Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2 Cultivo - Cambodian/TKSSS

Diário de cultivo completo.
Fala galera, suave?
A primeira vez que resolvi cultivar foi em 2015, porém após a colheita não pude continuar, mas mantive contato com eles através dos pastos 💚
Resolvi voltar agora em 2020, voltei a estuda-los aqui no fórum e adquiri umas seringas pela internet.

Diário de Cultivo
1)
Strain: Cambodian
Procedência: Profungos
Substrato: PF Tek Improvisada ( esterco seco [peguei no pasto aqui da rua] / fibra de coco / arroz integral triturado - umedeci ambos separados, até estar caindo quase nada de água ao apertar, medi no olho, 1:2:2 )
Selo com Vermiculita: Não
Esterilização: P.P. 1:15H | 25/03/2020
Data de Inoculação: 26/03/2020
Quantidade de vidros: 3 potes pp5 de 250ml
Observações e evolução: Inoculação em 2 furos equidistantes, cerca de 1,5 ml/furo.
IMG_20200410_162534_783.jpg

2)
Strain: TKSSS
Procedência: Profungos
Substrato: PF Tek ( fibra de coco / arroz integral triturado - umedeci ambos separados, até estar caindo quase nada de água ao apertar, medi no olho )
Selo com Vermiculita: Não
Esterilização: P.P. 1:15H | 25/03/2020
Data de Inoculação: 26/03/2020
Quantidade de vidros: 3 potes de vidro de 500ml
Observações e evolução: Inoculação em 2 furos equidistantes, cerca de 1,5 ml/furo.
IMG_30032020_125011.jpg

Observações:
Eu resolvi começar o cultivo bem no meio dessa quarentena/pandemia do covid-19, então foi difícil ter acesso a vermiculita. hoje, no dia em que escrevo esse diário, eu já consegui comprar :)
As seringas de esporos eu já tinha adquirido em outubro, estavam armazenadas na geladeira há 6 meses e funcionaram muito bem :) não iniciei o cultivo de imediato após a compra por que estava preso naquela rotina de "trabalho - família" onde não sobra tempo pra nada extra... mas é besteira, pura preguiça, comodidade, o que quiser chamar kkk
Agora nesse momento de quarentena, tempo sobrando, resolvi finalmente parar de protelar, dar desculpas e iniciar esse cultivo.

Não usei glovebox não tenho uma ainda, mas já estou adquirindo o material para confeccionar.
Fiz o processo em num ambiente fechado, em cima da mesa, com um circulo de velas aos redor de todo o material de trabalho, não me lembro onde li para citar, nem tirei foto, mas é basicamente acender umas 6-8 velas em circulo, numa distancia de uns 20cm entre cada, e trabalhar somente ali dentro, criando um ambiente estéril pelo calor e a chama.
Logicamente tudo esterilizando antes com álcool 70, luvas, máscara, etc.

Inoculei cada pote com 2 furos, flambando a seringa nas velas, 2 camadas de papel alumínio, folha grande dobrada em 4, e fechei os furos com fita crepe (no dia eu não tinha micropore, depois eu comprei e troquei) Guardei todos dentro de um saco e botei numa gaveta no armário.
Após 3 dias já tinham os primeiros pontos de micelio.
Aqui o desenvolvimento do micélio
Untitled-2.jpgIMG_20200402_154757256.jpg

Frutificação
Após 1 mês e 10 dias
, 2 dos 3 potes, do tópico 1 Cambodian estavam prontos para aniversariar
Eu fiz um "poor man's terrarium" com uma garrafa de 2.5l de refrigerante.
E outro com um balde, alguns furos tampados de micropore e uma tampa feita de plástico filme.
ambos eu botei uma mistura de agua filtrada com agua sanitária (umas gotinhas, no olho) e umas pedrinhas de argila expandida previamente deixadas de banho na água sanitária.

Após tirar eles do pote, eu dei um "roll" na fibra de coco esterelizada no microondas 2x por 5 minutos (molhei até cair umas gotinhas e botei no micro)

Dia 05/05
Aniversariei os dois. (não tenho foto do terrário do balde nesse momento)
2ds.jpg

Dia 10/05
Primeiro pin apareceu.

Dia 14/05
IMG_20200514_212700_966.jpg
Pins lindos nascendo no bolo do refrigerante...
Enquanto isso o outro bolo, no balde, estava ficando estranho, começou a ficar muito algodoado/encaroçado e a produzir metabolitos, o famoso xixi... porém não tinha cheiro além do tipico de micélio, o que anulava uma possível contaminação por bactéria (ao meu ver)
ICDp8PDQ.jpeg

Dia 15/05
U-o6GciQ.jpeg

Dia 17/05

O momento mais esperado! a colheita 😁
S4PP7FOQ.jpegeR112UNg.jpegIMG_20200517_172918_923.jpgIMG_20200517_184718_172.jpg
Bastante abortos, talvez tenha tido pouca troca gasosa, não sei, mas são lindos! Ao todo, cracker dry, pesou 2.1g
Fiz tunel de vento por 24hrs, depois deixei mais 2 dias submerso em silica gel.

