Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 5º Cultivo - MDK - PF Tek, o Retorno

Diário de cultivo completo.
Falae, galerinha do bem que vive altas aventuras em cultivos fúngicos muito loucamente psicodélicos! Belezinha? :p

Venho, do alto da cadeira em frente ao computador, declarar oficialmente que Habemus Mcelium :eba:!

Dei início ao quinto cultivo de cubensis com as seguintes características:
  1. Carimbo: da strain MDK, obtida com @Lwalker :);
  2. Seringa: usei 5 mililitros da seringa que sobrou do quarto cultivo para 5 copos, cada um com dois furos = 0,5 ml por furo - finalmente dominei a quantidade que sai da seringa:teo_ninja:! Foi tudo bem até o último furo do quinto copo, em que na seringa praticamente só tinha ar, pela pequenas perdas a cada aplicação. Então é sempre bom contar com um pouquinho a mais na seringa, mesmo que vá fazer inoculação com volume exatos;
  3. Substrato: 2/4 de vermiculita, 1/4 de água e 1/4 de arroz integral um pouco moído no moedor de café;
  4. Esterilização: cinco copos em duas PP por 1 h e 30 min;
  5. Inoculação: enchi o banheirinho de álcool 70% para esterilização do ambiente, mais luvas de látex, touca e máscara cirúrgicas. Feito no dia 10/11/2015. Detalhe é que as panelas de pressão ficaram aguardando a inoculação por mais de 48 horas, mas não houve contaminação visível até o momento.
  6. Tek: PF Tek, que eu juro nunca mais abandonar :love:, depois que eu tentei com a Tek casing e não deu nem 10% da produção esperada ==> "Foi preciso perder / pra aprender a valorizar / a PF Tek de fé / a PF Tek de fé"... :roflmao:

Agora a foto:
20151116_182951.jpg Micélio visível em todos, exceto no de cima. Ocorre que esse último a camada de vermiculita ficou abaixo da agulha de inoculação, porque esse copo usou os restos do substrato, então não encheu o máximo. Resultado: até o momento, nada.

A minha crítica com outras técnicas que não seja PF Tek é bem simples: não são produtivas com tanta simplicidade. Não é sem razão que desde sempre é o tipo de cultivo recomendado para iniciantes... Agora, se iniciantes já conseguem um grande rendimento, imagina com experiência ;)! Além disso, eu sou bem enrolado, o que se vê pelas 48 horas que deixei as panelas frias antes de inocular :LOL:. Então simplicidade é um critério fundamental pra mim, dos mais determinantes.

Claro que cada tipo de cultivo possui uma vantagem, mas fora PF Tek, somente técnicas de isolamento em placas de petri me interessam, porque adicionam possibilidades que o PF Tek não consegue no controle da strain. Ficará, no entanto, pra um futuro relativamente distante :ler:.
 
Última edição:
Fiquei curioso para ver os resultados desse cultivo aí... Bom diário!

Tenho usado milho, mas vou tentar centeio da próxima vez.
Desculpa usar seu tópico, mas deixa eu perguntar quais as desvantagens do milho? Produz muito menos? Não tive problemas com contaminantes, ainda...
 
Desculpa usar seu tópico, mas deixa eu perguntar quais as desvantagens do milho? Produz muito menos? Não tive problemas com contaminantes, ainda...

Não uso milho, mas me parece que a maioria dos membros meio que não recomenda. A facilidade num primeiro momento viraria mais trabalho posteriormente... :unsure: De resto, não sei informar mais nada :D.
 
Não uso milho, mas me parece que a maioria dos membros meio que não recomenda. A facilidade num primeiro momento viraria mais trabalho posteriormente... :unsure: De resto, não sei informar mais nada :D.

Eu sou fã do milho, prefiro ele do que a aveia!
 
Finalmente a primeira colheita deste cultivo! :eba:

Inicialmente, há 2 dias atrás, só tinha um cogumelo grande, que tentei usar pra tirar uma foto legal pro CMF :fotos::
20151212_185357.jpg Como o chapéu não tava aberto, resolvi tirar a foto quando estivesse, mas aí o cogumelo já tava tão grande que não dava mais... :(

Bem, quando cheguei em casa, tava assim:
20151214_134047.jpg 20151214_134054.jpg 20151214_134120.jpg Cresceu que foi uma beleza! Pena que não dava pra bater a foto dentro da garrafa...

Tirei um carimbo desse cogumelo-líder, que será usado no futuro, ainda distante.

Bem, a colheita foi ótima, conforme esperado, com os dois primeiros bolos sendo colhidos:
20151214_135546.jpg Peso total fresco de 24 gramas, sem o chapéu carimbando :contente:.

Ufa, depois do último cultivo não ter rendido quase nada, fico aliviado de retomar o ritmo :).

P.S.: vou fazer chá com o que colhi e depois congelar, pra testar essa forma de conservação, e também pra ver como fica a trip do MDK fresco :alien:.
 
