Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 6ª - Thai Koh - Agora vaí!!!

Diário de cultivo completo.
Falaí galera!!!

Ufa! Desta vez está dando certo!

Cultivo da raça: Thailand Koh Samui
Fornecedor: amigo cultivador "A" :pos:
Data de inoculação: 13/08 (ao meio dia)
Data de germinação: 16/08 (onde foi possível visualizar os focos de micélio

- Descrição das técnicas usadas:

-> 3 copos PF (receita 2 vermiculita/1 água mineral/1 farinha de arroz integral parbolizado)

-> 4 potinhos PP de 250ml c/ tampa (trigo), sendo que 1 contaminou.

Os copos PF:

Receita basiquérrima, porém com a adição de 1 passo que segue abaixo:

Após ter feito os copos e te-los coberto com papel alumínio, deixei "descansar" por 24 horas. Assim, se houver esporos ou endoesporos contaminantes q suportem temperaturas acima de 100ºC, eles irão germinar, e seja lá oq sair desses esporos/endoesporos, morrerá na esterilização.

Deixei uma camada de vermiculita seca no fundo dos copos e no topo do copo. Coloquei no fundo pra num ficar água empoçada, e no topo pra servir como selo contra possiveis contaminações invasoras.


Os Potes de trigo

Trigo em grão, hidratado por 24 horas em água mineral, escorrido, lavado, e cozido em panela normal com água mineral por 30 minutos para amolecer sua casca.

Num tem nada demais, apenas o pré-cozimento feito.

---------------------
A Esterilização foi feita básica, em panela de pressão. Após pegar pressão, contando 1 hora de tempo de esterilização. Atenção! É importante deixar no MÍNIMO 1 hora em esterilização os grãos, pois nossas panelas de pressão (as brasileiras) num pegam mais que 110ºC, apenas as americanas de 15 PSI chegam a isso. Qto menor a tmeperatura, mais tempo é necessário para esterilizar principalmente grãos que costumam ter endoesporos. :pos:

-----------------------
A seringa foi um passo interessante:

Limpei todo o chão da cozinha com água sanitária + água + desinfetante comum pq num encontri meu frasco de lysol.

Fechei todas as entradas/saídas de ar da cozinha.

Fiz no fogão, sobre uma forma de bolo retangular limpa, com as OUTRAS bocas do fogão acesas. Usei um potinho de coleta de urina esterilizado, seringa, agulha, e água de injeção.

Foi bem básico e rápido!

Deixei hidratando na geladeira por 24 horas.

------------------------
A inoculação foi a mais calma q jah fiz: na mesa da cozinha!
Tava cansado do banheiro!

Limpei a mesa de mármore com Veja Multiuso c/ Alcool :D

E o chão o memso esquema da confecção da seringa.

Antes de cada inoculação, eu passava um paninho com veja sobre as tampas de papel aluminio. Depois dos furos eu cobria com uma outra folha de papel aluminio. Os potes eu fechei com fita crepe e durex.
----------------------------------------------------------

Observaçôes:

- A temperatura infuencia MUITO o crescimento das criancinhas. Na semana do dia 13 ao dia 20 fez muito calor, chegando aki a 32º. Do dia 17 ao dia 20 o micélio chegou a crescer 40% :eek: .

->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->

Seguem as fotos tiradas no dia 17 de agosto, sendo a 3ª foto o pote contaminado por bolinhas pretas do além :eek: :
IMG_0001.jpgIMG_0003.jpgIMG_0005.jpgIMG_0008.jpgIMG_0013.jpg

Fotos do dia 21:

Vejam a diferença que 4 fias fazem no calor :D :rolleyes:

HJ eels estão muito maiores, e um outro ocpo q inoculei nesse sábado jah germinou ontem.

