Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo A jornada com painço | TKSSS

Diário de cultivo completo.
Raças
TKSSS
Inoculação
06/11/2021
Inoculação via
G2G
Assepsia (Inoculação)
Armário.
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
G2G,BULK
Substratos
Painço
Técnica baseada na do Texugo - Painço
Paguei R$ 5,60 a cada 500 gramas, no mercado mesmo, seção de comida para pássaros/pets. Na internet acha mais barato, cerca de 4,3 reais o kg (o melhor que vi)

1.0 Preparação inicial (05/11/2021):


O painço triplica de tamanho na panela de pressão, então cuidado com as quantidades. Eu deixei 1/3 preenchido e depois usei a metade de água, usando o painço como escala. Faça essa medida antes, é praticamente impossível saber quanto de água você está colocando direto no painço.

1.0.jpg

Bem, eu queria ter adicionado café junto do painço, mas esqueci. Enfim, fica a dica. (ao contrário de maioria, eu só uso café para o cheiro na panela de pressão ficar gostosinho)
Deixarei eles de molho por 12h. Isso é útil para contaminações que utilizam uma espécie de capsula dura que amolece após várias horas em água. Essencial para quem faz com milho.
NÃO É DE FATO 100% NECESSÁRIO, COMO TEXUGO MOSTROU, MAS FIZ.

1.00.jpg

Para os 6 vidros, utilizei 828 gramas. Ou seja, 138 gramas por pote. Total de R$ 9,27.
Nota: depois tive que aumentar a qtd de painço utilizado nas últimas jars, utilizando 1kg para as 6 Jars. Se for deixar de molho, recomendo um pouco mais de água, se seguir conforme o Texugo mostra, continue fazendo desse jeito

1.1 Panela de pressão (06/11/2021)​

Eu tenho dois tipos de potes, os com furo e os sem. Prefiro sem. É apenas deixar desrosqueado, quase solto, que tá tudo certo. Evita o incomodo de colocar papel alumínio (só irei furar se começar a trabalhar com CL, então adicionarei fita porosa para não ter que colocar papel alumínio)
Após pegar pressão, eu deixo exatamente 60 minutos. Pelo que li, é pouco, mas nunca tive contaminação por causa disso (eu acho). Recentemente eu tive contaminação por fazer G2G com micélio contaminado.

1.1.jpg

2.0 Inoculação Grain-to-grain (06/11/2021)​


Eu faço vários potes de 220ml para ver qual cresce mais rápido e mais rizomórfico. De 6 potes, já utilizei 1. Agora vou utilizar o segundo mais rápido. Espero fazer uma seleção de velocidade e agressividade desta forma. Partirei para a clonagem logo mais.

Eu utilizo meu armário para isso. Algo que vagamente lembra uma glovobox. Devido a redução de custos, faço uso de uma solução 1:8 de água sanitária : água; para esterilizar o armário e meu quarto. Depois de 10 minutos, faço novamente e finalmente vou para a transferência de fato.

2.0.jpg
Itens utilizados:
  • Luvas
  • Colher (limpo-a com papel higiênico + álcool 70%)
  • Mascara PFF2 (uso na pandemia)
  • Touca (nem é cirúrgica, apenas uma touca comum)
  • Solução de água sanitária com água, para esterilizar o local
Particularmente, eu uso relativamente bastante spawn.

Aprendendo com a prática: se você deixar o painço mergulhado em água, ele não triplica de tamanho. Ele da uma quase-duplicada. Achei que na PP, iria aumentar mais, porém malemal fez cocegas. Talvez usar mais água faça ele triplicar, há de se testar. Utilizando essas mesmas medidas e sem deixar de molho, no meu cultivo anterior, o volume triplicou.

3 jars foram feitas para que eu aprendesse isso. As outras 3, eu adicionei um pouco mais de painço e um pouco mais de água para preencher mais, mas não deixei nenhum tempo adicional de molho, já foram para a PP, como dá pra ver facilmente na foto qual delas eu fiz isso e quais não. Usei um adicional de 172 gramas para as 3 jars restantes.

