Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2 Cultivo - Cambodian/TKSSS

Diário de cultivo completo.
Fala galera, suave?
A primeira vez que resolvi cultivar foi em 2015, porém após a colheita não pude continuar, mas mantive contato com eles através dos pastos 💚
Resolvi voltar agora em 2020, voltei a estuda-los aqui no fórum e adquiri umas seringas pela internet.

Diário de Cultivo
1)
Strain: Cambodian
Procedência: Profungos
Substrato: PF Tek Improvisada ( esterco seco [peguei no pasto aqui da rua] / fibra de coco / arroz integral triturado - umedeci ambos separados, até estar caindo quase nada de água ao apertar, medi no olho, 1:2:2 )
Selo com Vermiculita: Não
Esterilização: P.P. 1:15H | 25/03/2020
Data de Inoculação: 26/03/2020
Quantidade de vidros: 3 potes pp5 de 250ml
Observações e evolução: Inoculação em 2 furos equidistantes, cerca de 1,5 ml/furo.
IMG_20200410_162534_783.jpg

2)
Strain: TKSSS
Procedência: Profungos
Substrato: PF Tek ( fibra de coco / arroz integral triturado - umedeci ambos separados, até estar caindo quase nada de água ao apertar, medi no olho )
Selo com Vermiculita: Não
Esterilização: P.P. 1:15H | 25/03/2020
Data de Inoculação: 26/03/2020
Quantidade de vidros: 3 potes de vidro de 500ml
Observações e evolução: Inoculação em 2 furos equidistantes, cerca de 1,5 ml/furo.
IMG_30032020_125011.jpg

Observações:
Eu resolvi começar o cultivo bem no meio dessa quarentena/pandemia do covid-19, então foi difícil ter acesso a vermiculita. hoje, no dia em que escrevo esse diário, eu já consegui comprar :)
As seringas de esporos eu já tinha adquirido em outubro, estavam armazenadas na geladeira há 6 meses e funcionaram muito bem :) não iniciei o cultivo de imediato após a compra por que estava preso naquela rotina de "trabalho - família" onde não sobra tempo pra nada extra... mas é besteira, pura preguiça, comodidade, o que quiser chamar kkk
Agora nesse momento de quarentena, tempo sobrando, resolvi finalmente parar de protelar, dar desculpas e iniciar esse cultivo.

Não usei glovebox não tenho uma ainda, mas já estou adquirindo o material para confeccionar.
Fiz o processo em num ambiente fechado, em cima da mesa, com um circulo de velas aos redor de todo o material de trabalho, não me lembro onde li para citar, nem tirei foto, mas é basicamente acender umas 6-8 velas em circulo, numa distancia de uns 20cm entre cada, e trabalhar somente ali dentro, criando um ambiente estéril pelo calor e a chama.
Logicamente tudo esterilizando antes com álcool 70, luvas, máscara, etc.

Inoculei cada pote com 2 furos, flambando a seringa nas velas, 2 camadas de papel alumínio, folha grande dobrada em 4, e fechei os furos com fita crepe (no dia eu não tinha micropore, depois eu comprei e troquei) Guardei todos dentro de um saco e botei numa gaveta no armário.
Após 3 dias já tinham os primeiros pontos de micelio.
Aqui o desenvolvimento do micélio
Untitled-2.jpgIMG_20200402_154757256.jpg

Frutificação
Após 1 mês e 10 dias
, 2 dos 3 potes, do tópico 1 Cambodian estavam prontos para aniversariar
Eu fiz um "poor man's terrarium" com uma garrafa de 2.5l de refrigerante.
E outro com um balde, alguns furos tampados de micropore e uma tampa feita de plástico filme.
ambos eu botei uma mistura de agua filtrada com agua sanitária (umas gotinhas, no olho) e umas pedrinhas de argila expandida previamente deixadas de banho na água sanitária.

Após tirar eles do pote, eu dei um "roll" na fibra de coco esterelizada no microondas 2x por 5 minutos (molhei até cair umas gotinhas e botei no micro)

Dia 05/05
Aniversariei os dois. (não tenho foto do terrário do balde nesse momento)
2ds.jpg

Dia 10/05
Primeiro pin apareceu.

