Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 4º Cultivo - MDK - PF Tek - 1º Casing

Diário de cultivo completo.
Começo este diário desde a inoculação, que foi hoje (23/09), feita com uma seringa multi-esporos de Mexican Dutch King (MDK), retirada de um carimbo doado pelo nobre @Lwalker :). No dia 21/09 confeccionei duas seringas de 20 ml deste carimbo. Hoje utilizei 15 ml de uma delas para inocular 8 copos com bolos PF, fazendo apenas dois pontos de inoculação em cada:
20150923_203908.jpg 20150923_203945.jpg É a primeira vez que faço com tantos bolos ao mesmo tempo.

Felizmente por ter duas panelas de pressão em casa, pude trabalhar logo com 8 copos.

Pretendo com pelo menos 4 desses bolos fazer meu primeiro casing :eba: em saco plástico :LOL:.

Um detalhe: triturar o arroz integral em liquidificador é horrível. Hoje eu fiz por preguiça de pegar meu moedor de café e na prática só esfarelou um cado, mas os grãos em sua maioria ficaram inteiros. E também me deu a impressão de que é fácil queimar o liquidificador com esse procedimento. Realmente, um moedor de café é o ideal - é como um liquidificador, mas com uma lâmina feita pra grãos e pra funcionar a seco.
 
Última edição:
Meu liquidificador tem um botão de pulsar, aperto ele 3 vezes, do uma sacudida no liquidificador, mais 3 pulsadas, mais 1 chacoalhada, e assim vai até ficar no ponto.
 
Essa eu quero ver.
Vai fazer oque com os outros quatro copos, jovem? :bigode:
 
@ExPoro Porque você preferiu o casing no saco plástico ao invés de no terrário?

Acompanhando, boa sorte e bons frutos.
Paz e luz.
 
triturar o arroz integral em liquidificador é horrível. Hoje eu fiz por preguiça de pegar meu moedor de café e na prática só esfarelou um cado, mas os grãos em sua maioria ficaram inteiros.

Pode tentar isso da proxima vez.
Muito pratico e o substrato é de primeira qualidade.
 
Essa eu quero ver.
Vai fazer oque com os outros quatro copos, jovem? :bigode:

Inicialmente, o bom e velho PF Tek que eu já sei que dá certo, aí só arrisco metade do cultivo no casing :).

@ExPoro Porque você preferiu o casing no saco plástico ao invés de no terrário?

Então, é porque não tenho terrário e quero manter o mais simples possível. Para os bolos, eu uso apenas garrafas pet e um garrafão de 5 litros. :idea: Se bem que talvez um casing caiba dentro de um terrário em garrafão de 5 litros de água :eba:! Obrigado pela ideia :).


... e valeu pela força, galera! :contente:
 
Você pode dar a sorte de simplesmente aparecer na horta se vc adubar com esterco de vaca. Ja colhi alguns numa horta da minha mãe.

Meu liquidificador tem um botão de pulsar, aperto ele 3 vezes, do uma sacudida no liquidificador, mais 3 pulsadas, mais 1 chacoalhada, e assim vai até ficar no ponto.
Pausar e mexer com uma colher de pau também dá.
 
Última edição por um moderador:
Opa! Então, tô esperando o oitavo copo dar sinal de vida, mas os outro 7 copos estão perfeitos na colonização!

Não sei porque o último copo não aparece nada. Talvez eu tenha subestimado a sugestão de inocular com a agulha voltada pros cantos dos copos, e nesse bolo eu decidi inocular sem direcionar a seringa pro canto do copo, e ai, até aparecer o micélio... :LOL:

Ou pode ser que eu fiz a seringa mal-feita (tem como? Esperei mais de 48 horas), e os últimos mililitros dela não tinha mais esporo nenhum :roflmao:.

Sei que de 8, 7 estão muito bem. Vou esperar o micélio dar as caras no oitavo copo, ou a colonização ficar mais avançada nos demais, e posto aqui :D :).
 
Última edição:
Opa! Então, tô esperando o oitavo copo dar sinal de vida, mas os outro 7 copos estão perfeitos na colonização!