2.00.jpg

Da próxima vez, irei deixar de molho totalmente submersos em água por 12~24 horas e com uma peneira, irei secar antes de colocar nos potes, desta forma, da para usar a qtd. exata pretendida. Felizmente, 500 gramas dá 3 jars certinho, que é a qtd. de jars que minha PP consegue esterilizar e a qtd. de gramas que vem por pacote comprado.

2.1 Passeio fora do diário: cultura liquida (06/11/2021)​

Aproveitei para fazer uma CL de Albino A+. Achei a Strain muito boa, mas não tenho nenhum spawn dela para fazer o G2G, só carimbo, cogumelos e uns bulks/casing produzindo agora. Peguei a parte interior de um cogumelo bonitinho que tinha e adicionei no meio.

As medidas foram 200ml de água + 8g de mel num pequeno pote de vidro. Após 20 minutos na PP, creio que diminuiu uns 50ml de água. Vou deixar colonizando, já que demora uns 15 dias. Já tenho CL do TKSSS, mas eu aposto que está contaminada. Vou testar no ágar em breve.

Por fim, pretendo seguir a receita de CL a partir de Soro Glicosado direto na seringa. Eu pretendia fazer algo parecido, e felizmente alguém já tinha pensado nisso.

2.2 Preparando o bulk (09/11/2021)​

A receita ficou com
  • 2 colheres cheias de Calcário Calcítico (Calcário Preto)
  • 1 parte de pó de coco
  • 1 parte de vermiculita

Eu considero o bulk algo essencial. Além de ser muito fácil de fazer, aumenta em muito a produtividade. Se tu fez todas as outras etapas que são muito mais difíceis e pular essa, não faz sentido na minha cabeça. A parte mais difícil é encontrar um balde que suporte as altas temperaturas sem deformar.

2.1.jpg

Ok. Por que estou preparando agora o bulk? Bem, usa-se o Calcário ou Gesso para fornecer cálcio e minerais para o micélio, mas também para diminuir o PH do substrato. Porém, diminuir o PH é algo que demora alguns dias. Ok. Por que diminuir o PH? O micélio se desenvolve bem em ambientes mais básicos, mas a maioria das bactérias não. É uma forma de melhorar sua defesa contra contaminantes.
Não sei se comprando por conta vale a pena, eu aproveitei e peguei do sitio que temos. Compramos a tonelada de calcário por ~80 reais, mas na internet vi 10 reais por 3kg, claro que usa bem pouco e duraria horrores, mas é algo a se pensar.
Por fim, só gostaria de dizer que me dei muito bem com pó de coco e mal com esterco curtido. Além disso, consegui comprar pela internet pó de coco em qtd. maiores por um valor menor do que o esterco curtido aqui onde moro. E vale MUITO a pena comprar pela internet. Comprei pó de coco por 8 reais na agropecuária, vindo miseras 250 gramas, e paguei 20 reais por 4kg de pó de coco na Shopee. Internet maravilhosa.

2.3 Passeio fora do diário: cultura liquida (10/11/2021)​

Finalmente segui a receita CL a partir de Soro Glicosado direto na seringa. Por preguiça, fiz duas modificações: peguei uma parte do cogumelo e coloquei dentro da seringa (foi difícil, mesmo com a agulha rosa tamanho 12) e usei a solução inteira de Soro Glicosado na seringa. Então ele está com 5% de glicose. Se der certo, vou começar a fazer assim pela facilidade ABSURDA. Principalmente se depois eu conseguir clonar minhas CL já prontas.

É uma partezinha minúscula de cogumelo, mal da para ver na foto, espero que funcione.
2.3.jpg

Apesar da foto posterior, usei luvas, mascaras e esterilização prévia do ambiente como padrão. Parti o cogumelo e peguei a parte de dentro. Padrão, padrão.

