e que creio estar neste tópico, salvo engano), com um copo cheio de água e virado de cabeça pra baixo, o lacre de fita isolante com alumínio não impede que haja saída da água.

Isso quer dizer que, dentro da PP e sob alta pressão, haverá troca de vapor e ar quente entre o interior dos copos/potes com o interior da PP, o que torna os furos obsoletos e mais um risco à contaminação quando os copos forem retirados da PP para inocular.

Pra ser preciso quando a necessidade dos furos foram derrubadas dentro do conhecimento no fórum, foram nos cultivos de @Malahov em 2016 que este procedimento de furar os alumínios se mostrou irrelevante, pois os alumínios não rasgam, como até então se acreditava.

E em 2020 demonstrei que o selo com fita isolante não isola hermeticamente, não impedindo o fluxo de ar úmido quente entre os copos/potes e a PP.

Por fim, não há porque furar pra respiro os copos que vão pra PP. Não ajuda.

--------

Talvez a exceção ocorra em caso de potes que tenham tampas de fato herméticas. Neste caso, talvez, seja bom então criar furos tapados com micropore no topo dessas tampas, para possibilitar a troca de ar quente úmido. Ou, se acreditar que não precisa dessa troca, não precisa fazer. Não entrei nesse mérito nem fiz estes testes para dar algum veredicto. :)
 
porém um suporte é necessário para evitar que o substrato caramelize os amidos viu brother. eu uso uma forma para bolos toda furada e emborcada no fundo da panela.
Amigo @Mortandello, em todos meus cultivos PF Tek (são sempre PF Tek) usando autoclave em PP caseira num fogão convencional, sempre com os copos encostando no fundo da PP, nunca tive esse problema. Mas nunca deixei que a água secasse e sempre usei o tempo mínimo de 45 minutos após pegar pressão.

As condições para que caramelize seriam quais? Já lhe ocorreu esse problema com Pf Tek em PP que não secasse e ficasse de 45 min a 1 hora?

Supõe-se que enquanto houver água, o interior da PP estará em temperatura e pressão homogêneas.

A pergunta é pra desenvolver a questão no tópico. O guia busca reduzir, cortar e simplificar procedimentos em relação a como era a PF Tek há 5-10 anos atrás. Devido à zero incidência de caramelização nos meus copos desde o começo e em todos os diários que li até hoje de PF Tek, irei evitar dar esse dado no corpo do guia, mas esses tópicos serão a área de debate dos conteúdos do guia.

Talvez seja interessante cortar o "até 1h30min de PP" pro PF Tek, e assim evita-se eventual caramelização, se ela ocorre após a autoclave chegar num limite muito grande, ou se ocorre quando a PP seca ou chega muito perto disso (1 mm de fio de água)... Quero reduzir da mente do iniciante a preocupação com problemas raros ou, se feito PF Tek nas condições que faço, inexistentes. Retirar informações extras de lá, que constam aqui pra complementar, reduzindo as confusões na mente do novato. (Por exemplo, a vedação do substrato com tampa não está detalhada no guia, apenas a clássica com alumínio e fita isolante).

Bastaria talvez reduzir a sugestão de tempo máximo de 1:30h pra 45min a 1 hora?.. Claro, em termos de substrato PF Tek 45 min já é 100% eficiente na autoclave caseira. Outros substratos, já não sei dizer.

Mas queria saber, pra análise de conteúdo, qual o real risco de caramelizar nas condições acima descritas. :)

Edit: os copos trepidam em contato direto com o fundo, o que pode gerar um fluxo de água suficiente pra não caramelizar... que acha? Pode ser isso que evita a caramelização?
 
só pra tirar uma dúvida, quantos cultivos você usa como base para sua afirmaçao?

Mesmo em laboratório, a norma técnica recomenda 60 minutos mínimos para esterelizaçao em autoclave de volumes acima dos 100 ml e menores que 200 ml dentro de recipientes fechados.

