Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Atitudes inusitadas, acertos e erros...

  • Criador do tópico F.J.P.
  • Data de início
F

F.J.P.

Visitante
Olá, já obtive alguns triunfos em cultivos pelo método casing, tenho uma estufas de isopor, com tampa de vidro e iluminação artificial, etc. Já perdi alguns cultivos pelos bolores verdes e fungos brancos cabeludos estranhos e fedorentos etc...
Dessa vez como todo bom pai, fiquei analisando minuciosamente o desenvolvimento do micélio por cima da terra, já estava tudo bem tomado (10 dias) quando percebi pequenas manchas azuladas, não sei se era reflexo da caixa que é azul, mas fiz uma análise bem aprofundada e era azul mesmo, então num ato meio que desesperado esterilizei uma bandeja de alumínio e virei o casing de ponta cabeça e que virou um bolo, a parte de baixo está toda tomada pelo micélio e bem cheirosa, vamos ver no que dá, vou tirar uma foto e postar aqui, se der certo fica como uma curiosidade para o site. Abraços!
 
Colega F.J.P., pode ser que o nódulo azulado que você percebeu, talvez seja só um azulamento natural do micélio de Cubensis em certas circunstâncias. Tomara que seja isso, pois se for contaminante (desconheço azulados) o casing nem vai pinar ou pinar com frutos meio disformes, poucos e pequenos. Digo isso por experiência própria. Sucesso aí!
Acompanhando... :bigode:
 
Upvote 0
O micélio de cubensis fica com uma aparência azulada quando está "sofrendo" falta de água, ou quando passa por algum choque físico.

Mas eu já notei que focos de contaminações começam com um azulamento, um azul quase cinza, que se espalha por uma área grande em pouco tempo.

Você tem alguma foto?
 
Upvote 0
Não tenho foto, mas vou tirar, de qualquer forma virei o casing, então estas pequenas manchas azuladas ficaram agora na parte de baixo, vou observando se nas laterais vai crescer este aspecto também... mas eram manchas pequenas azuladas do mesmo tom do talo do cogu quando azula. Como eu moro em clima frio pode ser que nesta noite que fez muito frio tenha gerado então essa reação como disse o RainSpirit, ou seja outra coisa, mas creio que o micélio seja forte e tome conta, vamos ver, assim que der posto imagens.

O micélio de cubensis fica com uma aparência azulada quando está "sofrendo" falta de água, ou quando passa por algum choque físico.

Mas eu já notei que focos de contaminações começam com um azulamento, um azul quase cinza, que se espalha por uma área grande em pouco tempo.

Você tem alguma foto?

O micélio estava seco mesmo, mas a umidade da estufa está muito boa, nunca tinha visto esta cor antes no casing.

Quando o micélio está muito seco, ele fica azulado, como estava o seu?

Colega F.J.P., pode ser que o nódulo azulado que você percebeu, talvez seja só um azulamento natural do micélio de Cubensis em certas circunstâncias. Tomara que seja isso, pois se for contaminante (desconheço azulados) o casing nem vai pinar ou pinar com frutos meio disformes, poucos e pequenos. Digo isso por experiência própria. Sucesso aí!
Acompanhando... :bigode:


Bom...se der 1 cogu já vai pelo menos servir de esporos, vou postar alguma foto depois. valeu!
 
Upvote 0
F.J.P. , evite postar mensagens seguidas, utilize o corpo de uma mensagem somente para responder aos usuários! Valeu!
 
Upvote 0
Olá!
Não tenho experiência alguma com cultivo, mas como você fez para limpar o isopor?
Ele te pequenas irregularidade que poderiam abrigar contaminantes.
 
Upvote 0
Eu também não gosto de isopor. Se até com terrários de PVC tenho contaminações, imagine com isopor... Não uso nem pra incubadora, quanto mais pra terrário!

Não sei se muda algo de fato, mas acho uma boa ideia passar verniz no PVC, nos móveis onde tem verniz aqui em casa a sujeira parece sair facilmente.
Mas como eu disse, "parece", não sei de fato muda algo, só uma observação com microscópio poderia dizer.
 
Upvote 0
Eis aí a solução pra minha incubadora que é de madeira, atamente suscetível a contaminações. Agora mesmo passei um pano com água sanitária pura nela, e deixei aberta pra secar. Amanhã vou providenciar verniz e aplicar nela, estou botando fé nesse método de prevenção, se possível verniz antimofo. Valeu o toque, mano!
 
Upvote 0
Eis aí a solução pra minha incubadora que é de madeira, atamente suscetível a contaminações. Agora mesmo passei um pano com água sanitária pura nela, e deixei aberta pra secar. Amanhã vou providenciar verniz e aplicar nela, estou botando fé nesse método de prevenção, se possível verniz antimofo. Valeu o toque, mano!


Agora que você falou, acho que também farei de madeira. Irei deixa-los em um canto úmido e escuro fora de casa e preciso de tamanho sobe medida para melhor cultivar.
 
Upvote 0
A minha é um armário de seis portas com três compartimentos, tipo armário de cozinha. Talvez fosse bom também aplicar uma fórmica branca lisa nela... aí sim acabou o problema!
 
Upvote 0
A minha é um armário de seis portas com três compartimentos, tipo armário de cozinha. Talvez fosse bom também aplicar uma fórmica branca lisa nela... aí sim acabou o problema!
Vou tirar um foto do canto que vou usar, pra vc ver.


aimg35.imageshack.us_img35_3576_20130531144849.jpg

Os prós são que é escuro e úmido, o contra é que o lugar é estreito e precisa de uma geral.
Que encher esse lugar de terrários.
 
Upvote 0
Pode dar certo... talvez terrários estreitos mas eficientes. O importante é zelar pela assepsia, o resto é fruto do trabalho!
 
Upvote 0
Os prós são que é escuro e úmido, o contra é que o lugar é estreito e precisa de uma geral.
Que encher esse lugar de terrários.

Não aconselho. Esse tipo de lugar é um chamativo para outros tipos de fungos contaminantes.

Um banheiro, ou até mesmo um quarto é melhor...
 
Upvote 0
Pode dar certo... talvez terrários estreitos mas eficientes. O importante é zelar pela assepsia, o resto é fruto do trabalho!

O bom é que, por mais que tenha vento e calor ali sempre é úmido, pois atrás daquela parede há 3 metros de terra. Apesar de estreito é um lugar grande e tem um segundo andar igual sobre ele.
Quero fazer terrário estreito fixados nas paredes, pretendo cultivar comestíveis também. :D
 
Upvote 0
Não aconselho. Esse tipo de lugar é um chamativo para outros tipos de fungos contaminantes.

Um banheiro, ou até mesmo um quarto é melhor...

Eu pretendo dar uma geral neste lugar, deixar ele como uma pequena sala.
O interessante é que a janela do banheiro esta na parede da esquerda e o vapor da água sai por la, rsrsrs.
Então oq diz?
 
Upvote 0
Back
Top