Dia 14/05
IMG_20200514_212700_966.jpg
Pins lindos nascendo no bolo do refrigerante...
Enquanto isso o outro bolo, no balde, estava ficando estranho, começou a ficar muito algodoado/encaroçado e a produzir metabolitos, o famoso xixi... porém não tinha cheiro além do tipico de micélio, o que anulava uma possível contaminação por bactéria (ao meu ver)
ICDp8PDQ.jpeg

Dia 15/05
U-o6GciQ.jpeg

Dia 17/05

O momento mais esperado! a colheita 😁
S4PP7FOQ.jpegeR112UNg.jpegIMG_20200517_172918_923.jpgIMG_20200517_184718_172.jpg
Bastante abortos, talvez tenha tido pouca troca gasosa, não sei, mas são lindos! Ao todo, cracker dry, pesou 2.1g
Fiz tunel de vento por 24hrs, depois deixei mais 2 dias submerso em silica gel.

Dia 19/05
E então eu percebi que houve uma tragédia... a mistura de água/água sanitária que estava no fundo no balde, estava em contato com o bolo, mesmo ele estando em cima de um pratinho, a ponta estava submersa e eu não reparei. acredito que ele bebeu essa mistura assassina 😅 igual faz no dunk. e estava lutando contra isso...
22.PNGCapturar.PNG
Encarando ele e pensando no que fazer, vi que o micélio estava tentando sobreviver de todas as formas, então pensei e resolvi fazer um bulk com ele, por que não? se não der certo é so descartar...
Eu sei que o melhor método para bulk é pasteurizar, porém no momento eu não tinha como ficar duas horas na frente do fogão controlando a temperatura então já que é tudo um experimento, por que não ir além? kkkk, e fiz uma técnica de bulk no microondas que vi no reddit. não achei o link agora para citar, são coisas que leio nas madrugadas de pesquisa...

8 a 10 minutos, na potencia máxima, tudo umedecido ao ponto de cair quase nenhuma gota ao apertar, pote com plástico filme como tampa, com alguns furos para não estufar. Após o tempo, enrolar o pote todo com mais plástico filme, o calor vai fazer ele selar. deixa dentro do micro ou enrolado num pano pra manter o calor o máximo que der, assim que retomar a temperatura ambiente, em torno de 26º, já pode usar pro bulk.

preparei uma mistura de 2:2:1 ( esterco, vermiculita, fibra de coco) umedeci tudo separado, juntei e taquei no micro, peguei o bolo, ralei ele num ralador de queijo/legumes e fiz as camadas
bolo>substrato>bolo>substrato.
usei o mesmo balde em que ele estava (limpei com alcool 70) e com os furos tampados. forrei com um plástico pra não entrar luz por baixo quando eu aniversariar.
Y5zcBx2w.jpeg
Fechei com mais plástico e botei no guarda roupa junto dos casacos, bem quentinho.

Dia 22/05
Segundo flush do bolo da garrafa pet
IMG_20200522_150823_981.jpgmLLgt0Eg.jpeg

Dia 23/05
Colhi somente o maior do 2 flush, o resto está crescendo ainda.
KjdleGeA.jpegMN4mL4rw.jpeg
E dei uma olhada em como estava indo meu bulk
IMG_20200523_153944416.jpg

Sobre os outros 4 potes:
os 3 do TKSSS 500ml - ainda estão terminando de colonizar, um está quase pronto, os outros dois faltam mais alguns dias, tudo ok por enquanto :)
e o ultimo bolo de 250ml do Cambodian está pronto pra ser aniversariado, estou pensando o que fazer com ele... um dunk e roll direto pra algum terrário ou pasteurizar um pouco de substrato, no banho maria dessa vez, e fazer outro monotub/balde.
Eu tenho certeza de que farei isso com o pote de 500ml, já tenho uma caixa organizadora pronta esperando ele.

Por enquanto é isso galera, vou continuar atualizando.
Valeu.
 
Última edição:
Será que passa @Cebolo ? Vai postando fotos dele aqui, que eu fiquei curioso! Ouvi relatos aqui no fórum de Cubensis de 70g, mas não vi nenhuma foto. Até que peso será que eles chegam?

Vibrações positivas pra ele aí, pra que ele cresça bastante!

Aaaaaah foi quase meu amigo! kkkkkkk
31.2g - 1g a menos que o teu kkkk

70 g? Uau, gostaria de ver um dia

Screenshot_20200713-222657.pngScreenshot_20200713-222739.pngScreenshot_20200713-222858.png

O chapéu todo rachado, ficou muito diferente, se eu passo por um desses na rua de relance nem acho que é um cubs kkkk
E os outros pins do out tão vingando também!