2.4 Passeio fora do diário: aniversário dos mais velhos (10/11/2021)​

Eu deixei fazendo um bulk no meu cultivo anterior (também com painço). Nesse caso, usei uma marmita enorme, ingenuamente achei que cabiam duas dessas no meu terrário.
A receita ficou 1 parte de pó de coco e 1 parte de vermiculita, pasteurizei no balde mesmo. FICOU MUITO BOM. Eu já tinha feito com esterco curtido + vermiculita, e além de demorar 20 dias para colonizar, ficou uma colonização bem fraca e contaminou com Trichoderma no primeiro flush mesmo.

2.4.jpg
Colonização em 10 dias, tão rápido que inclusive achei que fosse cobweb e taquei uma porrada de água oxigenada nele, espero que sobreviva. Aproximadamente 1 parte de Spawn colonizado para 2 de bulk.

2.5 Chacoalhando o painço (11/11/2021)​

Quando o micélio coloniza 30% do substrato, eu chacoalho o máximo possível, a ponto de parecer um pote sem colonização nenhuma.

2.5.jpg
Contrariando o senso comum, acho chacoalhar painço muito mais fácil que praticamente qualquer substrato que utilizei. Eu particularmente acho o arroz difícil, ele literalmente vira um bolo. Painço só vira um bolo depois de estar totalmente colonizado. Ás vezes no painço, faz-se pequenos conglomerados onde foi colonizado, mas é facilmente quebrado sacudindo. Porém, talvez eu esteja apenas usando muita água no arroz ou deixando o pote muito cheio ou sei lá. Painço é semelhante ao milho, que eu também achei fácil, contudo, igualmente fácil é sua contaminação, por outro lado.

(reduz em até 50% o tempo de colonização total)
2.50.jpg

2.6 Contaminação (14/11/2021)​

Três jars estão contaminadas. Eu organizei os potes conforme a ordem que eu tirei da panela de pressão, e um foi da primeira leva e dois foram da segunda, os que eu adicionei painço posteriormente as 12h de molho para completar o volume. Primeira contaminação com painço que tive. Uma tristeza. Vou começar a fazer a tindalização, tudo para manter os 60 minutos de PP.

2.6.jpg

Ah, a contaminação que eu tenho problema é uma que não da sinais algum de cor. Ela só não deixa o micélio se desenvolver e tem cheiro de leite estragado, tenho minhas dúvidas se não veio do G2G, vou passar para CL por esse motivo. Eis a diferença de velocidade:
 
Última edição:

2.7 Experimentação com pouco sentido (15/11/2021)​

Bateu a curiosidade e quis ver se da para esterilizar um spawn contaminado (a resposta óbvia é não). Adicionei o que havia nas 3 jars num pote e iria tindalizar ao decorrer de três dias. Fiquei ansioso e só fervi uma vez, esperei esfriar e já foi pra panela de pressão, diminuindo ainda mais as chances de funcionar. Adicionei café para disfarçar o cheiro horrível.

2.70.jpg

Isso não foi de todo inútil. Como eu saturei o painço com água, finalmente vi que ele tem uma capacidade enorme de absorve-la. Facilmente quadriplicou de tamanho, como podem ver, tá tudo até o topo preenchido, mais uma mini jar e sobrou painço para mais 1 jar normal, mas descartei esse restante.

Será inoculado novamente com G2G, exceção do pote com tampa c/ alumínio, que usarei minha cultura liquida para testa-la. Espero que nada contamine, que dai eu posso ver se a CL tá tudo certo.

Ah, desta vez deixei 80 minutos na PP. E apesar de não ter confiança nenhuma nisso, tô na torcida.
 
Última edição:

2.8 Imitando gringos: abrasileirada (16/11/2021)​

Contaminação realmente me desanima. O trabalho de tindalizar é algo que preferia ignorar. (eu iria fazer no micro-ondas na própria jar)
Vi os maluco dos uncle's bens etc, na gringa tem várias opções e são baratas e viáveis. No Brasil, nem tanto.
Até que estava no supermercado tranquilo quando vejo de relance isso: é um produto novo, creio eu, pois já havia procurado que nem maluco algo parecido: milho cozido no vapor.