2 Desses 3 copos PF estão ocm 90-95% colonizados, faltando apenas o fundo do copo.

HJ a noite ovu fazer 1 casing com 1 potinho de trigo q apareceu 2 grãos com thrichoderma. Está ocm 80% de crescimento micélial o P. cubensis, mas memso asim kero tirar esses grãos com trichoderma, assim sendo, jah faço o casing, ora, se ovu estar abirndo, q abra e jah faça o casing.
P8214972.jpgP8214974.jpgP8214976.jpgP8214966.jpgP8214977.jpg
 
Última edição por um moderador:
estão lindos E115, BOA SORTE NO RESTO DO CULTIVO! =)
só uma coisa... não acho legal colocar o nick do usuário que te forneceu o carimbo! leia os tópicos falando sobre segurança e tal que vc vai entender o porquê! ;)

paz e luz :luz:
 
parabens pelas fotos de seu cultivo, te adoro cara. Torço por vc. :D
 
sonnekonig disse:
estão lindos E115, BOA SORTE NO RESTO DO CULTIVO! =)
só uma coisa... não acho legal colocar o nick do usuário que te forneceu o carimbo! leia os tópicos falando sobre segurança e tal que vc vai entender o porquê! ;)

paz e luz :luz:

Falaí!

Então, eu li e num entendi o pq num colocar :(

Eu pedi a permissão dele, e ele me concedeu, pq num oclcoar? aki num tem nada de INSEGURO se ue colocar o nome dele. Podem pensar ser anti-ético, mas se pra ele num for, então... hehehe

Valew!
 
exatamente, se ele te liberou então o problema passa a ser dele entre aspas! :)
acontece que pode entrar gente aki não tão interessada assim NO CULTIVO, e sim nos CULTIVADORES... e ai vão saber que ele além de cultivar, distribui "sementes", apoia o cultivo, uso e tal de cogumelos, você deve me entender! cogumelos psico-ativos são proibidos! ;)
foi só um toque que eu resolvi dar, mas faz o q tu queres, mesmo não sendo tudo da lei! hehe

abraços!

paz e luz :luz:
 
Bonito culivo E, tomara que de tudo certo :pos:

Estamos torcendo :)
 
Agora vaiiii :D :D , gio o micelio ta lindo, logo sentirar o cheiro doce de les, que vc tenha sucesso nesse cultivo...
abraços :luz: :pos:
 
Bonito cultivo, ótima strain.

Como você fechou os copos? Vi que foi com papel alumínio mas parece que eles estão soltos, sem elásticos ou fita.

Boa Sorte :pos:
 
LINDOS !!!
parabéns!
tou torcendo pelo seu cultivo! agora ou VAI ou RACHA!:D
 
acabei falando sobre o nick do kra q te cedeu o carimbo e nem desejei boa sorte né?!?! ufsdihaofudsa as melhores vibrações pra ti! ;) agora dá! hehe

mortandelo disse:
LINDOS !!!
parabéns!
tou torcendo pelo seu cultivo! agora ou VAI ou RACHA!:D
tem um candidato a não sei o que, que chama Rocha.... ele fala "AGORA OU VAI OU ROCHA!" hahaha é muito ruim! :eek:
 
viridis disse:
Como você fechou os copos? Vi que foi com papel alumínio mas parece que eles estão soltos, sem elásticos ou fita.

Logo após a esterilização e, após a panela esfriar e sair a pressão, retirei os copos e grudei o papel aluminio com o copo passando fita durex, e, dpeois da inoculação eu apenas coloquei outra folha de papel aluminio, sem fechar com durex, foi isso :)

----------------------------------------------------------
E ontem fiz 1 casing com 1 dos potes de trigo.

Akele q havia uns grãos com tricho. Eu removi todos os graos contaminados que eu pude.

Casing feito com 1/1 = vermi/fibra de coco em pó + água mineral, esterilziado tudo no microwave por 8 min.

obs.: tive q umedecer novamente a camada de casing depois de ter colocado o material sobre o substrato pq a esterilização fez com que perdesse muita umidade.

Esperando agora para algum tekinho de micélio aparecer na superficie :)

Abraços
 
obs.: tive q umedecer novamente a camada de casing depois de ter colocado o material sobre o substrato pq a esterilização fez com que perdesse muita umidade.

Isso acontecia muito comigo também, a solução é colocar água a mais para evaporar, com o tempo vc chega num ponto certo, onde essa água em exesso não vai sobrar depois, eu achei meu ponto bem no olhometro mesmo.