O monotub não para... mais 11.7g hoje
IMG_20200713_151740443.jpg

Preparei também 2 CL novas, ver se essas vingam já que as ultimas contaminaram..
IMG_20200713_043258131.jpg
 
Aaaaaah foi quase meu amigo! kkkkkkk
31.2g - 1g a menos que o teu kkkk

70 g? Uau, gostaria de ver um dia

View attachment 115887View attachment 115888View attachment 115889

O chapéu todo rachado, ficou muito diferente, se eu passo por um desses na rua de relance nem acho que é um cubs kkkk
E os outros pins do out tão vingando também!

Que pena, @Cebolo ! Mas acho que ele só não superou por estar com o chapéu deformado assim. Por que será que ele nasceu tão diferente?

O monotub não para... mais 11.7g hoje
View attachment 115891

Monotube parece ser uma boa ideia, todo dia tem colheita! hahaha! 🍄🍄

Preparei também 2 CL novas, ver se essas vingam já que as ultimas contaminaram..
View attachment 115890

Só não pode desistir!
 
Que pena, @Cebolo ! Mas acho que ele só não superou por estar com o chapéu deformado assim. Por que será que ele nasceu tão diferente?
Monotube parece ser uma boa ideia, todo dia tem colheita! hahaha! 🍄🍄
Só não pode desistir!
Imagina! To super feliz, hahaha, ta ótimo, veio dos descartes no quintal, melhor que isso só dois disso kkkkk
Por que será que ele nasceu tão diferente?
Também não sei... O clima ta um pouco seco e tem feito bastante sol aqui, então eu to o tempo todo borrifando água em cima deles pra manter o clima favoravel, se não aborta. Provavelmente o chapéu ficou ressecado de sol

Eu reparei que a noite o movimento de vida é intenso ali... muitas formigas, moscas, besouros, etc.
Não sei se você sabe, certas espécies de formigas se alimentam de fungos, e eu vi elas fuçando meu cultivo, eram várias, elas cavaram e estavam tirando algo lá de baixo, fiquei preocupado, mas não interferi, ao observar por um tempo vi que estavam saindo com pedaços do bolo contaminado de uma massa cinzenta, acredito que elas limparam meu cultivo kkkkkk

Esse coguzão ai veio junto com uma minhoca na base da estipe quando puxei o_O
E uns mini insetinhos andando pelas lamelas.. No túnel de vento sai tudo kkk
A natureza é incrível..
 
Fala galera,
voltando aqui só pra concluir/encerrar esse diário, fiquei 5 dias fora de casa e quando voltei meu tub tava contaminado :(
Uma parte preta, uma parte verde e uma parte saudável dando os últimos frutos da sobrevivência kkk
Retirei eles, esse pedaço que estava saudável eu botei num pote com água pro dunk, vou tentar ver se sobrevive num terrário de pet, só para não jogar fora... o resto foi enterrado.
Screenshot_20200724-181850.png
Pesando o total de cogumelos que nasceram nele, deu 21.6g cracker dry.
Tentarei a técnica novamente com mais cuidados.
Flw
🙏
🍄
 
Atualizando 😁



hahahaah obrigado mano <3 pode deixar que já aprendi com o descuido e não vou repetir 😂

Seguindo:

Dia 02/07

View attachment 115536
Monotub TKSSS cheio de pins o_O

Dia 04/07
View attachment 115538

De inicio achei que eles estavam com um desenvolvimento um pouco retardado, pois já tinham 5 dias desde o aparecimento das primórdias (30/06) e ainda estavam muito pequenos, e alguns estavam demonstrando sinais de rompimento do véu?!?
View attachment 115541 Esse por exemplo, super pequeno e chapéu todo pra cima..

Pensei em vários fatores do por que estarem assim prematuros?.. Até criei um tópico no problemas/contaminações porém ninguém soube dizer do que se tratava.

Genética? Talvez, multiesporos;
Temperatura? Não, estava em torno de 24ºC;
Umidade? Acredito que não, havia gotículas sobre todo o substrato;
Oxigenação? Talvez, teoricamente um monotub não necessita;
Contaminação? Acredito que não.