Milho em Conserva Fugini Sachê 170g
1637102023354.png

Agora, vamos nas questões econômicas. São 170 gramas de milho, e na embalagem vem 260 gramas, pois há 90ml de água. Paguei 2,46.
Eu uso painço, que custa 5,60 reais por 500g.

Painço = 0,0112 reais por grama
Milho a vapor = 0,0144 reais por grama.

Considerando o custo de 3 jars, temos que 5,60 (painço) + 2,40 (gás gasto) = 8 reais.
Para 3 embalagens, temos 2,46*3 = 7,38. Teríamos 510 gramas de milho.

Nota: o procedimento da panela de pressão custa 2,2 reais a cada 60 minutos.
Então, é economicamente viável. Apesar que de eu só quero algo mais fácil/rápido de fazer mesmo. Um porém é essa tabela nutricional, tem bem poucos carboidratos.

Irei testar, porém, para isso, preciso testar minha CL e ver se ela está ou não contaminada...
 
Depois que perdi 8 copos porque minha CL que estava limpa contaminou por causa dos filtro de seringa (que eu não utilizei silicone alta temperatura e o metal da tampa corroeu e deixou passar ar).

Já comprei 50 petri descartavel e agar, não tem jeito.
O tempo que levei fazendo uma CL limpa com multiesporos não valeu a pena.

Acho que isso é o mais econômico, não perder substrato/esterilização.

Agar agar foi 10 pila - 100g
Malte 6 reais - 100g
Petri 10 reais - 10 placas

Só o frasco reagente foi mais caro 55 reais de 500ml, mas não é necessário ser esse, e é reutilizável por muito tempo.

Com isso dá para fazer umas 40 placas.
Com 20 placas já seleciona micelio tranquilo, faz uma CL a partir dela, tem inoculo para muitos potes.

Também comprei um maçarico culinário pra flambar o bisturi (mas esse eu uso para fazer doces para o natal kkk)

Tenho 2 bulks de painço-pó de coco com a CL antes de contaminar, que já estão 90% colonizados, que vão manter minha produção até isolar genética.

Além do agar melhorar a noção de potência da sub-strain.

Enfim, teus potes não tem respiro?
 
Pse, também passarei para CL completamente estéreis, depois que faz uma, reproduzir fica fácil. Perder spawn é horrível.

Enfim, teus potes não tem respiro?
As jars que fiz por último não. Porém isso era o que eu pensava quando queria ficar no G2G. Acho que agora irei fazer dois ou três furos e tapar com silicone para usar CL no lugar.

Esse maluco aqui deixa 9 minutos na panela de pressão de 103 kpa:




O que só me faz pensar que deve ter vindo do G2G. Para quem estiver lendo e quer panela de pressão com bons kpa, tem os da Rochedo e os da Panelux. São modelos com "turbo" no nome (tem 100 kpa). São até mais baratas que as de outras marcas de 70 kpa. Muito louco.

Por curiosidade, usei uma panela de 80 kpa.
 

2.9 Primeiro flush: bulk maravilhoso (24/11/2021)​

O vendedor muito gente fina, por sinal, já havia me dito que essa genética é demorada em praticamente tudo, mas faz flushes bonitos.

PXL_20211124_192119894.jpg
PXL_20211124_193417600.jpg

Eu dei uma improvisada para o túnel de vento e simplesmente peguei as proteções de um ventilador velho aqui de casa que não funcionava mais (os dois lados), deixo os cogus no meio e tudo fica se segurando. Daí penduro no outro ventilador com uma cordinha feita de fita.
 