Última edição:
Fiz um chá com a colheita de hoje e coloquei no congelador a garrafinha:
20151214_232534.jpg Eis os cogumelos frescos cortados pro chá de cerca de 26,5 gramas frescas no total, contando agora com o chapéu que usei pra fazer o carimbo de hoje :fome:.
20151215_004907.jpg Eis a garrafinha que foi pro congelador :).

A receita do chá pra armazenamento em congelador foi simples: coloquei uma quantidade de água de cerca de mais de um copo pra ferver, quando abriu fervura joguei os pedacinhos e então macerei um pouco mas bem. Logo a água já ficou bem turva. Deixei um tempo, volta e meia vinha e macerava de novo. Quando ficou com uma quantidade quase rala de água, coloquei quase mais um copo e deixei de novo mais um tempo. Mas desta segunda vez, desliguei o fogo antes de chegar num nível próximo de ralo. Joguei no coador, deixei um tempo, depois espremi os cogumelos e joguei o que restou fora. Por fim, guardei no congelador pra outro dia :blackalien:.

Falta adicionar depois que descongelar: mel a gosto e um pouquinho de gengibre ;).
 
Um dos dois últimos bolos parece que contaminou:
20151219_180442.jpg 20151219_180427.jpg O que vocês acham? Parece uma contaminação? :unsure: O terrário tem estado com condensação em excesso nas paredes...

Por hora, deixei como está pra ver no que dá. :bigode:

Entre os dois primeiros bolos, um deles foi pro segundo flush:
20151219_180459.jpg Dois cogumelos, que a gente nunca sabe de que tamanho vai ficar ;).
 
E mais uma pequena colheita :contente::
colheita de hoje.jpg Total de 14,9 gramas frescos de MDK.

Os bolos colhidos foram o #2 (segundo flush) e o #3:
flush 2 bolo 2.jpg Segundo flush no bolo #2...
dunk no bolo 2.jpg ... que foi pra
dunk por 18 horas.

O bolo #4 realmente contaminou. Aquela mancha cresceu e tomou todo um lado do bolo, apesar de que hoje quando enterrei o outro lado estava pinando... :bigode: Fiz um outdoor porque ainda há relativa chance de sucesso, então:
bolo 4 em outdoor 2.jpg bolo 4 em outdoor 1.jpg No vaso, entre duas plantinhas :teo_ninja:.

Por fim, fiz um chá também com a colheita de hoje, com eles ainda frescos :fome::
chá feito hoje.jpg Eis o chá para ser tomado juntamente com o que foi feito antes. Os dois já totalizam um chá de cerca de 39 gramas de cubensis frescos :alien:.
último chá já congelado.jpg Eis o chá da colheita anterior, que já está congelado. Tem que lembrar de deixar um espaço na garrafa pro chá congelado se expandir.

Bem, a ideia é testar este método de conservação, e ter uma viagem com chá em alta dosagem de cogumelos frescos :greyalien:.
 
Última edição:
Azulou bastante essa garrafa de chá congelado, né?
Será de boa?
 
opa, massa o cultivo.

quando tu tomar o chá, colocará aqui nesse diário, a conclusão do teste de congelá-lo?

pelo que vi., a umidade que o roll em vermiculita retem, gera uma pinagem bem maior no primeiro flush.

boas vibrações.
Dekan.

Ah, sim, depois que tomar o chá comento aqui sobre a efetividade deste método :).

Bem, quanto ao roll, é uma técnica que pretendo adicionar neste ou no próximo cultivo. Só tenho que ver a forma mais simples de esterilizar a vermiculita :bigode:.
 
Ah, sim, depois que tomar o chá comento aqui sobre a efetividade deste método :).

Bem, quanto ao roll, é uma técnica que pretendo adicionar neste ou no próximo cultivo. Só tenho que ver a forma mais simples de esterilizar a vermiculita :bigode:.

Hehehe, percebi só agora. Achei estranha aquela cor...

Mano, eu coloco a vermiculita no forno por uns 20 min, resolve para mim!
 
Há 3 dias atrás, terminei de colher o primeiro flush do bolo #3:
20151225_045845.jpg Peso fresco total de 7,1 gramas.

Já logo fiz o chá e coloquei no congelador:
20151225_054923.jpg Chá fraco por si mesmo, mas que será somado depois aos outros dois que já estavam congelados.

E os três chás atualmente congelados totalizam cerca de 36 gramas de cogumelos frescos :blackalien:.

Prevejo para segunda-feira agora tomá-los, vamos ver se haverá mais algum cogumelo até lá! :D

Será que posso ferver de novo os 3 chás para fazer só um mais concentrado? Dá perda de algum princípio ativo?
 
Bem, :!: o chá congelado feito de cogumelos frescos funcionou perfeitamente. O efeito foi qualitativamente bem diferente, porque não somente a psilocibina foi preservada com este método, mas também outros alcalóides. :bigode: O relato da experiência está neste outro tópico.

