Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 4º Cultivo - MDK - PF Tek - 1º Casing

Diário de cultivo completo.
Começo este diário desde a inoculação, que foi hoje (23/09), feita com uma seringa multi-esporos de Mexican Dutch King (MDK), retirada de um carimbo doado pelo nobre @Lwalker :). No dia 21/09 confeccionei duas seringas de 20 ml deste carimbo. Hoje utilizei 15 ml de uma delas para inocular 8 copos com bolos PF, fazendo apenas dois pontos de inoculação em cada:
20150923_203908.jpg 20150923_203945.jpg É a primeira vez que faço com tantos bolos ao mesmo tempo.

Felizmente por ter duas panelas de pressão em casa, pude trabalhar logo com 8 copos.

Pretendo com pelo menos 4 desses bolos fazer meu primeiro casing :eba: em saco plástico :LOL:.

Um detalhe: triturar o arroz integral em liquidificador é horrível. Hoje eu fiz por preguiça de pegar meu moedor de café e na prática só esfarelou um cado, mas os grãos em sua maioria ficaram inteiros. E também me deu a impressão de que é fácil queimar o liquidificador com esse procedimento. Realmente, um moedor de café é o ideal - é como um liquidificador, mas com uma lâmina feita pra grãos e pra funcionar a seco.
 
Última edição:
E o ideal seria tampar a parte de baixo da garrafa até a linha da superfície do casing,para que a luz não faça os frutos nascerem para o lado errado, no primeiro casing desse tipo que eu fiz ,cometi esse erro e quando me dei conta ,tinham uns 10 pins nascendo contra o fundo da garrafa :facewall:.Papel alumínio ou fita isolante são boas opções para resolver esse problema.
 
Casing

Ontem abri minha geladeira e vi que 3 bolos já estavam com cogumelos crescendo in vitro. Resolvi aguardar até hoje pra ver se cresciam mais um pouco dentro do copo e tirei os 3 da geladeira-incubadora para aniversariá-los e fazer o casing prometido:
copos antes de aniversariar 1.jpg copos antes de aniversariar 2.jpg Os 3 bolos antes de aniversariar. Reparem nos flushes fartos dentro dos copos.
depois de aniversariar.jpg Após aniversariar, fiz uma boa colheita de cogumelos e
pins achatados.

Retirados os pins e cogumelos, esfreguei o selo de vermiculita para soltar o que não estivesse bem colonizado.

Foi então que comecei a quebrar os 3 bolos e achei muito estranha a sensação de quebrar o micélio, a quem tanto falamos para ter cuidado. Fiquei feliz por não haver nenhuma contaminação interna: estava indo tudo ótimo.

Até que me dei conta de que a quantidade era muito grande pra poder fazer numa garrafa pet de 3 litros, porque ia ficar uma camada muito grossa de micélio. Por essa razão, uma vez que não consegui ainda outro garrafão de 5 litros de água que tinha planejado usar nesse cultivo, acabei fazendo dois casings:
terrário casing 1.jpg terrário casing 1 foco.jpg O casing feito em garrafa pet.
terrário casing 1 na caixa.jpg As garrafas usadas nos cultivos não são escurecidas porque ficam dentro de uma caixa de papelão com os lados escurecidos.
terrário casing 2 foco.jpg terrário casing 2.jpg Outro
casing, agora numa caixinha de leite. Fiz furos pouco acima da camada de vermiculita, os quais cobri com micropore, e cobri a boca da caixa de leite com insulfilm não muito apertado.

:!: Materiais usados no casing :!: - uma camada de vermiculita embaixo, uma camada de micélio quebrado no meio, outra camada de vermiculita por cima.

