Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo A semente que frutificou. Frutos PESA

Diário de cultivo completo.
Fiz uma semente (spaw) a base de palha de milho e cremogema para com ela inocular um pote grande de substrato. Inoculei o pote apenas com metade, deixando muito pouco substrato colonizado restante no vidro da semente. Para não jogar fora micélio saudavel e nao deixar o mesmo envelhecer sem uso resolvi fazer um casing com ele.

Fiz a camada de casing normal, com vermiculita e pó de coco de modo que a quantidade da primeira era sempre o dobro da segunda. Logo o micelio colonizou a camada de casing mas nada de primordias.

Há algum tempo eu queria testar um novo substrato para camada de casing, o Pó de Pinha. Vi nesse casing colonizado a oportunidade de começar meus testes. Fiz uma nova camada para casing, agora constituida a base de pó de pinha e vermiculita.

E o resultado foram dois pins e alguns abortos.

Levando em consideração a idade e a quantidade do bolo colocado para frutificar e a falta de nutrientes nele, fiquei bem feliz com esses dois cogumelos.

Foto do dia 8/7:
pesa pin 002.jpg

A evolução: (todas são fotos do mesmo dia) 10/07
pesa frut 001.jpgpesa frut 007.jpgpesa frut 010.jpgpesa frut 013.jpg

E fotos de hoje, dia 11:
pesa frut 002.jpgpesa frut 006.jpgpesa frut 007.jpgpesa frut 008.jpgpesa frut 011.jpg

É por isso que eu digo para os novatos que SEMPRE vai dar pra fazer algo com micélio. Haha se vc tem micélio você tem FRUTOS EM POTENCIAL.

Dois frutos bonitos de algo que nem viria a se tornar casing. Dois carimbinhos tbem :)
 
Fala Psilocibec

Ainda não encontrei um componente de excelência para camada de casing.

A fibra de coco e a vermiculita secam na superfície.

Não consigo reproduzir aqueles casing das fotos dos gringos.

Vou tentar terra preta e humus no próximo casing.

Notei que casing muitos espessos não são tão produtivos.

Vou tentar casing de 5 a 6 cm de espessura da próxima vez.
 
Mauricio o pó de pinha nao secou nao viu cara, qual a proporção que você usa pra mistura de vermiculita? Eu nunca concordei com 50/50, sempre ficou seco com essa proporção. Coloco sempre a metade de vermiculita em comparação a quantidade do outro componente.

Em anexo uma foto de um casing grande de pó de pinha de um cultivo meu:
casing taz 003.jpgcasing taz 004.jpg
 
Ja usei só vermiculita, muita fibra de coco e pouca vermiculita e mais vermiculita do que fibra.

Em todos os casos a superfície fica muito seca.

A fibra de coco (produto orgânico) tem o inconveniente de contaminar se ficar exposta na superfície.

No fundo ela é um suprimento de água excelente.

O problema e o material a usar na superfície.

Deve ser um produto pouco suceptível a contaminação, manter-se úmido e leve para não impedir os pins brotarem.

Acompanhei o diário de cultivo do CogumelosPoa onde ele usa terra preta: https://teonanacatl.org/threads/passo-a-passo-cultivo-de-argentine-e-b.98/

Vou utilizar num proxímo casing.
 
Vi uns cogumelos muito bonitos e fortes de um casing feito com humus de minhoca, tive uns problemas com cobweb em casings feitos de ambos oas materiais, hahaha aquela praga fina colonizou ateh as paredes do terrário uma vez. Cobweb eh a minha inimiga numero um em termos de contaminação de casings.

Qual a contaminação mais presente nos seus casings mauricio??

PS: O papo tá bom hein colega :D
 
Maurício, fibra de coco de fato seca muito rápido, tente usar pó casca de coco, junta muito mais água e não seca tão rápido, tem umas bolinhas que parecem esponjas.

Terra e coisas que incluem terra eu particularmente achei ruim. Usei terra vegetal uma vez e quando umida fica compacta demais e também seca muito rápido, forma blocos na superfície.

Eu acho que 50/50 verm/pó de casca de coco fica bom, a cor do pó de casca de coco ajuda a ver se a superfície ainda está umida o suficiente (eu acho que até mesmo 70/30 funcionaria bem), se quiser evitar alguma contaminação use um spray com solução de água oxigenada em 0.3% na superfície, isso não atrasa em quase nada a frutificação e quase sempre evita contaminações na superfície.
 
Em alguns casing e bolos apareceu cobweb.

Notei logo no início e aumentei a ventilação.

O volume maior de oxigênio estacionou o crescimento da bactéria, o algodãozinho secou em 3 dias.

Mais a praga verde quando ataca não tem jeito.

Corto o bolo ou o casing, a parte limpa volta a contaminar.

Agora, quando acontece, jogo imediatamente o bolo ou casing fora.

Tiro os restantes do terrário, limpo tudo com água sanitária e reponho os bolos ou casing no terrário.

shroower disse:
Maurício, fibra de coco de fato seca muito rápido, tente usar pó casca de coco, junta muito mais água e não seca tão rápido, tem umas bolinhas que parecem esponjas.

Vou procurar pó da casca de coco no mercado municipal daqui.

Se não encontrar vou bater a fibra no liquidificador como fiz uma vez.
 
Mauricio disse:
Vou procurar pó da casca de coco no mercado municipal daqui.