Dia 19/05
E então eu percebi que houve uma tragédia... a mistura de água/água sanitária que estava no fundo no balde, estava em contato com o bolo, mesmo ele estando em cima de um pratinho, a ponta estava submersa e eu não reparei. acredito que ele bebeu essa mistura assassina 😅 igual faz no dunk. e estava lutando contra isso...
22.PNGCapturar.PNG
Encarando ele e pensando no que fazer, vi que o micélio estava tentando sobreviver de todas as formas, então pensei e resolvi fazer um bulk com ele, por que não? se não der certo é so descartar...
Eu sei que o melhor método para bulk é pasteurizar, porém no momento eu não tinha como ficar duas horas na frente do fogão controlando a temperatura então já que é tudo um experimento, por que não ir além? kkkk, e fiz uma técnica de bulk no microondas que vi no reddit. não achei o link agora para citar, são coisas que leio nas madrugadas de pesquisa...

8 a 10 minutos, na potencia máxima, tudo umedecido ao ponto de cair quase nenhuma gota ao apertar, pote com plástico filme como tampa, com alguns furos para não estufar. Após o tempo, enrolar o pote todo com mais plástico filme, o calor vai fazer ele selar. deixa dentro do micro ou enrolado num pano pra manter o calor o máximo que der, assim que retomar a temperatura ambiente, em torno de 26º, já pode usar pro bulk.

preparei uma mistura de 2:2:1 ( esterco, vermiculita, fibra de coco) umedeci tudo separado, juntei e taquei no micro, peguei o bolo, ralei ele num ralador de queijo/legumes e fiz as camadas
bolo>substrato>bolo>substrato.
usei o mesmo balde em que ele estava (limpei com alcool 70) e com os furos tampados. forrei com um plástico pra não entrar luz por baixo quando eu aniversariar.
Y5zcBx2w.jpeg
Fechei com mais plástico e botei no guarda roupa junto dos casacos, bem quentinho.

Dia 22/05
Segundo flush do bolo da garrafa pet
IMG_20200522_150823_981.jpgmLLgt0Eg.jpeg

Dia 23/05
Colhi somente o maior do 2 flush, o resto está crescendo ainda.
KjdleGeA.jpegMN4mL4rw.jpeg
E dei uma olhada em como estava indo meu bulk
IMG_20200523_153944416.jpg

Sobre os outros 4 potes:
os 3 do TKSSS 500ml - ainda estão terminando de colonizar, um está quase pronto, os outros dois faltam mais alguns dias, tudo ok por enquanto :)
e o ultimo bolo de 250ml do Cambodian está pronto pra ser aniversariado, estou pensando o que fazer com ele... um dunk e roll direto pra algum terrário ou pasteurizar um pouco de substrato, no banho maria dessa vez, e fazer outro monotub/balde.
Eu tenho certeza de que farei isso com o pote de 500ml, já tenho uma caixa organizadora pronta esperando ele.

Por enquanto é isso galera, vou continuar atualizando.
Valeu.
 
Última edição:
Fala galera, voltando aqui pra atualizar meu cultivo :)

Dia 29/05
o ultimo bolo de 250ml do Cambodian está pronto pra ser aniversariado, estou pensando o que fazer com ele..

Quando eu abri o pote dele, tinha um pouco de trichoderma na fibra de coco que coloquei por cima, simplesmente retirei toda essa parte de cima e
Preparei um casing num pote de sorvete com ele, esterilizei a vermiculita na PP por 1h

Dia 30/05
Apareceu uma contaminação na experiencia com o bolo que seria descartado :confused:

IMG_20200530_015826460.jpg
Removi ela com bastante cuidado, limpei a área em volta com álcool e joguei um pouco de vermiculita por cima...
sem muitas esperanças

Dia 05/06
Colheita do 3º flush do bolo na garrafa pet
Nasceram bem poucos/muitos abortos em todos os flushs desse bolo.. não curti muito esse "poor man's terrarium" kkkkkk
OapErMtQ.jpegDLl1rRGQ.jpeg

Dia 06/06
Casing pronto pra aniversáriar😁
,.jpg

Dia 12/06
Aparecem os primeiros pins do casing :love:
IMG_20200612_151820675.jpg
E o bolo da pet ta continuando! 4º flush.
Nascendo um pin na cabeça de outro cogumelinho, lindo
Screenshot_20200615-010610.pngScreenshot_20200615-010634.png

Dia 14/06
O casing está lindo! Estou surpreso com a quantidade de cogumelos que estão crescendo
Screenshot_20200615-162220.png
Screenshot_20200615-162240.jpg
Screenshot_20200615-011048.png
Screenshot_20200615-010721.png
Como eles estão crescendo eu fiz um telhadinho pra não encostarem no plástico filme kk
IMG_20200614_193332_515.jpg