Não sei porque o último copo não aparece nada. Talvez eu tenha subestimado a sugestão de inocular com a agulha voltada pros cantos dos copos, e nesse bolo eu decidi inocular sem direcionar a seringa pro canto do copo, e ai, até aparecer o micélio... :LOL:

Ou pode ser que eu fiz a seringa mal-feita (tem como? Esperei mais de 72 horas), e os últimos mililitros dela não tinha mais esporo nenhum :roflmao:.

Sei que de 8, 7 estão muito bem. Vou esperar o micélio dar as caras no oitavo copo, ou a colonização ficar mais avançada nos demais, e posto aqui :D :).
Cada esporo carrega sua própria "personalidade" e genética, então é comum que os copos reajam de maneiras diferentes, e acredito que cada ml pode carregar milhares de esporos, como eles reagem ao meio nutritivo é o que determina sua evolução.
 
os últimos mililitros dela não tinha mais esporo nenhum
Como o @Hs.Krause disse, qualquer gota já tem, provavelmente, muitos esporos. Coloração escura não é garantia de seringa boa.
O esporo em si não é possível enxergar direito. Oque a gente enxerga são os "blocos" com dezenas/centenas deles juntos.
Conseguir 7 em 8 já é uma vitória e tanto, brother. Parabéns pelo sucesso. :)
 
A colonização está muito bem :contente:. Seguem as fotos (todos os copos, frente e verso):
copo 1 frente.jpg copo 1 costas.jpg Bolo #1
copo 2 frente.jpg copo 2 costas.jpg Bolo #2
copo 3 frente.jpg copo 3 costas.jpg Bolo #3
copo 4 frente.jpg copo 4 costas.jpg Bolo #4
copo 5 frente.jpg copo 5 costas.jpg Bolo #5
copo 6 frente.jpg copo 6 costas.jpg Bolo #6
copo 7 frente.jpg copo 7 costas.jpg Bolo #7
copo 8 frente.jpg copo 8 costas.jpg copo 8 micélio visível.jpg Bolo #8
- atentem para o detalhe da terceira foto, só agora apareceu um pouco de micélio visível. Desconfio que nesse copo eu fiz propositadamente um teste na hora da inoculação pra ver o que ocorreria se não inoculasse com a agulha voltada pra beirada do copo. Resultado: colonização deve estar em pleno progresso lá dentro, eu não posso ver :lol:. Ou seja, não farei de novo :D.
 
A colonização está muito bem :contente:. Seguem as fotos (todos os copos, frente e verso):
View attachment 84487 View attachment 84491 Bolo #1
View attachment 84482 View attachment 84492 Bolo #2
View attachment 84493 View attachment 84481 Bolo #3
View attachment 84488 View attachment 84494 Bolo #4
View attachment 84486 View attachment 84490 Bolo #5
View attachment 84495 View attachment 84484 Bolo #6
View attachment 84489 View attachment 84480 Bolo #7
View attachment 84483 View attachment 84485 View attachment 84496 Bolo #8
- atentem para o detalhe da terceira foto, só agora apareceu um pouco de micélio visível. Desconfio que nesse copo eu fiz propositadamente um teste na hora da inoculação pra ver o que ocorreria se não inoculasse com a agulha voltada pra beirada do copo. Resultado: colonização deve estar em pleno progresso lá dentro, eu não posso ver :LOL:. Ou seja, não farei de novo :D.
Que micélio bonito hein?! Essa strain é muito forte, coloniza lindamente os copos!!! Me deu até vontade de cultiva-los novamente haha... vai fazer casing mesmo com os copos?! Boa sorte na continuidade!
 
Que micélio bonito hein?! Essa strain é muito forte, coloniza lindamente os copos!!! Me deu até vontade de cultiva-los novamente haha... vai fazer casing mesmo com os copos?! Boa sorte na continuidade!

Pois é, o micélio está bastante rizomórfico! :!: É possível ver bem o progresso da colonização pelo fato de eu ter feito apenas dois pontos de inoculação :). Olha em especial a foto do bolo #5 (View attachment 84486).

Além disso, em 15 dias o bolo #7 está quase 100% colonizado, o que é uma excelente taxa de colonização pela temperatura não tão baixa aqui do RJ nessas 2 semanas.

Valeu novamente pelo carimbo, @Lwalker! :) :D

Mas me diz, na fase da frutificação, como foi? Imagino que também seja excelente :eba:.
 
Última edição:
Pois é, o micélio está bastante rizomórfico! :!: É possível ver bem o progresso da colonização pelo fato de eu ter feito apenas dois pontos de inoculação :). Olha em especial a foto do bolo #5 (View attachment 84486).