45 minutos não sao suficientes para esterelizar copos de uisque com 325 ml.

a caramelizaçao ocorre quando o amido é aquecido acima dos 120 graus, que podem ser atingidos facilmente quando o vidro dos copos encosta no fundo da panela.

o amido é formado por dois polímeros, a amilose e a amilopectina, que somente podem ser evidenciados após solubilização dos grânulos e separação. As propriedades mais importantes com influência no seu valor nutricional incluem a taxa e a extensão da digestão ao longo do trato gastrointestinal e o metabolismo dos monômeros absorvidos.

Por outro lado, alguns aspectos físico-químicos do amido podem afetar a sua digestibilidade em um alimento. De um modo geral, os principais fatores que podem interferir no aproveitamento deste polissacarídeo incluem a sua origem botânica, a relação amilose/amilopectina, o grau de cristalinidade, a forma física e o tipo de processamento do amido, assim como interações ocorridas entre esta substância e outros constituintes do alimento.

ainda existem as pessoas que utilizam potes PP5 para montar seus bolos PF e estes potes tendem a derreter quando não utilizamos um suporte entre eles e o fundo da panela.
 
quantos cultivos você usa como base para sua afirmaçao?
Não tenho nem 0,01% da experiência que você tem em cultivos.

Respondendo à sua pergunta, os meus cultivos que estão na lista da minha assinatura, e mais uns 2 ou 3 que fiz sem abrir diário. Todos Pf Tek feito à risca. E é exclusivamente o método PF Tek que importa para o guia.

Minha margem de sucesso em não contaminar na colonização nos últimos cultivos é de 100%, com 45 min de autoclave na PP. É o suficiente pra um guia pra iniciantes de cultivo de baixo custo.

Os potes PP5 que podem estragar, tenho pouca experiência pessoal, só usei 1 ou 2x, sem que derretessem. Mas pelos diários do fórum baseado no erro de outros membros, esse derretimento só ocorre quando o cultivador usa um PP5 fino demais, ao invés de usar daqueles que são mais grossos e firmes.

Me parece interessante tratar que em PP5 há mais relevância em usar um suporte a depender da qualidade do PP5 usado. Mas a questão é não encher o iniciante de equipamentos e procedimentos que não sejam 100% necessários em Pf Tek básica e de baixo custo. Tudo de mais aprofundado será linkado pra esses e outros tópicos, como suas informações avançadas.

Tá, obrigado pelos esclarecimentos.
 
Se irei comentar sobre os PP5, também colocarei a ressalva de reduzir as chances de caramelizar ao usar um suporte. Não se trata de algo indispensável, mas opcional. Mas enfim tudo dependerá do grau de concisão ou aprofundamento relativo do guia.

@Mortandello, obrigado por todos os dados e sugestões. Aguardo pelas próximas.
 
ainda existem as pessoas que utilizam potes PP5 para montar seus bolos PF e estes potes tendem a derreter quando não utilizamos um suporte entre eles e o fundo da panela.
Se irei comentar sobre os PP5, também colocarei a ressalva de reduzir as chances de caramelizar ao usar um suporte. Não se trata de algo indispensável, mas opcional. Mas enfim tudo dependerá do grau de concisão ou aprofundamento relativo do guia.
Essa que era a minha dúvida, os potes PP5 daquelas lojas de doce que o pessoal geralmente faz curral e bolos de pote. A minha dúvida no pote PP5 é se precisa de isolar com fita isolante.
Então preciso de um suporte para eles na panela de pressão (estou estudando ainda, nem esporos tenho kkkk), qualquer um daria certo será ? Aqueles de inox nao tem perigo será de derreter o fundo dos potes ?

Achei interessante a sua ideia @MarceloHirosse, gostei tambem.

Um grande abraço à vocês.
 
Essa que era a minha dúvida, os potes PP5 daquelas lojas de doce que o pessoal geralmente faz curral e bolos de pote. A minha dúvida no pote PP5 é se precisa de isolar com fita isolante.
Então preciso de um suporte para eles na panela de pressão (estou estudando ainda, nem esporos tenho kkkk), qualquer um daria certo será ? Aqueles de inox nao tem perigo será de derreter o fundo dos potes ?

Achei interessante a sua ideia @MarceloHirosse, gostei tambem.