Bom, fiquei a madrugada pesquisando, vendo vários diários aqui e no shroomery até chegar a conclusão de que cogumelos prematuros eram sinal de uma má oxigenação.
A partir dai comecei a abrir o tub 3-5x ao dia para abanar (por 1m) e borrifar água (água mineral + 3% de aguá oxigenada) (abana, borrifa todas as paredes e só uma no substrato, abana mais)

Dia 06/07

View attachment 115542

Eles começaram a crescer! Acredito que a oxigenação adiantou, é bizarro que o véu rompeu tão cedo que ta abaixo da metade deles :p

Também preparei mais 4 potes PFTek Cambodian e meus outros bolos que inoculei semana passado estão vingando bem 😍
View attachment 115552

Dia 07/07

E vamos a colheita!
View attachment 115543View attachment 115547View attachment 115544
Eu removi somente os maiores, que já romperam o véu
Algumas horas antes
View attachment 115546
Logo depois de colher
View attachment 115545
(deixei o restante pra crescer um pouco mais, vou dormir e amanhã colher)

No final, eles me surpreenderam! kkkk 😅
Eu achando que os bichinhos tinham problema de genética fraca... 🥶
View attachment 115548View attachment 115550
Colhendo "metade ou 2/3" do total do 1 flush me rendeu 77g frescos (no dia 7/7 hehe)
lhes apresento a torre de cogu
View attachment 115549
Antes de pesar tirei 2 chapéus pra carimbar 🥰

Estou muito feliz 😁 no inicio quando vi aqueles cogumelos prematuros fiquei bem triste, mas tentei continuar elogiando eles e tendo energias positivas, ainda
me perguntando o que tinha feito de errado, tendo aquela expectativa de que monotubs geram bons frutos, passei o dia abanando eles pedindo muito que crescessem! E o resultado do carinho ta ai, rs, só gratidão. 🙏


EDIT:

Voltei só pra colocar as informações finais, após colher o resto, DOBROU
COLHI MAIS 77G NO DIA 7/7 o_Oo_O
kkkkk
View attachment 115586View attachment 115585
E como ficou o tub
View attachment 115584
Ao todo 1 flush, apx. 150g frescos
Muito, muito feliz, superou as expectativas! 🙏😁

Um vídeo da minha princesa ajudando a colher 🥰



Meus descartes enterrados também estão dando frutos, tenho regado um dia sim um dia não
View attachment 115595View attachment 115596


Owwwwwn ti fofa sua filhinha colhendo
 
Fala galera, voltando aqui pra atualizar meu cultivo :)

Dia 29/05


Quando eu abri o pote dele, tinha um pouco de trichoderma na fibra de coco que coloquei por cima, simplesmente retirei toda essa parte de cima e
Preparei um casing num pote de sorvete com ele, esterilizei a vermiculita na PP por 1h

Dia 30/05
Apareceu uma contaminação na experiencia com o bolo que seria descartado :confused:

View attachment 114382
Removi ela com bastante cuidado, limpei a área em volta com álcool e joguei um pouco de vermiculita por cima...
sem muitas esperanças

Dia 05/06
Colheita do 3º flush do bolo na garrafa pet
Nasceram bem poucos/muitos abortos em todos os flushs desse bolo.. não curti muito esse "poor man's terrarium" kkkkkk
View attachment 114377View attachment 114378

Dia 06/06
Casing pronto pra aniversáriar😁
View attachment 114376

Dia 12/06
Aparecem os primeiros pins do casing :love:
View attachment 114364
E o bolo da pet ta continuando! 4º flush.
Nascendo um pin na cabeça de outro cogumelinho, lindo
View attachment 114369View attachment 114370

Dia 14/06
O casing está lindo! Estou surpreso com a quantidade de cogumelos que estão crescendo
View attachment 114374
View attachment 114375
View attachment 114373
View attachment 114380
Como eles estão crescendo eu fiz um telhadinho pra não encostarem no plástico filme kk
View attachment 114379

Dia 15/06

Preparei um bulk monotub com esses 3 potes, finalmente terminaram de colonizar... demorou muito, talvez seja o frio, não tenho incubadora.
Fiz a pasteurização da mistura 1:1 esterco bovino, vermiculita
2h no banho maria com a temperatura em torno de 70ºC
View attachment 114368(na foto ta 62,5 mas eu mantive mais próximo de 70)
Esperei ele esfriar até a temperatura ambiente e realizei a preparação do monotub, fazendo as camadas
substrato>micélio>substrato>micélio>substrato
View attachment 114366
View attachment 114383
Foi pro armário e agora é só esperar uns 10 dias 🤞


Sobre o bolo que contaminou, até agora nao houve nenhuma mudança, o contaminante não voltou e nada de pins...
vou esperar mais uns dias, se continuar sem mudar vou enterrar.