:!:
Não esterilizei a vermiculita :!: - quero ver qual será o índice de sucesso sem esse procedimento. Afinal, o micélio já tá firme e forte! :teo_ninja:
 
Última edição:
Hoje terminei de aniversariar os bolos que faltavam. Mais dois deles deram cogumelos in vitro, e os outros dois não pinaram. Resolvi fazer um terceiro casing com três deles, e coloquei o quarto (um dos que não teve pins no copo) em uma garrafa pet de 3 litros para fazer o velho e bom PF Tek, só por garantia:
IMG_20151025_240805216.jpg IMG_20151025_240819727.jpg Na foto, ainda não tinha feito os furos na parte de baixo do garrafão de água para troca de gases.

Creio que esse casing ficou melhor feito, tanto pela camada de micélio mais larga e menos grossa, quanto pela camada superior mais fina um pouco.

Também não esterilizei a vermiculita nesse terceiro casing, pra ver qual será o índice de sucesso sem contaminação.

E é isso!

Agora é aguardar pra ver no que vão dar os 3 casings mais o bolo :).
 
Duas coisas:
  1. cometi um erro crasso não escurecendo as laterais do garrafão e da pet de 3 litros em que fiz o casing, o que provocou a pinagem para as laterais na pet;
  2. mas ao menos pude visualizar como fica o micélio debaixo do casing, e como de fato a umidade é muito bem preservada :bigode:.

pet casing sem cobertura 1.jpg garrafão - camada casing por fora 2.jpg Observem que a camada de micélio, tanto na pet quanto no garrafão, fica extremamente úmida, como esperado, e que já se formou um tijolo de micélio na forma em que foi colocado. Agora consigo entender como é possível fazer dunk no casing.

Em relação aos cogumelos que estavam dentro da camada de casing porque nasceram contra a parede das garrafas, eu (1) tirei pela espaço aberto com a contração do micélio, bem como (2) aproveitei que tive que abrir o terrário e tirei o excesso de vermiculita que tinha posto na camada superior:

pet casing pin 1.jpg pet casing pin 2.jpg pet casing pin 2 com palito pra tirar o pin.jpgNa primeira foto, o
pin que chegou a virar um cogumelo jovem. Foi retirado com facilidade. Já o pin menor precisou do auxílio de um palito de fósforo para ser retirado. Antes de fazer a retirada, virei a garrafa e deixei toda a camada de vermiculita superior solta cair. O micélio ficou firme e forte onde estava :teo_ninja:.

pet casing detalhe  vermiculita retirada 1.jpg Aqui o detalhe da quantidade de vermiculita excedente. Fiz uma camada superior mais fina após terminar de retirar os cogumelinhos. Creio que a razão disso seja pra facilitar a pinagem.

Por fim, eu ficava reticente de usar fita isolante para escurecer as garrafas, pois considerava uso excessivo desse material. Devia ter um jeito mais fácil, mas também que grudasse por si mesmo. E finalmente, com a dica da @Malahov via chat, coloquei papel contact preto, que rende muito, para escurecê-las :):
pet casing com cobertura.jpg garrafão - camada casing coberta 2.jpg A garrafa pet finalmente escurecida, e o garrafão antes que fosse tarde demais :LOL:.

:!:
Uma curiosidade. A parte de cima do micélio, onde fica em contato direto com a vermiculita, parecia formar um conjunto de tecidos maciços que me lembram as trufas. Seriam trufas? Creio que fotos não consigam transmitir, porque a vermiculita está grudada e parte dessa conclusão veio pela densidade do material, o que é sensível mesmo com uso de luvas de látex finas.
 
Última edição:
Cubensis não produzem trufas.
Cheque a wiki:
https://teonanacatl.org/wiki/esclerotia/

Valeu :)!

Seriam então pseudo-esclerótias? Eu sinto como se fosse um tecido carnudo, e a consistência é tal que eu penso se não posso consumir.

Sobre as pseudo-esclerótias, segue citação do artigo:

"(...) Em Psilocbe cubensis algumas vezes há a formação de um tecido duro como o corpo de Cogumelo, sem Chapéu e arredondado, mas não é uma esclerótia verdadeira. Esse tipo de tecido é chamado de pseudo-esclerótia. No cultivo de algumas espécies de Panaeolus e Panaeolopsis também pode acontecer a formação dessas pseudo-esclerótias, embora mais parecidas com as esclerótias verdadeiras que as formações vistas em P. cubensis".