Sobre o cultivo, fiz mais uma colheita. Um dos dois últimos bolos contaminou, de forma que agora este cultivo conta com apenas único bolo, que hoje me rendeu 1,7 gramas frescas:
20151230_205044.jpg Já comi logo porque vou viajar não vou ter como terminar a secagem, e não vale a pena fazer chá somente disto... :LOL: Foi muito legal pra transcrever o relato das duas últimas experiências, porque fiquei levemente com a percepção expandida :blackalien:.
20151230_204943.jpg E foi pro dunk de 6 horas.

Bem, como vou viajar, não estou preocupado com a baixa produtividade. Só torço que na volta o último bolo me apresente um ou mais bons presentes :D.

E até o ano que vem, povo! :contente:
 
Viajei e quando voltei 9 dias depois...

20160109_011817.jpg 20160109_011601.jpg
O bolo que deixei sozinho no terrário de pet produziu cerca de 30 gramas frescas de cogumelos!

Estavam todos no bolo, mas dois caíram quando fui abrir o terrário porque escolhi um micropore ruim pra essa finalidade. :!: Quanto menos grudenta a fita micropore, melhor pra tirar e colocar na hora de abrir e fechar a garrafa.

20160109_011549.jpg 20160109_011618.jpg E quase que eu declaro este cultivo terminado porque meus primos esporos dominaram quase tudo :LOL:.

Bem, neste ponto, não tem como não achar muito bom o cultivo com pets. Deixei apenas a luz do banheiro ligada durante estes nove dias, e o resto foi por conta do terrário sozinho sem automações :). Três cogumelos, com média de 10 gramas frescas pra cada um, num calor de mais de 30 º C em média. Sem sinais de problemas com troca de gás, e a umidade estava até alta demais - razão pra eu não fazer o chá fresco, e sim esperar secar pra ter uma expectativa real da dosagem.

Tive também sorte, porque mais 24 horas e o cogumelo menor destacado teria estragado. Felizmente, apesar do aspecto, não estavam gosmentos nem com cheiro nenhum estranho. :feliz: Só o excesso de umidade fazia questionar que tinha algum problema, mas como não era gosma e cheirava normal... :)

Agora só resta 1/2 bolo deste cultivo.

Acho que bati um record... Cultivo com meio bolo :roflmao:...

Vamos ver se vai render mais alguma coisa ;).

Feliz 2016!
 
Última edição:
Gente, tem uns 3 dias que já deu mosquito dentro da garrafa... :huh:

Eu não quero dar o cultivo por encerrado, porque sei que o mosquito sumiu.

Agora, vejam bem, esses MDK que eu to cultivando são muito endemoniado pra terem rendido tanto num calor de verão do rio com uma mera pet, apesar de que sem pet... nem isso tinha rendido :LOL:.

Pena que não tirei a foto do mosquito dentro da garrafa, mas, enfim, o bolo continua sem nenhum sinal de contaminação :teo_ninja:.

O diário continua de pé. Os primo é f***!!! :cool:
 
Declaro este diário encerrado :)

Bem, no dia 19/01 eu já tinha reparado numa contaminação:
dia 19.jpg O começo do famigerado mofo verde.

E aí eu pensei em deixá-la crescer e se desenvolver até ver se ela dominava o micélio todo ou se antes ainda nascia mais algum cogumelo heroico :teo_ninja:. Eis a foto no dia 20/01:
dia 20.jpg Cresce bem em um dia.

Mas aí eu me dei conta de que infelizmente essa garrafa pet havia sido invadida por um mosquito semana passada, então ela não estava muito bem vedada - e não estava mesmo. Com isto, a vantagem da pet de conter os contaminantes não existiria mais, e para evitar encher meu banheiro de esporos de mofo, joguei na lixeira tudo antes de dar cabo ao último experimento.

Detalhe: nunca tive um cultivo tão contaminado. Tenho minhas desconfianças das razões, mas vou esperar pra ver como o próximo cultivo se desenvolve com as garrafas a fim de testar as variáveis. Sei que a circulação de ar sem abrir as garrafas é mais que suficiente pra frutificação e, conforme todos meus outros cultivos anteriores, evitar também esse mofo. No entanto, talvez em condições de mais calor, seja necessário aumentar os buracos ou trocar a tampa por algum material filtrante que permita mais oxigenação.

Vamos ver como fica o próximo, que ainda tem muito verão pela frente.
 
@ExPoro , dica de químico, armazena o chá em recipiente escuro da próxima, nos laboratórios qualquer solução que contenha compostos sensíveis a luz é armazenada em frascos âmbar ou totalmente opaco. :)
 
@ExPoro , dica de químico, armazena o chá em recipiente escuro da próxima, nos laboratórios qualquer solução que contenha compostos sensíveis a luz é armazenada em frascos âmbar ou totalmente opaco. :)

Valeu :).
 
Back
Top