Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático A+ Albino do Gnomo - A volta dos que não foram

Diário de cultivo problemático.
Salve salve meus queridos!

Eu sempre tô por aí, indo e voltando, então eu senti e acatei a vontade do Universo em me trazer de volta aqui e cá estamos! Casa nova, bate uma saudade do CM massss pouco mudou. Um fórum transgênero (ou seria drag? hahaha).

Vamos as honras. Comecei um cultivo de A+ albino proveniente de um carimbo de alguém aqui do fórum, cabra da peste, mas sinceramente não lembro quem (se você lembra, quele abraço meu velho!).
Poucas fotos galera, poucas. Não há muito pra se ver. O de sempre: arroz integral, pó de casca de coco (aqui não acho vermiculita e não vou comprar pela net) e água mineral. Seringa 10ml carregada de esporos, hidratada por 48h (preguiça hahah)

Aqui tem uns registros de 8 dias pós inoculação:
lGwu4D.jpg
lbFZFx.jpg
Op5gHS.jpg

decifra-me ou devoro-te
AlHeWE.jpg


Por hoje é só, pessoal!
E vamo que vamo mofando :LOL:
 
Ah faz todo sentido, vou me utilizar de uma igual então, pois aqui no nordeste faz muito calor de tarde, cerca de 30 ºC
Fala conterrâneo. Venho utilizando o método da garrafa congelada desde o primeiro cultivo, e olha que foi no verão. E deu certo.
O esquema é o seguinte, faz como o @GnomoLok disse, como venho fazendo. Sempre tenho duas garrafas (hoje uso de 500ml sprite, por ser mais fina), uma fica no congelador enquanto a outra no terrário, sempre que necessário faz a troca. Geralmente faço ao meio dia, assim passa a tarde inteira com uma garrafa congelada. Mas esse esquema pode variar de cultivador a cultivador. Boa sorte :)
 
Pequena atualização: O micélio começou a tomar a camada do roll, em alguns pontos está assim, algodoado. Esse é o micélio aéreo? Seria falta de troca? Fiz mais dois furos, nas laterais, agora são 4 furos equidistantes cobertos com touca cirúrgica (pouco restritiva) e com 4 ou 5 trocas forçadas/dia.

02.jpg 03.jpg

Que me dizem? Preciso de mais O2,umidade, ou sigo assim que vai? :roflmao:
 
Tá tudo certo, mantenha assim que logo vai ter os frutos.
 
Tá tudo certo, mantenha assim que logo vai ter os frutos.

Valeu @tupy !

Att de hoje: mais um bolo dunkado e rolado, agora no terrário. O outro que sobrou (o 4º bolo) tinha green mold na parte de cima, não dava pra ver pela lateral. Devidamente outdoorizado.

Então temos 2 bolos inteiros e um que rachou, no terrário. O primeiro tá bem promissor, vai pinar essa semana ainda, creio.

VAMO QUE VAMO
 
Pequena atualização: O micélio começou a tomar a camada do roll, em alguns pontos está assim, algodoado. Esse é o micélio aéreo? Seria falta de troca? Fiz mais dois furos, nas laterais, agora são 4 furos equidistantes cobertos com touca cirúrgica (pouco restritiva) e com 4 ou 5 trocas forçadas/dia.

View attachment 99224 View attachment 99225

Que me dizem? Preciso de mais O2,umidade, ou sigo assim que vai? :roflmao:

Isso tá com cara de trichoderma. Como estão esses bolos no momento?
 
Isso tá com cara de trichoderma. Como estão esses bolos no momento?

Não muito diferentes, tomaram mais partes do roll e continuam algodoados. Creio que já tem primórdias. É cubensis, dá pra saber pelo cheiro quando abro o terrário. Pode ser que, talvez, tenha tricho. Mas se tinha, o cubensis atropelou pois não vejo mais nada além do micélio dele.
 
Não muito diferentes, tomaram mais partes do roll e continuam algodoados. Creio que já tem primórdias. É cubensis, dá pra saber pelo cheiro quando abro o terrário. Pode ser que, talvez, tenha tricho. Mas se tinha, o cubensis atropelou pois não vejo mais nada além do micélio dele.