2.8 Imitando gringos: abrasileirada (16/11/2021)​

Contaminação realmente me desanima. O trabalho de tindalizar é algo que preferia ignorar. (eu iria fazer no micro-ondas na própria jar)
Vi os maluco dos uncle's bens etc, na gringa tem várias opções e são baratas e viáveis. No Brasil, nem tanto.
Até que estava no supermercado tranquilo quando vejo de relance isso: é um produto novo, creio eu, pois já havia procurado que nem maluco algo parecido: milho cozido no vapor.

Milho em Conserva Fugini Sachê 170g
View attachment 202603

Agora, vamos nas questões econômicas. São 170 gramas de milho, e na embalagem vem 260 gramas, pois há 90ml de água. Paguei 2,46.
Eu uso painço, que custa 5,60 reais por 500g.

Painço = 0,0112 reais por grama
Milho a vapor = 0,0144 reais por grama.

Considerando o custo de 3 jars, temos que 5,60 (painço) + 2,40 (gás gasto) = 8 reais.
Para 3 embalagens, temos 2,46*3 = 7,38. Teríamos 510 gramas de milho.

Nota: o procedimento da panela de pressão custa 2,2 reais a cada 60 minutos.
Então, é economicamente viável. Apesar que de eu só quero algo mais fácil/rápido de fazer mesmo. Um porém é essa tabela nutricional, tem bem poucos carboidratos.

Irei testar, porém, para isso, preciso testar minha CL e ver se ela está ou não contaminada...
Colega Obb, fico impressionado com a comunidade que se formou ao redor do Uncle Ben kkk. Mas me diz como foi, você obteve sucesso com o milho?
 
Técnica baseada na do Texugo - Painço
Paguei R$ 5,60 a cada 500 gramas, no mercado mesmo, seção de comida para pássaros/pets. Na internet acha mais barato, cerca de 4,3 reais o kg (o melhor que vi)

1.0 Preparação inicial (05/11/2021):


O painço triplica de tamanho na panela de pressão, então cuidado com as quantidades. Eu deixei 1/3 preenchido e depois usei a metade de água, usando o painço como escala. Faça essa medida antes, é praticamente impossível saber quanto de água você está colocando direto no painço.

View attachment 202587

Bem, eu queria ter adicionado café junto do painço, mas esqueci. Enfim, fica a dica. (ao contrário de maioria, eu só uso café para o cheiro na panela de pressão ficar gostosinho)
Deixarei eles de molho por 12h. Isso é útil para contaminações que utilizam uma espécie de capsula dura que amolece após várias horas em água. Essencial para quem faz com milho.
NÃO É DE FATO 100% NECESSÁRIO, COMO TEXUGO MOSTROU, MAS FIZ.

View attachment 202588

Para os 6 vidros, utilizei 828 gramas. Ou seja, 138 gramas por pote. Total de R$ 9,27.
Nota: depois tive que aumentar a qtd de painço utilizado nas últimas jars, utilizando 1kg para as 6 Jars. Se for deixar de molho, recomendo um pouco mais de água, se seguir conforme o Texugo mostra, continue fazendo desse jeito

1.1 Panela de pressão (06/11/2021)​

Eu tenho dois tipos de potes, os com furo e os sem. Prefiro sem. É apenas deixar desrosqueado, quase solto, que tá tudo certo. Evita o incomodo de colocar papel alumínio (só irei furar se começar a trabalhar com CL, então adicionarei fita porosa para não ter que colocar papel alumínio)
Após pegar pressão, eu deixo exatamente 60 minutos. Pelo que li, é pouco, mas nunca tive contaminação por causa disso (eu acho). Recentemente eu tive contaminação por fazer G2G com micélio contaminado.

View attachment 202589

2.0 Inoculação Grain-to-grain (06/11/2021)​


Eu faço vários potes de 220ml para ver qual cresce mais rápido e mais rizomórfico. De 6 potes, já utilizei 1. Agora vou utilizar o segundo mais rápido. Espero fazer uma seleção de velocidade e agressividade desta forma. Partirei para a clonagem logo mais.