Dia 15/06
2)
Strain: TKSSS
Procedência: Profungos
Substrato: PF Tek ( fibra de coco / arroz integral triturado - umedeci ambos separados, até estar caindo quase nada de água ao apertar, medi no olho )
Selo com Vermiculita: Não
Esterilização: P.P. 1:15H | 25/03/2020
Data de Inoculação: 26/03/2020
Quantidade de vidros: 3 potes de vidro de 500ml
Observações e evolução: Inoculação em 2 furos equidistantes, cerca de 1,5 ml/furo.
IMG_30032020_125011.jpg
Preparei um bulk monotub com esses 3 potes, finalmente terminaram de colonizar... demorou muito, talvez seja o frio, não tenho incubadora.
Fiz a pasteurização da mistura 1:1 esterco bovino, vermiculita
2h no banho maria com a temperatura em torno de 70ºC
IMG-20200615-WA0039.jpeg(na foto ta 62,5 mas eu mantive mais próximo de 70)
Esperei ele esfriar até a temperatura ambiente e realizei a preparação do monotub, fazendo as camadas
substrato>micélio>substrato>micélio>substrato
IMG_20200615_224610036.jpg
IMG_20200615_224630237.jpg
Foi pro armário e agora é só esperar uns 10 dias 🤞


Sobre o bolo que contaminou, até agora nao houve nenhuma mudança, o contaminante não voltou e nada de pins...
vou esperar mais uns dias, se continuar sem mudar vou enterrar.

Alguém sabe me dizer se é necessário cobrir o monotub com uma camada de vermiculita(umida?) antes de por pra aniversáriar?

por enquanto é isso, valeu :)
 
Última edição:
Atualizando o diário :)

Dia 17/06
Dia da colheita 😁
IMG_20200617_225034_351.jpgIMG_20200617_194539525.jpg
IMG_20200618_015223770.jpg
IMG_20200618_021813_443.jpgIMG_20200618_020610295.jpg
IMG_20200618_020724176.jpgIMG_20200618_021530817.jpg
Tirei os 3 maiores chapéus pra fazer carimbo
Após a colheita eu dei um dunk de 12h, botei água no próprio pote até o casing boiar e deixei na geladeira, depois virei até escorrer tudo.

Dia 18/06
IMG-20200617-WA0034.jpeg

Consumi 2g (os da garrafa pet)
bati no mixer e tomei junto duma limonada
Foi tranquilo, bem mental, refleti bastante sobre coisas necessárias, uns visuais bonitos...
Não tive nenhum tipo de body load, o que foi beem agradável, geralmente eu tenho desconforto estomacal....
Na próxima quero tomar 3g, senti que não fui tão fundo quanto gostaria.
Ainda tenho vontade de um dia experimentar uma heroic dose, mas agora não é o momento kk 😅

Dia 22/06
O bulk que tinha contaminado foi enterrado no quintal.
O monotub está lindo, hoje completando 7 dias de colonização, vou esperar mais uns 3 e acho que ta pronto pra aniversariar :giggle:
Screenshot_20200621-000927.png
Screenshot_20200622-154924.png
 
Última edição:
Voltando pra atualizar

Dia 23/06

Fazer o dunk no casing foi uma péssima escolha... contaminou, trichoderma.. provavelmente veio da água, usei direto do filtro
mesmo assim ele tinha uns pins atrasados, ou novos que surgiram no meio tempo em que o 1 flush crescia, que foram junto pro dunk, provavelmente absorveram água, um deles espichou de uma forma que me surpreendeu

IMG_20200623_214741_315.jpg
O grandão com a gatinha, seco deu 1g, e esses 3 pequenos
Screenshot_20200625-214500.png

Será que esses 4 foram o 2 flush? Eu colhi 1 semana depois dos primeiros cogus, porém rolou o dunk na geladeira que atrasa, não?

Eu removi a parte com trich, e mais um pouco pra dentro além de onde ela estava, joguei sal no ferimento, até agora não deu sinais

Dia 24/06

Construí minha glovebox!! To muito feliz, reduzir as chances de contaminantes = menos preocupações e mais cogus :)

IMG_20200625_011838618.jpgScreenshot_20200625-214407.pngScreenshot_20200625-214419.png
Fiz o corte fazendo vários furos com uma broca pequena bem próximos um do outro, acertei no estile esquentando com isqueiro e finalizei com lixa 80 e 150
Cano de 100mm, silicone nas juntas e prendi as luvas com umas abraçadeiras de plástico

Dia 25/06

Dando uma pesquisada esses dias me interessei muito por uma técnica com sementes de pássaros que vi no shroomer (Frank's WBS Prep)
Alguém já realizou seguindo esses procedimentos? Com café e gesso? Vou tentar.
Comprei esse pacote com a maior parte contendo painço, pelo que vi em outras teks com sementes, ele é bastante indicado

IMG_20200625_214342576.jpgIMG_20200625_214317611.jpg
Vou começar o processo amanha, em breve posto os resultados à vocês.