Se não encontrar vou bater a fibra no liquidificador como fiz uma vez.

Se for fazer isso use mais vermiculita do que fibra já que a fibra não vai juntar água o suficiente. :)
 
Corto o bolo ou o casing, a parte limpa volta a contaminar.

Agora, quando acontece, jogo imediatamente o bolo ou casing fora.

Tiro os restantes do terrário, limpo tudo com água sanitária e reponho os bolos ou casing no terrário.

Eu estou fazendo experiencias com algumas medidas profiláticas de tratamento e não de prevenção.

Estou tratando casings contaminados com sais, no momento estou testando o bicarbonato de sódio. Até agora ele se mostrou bem efetivo no tratamento, todos os locais tratatos com ele não voltaram a contaminar. Água oxigenada também mata eficientemente cobweb, estou usando tanto ela como o sal em conjunto.

Vou esperar para ver se causou algum mal para o fungo, ai posto uma conclusão mais detalhada. Aparentemente não fez mal, mas ainda estou esperando para concluir.
 
""estou testando o bicarbonato de sódio. Até agora ele se mostrou bem efetivo no tratamento, todos os locais tratatos com ele não voltaram a contaminar. Água oxigenada também mata eficientemente cobweb""

Já utilizei bicarbonato num casing com praga verde.

Retirei toda área contaminada e apliquei bicarbonato na superfície onde estava a contaminação.

Tive um flush posterior de 5 cogumelos, mais a superficie ficou danificada e não produziu mais.

A água oxigenada diluída é eficiente também e menos agressiva.
 
Tive um flush posterior de 5 cogumelos, mais a superficie ficou danificada e não produziu mais.

Sim, a medida do sal eh agressiva, e você perde a superficie tratada. Mas acredito que seja melhor perder para o sal do que para a contaminação, que se continuar viva sempre terá um grande potencial de evolução.

Também acho que a agua oxigenada seja melhor em tratamentos de pquenas partes contaminadas por cobweb

Fungo verde só consegui tratar com sal até hoje. Hahaha é uma praga tbem.
 
Também já misturei o bicarbonato com a vermiculita úmida e apliquei a camada da superfície do casing.

Essa medida aumenta o Ph na superfície e evita que fungos e bactéria se proliferem.

Tive casing mais duradouros com até 3 flush.
 
Comprei um saco de 25 kg de calcário agrícola (bicarbonato de cácio e magnésio).

Custou R$ 13,00.
 
Cogumelos colhidos. Os chapéis estão carimbando, e os talos estão dando efeito :cool:

Escolhi o album Tudo Foi Feito Pelo Sol dos mutantes para esperar pela alteração no nivel de consciencia. Tomei também um imao e vitamina c, para potencializar e catalizar os efeitos. Quando sentir alterações na percepção uso algo mais natural pra aumentar os efeitos :D

Os bocejos estão começando
pesa frut pm 006.jpgpesa frut pm 010.jpgpesa frut pm 011.jpg

Me conectaram com a colonia, a paz é imensa e sempre que fecho os olhos tenho visoes lindas de vários cogumelos brotando e ficanco cada vez mais compridos, brotam de todo lugar, aos montes, vejo varios pinzinhos saindo de montanhas, terra, bolos, tudo.

Vamos esperar por mais frutos :pos:
 
psilocibec disse:
Me conectaram com a colonia, a paz é imensa e sempre que fecho os olhos tenho visoes lindas de vários cogumelos brotando e ficanco cada vez mais compridos, brotam de todo lugar, aos montes, vejo varios pinzinhos saindo de montanhas, terra, bolos, tudo.

Vamos esperar por mais frutos :pos:

EXCELENTE terminar o tópico de cultivo relatando a experiencia "on line"...
Boa...
muito boa...:pos: :pos: :pos:
 
aproveitando q aqui falou bastante do tal COBWEB...
já vi esse nome várias vezes aqui no fórum, mas nunca fui muito atraz
como faço pra identificar essa contaminação? o melhor modo de tratar é (quanto mais cedo melhor) fazer a troca de oxigênio, né? e ventilar melhor o terrário? o que gera o cobweb?

vlw!
paz e luz
 
sonnekonig disse:
aproveitando q aqui falou bastante do tal COBWEB...
já vi esse nome várias vezes aqui no fórum, mas nunca fui muito atraz
como faço pra identificar essa contaminação? o melhor modo de tratar é (quanto mais cedo melhor) fazer a troca de oxigênio, né? e ventilar melhor o terrário? o que gera o cobweb?

vlw!
paz e luz

No guia de ocntmainações da biblioteca tem essas informações, dá uma olhada lá :pos: :rolleyes:
 
Quando colhi os dois primeiros cogumelos ficaram dois abortos no casing, muito pequenos, como cabeças de palitos de fosforo. Não retirei eles do casing, deixei eles lá pra ver no que dava....

Deu que ou não eram abortos e eram cogus muito preguiçosos, ou o micélio usou as estruturas do aborto e fez eles virararem cogumelos ....

O que acham?? Seria possivel a colonia reaproveitar abortos??

Fotos de duas semanas depois dos "abortos"
pesa pm frut 001.jpgpesa pm frut 002.jpgpesa pm frut 004.jpgpesa pm frut 005.jpgpesa pm frut 006.jpg
 
Back
Top