Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Atitudes inusitadas, acertos e erros...

  • Criador do tópico F.J.P.
  • Data de início
F

F.J.P.

Visitante
Olá, já obtive alguns triunfos em cultivos pelo método casing, tenho uma estufas de isopor, com tampa de vidro e iluminação artificial, etc. Já perdi alguns cultivos pelos bolores verdes e fungos brancos cabeludos estranhos e fedorentos etc...
Dessa vez como todo bom pai, fiquei analisando minuciosamente o desenvolvimento do micélio por cima da terra, já estava tudo bem tomado (10 dias) quando percebi pequenas manchas azuladas, não sei se era reflexo da caixa que é azul, mas fiz uma análise bem aprofundada e era azul mesmo, então num ato meio que desesperado esterilizei uma bandeja de alumínio e virei o casing de ponta cabeça e que virou um bolo, a parte de baixo está toda tomada pelo micélio e bem cheirosa, vamos ver no que dá, vou tirar uma foto e postar aqui, se der certo fica como uma curiosidade para o site. Abraços!
 
Eu esterilizo a caixa de isopor com uma solução de formol, e depois álcool isopropílico, mas confesso que é ruim, só não me desfiz dela ainda por que tenho "dó" e no momento poucas condições R$, mas as contaminações que tive foi pela má limpeza, depois que usei formol nunca deu erro. mas formol é muito irritante, por mim nunca mais chegaria perto. Perdi o carregador da minha câmera digital, vou dar outro jeito de postar uma foto ai. abs!
 
Upvote 0
mas as contaminações que tive foi pela má limpeza, depois que usei formol nunca deu erro.


Espero que tenha sido por falta de tempo e não de vontade, rsrsrsrs ;)
Não sei se é uma boa ideia, mas seria interessante tentar queimar os contaminantes de início quando acontece algo assim. Posso estar falando bobagem, pois não tenho experiencia.
 
Upvote 0
Espero que tenha sido por falta de tempo e não de vontade, rsrsrsrs ;)
Não sei se é uma boa ideia, mas seria interessante tentar queimar os contaminantes de início quando acontece algo assim. Posso estar falando bobagem, pois não tenho experiencia.


Na verdade foram experimentos, (confesso que tenho a má vontade também), falácia de que uma ultra proteção não é tão necessária, mas a evidência provou e comprovou que a assepsia como foi mencionado é o mais importante e o básico do básico, errando e aprendendo, é assim a vida! abs...
 
Upvote 0
olá pessoal,
hoje analisei o "bolo que era casing" e estava iniciando pequenas manchas azuladas de novo nas laterais, porém o aspecto geral é muito saudável, nenhum cheiro estranho e a maior parte toda branquinha e bonita. Dei umas borrifadas de água para ver se ajuda, já faz 11 dias e nenhum sinal de primórdio. Alguém comentou sobre o azulado causado por choque físico, isso pode levar a contaminantes ou o micélio facilmente vence? e quais condições tenho que propiciar para que ele lute mais efetivamente contra algum contaminante? se é que isso realmente pode acontecer... grato!
 
Upvote 0
O micélio gosta de ar e umidade. O problema é que os fungos e bolores contaminantes também gostam! Eu percebi que a temperatura de frutificação recomendada (24/27grausC) é mais baixa que a de incubação (27/30gC) porque os contaminantes gostam de temperaturas mais elevadas, e o micélio em frutificação suporta muito bem temperaturas mais baixas. Os frutos crescem até melhor, ficam mais sequinhos e chapeludos.

Se o seu micélio estiver contaminado, minha recomendação é que você descarte cuidadosamente bem longe do seu lugar de cultivo, o quanto antes para não contaminar todo o seu lab. Se for micélio estiver simplesmente azulado por manipulação ou falta d'água ou circulação de ar, basta corrigir as condições de microclima pro micélio frutificar. BOA SORTE no seu cultivo aí!
 