 
Última edição:
Primeira colheita deste 4º cultivo :feliz:!

colheita 1 pf tek mdk 1.jpg Cogumelos grandes, todos abriram bem o chapéu e praticamente inutilizaram quase todo meu todo com seus esporos em cima :LOL:, que azar que fui ficar um dia fora... Realmente é uma ótima strain.
pesagem.jpg Peso fresco total: 22,6 gramas
:fome:.

Já estou tirando o primeiro carimbo, mas esqueci das fotos :D.

Por fim, em relação aos casings, o terrário de garrafão de água já deu o primeiro pin:
primeiro pin casing 2.jpg E ai, pouco mais de uma semana e somente isso até agora , normal? :unsure: Tem esse, mais o outro casing na garrafa pet e outro numa caixa de leite.

Ah, gostei muito da colheita de um único bolo PF :contente:. Excelente strain.
 
Terminei de tirar os primeiros carimbos de MDK :contente:, strain que definitivamente vale a pena manter:
carimbos após secagem.jpg Foto tirada após as 12 horas pra secagem, antes de finalizar o carimbo. Veja que parece o rosto de um animé :LOL:.
carimbos prontos.jpg Carimbos já finalizados e armazenados. No
post-it, a strain, a data do carimbo e o tamanho :bigode:.
 
Então...

Meu único bolo PF rendeu mais que todos os casings juntos, os quais, aliás, nada renderam até o momento :LOL:.

Mas, olha que interessante, o casing que havia pinado contra a garrafa foi o único que tem dois cogumelos se desenvolvendo, e justamente nos pontos onde já tinha pinado antes, e eu tinha retirado os pins contra as paredes da garrafa. Bem, além disso, os cogumelos do casing estão ficando enormes:
20151103_023116.jpg Tá ficando bonito o da direita :). A questão é saber se o maior tamanho não é descompensado por menor potência :bigode:.

Edit: vendo a foto que postei, notei que tem uns pins ali botando a cara pra fora. Fui conferir, e é mesmo, acho que vai começar a brotar cogumelo pra valer nesses dias :contente:. Vamos ver...
 
Primeira colheita dos casings. Pois é, não estou muito empolgado com esse método de frutificação. Apesar dos cogumelos serem maiores, me parece quase "à vista" que eles não são tão potentes quanto os pequenos, além disso tem muita vermiculita pra sujar ele enquanto cresce (eu não gosto de lavar os cogumelos), os cogumelos do casing não estão rasgando o chapéu direito, e por fim um bolo Pf Tek está rendendo mais que 6 bolos quebrados em casing... :roflmao:

Mas, enfim, a experiência tá sendo boa, e vamos ver como será o segundo flush do primeiro casing.

Seguem as fotos:
casing 1 flush cima.jpg casing 1 flush frente.jpg Primeiro casing, em que cresceram dois cogumelos enormes. Eu tava esperando rasgar o véu, mas nunca rasgaram e de repente começaram a murchar. Isso me fez abrir o garrafão e colher logo, e aproveitei pra conferir: cheiro e texturas normais :).
casing 2 flush frente.jpg Segundo
casing, em que cresceu esse cogumelo, já colhido. Como no outro casing, não rasgou o véu direito, mas já peguei porque estava esporulando.
colheita casings.jpg A primeira colheita de
casings.

Ah, até agora o casing feito na caixa de leite não deu nenhum sinal de vida.

Estou pensando francamente em passar meus casings pro meu quintal, num outdoor...

Segunda colheita do Bolo PF. Pois é, o bolo PF conseguiu dar um lindo cogumelo, apesar de 90% do micélio estar esporulado :teo_ninja:. Aproveitei pra carimbar:
flush 2 bolo pf.jpg Olha só que strain excelente!
tirando carimbo do bolo.jpg Tirando o terceiro carimbo desse cultivo. Como é apenas um, uso o método mais devagar de produção.
bolo pf em dunk.jpg Por fim, como foi o segundo
flush, coloquei no dunk onde ficará por 6 a 12 horas.
 