Eu utilizo meu armário para isso. Algo que vagamente lembra uma glovobox. Devido a redução de custos, faço uso de uma solução 1:8 de água sanitária : água; para esterilizar o armário e meu quarto. Depois de 10 minutos, faço novamente e finalmente vou para a transferência de fato.

View attachment 202590
Itens utilizados:
  • Luvas
  • Colher (limpo-a com papel higiênico + álcool 70%)
  • Mascara PFF2 (uso na pandemia)
  • Touca (nem é cirúrgica, apenas uma touca comum)
  • Solução de água sanitária com água, para esterilizar o local
Particularmente, eu uso relativamente bastante spawn.

Aprendendo com a prática: se você deixar o painço mergulhado em água, ele não triplica de tamanho. Ele da uma quase-duplicada. Achei que na PP, iria aumentar mais, porém malemal fez cocegas. Talvez usar mais água faça ele triplicar, há de se testar. Utilizando essas mesmas medidas e sem deixar de molho, no meu cultivo anterior, o volume triplicou.

3 jars foram feitas para que eu aprendesse isso. As outras 3, eu adicionei um pouco mais de painço e um pouco mais de água para preencher mais, mas não deixei nenhum tempo adicional de molho, já foram para a PP, como dá pra ver facilmente na foto qual delas eu fiz isso e quais não. Usei um adicional de 172 gramas para as 3 jars restantes.

View attachment 202591

Da próxima vez, irei deixar de molho totalmente submersos em água por 12~24 horas e com uma peneira, irei secar antes de colocar nos potes, desta forma, da para usar a qtd. exata pretendida. Felizmente, 500 gramas dá 3 jars certinho, que é a qtd. de jars que minha PP consegue esterilizar e a qtd. de gramas que vem por pacote comprado.

2.1 Passeio fora do diário: cultura liquida (06/11/2021)​

Aproveitei para fazer uma CL de Albino A+. Achei a Strain muito boa, mas não tenho nenhum spawn dela para fazer o G2G, só carimbo, cogumelos e uns bulks/casing produzindo agora. Peguei a parte interior de um cogumelo bonitinho que tinha e adicionei no meio.

As medidas foram 200ml de água + 8g de mel num pequeno pote de vidro. Após 20 minutos na PP, creio que diminuiu uns 50ml de água. Vou deixar colonizando, já que demora uns 15 dias. Já tenho CL do TKSSS, mas eu aposto que está contaminada. Vou testar no ágar em breve.

Por fim, pretendo seguir a receita de CL a partir de Soro Glicosado direto na seringa. Eu pretendia fazer algo parecido, e felizmente alguém já tinha pensado nisso.

2.2 Preparando o bulk (09/11/2021)​

A receita ficou com
  • 2 colheres cheias de Calcário Calcítico (Calcário Preto)
  • 1 parte de pó de coco
  • 1 parte de vermiculita

Eu considero o bulk algo essencial. Além de ser muito fácil de fazer, aumenta em muito a produtividade. Se tu fez todas as outras etapas que são muito mais difíceis e pular essa, não faz sentido na minha cabeça. A parte mais difícil é encontrar um balde que suporte as altas temperaturas sem deformar.

View attachment 202592

Ok. Por que estou preparando agora o bulk? Bem, usa-se o Calcário ou Gesso para fornecer cálcio e minerais para o micélio, mas também para diminuir o PH do substrato. Porém, diminuir o PH é algo que demora alguns dias. Ok. Por que diminuir o PH? O micélio se desenvolve bem em ambientes mais básicos, mas a maioria das bactérias não. É uma forma de melhorar sua defesa contra contaminantes.
Não sei se comprando por conta vale a pena, eu aproveitei e peguei do sitio que temos. Compramos a tonelada de calcário por ~80 reais, mas na internet vi 10 reais por 3kg, claro que usa bem pouco e duraria horrores, mas é algo a se pensar.
Por fim, só gostaria de dizer que me dei muito bem com pó de coco e mal com esterco curtido. Além disso, consegui comprar pela internet pó de coco em qtd. maiores por um valor menor do que o esterco curtido aqui onde moro. E vale MUITO a pena comprar pela internet. Comprei pó de coco por 8 reais na agropecuária, vindo miseras 250 gramas, e paguei 20 reais por 4kg de pó de coco na Shopee. Internet maravilhosa.