Alguém sabe me dizer se é necessário cobrir o monotub com uma camada de vermiculita(umida?) antes de por pra aniversáriar?

por enquanto é isso, valeu :)
Blz Cebolo grato pelo relato, no outro post, com vc e sua filha e o suador, tenho uma pergunta companheiro, sobre o Monotub hoje fui onde fabrica o queijo e peguei esterno de vaca leiteira, o cara acabou colocando muito no porta malas, encheu ele kkkk (so vou usar um pouco,) Eu to cheio de duvidas sobre o Monotub, Eu penso em fazer diferente queria sua opinião, meu terrário chega a 70 graus de boa, até ferve nos 100 se eu permitir, pensei em colocar o esterco la meio seco mesmo, pasteurizar por 3 a 4 horas por 70 graus, pegar dois termometros digitais enterrar no esterco para controle interno, depois so pegar um litro de CL que tenho aqui que esta se desenvolvendo rapido e hidratar tudo, fechar e deixar colonizar nos 28 graus, penso em colocar uma camada de verniculita, esterilizada na pressao por cima, vc acha que dara certo? fazer assim sem mexer em nada so esterelizar e colocar o CL por cima molhando tudo com cl ( quero imitar o pasto natural ) sera quer terei bons frutos?
tenho muito aqui qual profundidade de esterco posso colocar? 05, 06 cm de altura ou isso não importa posso colocar um 10 cm que nao fara diferença? sera que so o esterco da vaca leiteira tem nutrientes suficientes? Eu aqui te enchendo ne Cebolo, o que acha?
 
Eu reparei que a noite o movimento de vida é intenso ali... muitas formigas, moscas, besouros, etc.
Não sei se você sabe, certas espécies de formigas se alimentam de fungos, e eu vi elas fuçando meu cultivo, eram várias, elas cavaram e estavam tirando algo lá de baixo, fiquei preocupado, mas não interferi, ao observar por um tempo vi que estavam saindo com pedaços do bolo contaminado de uma massa cinzenta, acredito que elas limparam meu cultivo kkkkkk

Tem esse vídeo aqui mostrando claramente que as formigas são as maiores cultivadoras de micélio :risada:




Mas aí vem o Paul Stamets e desenvolve um fungo modificado pra matar as criaturas, no caso cupins :sorrateiro:

 
Blz Cebolo grato pelo relato, no outro post, com vc e sua filha e o suador, tenho uma pergunta companheiro, sobre o Monotub hoje fui onde fabrica o queijo e peguei esterno de vaca leiteira, o cara acabou colocando muito no porta malas, encheu ele kkkk (so vou usar um pouco,) Eu to cheio de duvidas sobre o Monotub, Eu penso em fazer diferente queria sua opinião, meu terrário chega a 70 graus de boa, até ferve nos 100 se eu permitir, pensei em colocar o esterco la meio seco mesmo, pasteurizar por 3 a 4 horas por 70 graus, pegar dois termometros digitais enterrar no esterco para controle interno, depois so pegar um litro de CL que tenho aqui que esta se desenvolvendo rapido e hidratar tudo, fechar e deixar colonizar nos 28 graus, penso em colocar uma camada de verniculita, esterilizada na pressao por cima, vc acha que dara certo? fazer assim sem mexer em nada so esterelizar e colocar o CL por cima molhando tudo com cl ( quero imitar o pasto natural ) sera quer terei bons frutos?
tenho muito aqui qual profundidade de esterco posso colocar? 05, 06 cm de altura ou isso não importa posso colocar um 10 cm que nao fara diferença? sera que so o esterco da vaca leiteira tem nutrientes suficientes? Eu aqui te enchendo ne Cebolo, o que acha?
Opa, valeu mano! "e o suador" foi ótimo kkkkk, aquela foi a pior bad da minha vida.... kkkkk
Sobre suas perguntas, vamos lá
Fiquei confuso, seu terrário chega a 70? Como assim? você quis dizer forno? Não entendi kkk
Pasteurização à 70ºC não precisa ultrapassar de 2h.
Enterrar o termômetro digital no esterco a 70? kkk Vai derreter o plástico, e como você vai medir se ta enterrado? rs
1 litro de CL? To querendo 100ml e não consigo kkkk
Bom mano, pelo que eu entendi você quer inocular esterco pasteurizado diretamente com a CL? Teoricamente deve funcionar, nunca fiz ou li a respeito de esterco puro (mesmo com vermiculita). Mas na natureza é assim né
sera quer terei bons frutos?
Não tenho ideia meu amigo, o que você quer fazer é um teste com fundamentos, só resta tentar pra saber se dará certo ou não, rs

Você ta querendo fazer um outdoor, é isso? Ainda não entendi direito...
Alias, esse esterco que coletou, já está seco/curtido? se tiver úmido (fresco) não serve, muita amônia.
Nunca fiz outdoor, não sei te dizer sobre a altura...