Se puder posta mais fotos aí para dar uma olhada. Nunca vi cubensis vencer trichoderma. Geralmente quando trichoderma aparece é o fim de tudo, hehe. Mas que bom que os pins já estão vindo!
 
Bom, então realmente não era tricho ahhahaha

Depois tento umas fotos melhores, mas a câmera do celular não colabora. Mas é isso, tem micélio de cubensis pelo bolo todo, onde é visível. nem sinal de qualquer contaminação.
 
Galera, é bem triste, mas eu abandonei esse cultivo. De alguma maneira entraram formigas minúsculas no terrário, o bolo mais promissor começou a excretar essa madrugada, eu tinha conseguido barrar as formigas mas elas voltaram em peso. No calor do momento, eu fiquei muito frustrado por tudo o que vem dando errado acerca desse cultivo, em especial, dessa strain. Parece uma maldição.

Quebrei os bolos e pus na terra, se der algo será bem vindo. Desmontei o terrário, vou limpar e estudar uma maneira de vedar a tampa. Elas entravam pela frestinha da tampa. Tenho outro cultivo de B+ iniciado, vou me dedicar a ele e a alguma outra strain que eu receba, no momento so tenho um resto do print do AA+ mas no momento não me interesso em cultivar eles. Acho que preciso de uns dias pra me centrar e tomar coragem denovo.

Que fique de aviso pros iniciantes como eu: não afrouxem a rédea para com os cuidados no cultivo. Toda a sorte de desgraça acontece para aquele que é incauto.

Bom, tenho uma seringa de AA+ pronta, talvez final de semana eu inocule e a gente continua esse diário. Pode colocar problemático ou encerrar. Não tem problema.

Eu vou voltar e dar na cara desses albinos que eu posso cultivar eles SIM.
 
Galera, é bem triste, mas eu abandonei esse cultivo. De alguma maneira entraram formigas minúsculas no terrário, o bolo mais promissor começou a excretar essa madrugada, eu tinha conseguido barrar as formigas mas elas voltaram em peso. No calor do momento, eu fiquei muito frustrado por tudo o que vem dando errado acerca desse cultivo, em especial, dessa strain. Parece uma maldição.

Quebrei os bolos e pus na terra, se der algo será bem vindo. Desmontei o terrário, vou limpar e estudar uma maneira de vedar a tampa. Elas entravam pela frestinha da tampa. Tenho outro cultivo de B+ iniciado, vou me dedicar a ele e a alguma outra strain que eu receba, no momento so tenho um resto do print do AA+ mas no momento não me interesso em cultivar eles. Acho que preciso de uns dias pra me centrar e tomar coragem denovo.

Que fique de aviso pros iniciantes como eu: não afrouxem a rédea para com os cuidados no cultivo. Toda a sorte de desgraça acontece para aquele que é incauto.

Bom, tenho uma seringa de AA+ pronta, talvez final de semana eu inocule e a gente continua esse diário. Pode colocar problemático ou encerrar. Não tem problema.

Eu vou voltar e dar na cara desses albinos que eu posso cultivar eles SIM.


Em vez de fechar o terrário, você pode colocá-lo suspenso em um recipiente com água. Outra coisa que ajuda a afastar formigas é colocar cravos dentro do álcool e limpar em volta todos os dias. Se bem que logo vem o inverno e as formigas somem.

Não desanime. Logo você vai conseguir ter um belo cultivo. Estou te enviando o carimbo de MDK amanhã à tarde, deve chegar dentro da próxima semana.
 
Em vez de fechar o terrário, você pode colocá-lo suspenso em um recipiente com água. Outra coisa que ajuda a afastar formigas é colocar cravos dentro do álcool e limpar em volta todos os dias. Se bem que logo vem o inverno e as formigas somem.

Não desanime. Logo você vai conseguir ter um belo cultivo. Estou te enviando o carimbo de MDK amanhã à tarde, deve chegar dentro da próxima semana.

Poxa, valeu as dicas @coguosho ! Vou bolar uma maneira de isolar as formigas do terrário. Deixa comigo, não vou desistir não. Só to curtindo meu luto por enquanto hahahaha

Grato mesmo!
 