Upvote 0
Colega F.J.P., pode ser que o nódulo azulado que você percebeu, talvez seja só um azulamento natural do micélio de Cubensis em certas circunstâncias. Tomara que seja isso, pois se for contaminante (desconheço azulados) o casing nem vai pinar ou pinar com frutos meio disformes, poucos e pequenos. Digo isso por experiência própria. Sucesso aí!
Acompanhando... :bigode:

olá AshtarSherry, você comentou que pode existir e já presenciou um azulamento natural do micélio? isso que ocorreu contigo deu frutos, ou evoluiu em contaminação? eram focos isolados de manchas azuladas? grato pela força!

só para concluir a "atitude inusitada" do post: eu virei o casing, mas ao fim a contaminação apareceu.
novas tentativas estão a caminho, DESCOBRI MEU ERRO: agora é muito improvável errar nisso novamente ficarei mais atento :rolleyes:...
o erro foi que esterilizei a camada do casing (trigo para kibe + humus) sem ter previamente umedecido... ou seja, marquei bobera total, e estava tão distraido que nem percebi que estava seco, dai surgiram os azulões me assutei e coloquei tudo a perder, amadorismo é isso (n) mas vamos avante! :D
 
Upvote 0
Eu tive uma contaminação por Duende Verde que detonou 6 potes pf de 380ml. Então eu separei o sétimo bolo, fiz umas operações nele pra tirar o máximo de contaminante que pude, coloquei sobre uma base de vermiculita humificada de deixei outdoor, num vaso de uma mangueira que estou cultivando, veja:
2013-07-04 10.43.53.jpg
O interessante é que o contaminante morreu e o bolinho pinou! Santo Cogumelo:
2013-07-04 10.44.05.jpg
 
Upvote 0
incrível! muito interessante! Isso demonstra que de uma pequena porção de micélio saudável pode ressurgir um bom desenvolvimento e florescer os cogus.. parabéns pelo triunfo!
 
Upvote 0
olá AshtarSherry, você comentou que pode existir e já presenciou um azulamento natural do micélio? isso que ocorreu contigo deu frutos, ou evoluiu em contaminação? eram focos isolados de manchas azuladas? grato pela força!

só para concluir a "atitude inusitada" do post: eu virei o casing, mas ao fim a contaminação apareceu.
novas tentativas estão a caminho, DESCOBRI MEU ERRO: agora é muito improvável errar nisso novamente ficarei mais atento :rolleyes:...
o erro foi que esterilizei a camada do casing (trigo para kibe + humus) sem ter previamente umedecido... ou seja, marquei bobera total, e estava tão distraido que nem percebi que estava seco, dai surgiram os azulões me assutei e coloquei tudo a perder, amadorismo é isso (n) mas vamos avante! :D

Sim, o azulamento natural do micélio acontece quando o mesmo sofre por falta d'água e/ou por apertos, batidas, lesões de qualquer tipo. Isso que ocorreu comigo foi uma contaminação fulminante de Duende Verde, um mofo que num instante domina tudo, acaba com o micélio. Esse pote da atitude inusitada estava parcialmente contaminado, então eu fiz uma cirurgia tirando todo o contaminante possível, coloquei o bolo sobre vermiculita umidificada e deixei ao sol, outdoor. Creio que a exposição ao sol secou o contaminante mas não impediu o micélio de pinar. E vamos em frente que atrás vem gente. Bom domingo!
 