Além disso, em 15 dias o bolo #7 está quase 100% colonizado, o que é uma excelente taxa de colonização pela temperatura não tão baixa aqui do RJ nessas 2 semanas.

Valeu novamente pelo carimbo, @Lwalker! :) :D

Mas me diz, na fase da frutificação, como foi? Imagino que também seja excelente :eba:.

rapido mesmo, quando eu cultivei demorou praticamente o mesmo tanto de tempo.. então a ultima e unica vez que cultivei-os foi com grãos de milho e fiz um bulk no monotube com eles, frutificou bonito :) pins pra todos lados .. eu sou suspeito pra falar sobre teks, peguei um carinho especial por bulk hehe...
 
Contaminou o oitavo bolo, aquele que eu inoculei todo errado. Atribuo aos meus erros de procedimento no momento da inoculação a ocorrência dessa contaminação:
contaminação.jpg Vou deixar terminar de colonizar o micélio para então fazer um outdoor com esse bolo também.

Boa notícia: os outros 7 copos estão já em 100% :eba:, firmes e fortes:

copo11.jpg 21.jpg 31.jpg 41.jpg 51.jpg 61.jpg 71.jpg
copo12.jpg 22.jpg 32.jpg 42.jpg 52.jpg 62.jpg 72.jpg

Nas colunas, os bolos em ordem. Nas duas linhas, as duas faces dos copos.

Putz... Muito bonito de se ver esse micélio dessa strain :fotos:.


Planejamento do Casing
Por enquanto, pretendo fazer o casing da seguinte forma:
  1. Usar apenas os 3 bolos dos copos de 220 ml;
  2. Colocar uma camada de vermiculita no fundo de uma garrafa pet ou de um garrafão de 5 litros de água, com os devidos furos de troca gasosa (no casing é melhor que a camada de micélio tenha mais superfície ou profundidade?, caso não seja possível guardar a proporção ideal das camadas...);
  3. Colocar a camada dos micélios quebrados;
  4. Colocar a camada superior com vermiculita;
  5. Fechar a garrafa como faço quando a uso como terrário, de duas formas (sugestões de qual seguir?):
    1. ou normalmente como faço com bolos PF Tek, de forma que permita a troca de ar e mantém a umidade interna com a pressão da tampa;
    2. ou ao invés de montar a parte de cima da pet, coloco insulfilm ou, ainda melhor, touca de banho, que irá permitir o ar e segurar a umidade.

E aí, o que vocês acham desse método? Em especial, dará certo ter apenas uma cada de vermiculita embaixo e outra em cima?
 
Acho que dá certo sim .Eu fiz esse procedimento só que em vez de vermiculita pura era essa receita :https://teonanacatl.org/threads/casing-preparo-da-camada.1082/ e no lugar da garrafa pet era um pote plastico alto com furos na tampa.Só colhi um flush ainda, mas parece ter dado certo.Se quiser dar uma olhada:https://teonanacatl.org/midia/peru.3021/. Montei tambem dois bulks em garrafas pet de 5 litros,com camadas inferior e superior de vermiculita + fibra de coco,ainda esta colonizando, mas parece que eles gostaram das garrafas :D.Quanto a troca de ar e ao fechamento do terrário eu fiz da mesma forma como faço para frutificar bolos pf.Corto a garrafa na parte de cima ,faço seis furos um pouco acima da altura da camada superior do casing e um corte quadrado de mais ou menos 4 X 4 cm no meio da garrafa .Acredito que assim é mais facil de regar,caso precise.Pois é só abrir a tampa da garrafa ,borrifar e fechar.
 
Última edição:
no casing é melhor que a camada de micélio tenha mais superfície ou profundidade?

Fiz exatamente a mesma pergunta no meu diário, de fato é uma informação pouco difundida mas por sorte temos usuarios como @tupy para saná-las!:love:

Quando ao casing, quanto maior a sua área de superfície, melhor. Faça a analogia do invitro VS casing. Não existe a necessidade de ter profundidade, é melhor ter vantagem a sua superfície.

Agora uma dica minha; cuidado com a camada superior de vermiculita, acredito que tive problemas com o excesso (E foi por volta de 1cm, considerado pouco).
 
Back
Top