Última edição:
Apenas pra uma pequena atualização, colhi mais dois cogumelos do primeiro casing :):
IMG_20151111_241800964.jpg Assim como os demais cogumelos do casing, não estão rasgando o véu.

Tem diversos pins e cogumelos jovens vindo. Acredito que a frutificação seja contínua, de punhado em punhado. Vamos ver :).

A camada de casing dessa colheita não está mais isolando o micélio nas laterais, pela contração do mesmo, e em alguns pontos em que aparece o mesmo. No entanto, dentro do terrário está extremamente úmido. Assim, uma vez que a função da camada de casing é conservar a umidade :ler:, então creio que esteja tudo correndo bem.

Ah, estou separando os cogumelos MDK tirados do casing dos que estão sendo colhidos do bolo PF, para testar a questão da potência entre os diferentes métodos de frutificação :bigode:.
 
Bem, pra minha tristeza, o único bolo PF Tek deste cultivo contaminou.

Aqui eu tenho as seguintes lições:
  • Cuidado com o excesso de umidade (uma coisa é ter condensação nas paredes, outra é você mal conseguir ver o bolo e ainda por cima viver escorrendo) dentro do terrário porque vai facilitar a formação desse mofo;
  • Se as paredes do terrário pet estiverem úmidas demais demais demais, e lá dentro você vir um branco total no micélio, provavelmente o branco não é de cubensis.
Seguem as fotos para entender melhor:
20151116_183257.jpg 20151116_183304.jpg Observe que esse tipo de condensação é excessiva, e ou facilita o aparecimento da contaminação, ou é consequência desta, ou ambos.
20151116_183426.jpg 20151116_183436.jpg E aqui o bolo totalmente contaminado por fora. Esqueci de tentar outdoor com ele... :facewall:

Demorei bastante pra notar que o bolo estava contaminado, pois devido à excessiva umidade achava que o bolo PF estava simplesmente todo dominado pelo micélio, ainda sem pinar. No dia dessa foto, já tinha colocado o terrário pra fora 48 horas antes de eliminar a contaminação (ficou lá parado esperando eu lembrar de tirar foto), e foi quando deu tempo de aparecerem as manchas verdes/pretas.

Sobre os casings, nada de produção. Definitivamente devo enterrá-los todos no quintal e deixar pra tentar essa técnica de novo quando eu tiver paciência para adicionar mais etapas de esterilização, controle de Ph, e etc. aos meus cultivos... O que me dá uma baita saudade da PF Tek básica! :roflmao:
 
Mais uma colheita dos casings, o segundo flush do garrafão:
20151118_210218.jpg Peso fresco de 1,8 gramas.

Consideração sobre casing: se fizer, faça direito, não pense que é apenas um bolo PF Tek quebrado com vermiculita em cima, porque não vai render nem 5% do que renderia em bolos PF que você perdeu pra formar o bloco de casing.

É um procedimento mais complexo que a PF Tek, e só pretendo tentá-lo novamente ou quando tiver um terrário não-pet, ou quando estiver no inverno, em que poderei avaliar como funcionará em temperatura mais favorável.

Vejam que eu simplesmente fiz o seguinte: ao invés de colocar um bolo PF em cada pet, quebrei vários e coloquei numa garrafa, em cima de uma camada de vermiculita, e abaixo de outra camada de vermiculita, ambas não esterilizadas.

Ah, em dois dos três casings não houve contaminação, ao menos que impedisse de frutificar. O da caixa de leite ainda não deu nenhum sinal de vida. A permanecer assim, vou enterrá-lo em alguns dias. Mas enfim, por hora, sem esterilizar a vermiculita que serviu como camada de casing, tive 0% de contaminação. Desconfio que a caixa de leite teve problemas com umidade.

Mas, enfim...

