Atualização PF Tek 2020 - Secagem, Conservação e Consumo

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Em andamento à atualização para feitura de um guia simplificado e completo de PF Tek, este trecho do guia não traz propriamente nenhuma atualização: secagem, conservação e consumo se fazem da mesma forma há décadas. Apenas novas formas são apresentadas. Vamos tratar então apenas do mais básico.

Os tópicos anteriores sobre esse pequeno projeto são:
  1. Atualização PF Tek 2020 - Substrato
  2. Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Inoculação
  3. Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Feitura do Terrário de Garrafa Pet
  4. Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Do Aniversário à Colheita


Guia 2020 de PF Tek - PARTE V
HORA DE SECAR E DEGUSTAR - Secagem, Conservação e Consumo
*higiene necessária



A - SECAGEM E CONSERVAÇÃO
Tá você aí agora com seus cogumelos lindos e maravilhosos, o que fazer se não for comê-los ou beber chá deles logo de cara? Conservar.

O método mais comum e extremamente efetivo de conservação se dá através da secagem, que pode manter os cogumelos psicoativos indefinidamente (ninguém ainda deu um limite de tempo em anos para os cogumelos bem conservados em pote hermético com sílica gel estragarem ou perderem a psicoatividade):
20200903_154055.jpg ==> coloque os cogumelos dentro de um túnel de vento para começarem a secar, ou pendurados em frente a um ventilador dentro de uma touca cirúrgica ou outro tecido fino que deixe o ar fluir sem obstáculos. Tire o excesso de vermiculita da base e/ou corpos dos cogumelos, mas deixe a limpeza fina pras próximas etapas.
20200903_154146.jpg==> quando estiverem aparentemente bem secos, leve-os para terminar a secagem num pote hermético com sílica gel, enrolados em papel toalha. Os cogumelos não devem tocar na sílica diretamente! Nesta fase, já poderá limpar a maioria da vermiculita que estava grudada na base do cogumelo na hora da colheita, pois estarão soltas.
20200903_160711.jpg==> quando chegarem no ponto cracker dry, ou seja, secos a ponto de ficarem quebradiços ou extremamente duros, pese-os e coloque-os em um ziplock marcado :!: com a pesagem e a data do fim da secagem, pelo menos, para que você controle a dosagem e a antiguidade dos cogumelos. (Na foto: 4,6 gramas secas de 01/09/2020). Quando o ziplock tem apenas uma strain (há colheitas de múltiplas cepas), adiciono essa informação também.
20200903_154234.jpg ==> coloque o ziplock dentro de um pote hermético com sílica gel dentro e guarde em local escuro e ameno. (Luz e calor decompõem a psilocibina, mas nada de tão relevante). Eu gosto de enrolar o meu pote em um pano preto e deixar dentro do armário.

Esse é o método mais comum de secagem e conservação, mas outros também são feitos (a maioria possui tópicos e tutoriais no fórum):
  1. Ao fim da secagem, moer os cogumelos e conservar em cápsulas de remédio (que são herméticas) num pote normal;​
  2. Fazer chá de frescos ou secos e manter o chá no congelador (pra maior tempo) ou na geladeira (pra até alguns meses, em geladeiras boas), enrolado em papel alumínio para reduzir a degradação da psilocibina pela luz;​
  3. Ao fim da secagem, colocar o cogumelo envolto em mel para conservação a longo prazo;​
  4. Etc.​

E isso resume o procedimento mais comum para conservação a longo prazo dos cogumelos: total secagem.


B - CONSUMO
Cogumelo é comida. Vale pra ele o que vale pra qualquer comida. Então, pra ser consumido sem causar danos ao sistema digestivo, basta não estar estragado. Então nada de achar que dá pra salvar cogumelo se apodreceu, se está com cheiro de decomposição, gosmento, etc. Coma cogumelos saudáveis! Você não come maçã estragada, certo? Então, o mesmo vale pros cogumelos.

Já a questão da trip em si dos cogumelos é assunto pra FAQ da Experiência Psicodélica e outros tópicos, e não de cultivo.

Para consumo, então, coma os cogumelos frescos, faça chá, faça como quiser, mas faça de forma oral, com a boca e estômago, ou vai desperdiçar seus cogumelos com outros meios de ingestão.

------------------------

E o próximo e último capítulo: feitura de carimbos e seringas.

Ficarei feliz com feedbacks sobre esse tópico, se tiver(em). :)

Até.
 

Psilosophia

Hifa
Contribuidor
Salve, @ExPoro!

Para conservação do chá já pronto no freezer, o ideal é colocá-lo em uma garrafa plástica deixando um pouco de ar para a expansão ao congelar?

Parabéns pelo tutorial.

Abraço fraterno.
 

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Para conservação do chá já pronto no freezer, o ideal é colocá-lo em uma garrafa plástica deixando um pouco de ar para a expansão ao congelar?
Sim, kkk. Sempre que esqueço de dar esse espacinho as garrafas transbordam o chá. Ainda bem que até hoje não foi muita coisa! kkk

Eu antigamente botava no congelador em garrafa transparente mas enrolado por alumínio. Hoje em dia, acho que o desgaste pela luz no congelador é irrelevante, então parei de usar isolamento de luz no congelador.

Já na geladeira, mantenho uma proteção contra a luz (papel alumínio com a parte reflexiva para fora), pois o estado misturado em líquido é a condição mais sensível da psilocibina à degradação pela luz.
 
Superior