Do link do Eldorado:
"Em média a cada 11 anos elas passam de um período de mínima para um de máxima atividade. "
(Há muitos modos de se ler uma notícia, eu prefiro o mais otimista.

)
Meu caro paresce que estamos a beira de uma idade do gelo ala minimo mauder.
Para quem nao andou acompanhando o sol se encontra um pouco fora do abitual. No ciclo 23 o sol ficou um longo periodo sem atividade (sem manchas) o que causou confusao nos cientistas, Nao era esperado tantos dias seguidos de calmaria.
Entao o sol acordou de seu sono profundo e mudamos de ciclo para o 24, A quem diga que o ciclo sera calmo, A quem diga o contrario. No começo do ano de 2011 ouve explosoes colosais que chegarao na classe x ou seja grande explosao solar (teto maximo na escala) e ainda nao estamos no maximo solar o maximo e previsto para 2012 e 2013 (que grande coincidencia nao ? se tivesse acontecido metade dessas coincidencias mais com uma profecia da biblia ja taria meio mundo se tremendo ).
O sol esse eterno desconhecido, semana passada aconteceu uma ejeçao notavel a imagem e belissima a ejeçao foi a maior ja fotografada pelo satelite da nasa.
O que ta acontecendo com o sol nao se sabe ao certo, a unica coisa que se sabe e que tem alguma coisa diferente do abitual, o sol ta um pouco estranho.
Aqui segue uma noticia de um estudo astronomico
Cientistas preveem grande período de calma do Sol
(AFP) – Há 1 dia
WASHINGTON — O Sol deve experimentar um prolongado período de calma, segundo três estudos publicados nesta terça-feira, baseados em várias observações que levam à mesma conclusão.
Astrônomos têm notado especialmente uma diminuição das manchas solares - indicadores de atividade magnética - e uma lentidão da atividade perto dos polos, sinais de que o Sol se dirige a um período prolongado de calma, segundo cientistas do Observatório Solar Nacional (NSO, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e do Laboratório de Pesquisas da Força Aérea.
Enquanto o ciclo atual do Sol - ciclo 24, iniciado em 2008 - começa a acelerar sua atividade para um máximo que se mede em quantidade de manchas, pesquisas sobre a atividade interna do astro, sua superfície visível e sua coroa, que corresponde à alta atmosfera, levam a crer que o próximo ciclo poderia ser extremamente calmo ou até mesmo não acontecer.
"Isto é muito incomum e inesperado", afirmou Frank Hill, diretor adjunto do NSO, ao comentar os resultados dos estudos, e principal autor de um deles.
"O fato de que três observações totalmente distintas do Sol apontem na mesma direção é uma indicação sólida de que o ciclo das manchas solares poderia se encaminhar para uma hibernação", acrescentou.
O resultado dos estudos foi revelado na conferência anual da divisão de física solar da Sociedade de Astronomia americana, reunida esta semana na Universidade de Novo México em Las Cruces.
O número de manchas solares e outras manifestações do Sol aumentam e diminuem a cada onze anos, aproximadamente, um período que corresponde à metade do tempo ao fim do qual se invertem os pólos magnéticos, um fenômeno que ocorre na Terra a cada 250 mil anos, em média.
A primeira questão que vem à tona é saber se esta lentidão da atividade solar pressagia um segundo "Mínimo de Maunder", um período de 70 anos, de 1645 a 1715, sem nenhuma mancha solar, destacam os cientistas.
O minimo maunder foi uma epoca em que nao ouve manchas solares e isso trousse rapidas concequencias no clima da terra que se tornou frio e ate penssou se que entrariamos numa grande era do gelo, o que nao aconteceu o minimo de maunder durou apenas 70 anos.
As eras do gelo sao muito mais longas e segundo estudos estariamos muito proximo de outra era do gelo. O clima da terra paresce estar em um ciclo de 100.ooo anos. 90 mil anos seriam periodos glaciais e apenas 10 mil anos de aquecimento global. Acredita se que a ultima era do gelo acabou entre 10 mil anos. O que causa esse ciclos ainda nao e muito bem intendido.
Entre muitas teorias existe a de Milankovitch que diz que a precessao dos equinocios que dura em media 26 mil anos que teria efeitos no calendario o equinocio ao longo do tempo muda de mes atualmente caminhamos para frente .
