Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 6ª - Thai Koh - Agora vaí!!!

Diário de cultivo completo.
Falaí galera!!!

Ufa! Desta vez está dando certo!

Cultivo da raça: Thailand Koh Samui
Fornecedor: amigo cultivador "A" :pos:
Data de inoculação: 13/08 (ao meio dia)
Data de germinação: 16/08 (onde foi possível visualizar os focos de micélio

- Descrição das técnicas usadas:

-> 3 copos PF (receita 2 vermiculita/1 água mineral/1 farinha de arroz integral parbolizado)

-> 4 potinhos PP de 250ml c/ tampa (trigo), sendo que 1 contaminou.

Os copos PF:

Receita basiquérrima, porém com a adição de 1 passo que segue abaixo:

Após ter feito os copos e te-los coberto com papel alumínio, deixei "descansar" por 24 horas. Assim, se houver esporos ou endoesporos contaminantes q suportem temperaturas acima de 100ºC, eles irão germinar, e seja lá oq sair desses esporos/endoesporos, morrerá na esterilização.

Deixei uma camada de vermiculita seca no fundo dos copos e no topo do copo. Coloquei no fundo pra num ficar água empoçada, e no topo pra servir como selo contra possiveis contaminações invasoras.


Os Potes de trigo

Trigo em grão, hidratado por 24 horas em água mineral, escorrido, lavado, e cozido em panela normal com água mineral por 30 minutos para amolecer sua casca.

Num tem nada demais, apenas o pré-cozimento feito.

---------------------
A Esterilização foi feita básica, em panela de pressão. Após pegar pressão, contando 1 hora de tempo de esterilização. Atenção! É importante deixar no MÍNIMO 1 hora em esterilização os grãos, pois nossas panelas de pressão (as brasileiras) num pegam mais que 110ºC, apenas as americanas de 15 PSI chegam a isso. Qto menor a tmeperatura, mais tempo é necessário para esterilizar principalmente grãos que costumam ter endoesporos. :pos:

-----------------------
A seringa foi um passo interessante:

Limpei todo o chão da cozinha com água sanitária + água + desinfetante comum pq num encontri meu frasco de lysol.

Fechei todas as entradas/saídas de ar da cozinha.

Fiz no fogão, sobre uma forma de bolo retangular limpa, com as OUTRAS bocas do fogão acesas. Usei um potinho de coleta de urina esterilizado, seringa, agulha, e água de injeção.

Foi bem básico e rápido!

Deixei hidratando na geladeira por 24 horas.

------------------------
A inoculação foi a mais calma q jah fiz: na mesa da cozinha!
Tava cansado do banheiro!

Limpei a mesa de mármore com Veja Multiuso c/ Alcool :D

E o chão o memso esquema da confecção da seringa.

Antes de cada inoculação, eu passava um paninho com veja sobre as tampas de papel aluminio. Depois dos furos eu cobria com uma outra folha de papel aluminio. Os potes eu fechei com fita crepe e durex.
----------------------------------------------------------

Observaçôes:

- A temperatura infuencia MUITO o crescimento das criancinhas. Na semana do dia 13 ao dia 20 fez muito calor, chegando aki a 32º. Do dia 17 ao dia 20 o micélio chegou a crescer 40% :eek: .

->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->

Seguem as fotos tiradas no dia 17 de agosto, sendo a 3ª foto o pote contaminado por bolinhas pretas do além :eek: :
IMG_0001.jpgIMG_0003.jpgIMG_0005.jpgIMG_0008.jpgIMG_0013.jpg

Fotos do dia 21:

Vejam a diferença que 4 fias fazem no calor :D :rolleyes:

HJ eels estão muito maiores, e um outro ocpo q inoculei nesse sábado jah germinou ontem.

2 Desses 3 copos PF estão ocm 90-95% colonizados, faltando apenas o fundo do copo.

HJ a noite ovu fazer 1 casing com 1 potinho de trigo q apareceu 2 grãos com thrichoderma. Está ocm 80% de crescimento micélial o P. cubensis, mas memso asim kero tirar esses grãos com trichoderma, assim sendo, jah faço o casing, ora, se ovu estar abirndo, q abra e jah faça o casing.
P8214972.jpgP8214974.jpgP8214976.jpgP8214966.jpgP8214977.jpg
 
Última edição por um moderador:
Hehe, num tenho $tempo$ de fazer tudo isso :)

foi qse todo meu salário com meu salário ocm meu mp3 player novo q comprei.
 