Hoje também botei meu monotub pra aniversariar! ele está lindo e já descolou da parede da caixa, acredito que esse momento é o ideal, quando ele se torna um bloco inteiro sólido.

IMG-20200625-WA0183.jpeg
IMG-20200625-WA0186.jpeg

Ansioso para a frutificação :LOL:
 
Última edição:
Esse monotub ai me deu umas boas ideias! Achei muito legal também o telhadinho que você construiu pro casing hahaha, como fica a questão da troca de ar e da umidade nesse caso? Você abre pra arejar e borrifar água?
E no monotub, como isso fica?
Abraço!
 
@Cebolo, boa noite mano, que monotub mais lindo🤤🤗
Demais!!!
Curti o gato dando uma fungada no cogu! 🤩
Sucesso!
🍄👽
Boa noite Alma, obrigado 🤗
hahaha ela se interessou e veio cheirar, meu irmão fotografou na hora kkk

Esse monotub ai me deu umas boas ideias! Achei muito legal também o telhadinho que você construiu pro casing hahaha, como fica a questão da troca de ar e da umidade nesse caso? Você abre pra arejar e borrifar água?
E no monotub, como isso fica?
Abraço!
Fala diego, que bom que teu deu umas ideias ai hahhaha, esse telhadinho funcionou muito bem, mas na hora de abrir é chato kkk, na proxima vou fazer o telhado antes de preparar o casing, melhor feito e bem preparado.
Então, eu não tenho costume de abrir não, fico noiado com contaminantes... eu prefiro sempre deixar a "tampa" de plástico filme meio folgada, e toda vez que vou olhar eles (no minimo 3x ao dia) eu puxo e empurro o plástico, fazendo tipo o movimento do pulmão, assim a pressão interna do monotub/casing diminui, e faz o ar circular pelos furos com micropre, esse monotub é tão grande que quando eu faço isso, as paredes dele se achatam e eu consigo sentir o ventinho saindo pelos furos, até então não tive problemas de overlay ou micelio aério buscando por oxigênio.

Pelo que eu tenho pesquisado, borrifar água não é totalmente necessário e somente é recomendado após o 1 flush, no momento ele está bem úmido, fazendo gotículas nas paredes e no substrato, eu vi uns videos no youtube dum gringo fazendo dunk nos monotubs dele, simplesmente jogava água até boiar, deixava 12h e escorria pelos furos da caixa, ainda não tenho certeza se vou fazer isso, vou esperar o 1 flush e acompanhar, ver se o substrato fica seco.

Essa é minha primeira vez com substrato pasteurizado em vez de esterilizado, acredito que a pasteurização evita melhor os contaminantes após colonizado, pois mantem também os microrganismos benéficos pro substrato
 
Última edição:
Então, eu não tenho costume de abrir não, fico noiado com contaminantes... eu prefiro sempre deixar a "tampa" de plástico filme meio folgada, e toda vez que vou olhar eles (no minimo 3x ao dia) eu puxo e empurro o plástico, fazendo tipo o movimento do pulmão, assim a pressão interna do monotub/casing diminui, e faz o ar circular pelos furos com micropre, esse monotub é tão grande que quando eu faço isso, as paredes dele se achatam e eu consigo sentir o ventinho saindo pelos furos, até então não tive problemas de overlay ou micelio aério buscando por oxigênio.

Puts isso me deu outra ideia! Já pensou acoplar um tipo de fole em um buraco feito na tampa de um terrário? Seria tipos aqueles respiradores de hospital e faria com que todo o ar renovado obrigatoriamente passassem pelos filtros! Vou maturar mais essa ideia ó 😁
 
Boa noite Alma, obrigado 🤗
hahaha ela se interessou e veio cheirar, meu irmão fotografou na hora kkk


Fala diego, que bom que teu deu umas ideias ai hahhaha, esse telhadinho funcionou muito bem, mas na hora de abrir é chato kkk, na proxima vou fazer o telhado antes de preparar o casing, melhor feito e bem preparado.
Então, eu não tenho costume de abrir não, fico noiado com contaminantes... eu prefiro sempre deixar a "tampa" de plástico filme meio folgada, e toda vez que vou olhar eles (no minimo 3x ao dia) eu puxo e empurro o plástico, fazendo tipo o movimento do pulmão, assim a pressão interna do monotub/casing diminui, e faz o ar circular pelos furos com micropre, esse monotub é tão grande que quando eu faço isso, as paredes dele se achatam e eu consigo sentir o ventinho saindo pelos furos, até então não tive problemas de overlay ou micelio aério buscando por oxigênio.

Pelo que eu tenho pesquisado, borrifar água não é totalmente necessário e somente é recomendado após o 1 flush, no momento ele está bem úmido, fazendo gotículas nas paredes e no substrato, eu vi uns videos no youtube dum gringo fazendo dunk nos monotubs dele, simplesmente jogava água até boiar, deixava 12h e escorria pelos furos da caixa, ainda não tenho certeza se vou fazer isso, vou esperar o 1 flush e acompanhar, ver se o substrato fica seco.