Bom, se você ta com material e tempo, por que não tentar? Mas separa uma parte desse esterco, dessa CL e siga alguma receita já conhecida e testada, pra caso a outra não de certo você não perder tudo...

Tem esse vídeo aqui mostrando claramente que as formigas são as maiores cultivadoras de micélio :risada:




Mas aí vem o Paul Stamets e desenvolve um fungo modificado pra matar as criaturas, no caso cupins :sorrateiro:


Hahahaha, muito bom os videos!
Esse biopesticida do Paul eu já conhecia, muito foda por sinal!
Conheci através do documentário Fantastic Fungi (recomendo a todos)
 
Última edição:
Opa, valeu mano!
Sobre suas perguntas, vamos lá
Fiquei confuso, seu terrário chega a 70? Como assim? você quis dizer forno? Não entendi kkk
Pasteurização à 70ºC não precisa ultrapassar de 2h.
Enterrar o termômetro digital no esterco a 70? kkk Vai derreter o plástico, e como você vai medir se ta enterrado? rs
1 litro de CL? To querendo 100ml e não consigo kkkk
Bom mano, pelo que eu entendi você quer inocular esterco pasteurizado diretamente com a CL? Teoricamente deve funcionar, nunca fiz ou li a respeito de esterco puro (mesmo com vermiculita). Mas na natureza é assim né

Não tenho ideia meu amigo, o que você quer fazer é um teste com fundamentos, só resta tentar pra saber se dará certo ou não, rs

Você ta querendo fazer um outdoor, é isso? Ainda não entendi direito...
Alias, esse esterco que coletou, já está seco/curtido? se tiver úmido (fresco) não serve, muita amônia.
Nunca fiz outdoor, não sei te dizer sobre a altura...

Bom, se você ta com material e tempo, por que não tentar? Mas separa uma parte desse esterco, dessa CL e siga alguma receita já conhecida e testada, pra caso a outra não de certo você não perder tudo...


Hahahaha, muito bom os videos!
Esse biopesticida do Paul eu já conhecia, muito foda por sinal!
Conheci através do documentário Fantastic Fungi (recomendo a todos)

Opa @Cebolo Obrigado pela resposta

Sim meu terrário chega até 100 graus ( ebolição ) de boa, tenho total controle dele, pela controladora é feito de PVC que é Anti Bactéria obedece a norma Internacional ISO 22196 😆 kkkk depois tem uma camada de propileno PP Isolação e por fora uma camada de metal revestindo todo o exterior, tem a foto de uma coruja, da pra usar como de estufa pasteurizador ou terrário de boa, nuca fiz mas eu acho que da.

Enterrar o termômetro digital no esterco a 70? kkk Vai derreter o plástico, e como você vai medir se ta enterrado? rs

Não @Cebolo o plástico derrete a 260 graus Célsius, com 70 graus da pra pedir com o termômetro de plástico de boa, se fosse no fogão ai era game over porque a chama do fogão fica na media de 400°C

pensei em enterrar no esterco porque no seu diario comenta para colocar o termômetro dentro do esterco e ir controlando a temperatura interna em 70 graus

1 litro de CL? To querendo 100ml e não consigo kkkk
kkkkk Na verdade é a minha primeira safra de CL, inoculei 5 tipos diferentes em 5 mamadeiras e 5 garrafas de 1,5 de agua mineral fervida depois inoculada, na verdade é so um teste, para este experimento, ja tenho inicio de CL, mas se esta contaminada é outra historia, se não tiver farei uma matriz dela, a que mais se desenvolveu foi a porto rico depois o Persa.
Bom mano, pelo que eu entendi você quer inocular esterco pasteurizado diretamente com a CL? Teoricamente deve funcionar, nunca fiz ou li a respeito de esterco puro (mesmo com vermiculita). Mas na natureza é assim né
É isso mesmo @Cebolo quero exatamente isso.