Atualizando.

Bem, o terrário teve alguns problemas e eu tive q improvisar, então os 2 bolos q estão 100% colonizados eu coloquei em dunk na geladeira com água mineral + 9% de água oxigenada

Segue as fotos.

PS. desculpem as péssimas fotos, mas é a camera :)
IMG_0003.jpgIMG_0009.jpgIMG_0013.jpgIMG_0018.jpgIMG_0014.jpg
 
:luz: fala gio blzzz, seus filhos estão massa mesmo, se vc acha que dunkalos foi a melhor opçao pra vc eu tb tive uma boa produçao com um bolinho assim, lindos frutos por sinal, quando faço dunk eu deixo praticamente sem ar, coloco o bolo e coloco agua mineral e deixo na geladeira na tapeware por 20 hrs...
sorte pra vc! :) :)
:pos:
 
Só uma dica: Para dar um bom afogamento (dunk) é necessário que eles fiquem totalmente submersos, e não boiando como você fez ;)

As fotos não estão tão ruins não, que belo micélio você tem ai hein :)

Boa sorte na frutificação, que você tenha uma boa colheita.

Só não tire o direito deles de esporularem :p: (mesmo que seja no carimbo)

indisp.png

Coloque uma esponja para segura-los submersos ;)
 
Sim, Psilo e allan, jah os transferi para 2 potes menores e 100% inundados :D
 
Gostei da primeira foto. Rizomorfas bem visiveis sinal que você terá um boa produção. Vamos aguardar o primeiro flush.
 
parabéns por enquanto E115! :D
achei interessante as fotos do dunk... nunca tinha visto!
ótimo! :D
boas frutificações!
 
viridis disse:
Acho muito difícil essa técnica de dunk. Aposentei essa e passei injetar água nos bolos ainda vedados.

Nossa, pq difícil? é tão simples!

Bem, em um outro bollo meu q tah qse 80% eu vou injetar pra ver como é.

Até hj num apareceu nenhum pin.... e faz ...ahm... domingo.... 3 dias!

Espero q num dmeore pra aparecer! To ficando nervoso já! Hehe

Amanhã eu vou comprar um isopor grande e uma bombinha de aquário. Vou fazer um terrário de GENTE.

Abraços!
 
fala giocomo andam as coisas por ai? tb achei legal a ideia de injetar agua nos copos ainda vedados, porem eu sempre fiz o modo tradicional e não tive problemas :) ...
sorte :luz: :pos:
 
E115 disse:
Nossa, pq difícil? é tão simples!

Bem, em um outro bollo meu q tah qse 80% eu vou injetar pra ver como é.

Até hj num apareceu nenhum pin.... e faz ...ahm... domingo.... 3 dias!

Espero q num dmeore pra aparecer! To ficando nervoso já! Hehe

Amanhã eu vou comprar um isopor grande e uma bombinha de aquário. Vou fazer um terrário de GENTE.

Abraços!


Acredito que usei a palavra errada. Não seria difícil mas com muito mais chances de contaminar todo produto final e desperdiçar tempo e $.
A técnica de dunk é boa e é de sucesso garantido e veja só... você tem mais de uma opção para escolher. Na verdade três.
*Injetar água nos bolos;
*Dunk &
*Dunk n´ roll.

Fica por sua escolha :pos:
 
viridis disse:
Acredito que usei a palavra errada. Não seria difícil mas com muito mais chances de contaminar todo produto final e desperdiçar tempo e $.
A técnica de dunk é boa e é de sucesso garantido e veja só... você tem mais de uma opção para escolher. Na verdade três.
*Injetar água nos bolos;
*Dunk &
*Dunk n´ roll.

Fica por sua escolha :pos:

Na verdade jah fiz dunk'n'roll com os 2 bolos q estão no terrário... por isso agora kero experimentar a injeção de água.

------------------------------------------------------------------------
Comrpei um isopor de 40 litros, grande, legal. Fiz uma abertura na tampa dele.

No fundo coloquei água + argila expandida q eu havia deixado anteirormente de molho em água ocm candida por 15 minutos, e depois enxaguada.