Essa é minha primeira vez com substrato pasteurizado em vez de esterilizado, acredito que a pasteurização evita melhor os contaminantes após colonizado, pois mantem também os microrganismos benéficos pro substrato
Então monotube não precisaria nem de um excesso de controle de umidade nem de troca gasosa por parte do cultivador, se fizer um substrato que retenha a umidade e se deixar tudo bem esquematizado com furos e filtros?
Parece muito mais fácil que frutificar bolos em terrários comuns, considerando o trabalho de manutenção e controle que dá quando você não tem um processo todo automatizado com umidificadores, compressores de ar, etc..
 
Puts isso me deu outra ideia! Já pensou acoplar um tipo de fole em um buraco feito na tampa de um terrário? Seria tipos aqueles respiradores de hospital e faria com que todo o ar renovado obrigatoriamente passassem pelos filtros! Vou maturar mais essa ideia ó 😁

Ideia interessante, mas teria que colocra uns micropore nas entradas de ar da fole kkkkk

Então monotube não precisaria nem de um excesso de controle de umidade nem de troca gasosa por parte do cultivador, se fizer um substrato que retenha a umidade e se deixar tudo bem esquematizado com furos e filtros?
Parece muito mais fácil que frutificar bolos em terrários comuns, considerando o trabalho de manutenção e controle que dá quando você não tem um processo todo automatizado com umidificadores, compressores de ar, etc..

Cara, é minha primeira vez com mono. só sei o que estudei, a pratica ta sendo agora, mas o intuito dele é ser um "terrário" bem fácil, onde não exige muitos cuidados após aniversario, por isso também se faz esses furos enormes com fibra sintética/algodão/micropore
Eu segui receitas, a mais básica, proporção 1 vermiculita (média, maior aeração pro sub) pra 1 esterco. Foi aproximadamente a mesma quantidade de bolos pra quantidade de substrato pasteurizado

E foi exatamente com essa proposta de alto rendimento e fácil manutenção que resolvi testar essa técnica :)

Esse video ta em inglês, mas explica legal como funciona
Basics of How a MonoTub Works
Obs: Segundo o vídeo, ele diz que se os furos estiverem bem feitos, não precisa fazer nada, rola troca de ar sozinha
 
Última edição:
Ideia interessante, mas teria que colocra uns micropore nas entradas de ar da fole kkkkk



Cara, é minha primeira vez com mono. só sei o que estudei, a pratica ta sendo agora, mas o intuito dele é ser um "terrário" bem fácil, onde não exige muitos cuidados após aniversario, por isso também se faz esses furos enormes com fibra sintética/algodão/micropore
Eu segui receitas, a mais básica, proporção 1 vermiculita (média, maior aeração pro sub) pra 1 esterco. Foi aproximadamente a mesma quantidade de bolos pra quantidade de substrato pasteurizado

E foi exatamente com essa proposta de alto rendimento e fácil manutenção que resolvi testar essa técnica :)

Esse video ta em inglês, mas explica legal como funciona
Basics of How a MonoTub Works
Obs: Segundo o vídeo, ele diz que se os furos estiverem bem feitos, não precisa fazer nada, rola troca de ar sozinha
Grato!! Vou dar uma verificada! Parece bem simples e prática mesmo. Estarei acompanhando seu cultivo também!
Abraço
 
Boa tarde comunidade, atualizando o diário

Dia 26/06

Fiz 2 sessões de PP
Uma com 3 potes com sementes de pássaros, depois com elas evoluindo, eu abro um diário novo pra relatar sobre. Inoculei com um seringa que tinha guardado de GT.

IMG_20200629_012345920.jpg

E também 2 CL com mel, segui uma receita do shoomery, 285ml água pra 12g puro mel, como eu não consegui medir exatamente 285ml, botei 300, já vi que na duvida melhor deixar com mais água do que açúcar, 12 minutos na pressão.
1 CL GT / 1 CL TKSSS

Dia 28/06

Fiz mais 2 sessões na PP com ao todo 10 potes, todos PF tek
Acabei com todas as minhas seringas, foi GT, TKSSS e Cambondian nesses 10, em média usei 0,5ml por furo.