Por outro lado, um bolo PF do cultivo anterior, no seu 6º flush, rendeu quase o dobro que o casing de 3 bolos desta postagem em seu 2º flush... sendo que ambos foram mantidos sob as mesmas condições de umidade, temperatura e luminosidade :bigode:.
 
Concordo que o casing não é tão simples como a pf tek tradicional ,mas acho que talvez se você esterilizar a vermiculita e usar recipientes menores ,onde você consiga por exemplo ,montar o casing com apenas 1 copo por recipiente ,as coisas ficam mais fáceis ,e se por acaso algum der problema,você ainda terá outros,para continuar o cultivo. Outros dois fatores que acho que também podem atrapalhar é :umidade da camada e a quantidade de furos que há no recipiente.Se a umidade passa do ideal ,mesmo não contaminando ,dificulta bastante a frutificação.Quanto aos furos ,não sei exatamente quantos são necessários para uma boa troca de ar ,mas eu faço de 8 a 12 furos redondos na parte de baixo do terrário e um quadrado maior no meio.Acredito que isso melhora a circulação de ar e consequentemente a produção.Para não deixar cair a umidade ,dou umas 5 borrifadas na parede do terrário ,se ela estiver visivelmente baixa.Normalmente 1 vez a cada dois dias.Meus primeiros casings eu coloquei em marmitas de alumínio e em sacos com filtro ,comprados pela internet ,próprios para o cultivo de cogumelos.Porém esses sacos só tem um furo redondo na parte superior do saco ,não muito grande.Todos os casings em que usei esse saco tiveram colheitas menores do que os com garrafa pet.Minha conclusão é que foi principalmente pela troca de ar.
 
E micélio venceu a contaminação! :eba:

Pois é, um dos bolos que contaminou durante a incubação e que tinha separado mas esqueci de descartar, simplesmente está quase terminando de suprimir totalmente a contaminação:
contaminação vencida - cultivo 4.jpg Muito legal. Vou colocar pra frutificar e tentar tirar carimbos.

Quando a contaminação sumir de vez e começar a pinar in vitro, o que ainda não ocorreu nesses 2 meses, eu aniversario.
 
Coloquei todos meus casings para outdoor. O fato é que eles estão bem e muito vivos, mas as condições no terrário estão péssimas, então, bora pra debaixo da terra:
20151125_155352.jpg 20151125_155511.jpg Casing 1. O único que rendeu, então sei que está em boas condições. É também o maior. Tinha um cheiro um pouco ruim quando peguei, de coisa que ia estragar, não de contaminação.
20151125_155804.jpg 20151125_155825.jpg Casing 2. Deu pins. Em boas condições. Enterrei também inteiro, como os outros dois, embaixo da mesma árvore.
20151125_155947.jpg 20151125_160033.jpg Casing 3. Tinha ficado até com medo do que ia ver quando tirasse o tijolo de micélio, mas felizmente não houve contaminação :). Inclusive, vê-se os pins que deu debaixo da camada de vermiculita. Está em boas condições, acredito. Vamos ver se vai finalmente frutificar :bigode:.

Então, aproveitei que hoje a terra está úmida, e que ainda está num período de chuvas leves, o que acredito irá favorecer o micélio. Uma coisa boa é que quando a terra aqui de casa está molhada, ela fica muito melhor de manejar, então creio que os bolos ficaram em boas condições lá embaixo.

Aliás, alguém sabe dizer se tem problemas ter colocado os tijolos inteiros sem limpar a camada de vermiculita grudada ao micélio? Isso vai atrapalhá-lo de se espalhar embaixo da terra? Creio que não, né... :unsure:

Agora é esperar pelo menos um mês pra ver no que vai dar :).

Enquanto isso, aguardo o bolo que está pra terminar de cobrir a contaminação, pra aniversariar o segundo bolo PF Tek deste cultivo. Meu objetivo vai ser pegar carimbos pra enviar a quem saiba isolar, selecionar, etc.
 
Bem, nem sinal dos outdoors ainda, então dou por encerrado este diário :).

Se eventualmente chegar a frutificar alguma coisa, posto aqui.
 
Back
Top