Fica triste não @GnomoLok

Tenho fé que dará certo. Essas formigas acham sempre uma fresta, é impressionante!

Mandando good vibes for you, friend.
 
Valeu Finga!

Sim, elas são um sucesso evolutivo justamente por isso hahahahah

Vamo que vamo! Já to bem animado, hoje preparo mais uns bolos e amanhã inoculo com AA+ e vamos tirar frutos dessa vez! E prints!

Abraço
 
Não tive muito tempo de presta atenção no seu cultivo amigo, é uma pena... mas vamos um passo de cada vez, as vezes esse cultivo não deu certo por motivos maiores, quem sabe?

Estou na torcida pelos próximos cultivos e sempre mandando good vibes. :)
 
Atualizações de hoje, galera:

Nos últimos 3 dias, começou a fazer um friozinho durante uma boa parte do dia, madrugada chegando a 18ºC ou menos. Comprei aquecedor de aquário com termostato e um termômetro externo, para a incubadora. Os copos de AA+ serão inoculados amanhã, e ir pra essa incubadora com temperatura constante em 26ºC, junto dos B+.

Montei uma Glovebox, agora eu tô profissional e pronto pra erradicar com contaminações! :sneaky::sneaky::sneaky:

Caixa organizadora de 53 litros, só tinha na cor preta. As transparentes eram todas menores e não caberia a panela de pressão + seringas e ter o espaço para trabalhar. Essa dá perfeito pra uma PP 4,5L.
20170401_150810.jpg

Usei garrafa pet como "anel" para servir de suporte para a luva, dentro da glovebox. (Patroa ajudando nas fotos hahahaah)
20170401_150846.jpg

Cortei a caixa com faca quente, na largura correta dos anéis de pet (aquele centro liso da garrafa de 2L). Encaixei, vedei por dentro e por fora com cola quente, cuidando pra não ficar nada aberto. Bem lacradinho.
20170401_151533.jpg 20170401_151550.jpg

Usei uma luva multiuso soft, mais fina, do tamanho M, que me serve. É bom o tamanho certo pra dar precisão na hora de inocular e fazer seringa também. A luva foi colocada no anel de pet, em seguida fixada e lacrada no lugar com isolante (igual do manual do mundo, não tinha preta :fumar:)
20170401_151542.jpg

Como a tampa era preta, não tive jeito. Cortei e coloquei plástico filme até achar um bom subsituto. Colado com fita também, bem vedado e esticadinho.
20170401_155328.jpg

Bônus: meio Breaking Bad feels :blackalien::greyalien:
20170401_155341.jpg

É isso pessoal. Enquanto vos escrevo a panela chia com 3 copos (o que cabe nela) que amanhã receberão esporos de AA+, se juntarão à seus irmãos B+ na incubadora com temperatura controlada e esperar colonizar. Junto nessa PP tem um pedaço de papelão hidratado, esterilizando numa tampa de metal, onde vou colocar um pedaço de estipe (fresco) de Pleurotus sp. que consegui. Tentar produzir um spawn limpo.

Espero que com a glovebox eu elimine qualquer contaminação possível, assim como tirar carimbos limpos e perfeitos, poder disseminar strains com a consciência tranquila de não gastar o tempo e dinheiro de ninguém com contaminações.

Por hoje é isso, moçada. E VAMO QUE VAMO que daqui um tempo vamos ter muitos píleos abertos nesse diário!:roflmao::roflmao::roflmao:

Abraço a todos que estão acompanhando e dando aquela força.
É nois :feliz:
 
Por hoje é isso, moçada. E VAMO QUE VAMO que daqui um tempo vamos ter muitos píleos abertos nesse diário!


GnomoLok, novo cultivo, novo diário, por favor.
 
GnomoLok, novo cultivo, novo diário, por favor.

O.k.

Mas esse diário vai ficar aqui, flutuando, como problemático? Na realidade eu não soube como proceder.

Vamos pro outro diário então, pessoal, já que a meta é socar o fórum de tópicos. :roflmao:

Brincadeira, não quero tretas, amo vcs adms :p
 
Última edição por um moderador:
Back
Top