Alias, esse esterco que coletou, já está seco/curtido? se tiver úmido (fresco) não serve, muita amônia.
kkkkkkk não sei nada sobre coco da vaca kkkkkkk

Eu Não sei Cebolo, se coloco a mão esta seco e solto, quando cheguei la tinha varias vacas leiteiras malhadas, sou da cidade grande kkkk enfiei meu sapato na lama kkkkk no dia estava chovendo e o cara colocou no porta malas os sacos, não tenho experiência com erteco de vaca.

Vou ter que fazer teste para PH e para Anomia? qual será os níveis aceitares ? fiquei na duvida. achei importante isso agora. ( obrigado )
Bom, se você ta com material e tempo, por que não tentar? Mas separa uma parte desse esterco, dessa CL e siga alguma receita já conhecida e testada, pra caso a outra não de certo você não perder tudo...

@Cebolo estou com mais de 100 quilos de esterco aqui 3 sacos é muita bosta kkkkkk vai dar pra testar por um bom tempo eu acho , ( não sei a validade de esterco, não achei matéria relacionado a validade de esterco.

Desculpe as brincadeiras, Obrigado pelos toques, vou tentar sim Cebolo, não vou postar, pois acho que pode ser tentativa e erro ou não vai saber kkk mas depois se der frutos compartilho, Valeu companheiro.
 
Opa @Cebolo Obrigado pela resposta

Sim meu terrário chega até 100 graus ( ebolição ) de boa, tenho total controle dele, pela controladora é feito de PVC que é Anti Bactéria obedece a norma Internacional ISO 22196 😆 kkkk depois tem uma camada de propileno PP Isolação e por fora uma camada de metal revestindo todo o exterior, tem a foto de uma coruja, da pra usar como de estufa pasteurizador ou terrário de boa, nuca fiz mas eu acho que da.
Agora fiquei curioso kkk, tem foto desse terrário??

Não @Cebolo o plástico derrete a 260 graus Célsius, com 70 graus da pra pedir com o termômetro de plástico de boa, se fosse no fogão ai era game over porque a chama do fogão fica na media de 400°C

pensei em enterrar no esterco porque no seu diario comenta para colocar o termômetro dentro do esterco e ir controlando a temperatura interna em 70 graus
Depende do plástico, depende dos componentes internos...
Sim, mas é um termômetro apropriado para culinária, tem uma haste de metal enorme que é usada para medição, longe do plástico/circuito.
Quando você falou termômetro digital eu imaginei aqueles básicos que até mostram a hora...
1604270789176.pngTipo esse.

kkkkk Na verdade é a minha primeira safra de CL, inoculei 5 tipos diferentes em 5 mamadeiras e 5 garrafas de 1,5 de agua mineral fervida depois inoculada, na verdade é so um teste, para este experimento, ja tenho inicio de CL, mas se esta contaminada é outra historia, se não tiver farei uma matriz dela, a que mais se desenvolveu foi a porto rico depois o Persa.


É isso mesmo @Cebolo quero exatamente isso.
Entendi.

kkkkkkk não sei nada sobre coco da vaca kkkkkkk

Eu Não sei Cebolo, se coloco a mão esta seco e solto, quando cheguei la tinha varias vacas leiteiras malhadas, sou da cidade grande kkkk enfiei meu sapato na lama kkkkk no dia estava chovendo e o cara colocou no porta malas os sacos, não tenho experiência com erteco de vaca.
kkkkk, já enfiei muito o pé em lama indo pra pasto, faz parte hehe
Se está seco e solto está perfeito.
Vou ter que fazer teste para PH e para Anomia? qual será os níveis aceitares ? fiquei na duvida. achei importante isso agora. ( obrigado )
Até pelo cheiro da pra dizer se tem amônia ou não... Os Cubs crescem entre 6 e 8 de PH. Diria que mais pra 6, porém PH baixo favorece os outros contaminante tb..
@Cebolo estou com mais de 100 quilos de esterco aqui 3 sacos é muita bosta kkkkkk vai dar pra testar por um bom tempo eu acho , ( não sei a validade de esterco, não achei matéria relacionado a validade de esterco.
A validade deles é se decompor em cogumelos kkkk
Bastante esterco mesmo, se fosse aqui eu faria outdoor certeza, com uns 50kg, mas não usaria CL direto no esterco, usaria em grãos e com eles colonizados faria de spawn pro esterco pasteurizado.
Desculpe as brincadeiras, Obrigado pelos toques, vou tentar sim Cebolo, não vou postar, pois acho que pode ser tentativa e erro ou não vai saber kkk mas depois se der frutos compartilho, Valeu companheiro.
Tamo junto, se der certo compartilha sim :)
 
Agora fiquei curioso kkk, tem foto desse terrário??


