Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 4º Cultivo - Thay e Pesa

Diário de cultivo completo.
12-09-2009 – Preparação das seringas de esporos

Foram feitas 2 seringas, uma de Thai e outra de Pesa.
Foi utilizada água mineral em copo, e não foi feita esterelização da água e nem da seringa.
Usei ¼ do carimbro.
Aproveitei o ambiente limpo para fazer o substrato e a preparação dos copos.
Fiz 8 copos curtos PF-tek usando a receita: ½ de vermiculita, ¼ de farinha de arroz integral, 1 colher rasa de Cremogena e água até dar o ponto.
As tampas dos copos foram feitas com uma folha de papel filtro de café e uma folha de papel alumínio com 4 furos, tudo preso com elástico de roupa.
Os copos foram levados para 2 panelas de pressão, 4 copos em cada, e estelizados por 1 hora a fogo médio.

13-09-2009 - Inoculação dos copos

Ao abrir as panelas de pressão vi que 4 dos 8 copos estavam totalmente abertos dentro da panela, o elástico que prendia a tampa de papel alumínio tinha saído, e 1 copo estava quase com a tampa saindo, esse eu ainda consegui salvar arrastando o elástico para baixo e colocando a tampa de papel alumínio no lugar. Os outros 4 que ainda estavam tampados ficaram bem inchados na tampa, tive que colocar no lugar e limpar com álcool.
Fiz 5 copos com a seringa de Thai que tinha feito ontem.
Os copos foram levados para uma caixa de isopor de 13L com aquecedor de 20W em uma garrafa plástica com água.
Os outros 3 copos que abriram foram refeitos para novamente serem esterelizados na panela de pressão.


14-09-2009 – Segunda inoculação

Os 3 copos restantes que precisaram ser refeitos foram inoculados com uma seringa de Thai que esta na geladeira a mais de 1 ano. Apesar do tempo, os esporos estavam soltos na seringa depois de algumas chacoalhadas.
Usei quase toda a seringa de esporos, restando aproximadamente 2ml na seringa.
Os copos foram levados para a incubadora junto com os outros 5 que já estavam a 1 dia. Ao abrir a incubadora aproveitei e retirei a fita adesiva que tinha colocado na boca da garrafa com aquecedor, pois a umidade dentro da incubadora estava muito baixa, abaixo de 45%. Com esta modificação a umidade voltou a 65%-70%.

21-09-2009 – Primeira verificação dos copos

Depois de 7 dias na incubadora fui verificar o andamento do cultivo:
Dos 8 copos na incubadora apenas 3 tiveram formação de micélio, os 3 que foram refeitos e foram inoculados com a seringa de 1 ano e meio. Esses 3 copos tiveram uma colonização rápida de 80% do copo e sem contaminantes.
Os outros 5 copos que foram feitos com a seringa "nova" não apresentaram desenvolvimento de micélio e estão com a mesma aparência de quando foram colocados na incubadora.

Me ajudem com os potes que não colonizaram! o que devo fazer???:confused:
DSC02127.jpgDSC02128.jpgDSC02131.jpgDSC02133.jpgDSC02135.jpgDSC02136.jpgDSC02143.jpgDSC02145.jpg
 
Eai Psycho blz?

Quando vou ferver os copos na panela ultilizo um barbante bem firme amarrado no copo, borracha quando esquenta dilata e amolece, então acho que elástico não seria uma boa opção. Fora isso também coloco um pano em volta dos copos pra ficar bem apertado lá, sem chance de soltar =D

Acho que esses bolos que não vingaram só tem uma opção... Enterrar e tentar outdoor, mas não tenho tanta certeza assim afinal nunca recuperei colo nenhum.


PS: Quando tiver incubando nem precisa se preocupar com umidade, só põe na temperatura certa e deixa o micro-clima dentro do copo fazer o resto.

Abraço lysergico!
 
E ae Psycho! Pelo visto começamos mais ou menos juntos o cultivo! Talvez estaremos colhendo frutos juntos tb! Hehehe Energias positivas e boa sorte para nós!!
 
