Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Esse homem é real para essa pessoa, mas não para as que estão em volta. Pois o que é real e o que não é, depende da sua percepção sobre o homem.Esse homem é real para essa pessoa?
Se você nunca tiver uma certeza sequer, como saberá a verdade? Ao descobri-la, como terá certeza se é a verdade ou não é?
Não seria saber, por fim, a verdade, ter uma certeza?
A existência do carro, a sua, ou a morte ser uma ilusão deixarão de ter importância quando você morrer (seja pelo carro, ou de outra forma). Até que alguém morra e, se houver algo além disso, possa nos comunicar a história, não há nada para além da morte.
Pelo menos não para você... o observador, de dentro da caixa. Estará morto ou não estará?
Não recomendo tentar provar isso, entretanto.
Tudo é uma projeção da nossa mente. O carro, a rua e o seu corpo só existem na sua mente, são concepções criadas por nós.
Na prática existem "coisas sólidas". A forma com que elas se apresentam varia, mas os nomes somos nós que damos, conforme nós as entendemos.
Algumas coisas sólidas se mostram bem reais em dados momentos. Como o carro. Ou a quina do móvel quando encontra o dedinho do pé, por exemplo.
Por isso no dia a dia, temos que prestar atenção por onde andamos e ao que fazemos. Seja ao andar pela casa, ou ao atravessar a rua.
Eu prefiro deixar as dúvidas sobre a realidade, para durante as trips e para os relatos.
É preciso saber viver, tanto quanto é preciso saber ir, deixar ir, e se deixar ir.
Como já diziam os Titãs:
Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão...
Quanta sabedoria!
Eu sou Deus sim!
Eu sou Deus, você é Deus, todo mundo é Deus!
Só que alguns de vocês não sabem... Ainda.![]()
Entendi o que disse e concordo quando estou com a mente limpa.
Mas tive varias trips que me fariam pensar totalmente diferente.
Você falou que a realidade dos 5 sentidos é real, o problema é caso os 5 sentidos não sejam, então consequentemente a realidade não seria.
Não sei se já experimentou uma viagem dessas, mas questiona-se até a sua existência, de outras pessoas, quem dirá da física, da química.
Como posso confiar na física se tem uma cadeira voando?
Como posso confiar na química se vejo objetos surgindo do nada.
Matematica... não consigo nem contar quantos dedos eu tenho.
Como falei, é algo que, para mim, acaba com a trip. Volto ao "padrão" da realidade.
Mas durante é bem complicado, não tenho como explicar.
--------------------------------
Deixo outra questão que eu tenho pensado a algum tempo, sem definir algo.
Uma pessoa que sofre com esquizofrenia, que tem alucinações, aqui digamos que veja um outro homem, que só ele vê.
Ele consegue ver esse homem, ele consegue escutar esse homem, mas apenas ele.
Descobriu que era alucinação quando outras pessoas falaram a ele.
Ele sabe que as outras pessoas não conseguem ver, mas para ele é como se fosse uma pessoa igual as outras.
Não conta para os outros pois sabe que será ridicularizado.
Quando perguntam ele fala que sofre alucinação para parecer que está consciente da situação.
Mas no fundo acredita que aquele homem é real, talvez seu amigo ou inimigo.
Isso me fez procurar muita leitura, mas ainda não cheguei a uma conclusão.
Gostaria que expressassem o que acham.
Esse homem é real para essa pessoa?
Eu sou Deus sim!
Eu sou Deus, você é Deus, todo mundo é Deus!
Só que alguns de vocês não sabem... Ainda.
.
Afinal, quando olhamos para nós mesmos, vemos algo divino ou algo demoníaco? Essa vida que levamos dia após dia é uma vida divina ou uma vida demoníaca? Se formos extremamente sinceros conosco, seremos obrigados a admitir que estamos muito mais pra diabo do que pra Deus.
Está na moda entre os usuários de alucinógenos e os espiritualistas falar que nós mesmos somos Deus, que todo mundo é Deus e todo esse blábláblá... Mas, se prestássemos atenção, perceberíamos que é mais provável o oposto: que nós somos o diabo, não Deus.
Afinal, quando olhamos para nós mesmos, vemos algo divino ou algo demoníaco? Essa vida que levamos dia após dia é uma vida divina ou uma vida demoníaca? Se formos extremamente sinceros conosco, seremos obrigados a admitir que estamos muito mais pra diabo do que pra Deus.
Já topou o dedinho no rodapé da porta?
Esse aqui?
Pena que esqueci o nome do membro que num debate sobre a realidade ou não das coisas disse: "tope com o dedinho no pé na quina da mesa" pra ver se é ou não real. Kkkk
É a famosa matrix, todos estamos nela, sera?Acho que vou precisar comer um cogumelo pela 1 vez pra tentar entender esse assunto lkkk pq pra mim tudo é real mas as vezes eu penso em coisas q n são kkkk wtf já fico bugada só de tentar entender
ces sao d+
Olá, amigo. Então. Nas raras ocasiões em que alcancei estados que defino como estados de consciência objetiva, tive essa intuição nítida do quanto estamos mergulhados na mecanicidade, pois nesse estado privilegiado e ocasional de consciência percebo como poderia ser e o quanto estamos distantes de essa situação ser pelo menos fruto de uma decisão. Esse estranhamento que tens poderia em alguma medida ser encarado como um indício positivo de que está se tornando aos poucos ciente da fantasia que tomamos por real, ou, se não isso, pelo menos um reconhecimento do caráter parcial e inconsciente da nossa presença, capturada pelo aspecto operacional e social da vida numa época determinada. Não quero com isso afirmar que vivemos falsamente apenas mas, sim, e aqui ilustro o que quero dizer com algo que creio seja familiar aos nobres buscadores. Me refiro aquele sombrio despertar que nos oprime no instante mesmo em que pensamos: "bom seria poder viver sempre sob esses preceitos! ", ou ainda "como fazer para manter tal parte do meu ser operando sempre nesse nível de consciencia" etc. Qd se percebe voando vc cai, não é mesmo? Parece que o amigo parte de um questionamento bastante legítimo. Creio tb que na própria formulação da questão está um rudimento de uma primeira resposta. SaudaçõesGalera, algum de vocês já tiveram uma sensação que existe algo errado? Que a nossa "realidade" não é como pensamos que ela é?
Tive vários insights acerca disso em minhas trips com cogumelos, o que me levou a um estado de profunda reflexão. Como se este mundo não fosse nada além do que uma simulação holográfica, e, consequentemente, nossa vida e os acontecimentos também.
O dia que a ciência responder essa pergunta com clareza talvez possa haver uma resposta
a matéria aqui é densa ...
Galera, algum de vocês já tiveram uma sensação que existe algo errado? Que a nossa "realidade" não é como pensamos que ela é?
Tive vários insights acerca disso em minhas trips com cogumelos, o que me levou a um estado de profunda reflexão. Como se este mundo não fosse nada além do que uma simulação holográfica, e, consequentemente, nossa vida e os acontecimentos também.