Upvote 0
olá AshtarSherry, você comentou que pode existir e já presenciou um azulamento natural do micélio? isso que ocorreu contigo deu frutos, ou evoluiu em contaminação? eram focos isolados de manchas azuladas? grato pela força!

só para concluir a "atitude inusitada" do post: eu virei o casing, mas ao fim a contaminação apareceu.
novas tentativas estão a caminho, DESCOBRI MEU ERRO: agora é muito improvável errar nisso novamente ficarei mais atento :rolleyes:...
o erro foi que esterilizei a camada do casing (trigo para kibe + humus) sem ter previamente umedecido... ou seja, marquei bobera total, e estava tão distraido que nem percebi que estava seco, dai surgiram os azulões me assutei e coloquei tudo a perder, amadorismo é isso (n) mas vamos avante! :D


Porra meu, camada casing com trigo e humus? Tirou essa receita magica de onde? Me surprenderia se nao contaminasse.
Estude um pouco mais, camada casing nao dever ser nutritiva
 
Upvote 0
Porra meu, camada casing com trigo e humus? Tirou essa receita magica de onde? Me surprenderia se nao contaminasse.
Estude um pouco mais, camada casing nao dever ser nutritiva

caro amigo, isso é "doença" da minha cabeça, sabe? gosto de inventar a roda, mas depois de uns tombos eu aprendo :) , antes de querer descobrir novas experiencias e métodos tenho que dominar o básico primeiro, mas vou buscar ser mais sensato, abraço!
 
Upvote 0
caro amigo, isso é "doença" da minha cabeça, sabe? gosto de inventar a roda,


Tentando re-inventar a roda muitos novatos acabaram desistindo de cultivar ...
 
Upvote 0
Tentando re-inventar a roda muitos novatos acabaram desistindo de cultivar ...

...de certo devido a frustração, falta de resultado e estímulos etc...
Moral da história: ser humilde e saber aprender. (a química também pode ser uma ciência exata) :)
 
Upvote 0
Eu tive uma contaminação por Duende Verde que detonou 6 potes pf de 380ml. Então eu separei o sétimo bolo, fiz umas operações nele pra tirar o máximo de contaminante que pude, coloquei sobre uma base de vermiculita humificada de deixei outdoor, num vaso de uma mangueira que estou cultivando, veja:
View attachment 50226
O interessante é que o contaminante morreu e o bolinho pinou! Santo Cogumelo:
View attachment 50227

@AshtarSherr tranquilo? reli esse seu comentário sobre um bolo contaminado que ressurgiu das cinzas e frutificou. Vou descrever oque fiz esses dias e de acordo com sua experiência me dê seu ponto de vista, ok?!:)

- Percebi pequenos focos verdes na camada de casing, nada grandioso, apenas pequenos focos.
- Esterilizei uma colher e raspei estes contaminantes.
- Esterilizei pó de coco e vermiculita por 1h - esperei esfriar bem.
- Usei touca, máscara e todos os procedimentos necessário, abri o terrário e quebrei o micélio do casing com uma colher flambada e embebida em álcool (seca), logo senti aquele perfume cheiroso do micélio, isso me alegrou pois pelo cheiro parece estar bem saudável ainda, despedacei um pouco para oxigenar e depois joguei por cima a NOVA camada recém esterilizada (pó de coco + vermiculita).

Pergunta: Existem chances de ressuscitar como no seu caso? oque tu achas?:)
 
Upvote 0
Acho que tem chances de sucesso sim, isto é, SE o contaminante tiver sido erradicado mesmo. Caso contrário, ele é capaz de renascer das cinzas e contaminar tudo de novo. Em especial se for o tal Duende Verde (tricho). Fica de olha, se você perceber sinais de contaminação é melhor descartar tudo e começar de novo. :blackalien:
 
Upvote 0
tricho é branco. Quando fica verde é porque ja está esporulando.
Acho melhor fazer como o ash disse e descartar tudo. Voce nao vai querer esses esporos voando no terrario.
 
Upvote 0
real... vou fazer isso, já aproveito e adquiro logo um isopor novo, esse meu "terrário" atual não está bom.
a fila anda, tem um micélio quase pronto pra entrar em ação... esse eu descarto ou tento um milagre outdoor:meh:......
........buenas.:cool:
 
Upvote 0
Back
Top