IMG_20200627_212047295.jpg

Agora uma coisa muito importante gente.... kkkkkkkkk, por favor tomem cuidado com álcool dentro da glove box... 🔥 eu quase causei um incendio em casa 😅
Estava inoculando os potes, eu gosto de ter um lencinho úmido em álcool dentro da glove (já da pra imaginar o estrago), pra limpar tudo que manuseio, ele estava apoiado em cima de um pote que eu já tinha furado e vedado. Na hora que fui acender o isqueiro na ponta da agulha, por estar num ambiente fechado, o álcool do lencinho evaporando simplesmente explodiu o_O quando eu acendi o isqueiro próximo, começou a pegar fogo, eu tentei bater com a luva no lenço pra apagar, mas não estava adiantando,em poucos segundos já vieram pensamentos, fudeu vou por fogo na casa, arranquei as mãos da luva muito rápido, veio tudo junto... vocês podem ver na foto que fiz numa escrivaninha, caiu tudo no chão, meus potes (muita sorte que não quebrou/trincou nada), as seringas, o lenço pegando fogo kkkkk
E eu finalmente consegui dar umas pisadas nele e apagou. depois do susto eu fiquei rindo e montei tudo de novo.... limpei tudo, fiz o procedimento certinho, dessa vez com o lencinho no canto mais longe possível do isqueiro na hora de flambar, fica a dica pra vcs kkkkkk

Além desse desastre, que no fim deu tudo certo 😅

IMG_20200628_135234317_HDR.jpg
Meu casing ja era... eu tive que remover uns 60% dele por causa da trich, e tinha resolvido.. porém ontem deu uma baita ventania aqui em casa, e eles ficam na mesa proximos da janela, o potinho de sorvete voou, caiu no chão, amassou todos os pins que estavam surgindo... o bolo se partiu e ficou todo azul, triste... botei o resto no quintal....

Dia 30/06

Ontem dia 29, em 4 dias após aniversariar o bulk, já consegui ver vaaaaaarios nós hifais, hoje dia 30
5 dias após, já consigo ver alguns pins, parece que vai vir bombando esse 1 flush, LOTADO! :p
Screenshot_20200630-140237.pngScreenshot_20200630-140348.pngScreenshot_20200630-140303.png
 
Última edição:
Amigo eu ri mas foi com respeito kkkkkkk :ROFLMAO:
Espero que tudo se encaminhe direitinho nas suas coisas agora viu!

Fica na paz 😁 🍄🍄
 
Boa tarde comunidade, atualizando o diário

Dia 26/06

Fiz 2 sessões de PP
Uma com 3 potes com sementes de pássaros, depois com elas evoluindo, eu abro um diário novo pra relatar sobre. Inoculei com um seringa que tinha guardado de GT.

View attachment 115096

E também 2 CL com mel, segui uma receita do shoomery, 285ml água pra 12g puro mel, como eu não consegui medir exatamente 285ml, botei 300, já vi que na duvida melhor deixar com mais água do que açúcar, 12 minutos na pressão.
1 CL GT / 1 CL TKSSS

Dia 28/06

Fiz mais 2 sessões na PP com ao todo 10 potes, todos PF tek
Acabei com todas as minhas seringas, foi GT, TKSSS e Cambondian nesses 10, em média usei 0,5ml por furo.

View attachment 115094

Agora uma coisa muito importante gente.... kkkkkkkkk, por favor tomem cuidado com álcool dentro da glove box... 🔥 eu quase causei um incendio em casa 😅
Estava inoculando os potes, eu gosto de ter um lencinho úmido em álcool dentro da glove (já da pra imaginar o estrago), pra limpar tudo que manuseio, ele estava apoiado em cima de um pote que eu já tinha furado e vedado. Na hora que fui acender o isqueiro na ponta da agulha, por estar num ambiente fechado, o álcool do lencinho evaporando simplesmente explodiu o_O quando eu acendi o isqueiro próximo, começou a pegar fogo, eu tentei bater com a luva no lenço pra apagar, mas não estava adiantando,em poucos segundos já vieram pensamentos, fudeu vou por fogo na casa, arranquei as mãos da luva muito rápido, veio tudo junto... vocês podem ver na foto que fiz numa escrivaninha, caiu tudo no chão, meus potes (muita sorte que não quebrou/trincou nada), as seringas, o lenço pegando fogo kkkkk
E eu finalmente consegui dar umas pisadas nele e apagou. depois do susto eu fiquei rindo e montei tudo de novo.... limpei tudo, fiz o procedimento certinho, dessa vez com o lencinho no canto mais longe possível do isqueiro na hora de flambar, fica a dica pra vcs kkkkkk

Além desse desastre, que no fim deu tudo certo 😅

View attachment 115095
Meu casing ja era... eu tive que remover uns 60% dele por causa da trich, e tinha resolvido.. porém ontem deu uma baita ventania aqui em casa, e eles ficam na mesa proximos da janela, o potinho de sorvete voou, caiu no chão, amassou todos os pins que estavam surgindo... o bolo se partiu e ficou todo azul, triste... botei o resto no quintal....