25-09-2009Copos de Thai 100% colonizados

Os 3 primeiros copos de Thai foram colonizados 100%, amanhã irão para a geladeira no choque térmico.

26-09-2009ColdChock + Dunk

Injetada água mineral nos copos. Foram levados para a geladeira dentro de sacos fechados individualmente onde ficarão por um período de 24 horas.

26-09-2009Montagem do terrário

26-09-2009Preparação de mais 4 copos PF

Os 5 copos que não colonizaram foram descartados e foi montado um novo substrato para eles igualmente como o primeiro.

27-09-2009Aniversário dos bolos

Depois do terrário estar funcionando por 24 horas os bolos foram aniversariados, foram colocados em quentinhas com uma camada de vermiculita esterelizada e úmidecida por água mineral.

27-09-2009Inoculação da segunda leva de copos

Foram inoculados os quatro copos montados ontem. Em dois deles foi utilizado o restante da seringa de Thai da primeira leva e os outros dois foi utilizada uma seringa de Pesa feita no mesmo dia da seringa de Thai.
Segue as fotos do seting terrário-incubadora.
DSC02149.jpgDSC02151.jpgDSC02152.jpg
 
Mazaaaaah hein vampire? Irado velho! Bah dos meus 8 potes somente 1 está mostrando micélio, os outros estão iguais como quando entraram na incubadora, vou dar mais essa semana, se não aparecer nada vou jogar fora!

Comecei um cultivo paralelo de Thai Lipa Yai, inoculei 5 potes hoje e 3 placas de petri pra tentar isolar a melhor substrain! To registrando tudo, logo logo vou postar aqui! Abraço!
 
Belos cogumelos virão desse cultivo :pos:
 
Pensamento posivito tupynambá! tb to aqui :cool: rsrs
então.. to mantendo o terrário a uma temperatura média de 23ºC nos primeiros dias. Quero saber se é essa mesmo a temperatura ideal para formação primordias? apensar de ter lido sobre as condições para a formação de primordias, há algumas divergencias sobre a temperatura, alguns falam que é 20 outros falam 25ºC;
Afinal qual é a temperatura ideal para a formação das primórdias? e depois para a pinagem e frutificação?
 
Isso ae psycho mantenha a 23 que está tudo certo.
Os pesa frutificam um pouco mais no frio, os thai um pouco mais no calor.
23 é a media dos dois e deve prover aparecimento de varios pins ae.
 
Pinss!!!! Muitos Pins!!! :):)
principalmente em um dos 3 bolos!
Muuuitas primórdias tb!!!
to contente com os aparecimento dos pequenos.
O que ta me matando é a temperatura que esta fazendo ultimamente aqui! esta muito dificil manter a temperatura do terrário, e facilmente chega a 26-27ºC!
Mas do resto tudo em ordem!
mais pra frente posto as fotos!
 
Aew porra!!!!!!!!!

Quero ver esses chapelões vigorosos heim! FOTOS FOTOS FOTOS!
 
Como prometido ai estão as fotos dos meus pequenos lindos!
o aparecimento de pins não está sendo uniforme, sendo assim a colheita tb não será, alguem poderia me explicar o porque?

Na ultima foto tem uma manchinha em um dos bolos, não sei se é o azulamento natural da perca de água ou algum contaminante, na verdade não consigo destinguir se é azul ou verde... hahaha me ajudem ae pessoal!
FORÇAAAA PIINNNSSS! :D
DSC02187.jpgDSC02190.jpgDSC02188.jpgDSC02183.jpg
 
Parabéns vampire! Bonita essa primeira foto hein??

Cara não consegui ver nenhuma mancha, talvez esteja ficando cego hehehe
 
Com essa foto está mesmo difícil ver o que é, PV.
 
Aqui estão as fotos de alguns frutos antes da colheita. A colheita foi feita varias vezes pois os bolos pinaram cada um em seu tempo.
DSC02209.jpgDSC02212.jpg
 
Aewwwwww! Viva os meninões!

Bonitos frutos Psycho. Parabéns.
 
Back
Top