Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 5º Cultivo - MDK - PF Tek, o Retorno

Diário de cultivo completo.
Falae, galerinha do bem que vive altas aventuras em cultivos fúngicos muito loucamente psicodélicos! Belezinha? :p

Venho, do alto da cadeira em frente ao computador, declarar oficialmente que Habemus Mcelium :eba:!

Dei início ao quinto cultivo de cubensis com as seguintes características:
  1. Carimbo: da strain MDK, obtida com @Lwalker :);
  2. Seringa: usei 5 mililitros da seringa que sobrou do quarto cultivo para 5 copos, cada um com dois furos = 0,5 ml por furo - finalmente dominei a quantidade que sai da seringa:teo_ninja:! Foi tudo bem até o último furo do quinto copo, em que na seringa praticamente só tinha ar, pela pequenas perdas a cada aplicação. Então é sempre bom contar com um pouquinho a mais na seringa, mesmo que vá fazer inoculação com volume exatos;
  3. Substrato: 2/4 de vermiculita, 1/4 de água e 1/4 de arroz integral um pouco moído no moedor de café;
  4. Esterilização: cinco copos em duas PP por 1 h e 30 min;
  5. Inoculação: enchi o banheirinho de álcool 70% para esterilização do ambiente, mais luvas de látex, touca e máscara cirúrgicas. Feito no dia 10/11/2015. Detalhe é que as panelas de pressão ficaram aguardando a inoculação por mais de 48 horas, mas não houve contaminação visível até o momento.
  6. Tek: PF Tek, que eu juro nunca mais abandonar :love:, depois que eu tentei com a Tek casing e não deu nem 10% da produção esperada ==> "Foi preciso perder / pra aprender a valorizar / a PF Tek de fé / a PF Tek de fé"... :roflmao:

Agora a foto:
20151116_182951.jpg Micélio visível em todos, exceto no de cima. Ocorre que esse último a camada de vermiculita ficou abaixo da agulha de inoculação, porque esse copo usou os restos do substrato, então não encheu o máximo. Resultado: até o momento, nada.

A minha crítica com outras técnicas que não seja PF Tek é bem simples: não são produtivas com tanta simplicidade. Não é sem razão que desde sempre é o tipo de cultivo recomendado para iniciantes... Agora, se iniciantes já conseguem um grande rendimento, imagina com experiência ;)! Além disso, eu sou bem enrolado, o que se vê pelas 48 horas que deixei as panelas frias antes de inocular :LOL:. Então simplicidade é um critério fundamental pra mim, dos mais determinantes.

Claro que cada tipo de cultivo possui uma vantagem, mas fora PF Tek, somente técnicas de isolamento em placas de petri me interessam, porque adicionam possibilidades que o PF Tek não consegue no controle da strain. Ficará, no entanto, pra um futuro relativamente distante :ler:.
 
Última edição:
Hum.... Gostei da ideia de garrafas PET como terrário, tenho vários garrafões de água aqui em casa jogados esperando alguma utilidade. Quem sabe não os utilizo para um primeiro cultivo? Só faltam os esporos...

:D

Então, há alguns diários com garrafões de 5 litros de água usados na mesma técnica das pets. Eu mesmo tenho um aguardando pra quando faltar garrafa. :LOL:

A única vez que tentei com garrafão foi um casing mal-feito e ainda o clima tava bem quente, então não tenho experiência pra equiparar. Mas acho que deve frutificar de boa. :)

Mas garrafas usadas como eu faço - deixadas fechadas até a colheita sem ventilar manualmente - possuem menor produtividade que terrários automatizados. Mas se abrir todo dia como terrários de caixas organizadoras pra ventilar (e umidificar se necessário), a frutificação aumenta. :coffee:
 
:D

Então, há alguns diários com garrafões de 5 litros de água usados na mesma técnica das pets. Eu mesmo tenho um aguardando pra quando faltar garrafa. :LOL:

A única vez que tentei com garrafão foi um casing mal-feito e ainda o clima tava bem quente, então não tenho experiência pra equiparar. Mas acho que deve frutificar de boa. :)

Mas garrafas usadas como eu faço - deixadas fechadas até a colheita sem ventilar manualmente - possuem menor produtividade que terrários automatizados. Mas se abrir todo dia como terrários de caixas organizadoras pra ventilar (e umidificar se necessário), a frutificação aumenta. :coffee:

Eu poderia fazer furos no garrafão e tampá-los com micropore, do mesmo modo que se faz com aquelas caixas organizadoras, né? A quantidade de bolos seria limitada se comparada às caixas, óbvio, mas eu acredito ser suficiente para mim ( :rollees: ).

E economizaria uns 40 reais da caixa. :)

Estou pensando em requisitar um carimbo do FSRE.
 
Back
Top