Dia 30/06

Ontem dia 29, em 4 dias após aniversariar o bulk, já consegui ver vaaaaaarios nós hifais, hoje dia 30
5 dias após, já consigo ver alguns pins, parece que vai vir bombando esse 1 flush, LOTADO!
View attachment 115098View attachment 115100View attachment 115099

Caramba, brother! Que sufoco ein!
Hahaha
Eu estava com o mesmo problema, embebia tudo com álcool e ficava muito preocupado do excesso acabar pegando fogo quando ia flambar a agulha.
Agora estou usando uma solução de 500ml de água pra 200ml de água sanitária e uma colher de sopa de detergente, espirro em tudo deixo agir 1h/2h, e só depois trabalho com o material. Me falaram que o detergente atua quebrando a parede celular de bactérias e endosporos, e o cloro os mata, mas precisa de um certo tempo pra agir.
Tenho até me questionado sobre a eficácia do álcool 70 nesses procedimentos, pois tive muitos problemas com bactérias que vieram provavelmente do momento em que tirei a agulha da tampa, flambei, e introduzi no furo do pote - provavelmente tinham bactérias que não foram mortos com o álcool dentro da própria glovebox, que acabaram por se grudar na tampa do pote, ou mesmo ou na agulha nos poucos segundos depois que a flambei.

Fica a questão para se quiser mudar de solução desinfetante e fazer alguns testes também!

Ademais, que venham os cogus desse bulk!
Boa sorte!
 
Amigo eu ri mas foi com respeito kkkkkkk :ROFLMAO:
Espero que tudo se encaminhe direitinho nas suas coisas agora viu!

Fica na paz 😁 🍄🍄
É pra rir mesmo kkkkk, eu ri muito depois que o susto passou 😅
Também espero que não contamine nada, tentei fazer o mais asséptico e paciente possivel! obrigado haha
Fica na paz irmao 😁

Caramba, brother! Que sufoco ein!
Hahaha
Eu estava com o mesmo problema, embebia tudo com álcool e ficava muito preocupado do excesso acabar pegando fogo quando ia flambar a agulha.
Agora estou usando uma solução de 500ml de água pra 200ml de água sanitária e uma colher de sopa de detergente, espirro em tudo deixo agir 1h/2h, e só depois trabalho com o material. Me falaram que o detergente atua quebrando a parede celular de bactérias e endosporos, e o cloro os mata, mas precisa de um certo tempo pra agir.
Tenho até me questionado sobre a eficácia do álcool 70 nesses procedimentos, pois tive muitos problemas com bactérias que vieram provavelmente do momento em que tirei a agulha da tampa, flambei, e introduzi no furo do pote - provavelmente tinham bactérias que não foram mortos com o álcool dentro da própria glovebox, que acabaram por se grudar na tampa do pote, ou mesmo ou na agulha nos poucos segundos depois que a flambei.

Fica a questão para se quiser mudar de solução desinfetante e fazer alguns testes também!

Ademais, que venham os cogus desse bulk!
Boa sorte!
Sim cara, kkkk, ainda bem que no final deu tudo certo!
Opa, valeu pela dica, vou fazer essa mistura sim! eu já borrifo água sanitária com água e deixo agir por 1h também, porem vou adicionar o detergente. O álcool é só no paninho mesmo(eu encharco um lenço umedecido de álcool 70, acho melhor que papel toalha ou guardanapo), o negócio é que tava mt perto da chama quando acendi o isqueiro 😅 hehe
Obrigado! to ansioso pra esses frutos!
 
Última edição:
Cuidado ai doido kkkkkkkkkk
Não é a primeira vez que vejo um relato parecido envolvendo glovebox, alcool e fogo :ROFLMAO:
 
Atualizando 😁

Cuidado ai doido kkkkkkkkkk
Não é a primeira vez que vejo um relato parecido envolvendo glovebox, alcool e fogo :ROFLMAO:

hahahaah obrigado mano <3 pode deixar que já aprendi com o descuido e não vou repetir 😂

Seguindo:

Dia 02/07

IMG_20200704_231708380.jpg
Monotub TKSSS cheio de pins o_O

Dia 04/07
IMG_20200704_230758842.jpg

De inicio achei que eles estavam com um desenvolvimento um pouco retardado, pois já tinham 5 dias desde o aparecimento das primórdias (30/06) e ainda estavam muito pequenos, e alguns estavam demonstrando sinais de rompimento do véu?!?
IMG_20200704_230748701.PNG Esse por exemplo, super pequeno e chapéu todo pra cima..

Pensei em vários fatores do por que estarem assim prematuros?.. Até criei um tópico no problemas/contaminações porém ninguém soube dizer do que se tratava.

Genética? Talvez, multiesporos;
Temperatura? Não, estava em torno de 24ºC;
Umidade? Acredito que não, havia gotículas sobre todo o substrato;
Oxigenação? Talvez, teoricamente um monotub não necessita;
Contaminação? Acredito que não.