Um grande abraço à vocês.
Aqueles da foto são exatamente os que você está falando @joaor, nesse caso, na versão quadrada e com trava.
Somando com as informações oferecidas pelo @ExPoro, acredito que o lacre fecha de um jeito ""relativamente"" hermético sem fita (vide teste com água).

Se você tiver uma panela grande o suficiente, super recomendo a aquisição de uma forma de pudim própria pra panela de pressão, elas vem com pézinhos.
Nesse tipo de recipiente, os potes (de 250ml especificamente) ficam elevados em relação à água e, devido à tampa ser mais larga que a base, não encostam nem no fundo da forma, ficando ligeiramente suspensos durante a esterilização. Isso permite que o vapor circunde todas as faces do pote.
 
Essa que era a minha dúvida, os potes PP5 daquelas lojas de doce que o pessoal geralmente faz curral e bolos de pote. A minha dúvida no pote PP5 é se precisa de isolar com fita isolante.
Então preciso de um suporte para eles na panela de pressão (estou estudando ainda, nem esporos tenho kkkk), qualquer um daria certo será ? Aqueles de inox nao tem perigo será de derreter o fundo dos potes ?

Achei interessante a sua ideia @MarceloHirosse, gostei tambem.

Um grande abraço à vocês.
isso, nao utilizo os potes para pf, somente para graos, e nunca precisei de vedaçao maior que a tampa deles mesmos para os cultivos.
 
Excelente tópico..,simplificou o que sempre achei absurdo fazer....
Sobre a caramelizaçao é o seguinte: o fundo da panela sempre vai estar em temperatura maior que a água por estar em contato direto com o fogo, se o pote encostar no fundo da panela vai esquentar mais......
Sobre a circulação de vapor é um absurdo, porque a humidade do substrato vai virar vapor......
Sobre esterilizar seco ou a vapor: o vapor conduz melhor o calor, então com vapor vai atingir a temperatura máxima em menos tempo, pois o ar seco é um péssimo condutor de calor....
E o lacre dos potes só vai estourar se você abrir a panela ainda quente, o que vai reduzir a pressão drasticamente fazendo o ar dentro dos potes expandir devido ao calor interno.....
Parabéns pelo tópico....aguardo os próximos.,..
Namastê
 
Não tenho nem 0,01% da experiência que você tem em cultivos.

Respondendo à sua pergunta, os meus cultivos que estão na lista da minha assinatura, e mais uns 2 ou 3 que fiz sem abrir diário. Todos Pf Tek feito à risca. E é exclusivamente o método PF Tek que importa para o guia.

Minha margem de sucesso em não contaminar na colonização nos últimos cultivos é de 100%, com 45 min de autoclave na PP. É o suficiente pra um guia pra iniciantes de cultivo de baixo custo.

Os potes PP5 que podem estragar, tenho pouca experiência pessoal, só usei 1 ou 2x, sem que derretessem. Mas pelos diários do fórum baseado no erro de outros membros, esse derretimento só ocorre quando o cultivador usa um PP5 fino demais, ao invés de usar daqueles que são mais grossos e firmes.

Me parece interessante tratar que em PP5 há mais relevância em usar um suporte a depender da qualidade do PP5 usado. Mas a questão é não encher o iniciante de equipamentos e procedimentos que não sejam 100% necessários em Pf Tek básica e de baixo custo. Tudo de mais aprofundado será linkado pra esses e outros tópicos, como suas informações avançadas.

Tá, obrigado pelos esclarecimentos.

Esses potes além de gerar muito lixo ao decorrer dos cultivos, alguns encolhem e outros não. Do mesmo pacote que comprei.

Pode ser que algum não respirou mais que o outro dentro da panela. E já cheguei a usar o mesmo pote umas 3x sem ter nenhuma deformidade.

Minha última aquisição foram os 10 copos americanos que foi a melhor coisa, preço tbm, 1,50 por copo. Sendo que o pacote de 350ml de potes custa quase 20$.
 