2.3 Passeio fora do diário: cultura liquida (10/11/2021)​

Finalmente segui a receita CL a partir de Soro Glicosado direto na seringa. Por preguiça, fiz duas modificações: peguei uma parte do cogumelo e coloquei dentro da seringa (foi difícil, mesmo com a agulha rosa tamanho 12) e usei a solução inteira de Soro Glicosado na seringa. Então ele está com 5% de glicose. Se der certo, vou começar a fazer assim pela facilidade ABSURDA. Principalmente se depois eu conseguir clonar minhas CL já prontas.

É uma partezinha minúscula de cogumelo, mal da para ver na foto, espero que funcione.
View attachment 202593

Apesar da foto posterior, usei luvas, mascaras e esterilização prévia do ambiente como padrão. Parti o cogumelo e peguei a parte de dentro. Padrão, padrão.

2.4 Passeio fora do diário: aniversário dos mais velhos (10/11/2021)​

Eu deixei fazendo um bulk no meu cultivo anterior (também com painço). Nesse caso, usei uma marmita enorme, ingenuamente achei que cabiam duas dessas no meu terrário.
A receita ficou 1 parte de pó de coco e 1 parte de vermiculita, pasteurizei no balde mesmo. FICOU MUITO BOM. Eu já tinha feito com esterco curtido + vermiculita, e além de demorar 20 dias para colonizar, ficou uma colonização bem fraca e contaminou com Trichoderma no primeiro flush mesmo.

View attachment 202594
Colonização em 10 dias, tão rápido que inclusive achei que fosse cobweb e taquei uma porrada de água oxigenada nele, espero que sobreviva. Aproximadamente 1 parte de Spawn colonizado para 2 de bulk.

2.5 Chacoalhando o painço (11/11/2021)​

Quando o micélio coloniza 30% do substrato, eu chacoalho o máximo possível, a ponto de parecer um pote sem colonização nenhuma.

View attachment 202595
Contrariando o senso comum, acho chacoalhar painço muito mais fácil que praticamente qualquer substrato que utilizei. Eu particularmente acho o arroz difícil, ele literalmente vira um bolo. Painço só vira um bolo depois de estar totalmente colonizado. Ás vezes no painço, faz-se pequenos conglomerados onde foi colonizado, mas é facilmente quebrado sacudindo. Porém, talvez eu esteja apenas usando muita água no arroz ou deixando o pote muito cheio ou sei lá. Painço é semelhante ao milho, que eu também achei fácil, contudo, igualmente fácil é sua contaminação, por outro lado.

(reduz em até 50% o tempo de colonização total)
View attachment 202596

2.6 Contaminação (14/11/2021)​

Três jars estão contaminadas. Eu organizei os potes conforme a ordem que eu tirei da panela de pressão, e um foi da primeira leva e dois foram da segunda, os que eu adicionei painço posteriormente as 12h de molho para completar o volume. Primeira contaminação com painço que tive. Uma tristeza. Vou começar a fazer a tindalização, tudo para manter os 60 minutos de PP.

View attachment 202597

Ah, a contaminação que eu tenho problema é uma que não da sinais algum de cor. Ela só não deixa o micélio se desenvolver e tem cheiro de leite estragado, tenho minhas dúvidas se não veio do G2G, vou passar para CL por esse motivo. Eis a diferença de velocidade:

Irada a tek. Essa semana vou comprar painço e fazer o teste. Muito bonito o cultivo. Tô querendo usar tbm a farinha de quibe pra bolos pf tek em vez do arroz integral.
 
Back
Top