12-09-2009 – Preparação das seringas de esporos
Foi utilizada água mineral em copo, e não foi feita esterelização da água e nem da seringa.
13-09-2009 - Inoculação dos copos
14-09-2009 – Segunda inoculação
21-09-2009 – Primeira verificação dos copos
Me ajudem com os potes que não colonizaram! o que devo fazer???








Foram feitas 2 seringas, uma de Thai e outra de Pesa.Foi utilizada água mineral em copo, e não foi feita esterelização da água e nem da seringa.
Usei ¼ do carimbro.
Aproveitei o ambiente limpo para fazer o substrato e a preparação dos copos.
Fiz 8 copos curtos PF-tek usando a receita: ½ de vermiculita, ¼ de farinha de arroz integral, 1 colher rasa de Cremogena e água até dar o ponto.
As tampas dos copos foram feitas com uma folha de papel filtro de café e uma folha de papel alumínio com 4 furos, tudo preso com elástico de roupa.
Os copos foram levados para 2 panelas de pressão, 4 copos em cada, e estelizados por 1 hora a fogo médio.13-09-2009 - Inoculação dos copos
Ao abrir as panelas de pressão vi que 4 dos 8 copos estavam totalmente abertos dentro da panela, o elástico que prendia a tampa de papel alumínio tinha saído, e 1 copo estava quase com a tampa saindo, esse eu ainda consegui salvar arrastando o elástico para baixo e colocando a tampa de papel alumínio no lugar. Os outros 4 que ainda estavam tampados ficaram bem inchados na tampa, tive que colocar no lugar e limpar com álcool.
Fiz 5 copos com a seringa de Thai que tinha feito ontem.
Os copos foram levados para uma caixa de isopor de 13L com aquecedor de 20W em uma garrafa plástica com água.
Os outros 3 copos que abriram foram refeitos para novamente serem esterelizados na panela de pressão.14-09-2009 – Segunda inoculação
Os 3 copos restantes que precisaram ser refeitos foram inoculados com uma seringa de Thai que esta na geladeira a mais de 1 ano. Apesar do tempo, os esporos estavam soltos na seringa depois de algumas chacoalhadas.
Usei quase toda a seringa de esporos, restando aproximadamente 2ml na seringa.
Os copos foram levados para a incubadora junto com os outros 5 que já estavam a 1 dia. Ao abrir a incubadora aproveitei e retirei a fita adesiva que tinha colocado na boca da garrafa com aquecedor, pois a umidade dentro da incubadora estava muito baixa, abaixo de 45%. Com esta modificação a umidade voltou a 65%-70%.21-09-2009 – Primeira verificação dos copos
Depois de 7 dias na incubadora fui verificar o andamento do cultivo:
Dos 8 copos na incubadora apenas 3 tiveram formação de micélio, os 3 que foram refeitos e foram inoculados com a seringa de 1 ano e meio. Esses 3 copos tiveram uma colonização rápida de 80% do copo e sem contaminantes.
Os outros 5 copos que foram feitos com a seringa "nova" não apresentaram desenvolvimento de micélio e estão com a mesma aparência de quando foram colocados na incubadora.Me ajudem com os potes que não colonizaram! o que devo fazer???