Boa sorte e boa frutificação do casing :pos:
 
Só 1 coisa q axei estranha desse pote de trigo q usei como casing: Ele estava com um cherio peculiar de fermento de pão, só q mais ofrte q o fermento de pão, talvez um cheiro de fermentação. Problema :confused: ?
 
Opa! Então, Gio.. Como muitos já falaram aqui pra vc (e acho melhor sobrar do q faltar!), boa sorte nessa sua nova empreitada! hehehehe

Com perceverança se chega lá.. Teu bolos estão ótimos! Depois tenta mandar uma foto do casing confeccionado!! :p:

Ahh! Conselho q te dou por experiência própria... Evite "cheirar" contaminações, pois é prejudicial à saúde..

Abraços e mais uma vez, boa sorte! :pos:
 
Law RJ disse:
Ahh! Conselho q te dou por experiência própria... Evite "cheirar" contaminações, pois é prejudicial à saúde..

iso eu sei, mas num enfiei o nariz na contaminação. Qdo ue tav transferindo o substrato pro potinho de casing foi quando senti o cheiro. Eu jah vi oq o Cygnus disse sobre enfiar no nazo na contaminação :p:
 
E115 disse:
Akele q havia uns grãos com tricho. Eu removi todos os graos contaminados que eu pude.

Se você tiver tempo e espaço fora de sua casa seria uma ótima opção colocar esses pedaçõs saudáveis de micélio para evoluir em out. Não teria gastos e nem esforços, só teria mesmo que deixar úmido o que seria super fácil.

Sob cheirar contaminações....

Como já tive a indesejável visita do duende verde Trichoderma harzianum tive, infelizmente, que sentir seu cheiro. É mal e tal sentir o cheiro mas em cultivo indoor um simples duende verde não poderia matar uma pessoa só mesmo causar alergias. Agora se o cultivador teve o azar de deparar-se com Aspergillus sp ae a história muda. Teve casos de eu levar placas de pétri para o laborátorio para serem destruidas com o devido cuidado.
 
Obrigado à todos pelas good vibes e congradulações :D

-----------------------------------------------------

Atualizando.

Os copos estão muito bem, obrigado :D . E Outros copos jah germinaram, q eu havia começado outro cultivo com a mesma seringa (parece q estou dando sorte agora com bolos PF). Porém, akele casing q eu fiz até agora num apareceu nada na sueprficie, e acredito q esteja "contaminado" pela levedura de pão. Se estiver axo q posso dar adeus pq ela produz álcool :eek: . Mas blz, valeu a pena. Vamso seguir com os outros copos :)

Amanhã ou segunda eu axo q darei outra atualizada pra mantar vcs bem informados.

Have a good harvest!
 
Olá meu amigo maravilhoso. Eu bem sei do seu empenho em relação a esses cultivos.. eu estou torcendo para tudo dar certo...:D

beijo no coração.;)
 
arrumou uma bombinha de aquario pra fazer a oxigenaçao do terrario? acredito que meus OTIMOS resultados sejam por conta da bombinha+ aquecedor na agua+ um pedra porosa injetando ar fresco DIRETO dentro do terrario. fica barato, se comprar um aquecedorzinho de 12 watts sai por no maximo 15 reais. a bombinha de 60 litros de uma marca generica (60 litros de AR / hora) custou tb 15 reais, + dois metros de mangueira de aquario e 2 pedras porosas. gasto total : jah tinha aquario, mas ele vale 35 reaisentao:

35+ 30+4 = 69 reais TOTAIS de custo com terrario. acho BEm em conta, se vc ver que eh um investimento unico . eu fiz as contas de todo meu cultivo até o momento, e vi que nesse primeiro indoor o custo total/grama saiu por R$4,50 pra praoduzir, mas esse valor tente a se reduzir a cada n0ovo flush.
o unico dinheiro que vai embora todo mês eh da energia elétrica, que pelas minahs contas tem gastado 14 reais/mês com o cultivo/iluminaçao/ventilaçao.
os ingredientes do bolo eu gastei em tudo no total 20 reais(vermi+farinha arroz+ cremogema+ pó de coco) ... e nao tenho que renovar os estoques por um BOM tempo.
:)
 
Back
Top