Depende do plástico, depende dos componentes internos...
Sim, mas é um termômetro apropriado para culinária, tem uma haste de metal enorme que é usada para medição, longe do plástico/circuito.
Quando você falou termômetro digital eu imaginei aqueles básicos que até mostram a hora...
View attachment 119838Tipo esse.


Entendi.


kkkkk, já enfiei muito o pé em lama indo pra pasto, faz parte hehe
Se está seco e solto está perfeito.

Até pelo cheiro da pra dizer se tem amônia ou não... Os Cubs crescem entre 6 e 8 de PH. Diria que mais pra 6, porém PH baixo favorece os outros contaminante tb..

A validade deles é se decompor em cogumelos kkkk
Bastante esterco mesmo, se fosse aqui eu faria outdoor certeza, com uns 50kg, mas não usaria CL direto no esterco, usaria em grãos e com eles colonizados faria de spawn pro esterco pasteurizado.

Tamo junto, se der certo compartilha sim :)

Tenho sim, acabei de tirar pra ti olha ai:
1604276373146.jpeg 1604276424893.jpeg

O terrario foi uma engenhoca que fiz, com resistencia da polonia de 200 w ( para forno incandescente ) e voltagem a 110 volts no frasco de 3 litros, penso em colocar OLEO, mas por enquanto esta no H2O controlado pelo termostato W1209 tenho dois um para o terario e outro para a estufa.

Olha o bolo sobrevivente suportou 60 graus por duas horas, ele ficou vivo, mas agora so pina aborto todos abortos,

Isso me fez questionar porque todos abortos? se esta vivo, porque no pasto nunca vi aborto ? so em cultura que se da Aborto? quero descobrir o porque.
Olha os abortos ai ( todos ) estão assim a 3 dias, todo dia nasce mais aborto. os cogus da terra de lilliput gulliver
1604276992148.jpeg

Até pelo cheiro da pra dizer se tem amônia ou não... Os Cubs crescem entre 6 e 8 de PH. Diria que mais pra 6, porém PH baixo favorece os outros contaminante tb..
Vou medir Maravilha.

A validade deles é se decompor em cogumelos kkkk
Bastante esterco mesmo, se fosse aqui eu faria outdoor certeza, com uns 50kg, mas não usaria CL direto no esterco, usaria em grãos e com eles colonizados faria de spawn pro esterco pasteurizado.
kkkkk eu ia gostar disso

Sobre usar graos colonizados vários na estufa, mas uau isso é ... quero fugir disso, achar alguma forma, porque pode demorar até 30 / 40 dias para colonizar tudo, ai mais 10/20 para colonizar de novo para ai mais 6 dias começar a pinar UAU :ahh: demora muito muito muito 😆 por isso quero ver se com CL direto no pasteurizado para ver se sai em 20 dias sei que não é padaria, mas acho que demora muito.

Valeu pelas respostas @Cebolo Sucesso ai nos cultivos
 
Fala galera,
voltando aqui só pra concluir/encerrar esse diário, fiquei 5 dias fora de casa e quando voltei meu tub tava contaminado :(
Uma parte preta, uma parte verde e uma parte saudável dando os últimos frutos da sobrevivência kkk
Retirei eles, esse pedaço que estava saudável eu botei num pote com água pro dunk, vou tentar ver se sobrevive num terrário de pet, só para não jogar fora... o resto foi enterrado.
View attachment 116473
Pesando o total de cogumelos que nasceram nele, deu 21.6g cracker dry.
Tentarei a técnica novamente com mais cuidados.
Flw
🙏
🍄
Olá tudo bem?
Sou iniciante e estava aqui fazendo alguns estudos, quando encontrei suas postagens.
Gostaria de saber se deu certo e como vc procedeu com esse minis cogus da fotos.
Pois fui realizar hj um procedimento no meu terrario e alguns minis cogumelos ainda em frutificação soltaram do meu bolo.
Será que consigo fazer algo para continuar o desenvolvimento? Ou descarto?
 
Back
Top