Olha gente.
Acho que liofilizado (desidratação à vácuo) é muito diferente, que embalar à vàcuo.
Acho desidrata em poucos minutos.
Tecnologia desenvolvida pela NASA, para comida de astronautas.
Quem já comeu aquelas massas instantâneas(Cup Noodles) da Nissin-lamen?
Tem pedacinhos de vegetais(secos) e carnes(secos), que conservam sabor e aroma como se tivessem sido preparados na hora, práticamente na hora.
Até a cor dos vegetais é como se tivesse preparado na hora. E não vai nenhum tipo de conservante, nem corante. Tudo absolutamente natural.
É só jogar àgua quente em cima(dentro do pote), esperar 2 ou 3 minutos, para inchar, e pronto.
Os japoneses adoram essas coisas, em comidas semi-prontas. Conserva todo aroma e sabor natural.
No Japão tem dezenas de marcas de (cup noodles) que chamam de "cap-lamens".E cada marca, suas dezenas de sabores. É considerado comida, barata, prático, fácil de carregar na mochila, não estraga em temperatura ambiente,e rápido, para horas de pressa ou passeios.
Mantêm vitaminas dos vegetais, como se fossem frescos.
No caso dos cogumelos e vegetais, quando desidratado não ficam achatados. Permanecem esponjosos e em tamanho original, como se a água tivesse sumido instantâneamente.
Além dessas massas com legumes,carnes,camarão,até ovos..., têm pacotinhos lanches de frutas fatiadas, liofizadas que são uma moda. Desde maçãs, morangos, kiwis,bananas,abacaxis,....tudo parecendo esponjas crocantes. Tudo com sabor natural sem aromatizante,nem corantes...
Pena que no Brasil, liofilizadores são muito caras ainda.
Mas existe embalar a vácuo!
pode funcionar...
Então cacto, sobre oq vc tinha explicado eu acho q entendi.. a meu ver è similar ao q acontece com o thc.
valeu,
paz.