Apesar do avanço do conhecimento científico e a despeito da popularização do acesso às informações amplamente disponíveis internet afora, algumas pessoas ainda acreditam em horóscopo ou previsões de futuro por outros métodos. O curioso é que mesmo as que tentam não acreditar persistem com uma pontinha de crença e continuam consultando previsões em revistas do gênero ou dando o benefício da dúvida a ‘videntes’.
Quando eu ainda participava do Orkut postei uma brincadeira na Comunidade Medicina para demonstrar como as previsões de futuro são passíveis de acerto por acaso/coincidência.
Fiz três previsões, uma delas seria a ocorrência de um grave acidente aéreo dentro de oito semanas, de proporções internacionais. A segunda foi que dentro de algumas semanas uma pessoa querida da Comunidade teria seu scrapbook invadido por diversas mensagens de amor e felicitações. A terceira previsão não lembro qual foi, mas envolvia o sofrimento de alguma celebridade tipo uma separação ou algo assim. Registrei as previsões na Comunidade tornando-as públicas antes da ocorrência dos fatos. Deixei quieto.
O fato é que só duas semanas se passaram e minhas três previsões se concretizaram. Infelizmente houve um acidente num vôo internacional que não me recordo qual, onde morreram pessoas de vários países. Neste período uma querida da comunidade fez aniversário e seu scrapbook realmente lotou de amor, fora que aconteceu exatamente o que eu previ a uma celebridade. Tudo se encaixou perfeitamente, e eu nem precisava acertar tudo para demonstrar as capacidade de profetizar. Fui ovacionada e engraçado foi receber e-mails de pessoas que começaram a acreditar que eu tinha poderes sobrenaturais, crença que desfiz com todo carinho explicando que não, não sou um ser especial. Isto é uma mão na roda para gente desonesta.
A mente humana tem uma predisposição a crenças e um apego ao fantástico, ao mágico, isso parece que nos ajudou de alguma forma a sobreviver às intemperies da savana.
Uma pessoa que faz previsões é apenas alguém com perspicácia para usar o poder da crença das pessoas e trabalhar com probabilidades. O resto, que é encaixar a previsão nos acontecimentos, as pessoas fazem sozinhas.
Pegando quaisquer livros podemos encaixar os relatos nos acontecimentos: e indo nesta trilha, qualquer ficção pode virar profecia facilmente.
E os sonhos?
Deitada em berço esplêndido sonhei que eu chegava em casa cansada do trabalho e encontrava o Dri inconsciente no chão. Desesperada, eu ligava para a administração do condomínio e pedia ajuda, já que ele tem o dobro do meu tamanho e eu não tinha como levantá-lo.
Afetada pela Síndrome de Sherlock que todo médico às vezes tem e que não o larga mesmo sonhando, conclui que ele havia tido um traumatismo craniano provocado por um livro que caira da estante em cima de sua cabeça.
Quando o administrador questionou: mas foi só um livro? e eu respondi: você sabe com quantos quilogramas-força o livro caiu? percebi que estava sonhando. Rapidamente fui checar o Dri e ele estava de cueca vermelha, então tive certeza que era sonho. Absoluta, porque cueca vermelha é o tipo de coisa que não existe na nossa casa, rs.
Com o processo de ceticismo que se apoderou de mim no decorrer dos anos, ocorreu o fenômeno de ter capacidade de perceber que estou sonhando, bem como de manipular o sonho e até prolongá-lo para chegar até onde quero. Mas isso só começou a acontecer depois que me libertei totalmente da sensação primitiva e narcisista que o homem tem de crer que é um espécime tão poderoso e especial no Universo ao ponto de ser dotado de uma mente que desafia as leis da física e alcança o futuro.
Mas de onde veio O meu sonho?
Sábado à noite sai com duas amigas e entre a conversa falamos sobre a cor vermelha, o quanto gostávamos dela e por ai vai. À noite, já meio sonolenta, olhei para a parte de cima da estante do Dri e vi que tinha um livro grosso meio para fora. Pensei que deveria arrumá-lo depois para que não caísse. Foram duas coisas banais, que eu poderia ter esquecido completamente ao ponto de nem relacioná-las ao sonho que ocorreria horas depois. Mas minha mente não esqueceu.
Nem sempre conseguimos captar os elementos que formaram o sonho mas se você fizer um treino, acaba conseguindo, o que é bem divertido. Se tem pesadelos, pode até acabar aprendendo a manipulá-los e expulsá-los da sua cabeça.
Se você quiser entender o que é sonho, por que sonhamos e qual é a função do sonho, leia aqui. Mas se sonhar é algo que faz você sofrer, procure um bom médico.
Ligar para alguém querido para ver se está tudo bem é coisa que devemos fazer sempre. Se você quer acreditar em algo, melhor pensar que talvez nossa mente resolva usar o sonho para ‘pedir‘ que façamos isso. Libertar-se de certas crenças é uma das chaves para a felicidade.
Moral da História: Não espere pensar que algo ruim vai acontecer a alguém para procurá-lo
(fonte:
http://saladamedica.wordpress.com/2010/09/12/sonhos-e-premonicoes/ )