Bom, fiquei a madrugada pesquisando, vendo vários diários aqui e no shroomery até chegar a conclusão de que cogumelos prematuros eram sinal de uma má oxigenação.
A partir dai comecei a abrir o tub 3-5x ao dia para abanar (por 1m) e borrifar água (água mineral + 3% de aguá oxigenada) (abana, borrifa todas as paredes e só uma no substrato, abana mais)

Dia 06/07

veuz.PNG

Eles começaram a crescer! Acredito que a oxigenação adiantou, é bizarro que o véu rompeu tão cedo que ta abaixo da metade deles :p

Também preparei mais 4 potes PFTek Cambodian e meus outros bolos que inoculei semana passado estão vingando bem 😍
IMG_20200704_152704837.jpg

Dia 07/07

E vamos a colheita!
IMG_20200706_131315697.jpgIMG_20200706_133629381~2.jpgIMG_20200706_131330629.jpg
Eu removi somente os maiores, que já romperam o véu
Algumas horas antes
pre colheita.jpg
Logo depois de colher
pos colheita.jpg
(deixei o restante pra crescer um pouco mais, vou dormir e amanhã colher)

No final, eles me surpreenderam! kkkk 😅
Eu achando que os bichinhos tinham problema de genética fraca... 🥶
IMG_20200707_002435_632.jpgScreenshot_20200707-013905.png
Colhendo "metade ou 2/3" do total do 1 flush me rendeu 77g frescos (no dia 7/7 hehe)
lhes apresento a torre de cogu
IMG_20200707_01155566338.jpg
Antes de pesar tirei 2 chapéus pra carimbar 🥰

Estou muito feliz 😁 no inicio quando vi aqueles cogumelos prematuros fiquei bem triste, mas tentei continuar elogiando eles e tendo energias positivas, ainda
me perguntando o que tinha feito de errado, tendo aquela expectativa de que monotubs geram bons frutos, passei o dia abanando eles pedindo muito que crescessem! E o resultado do carinho ta ai, rs, só gratidão. 🙏


EDIT:

Voltei só pra colocar as informações finais, após colher o resto, DOBROU
COLHI MAIS 77G NO DIA 7/7 o_Oo_O
kkkkk
IMG_20200707_123944464.jpgIMG_20200707_114947841.jpg
E como ficou o tub
IMG_20200707_114636977.jpg
Ao todo 1 flush, apx. 150g frescos
Muito, muito feliz, superou as expectativas! 🙏😁

Um vídeo da minha princesa ajudando a colher 🥰



Meus descartes enterrados também estão dando frutos, tenho regado um dia sim um dia não
IMG_20200707_160446665.jpgIMG_20200707_160347520.jpg
 
Última edição:
Fala galera,
5 dias após a 1 colheita, voltando pra atualizar :giggle:

Como essa está sendo minha primeira experiencia com monotub, eu não to entendendo bem como funcionam os flushs desse esquema o_O kkk
Vou explicar:
No dia 7/7 eu colhi todos os cogumelos maduros, que estavam na parte superior do substrato, porém eu vi que nas paredes (apesar deu pintar a base da caixa de preto, adianta nada) estavam nascendo alguns pins
1.JPG2.JPG

Dia 10/07

Colhi os 3 que cresceram primeiro, era tarde, acabei não tirando foto.

Dia 11/07

Colhi mais 7, deram 23g frescos, nessa foto, eu coloquei os de ontem junto (secos do túnel de vento)

IMG_20200711_205810411.jpg

Dia 12/07

Colhi mais 4, pesando 20g, e ainda tem outros crescendo

IMG_20200712_175948447.jpgScreenshot_20200712-180036.png
IMG_20200712_175459269.jpgIMG_20200712_175446559.jpg

Como vocês viram, eles cresceram logo em seguida a colheita, então estou me questionando, ainda é o 1 flush, que nasceu um pouco depois? por ter uma área tão grande?

O substrato diminuiu muito de tamanho, ta longe das paredes da caixa, depois de colher esses que ainda estão nascendo, vou fazer um dunk de 2h como vi num video do youtube.

Se realmente for tudo do 1 flush, rendeu +/- 200g, incrível! 😮

Fora isso, meu "cultivo outdoor" que fiz usando bolos esgotados + esterco e vermiculita ta rendendo frutos, hoje contei ao todo 14 pins surgindo da terra, e aquele que já estava nascendo
Meus descartes enterrados também estão dando frutos, tenho regado um dia sim um dia não
IMG_20200707_160347520.jpg

Está assim:
IMG_20200712_121010297_HDR.jpgIMG_20200712_120941446_HDR.jpg
kkkk bizarro, são frutos dos cambodian, esse em especial vai pesar muito, talvez ultrapasse os 32.2g do @Wesker sera? hahahaahahah 😂
Na foto não tem escala, mas está gigante
 
Última edição:
Está assim:
View attachment 115825View attachment 115824

kkkk bizarro, são frutos dos cambodian, esse em especial vai pesar muito, talvez ultrapasse os 32.2g do @Wesker sera? hahahaahahah 😂
Na foto não tem escala, mas está gigante

Será que passa @Cebolo ? Vai postando fotos dele aqui, que eu fiquei curioso! Ouvi relatos aqui no fórum de Cubensis de 70g, mas não vi nenhuma foto. Até que peso será que eles chegam?

Vibrações positivas pra ele aí, pra que ele cresça bastante!
 
Back
Top