Num potinho num dos cantos do terrário coloquei água e foi onde deixei o caninho da bombinha de aquário com pedra porosa.

Na loja haviam 3 modelos de bombinhas:

a primeira custava 15 reais e tinha a potencia "+", porém era barulhenta;
a segunda custava 25 reais e tinha a pontencia "++", e era bem mais silenciosa;
a terceira era como a segunda, só q a potência era "+++", e possuia 2 saídas de ar.

Acabei comprando a segunda.

Estou pensando em fazer umas aberturas na parte lateral-superior do isopor e revestir os buracos com plastico PVC pra entrar melhor a luz solar.
 
cogumelos nao sao plantas, a luz nao é tao necessaria assim no cultivo. eu utilizo somente uma janela aberta e estou tendo ótimos flushs.
nao rasgue seu isopor. a troca de ar será suficiente se sua bomba (++) for maior que 30 litros /h (pelo preço que vc pagou, acredito que seja uma 60 l/h igual a minha.)
 
mortandelo disse:
nao rasgue seu isopor. a troca de ar será suficiente se sua bomba (++) for maior que 30 litros /h (pelo preço que vc pagou, acredito que seja uma 60 l/h igual a minha.)

Se vc ler bem, verá q oq kero dizer é q vou fazer aberturas, depois as cobrirei com plastico ,apenas pra luz poder passar :):)
 
E isso ai meu camarada. Meu terrário e de isopor, de 20 litos, bem pequeno, só coube um casing, a argila expandida no fundo e um copo com aguá onde a bombinha de aquário funciona. Ate hoje, nada de pins, porém a superfície já está aparecendo o micélio, e bem bonito. Sorte no cultivo. :D
 
Calango disse:
Ate hoje, nada de pins, porém a superfície já está aparecendo o micélio, e bem bonito.

cuidado com esse micélio hein! Axo melhor vc remendar esse casing senaum pove virar um overlay se num aparecer pins logo!

Valew pelas good vibes, e good vibes pra vc tbm!!! :D
 
Atualizando
------------------------------------

8 dias após o aniversário dos bolos (ou seja, ontem), eu pude ver o aparecimentos dos pinszinhos lindos!!!!

Vou colocar as fotenhas.

Hj coloquei mais um bolo no terrário e TODOS os potes de trigo deram errado (vide Cultivo básico > Preparação de Substratos > Trigo - algumas considerações)

Tenho uma novidade para o pessoal do fórum, mas na verdade quem merece os créditos pela novidade´e o Shroower. Mas podem ficar se remodendo de curiosidade pq ainda num vou falar oq é :D
IMG_0002.jpgIMG_0003.jpgIMG_0004.jpgIMG_0005.jpgIMG_0006.jpg
 
Parabens E115 :pos:

Demorou mas felicidade de ve-los nascer compensou não é??

Boa colheita colega :)





Tenho uma novidade para o pessoal do fórum, mas na verdade quem merece os créditos pela novidade´e o Shroower. Mas podem ficar se remodendo de curiosidade pq ainda num vou falar oq é

ED/Dica: Fica fazendo misteriozinho que o povo na ancia de querer saber o que é acaba (involuntariamente é logico) miando a sua experiencia - comente sobre ela apenas depois de terminada, sendo sucesso ou sendo falha - além do que deixar a gente curioso é maldade hehehe
 
È VERDADE!
isso me lembra do manual de COMO DEIXAR UM CURIOSO PREOCUPADO 24 horas: amanha eu te conto!
como MATAR um curioso : agora enfezei e nao conto mais!
:)
E-115 LINDOS LINDOS LINDOS SEUS MENINOS! sairam gordinhos embaixo e grandinhos em cima ! qui buniteza rapais! Torço muito por seus cultivos, vc sabe! e tenho certeza que dessa vez vc terá razao ao Dizer: AONDE FOI PARAR MINHA SANIDADE!
Gracias, e mantenha-nos informados fotograficamente.
 
hahaha!

Bem, pelo menso meu projeto o povo ainda num sabe, mas vou elaborar com o shroower. eu e ele estamso esperando resultados positivos. :pos:

Valew pelas goodvibes gente, vcs sabem como sofri pra conseguir que 1 cultivo desse certo! Thanksssssss
 
Back
Top