Essa que era a minha dúvida, os potes PP5 daquelas lojas de doce que o pessoal geralmente faz curral e bolos de pote. A minha dúvida no pote PP5 é se precisa de isolar com fita isolante.
Então preciso de um suporte para eles na panela de pressão (estou estudando ainda, nem esporos tenho kkkk), qualquer um daria certo será ? Aqueles de inox nao tem perigo será de derreter o fundo dos potes ?

Achei interessante a sua ideia @MarceloHirosse, gostei tambem.

Um grande abraço à vocês.
Tô procurando por esses suportes de dentro da panela embaixo dos potes, mas não encontrei nada.

Ainda uso panos de pratos. Mesmo tendo um pouco de risco de o pano queimar ou de soltar fios e entupir a válvula 🤣.

Eu aconselho a comprar os copos americanos de vidro ou usar os de requeijão mesmo ao invés dos potes de plástico.
 
Tô procurando por esses suportes de dentro da panela embaixo dos potes, mas não encontrei nada.

Ainda uso panos de pratos. Mesmo tendo um pouco de risco de o pano queimar ou de soltar fios e entupir a válvula 🤣.

Eu aconselho a comprar os copos americanos de vidro ou usar os de requeijão mesmo ao invés dos potes de plástico.
Depois que comecei fazer furos de 8mm com a furadeira no centro da tampa dos potes e cobrir com micropore, eles nunca mais murcharam ou deformaram.

Quanto ao lixo, considero que sejam mais ecológicos também.
No primeiro uso não gera resíduos por não ser necessário o uso de papel alumínio ou fita. Nos subsequentes continua gastando menos que um copo, pois só é necessário vedar a lateral onde antes ficava o lacre.

Mas de fato, é necessário ter o suporte da panela. Não lembro se já foi mencionado o nome anteriormente aqui no tópico, mas temos duas opções:
- "Fundo falso para panela" é aquela telinha que fica elevada da água. É a opção que aproveita melhor o espaço interno mas geralmente é vazado, o que faz espirrar água quente no fundo do pote.
- "Forma de pudim para panela de pressão" é a que funciona melhor pra mim, pois é fechada e tem alça (facilita muito na hora de tirar enquanto quente). Infelizmente se perde o espaço central devido àquele cone que atravessa o pudim, mas por outro lado, ele serve de sustentação para que os potes PP fiquem elevados.

Pra referência, na minha panela de 6 litros cabem 7 copos americanos e 4 potes PP 250ml com o fundo falso e 6/3 usando a forma.
 
Depois que comecei fazer furos de 8mm com a furadeira no centro da tampa dos potes e cobrir com micropore, eles nunca mais murcharam ou deformaram.

Quanto ao lixo, considero que sejam mais ecológicos também.
No primeiro uso não gera resíduos por não ser necessário o uso de papel alumínio ou fita. Nos subsequentes continua gastando menos que um copo, pois só é necessário vedar a lateral onde antes ficava o lacre.

Mas de fato, é necessário ter o suporte da panela. Não lembro se já foi mencionado o nome anteriormente aqui no tópico, mas temos duas opções:
- "Fundo falso para panela" é aquela telinha que fica elevada da água. É a opção que aproveita melhor o espaço interno mas geralmente é vazado, o que faz espirrar água quente no fundo do pote.
- "Forma de pudim para panela de pressão" é a que funciona melhor pra mim, pois é fechada e tem alça (facilita muito na hora de tirar enquanto quente). Infelizmente se perde o espaço central devido àquele cone que atravessa o pudim, mas por outro lado, ele serve de sustentação para que os potes PP fiquem elevados.

Pra referência, na minha panela de 6 litros cabem 7 copos americanos e 4 potes PP 250ml com o fundo falso e 6/3 usando a forma.
Muito boa @MarceloHirosse boa ideia para as tampas. O furo maior repita mais eu estava fazendo os furos com agulhas mais grossas.

Vou atrás desse fundo falso da panela, comprei uma nova de pressão de 10liteoa. Vou e 10 copos americanos. Fiquei super feliz. Antes usava duas panelas. O dobro de gás. Ainda mais o valor que ele está.

Ou essa forma de pudim tbm. Vai ter que ser uma grande.
 
Back
Top