Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Diário / B+ / Dedicatória

Diário de cultivo completo.
Boa tarde pra todos.


Vou deixar esse diário em agradecimento especial.

Primeiramente aos idealizadores do fórum que realizam um trabalho lindo de manter essa base para todas as informações que rolam por aqui.

Aos membros que fazem com que essas informações estejam sempre em movimento e constante atualização e principalmente aqueles que me ajudaram no primeiro cultivo, tiraram as minhas dúvidas a acrescentaram muito no meu aprendizado e por fim fizeram parte do meu sucesso com os cultivos.

Por último e não menos importante ao @newtondf que contribuiu com a doação do carimbo de B+, sendo possível esse recomeço depois de algum tempo parado

E que esse diário sirva de fonte de mais informações para quem esta começando e ainda possui dúvidas, apesar de ainda não ser expert nos cultivos.




Agora vamos ao que interessa.


27/03 ---
Para recomeçar, resolvi partir do básico, utilizando a PFTek.
Utilizei 5 copos de whisky e 1 "copo" que é mais largo e raso.
O substrato de FAI + vermiculita na proporção de 1/2
Inoculação por seringa multiesporos.
Acabei realizando os procedimentos na glove-box mais compacta pois a principal ainda estava sobre ajustes.
(Pra quem tiver interesse e não viu ainda segue o link do projeto https://teonanacatl.org/threads/glove-box-semi-profissional.10183/).
IMG_4052.JPG IMG_4053.JPG IMG_4055.JPG
Estou utilizando duas PP que são bem altas, e utilizo no fundo aquela tigela perfurada quem vem nas panelas de arroz elétricas. É uma mão na roda, da para colocar bastante água e não precisa se preocupar com os copos quebrarem. Da pra comprar avulso no mercado livre.
IMG_4054.JPGtigela-perfurada-panela-de-arroz-para-cozimento-legumes-998601-MLB20385459809_082015-O.jpg
Tudo pra dentro da incubadora, mantendo sempre uma temperatura média de 29 graus. E agora começa a saga da paciência.
IMG_4077.JPG IMG_4075.JPG


09/04 ---
Nesse meio tempo preparei um pouco de CL pra facilitar mais pra frente, utilizando dextrose com a raspagem do carimbo diretamente no copo. Já utilizei a outra glove.
preparo das cl dia 09 04.JPG


09/05 ---
Depois de mais de um mês de aguardo, finalmente término da colonização, acabei não tirando foto no meio do processo.
Dos 5 copos de whisky, 2 simplesmente não vingaram e também não contaminaram, acabei guardando na geladeira para usar depois.
IMG_4242.JPG
Com um mês as CL's já estão bem desenvolvidas, realizo já nesse dia inoculação em 4 "copos" de 620ml com milho, acabei não tirando fotos também.
O processo de esterilização utilizado foi:
(30min de fervura + 24hrs de molho / adiciono água sanitária + 24hrs de molho / enxague, água limpa uma colher de chá de bicarbonato de sódio +24hrs de molho / esterilização na PP de 1:20hrs).
Acabei tendo um problema pra inocular, pois a seringa mais grossa que encontrei entupiu na hr de puxar, tive que fazer uma gambiarra e puxar sem a seringa. Por sorte deu tudo certo e nem a CL nem o milho contaminou.
IMG_4243.JPG IMG_4241.JPG
Para montagem do terrário utilizei uma caixa bem grande, não sei dizer quantos litros, mas da pra fazer bom uso dela.
2 bolos dos copos de whisky eu desmanchei e fiz casing com vermiculita, e os outros fiz um coldshock + roll de vermiculita, vamos ver qual se sai melhor.
Ainda não estou utilizando perlita expandida, mas pretendo colocar. E no caso tirar esses copos e colocar um pote retangular na vertical do terrário e utilizar +1 bomba de ar.
IMG_4248.JPG IMG_4247.JPG


16/05 ---
Peguei 1 dos potes com milho que já estão com mais 70% e chacoalhei para fazer um teste e ver se finaliza mais rápido que os outros


17/05 ---
Para minha alegria os pequenos vieram em um dos bolos
IMG_4256.JPG


18/05 ---
Os outros bolos já estão com pins. No casing não é possível ver na foto, mas tem pins também.
Logo na primeira colheita vou pegar o melhor exemplar para fazer seleção genética. Estou com tudo no jeito. Placa petri, BDA utilizado em laboratório, etc.
IMG_4259.JPG IMG_4258.JPG
Pra comprovar a técnica o pote com milho que chacoalhei terminou a colonização. Pra minha surpresa foi muito rápido no geral, já que se passaram apenas 1 semana e meia.
Minha ideia pra esses milhos é usar para colonizar mais milho. quero fazer mais 8 potes iguais a este e assim eliminar o processo de inoculação via seringa.
IMG_4260.JPG


Minha motivação para esse cultivo, é ter uma grande quantidade para uso principalmente em microdoses em longo prazo e "trip's heróicas" quando houver disponibilidade de tempo. Meu preparo já vem ocorrendo a algum tempo com meditações, e senti que já era o momento para que os mágicos retornassem a minha vida. E quem sabe agora possa "receber" verdadeiramente seus ensinamentos.


Novamente que seja de bom proveito a todos, nem que seja como inspiração para começar ou continuar.
Vou continuar postando os updates.

Grande abraço e paz profunda a todos!
 
Última edição:
Parabéns! Cultivo bacana e pra um segundo cultivo você parece muito bem preparado. Acompanhando! P.P
 
Parabéns pelo seu cultivo HiagoRocha, que venham muitos cogumelos :). Gostei da ideia do aquecedor na garrafa pet, parece bem prático. Sucesso ai!
 
Parabéns! Cultivo bacana e pra um segundo cultivo você parece muito bem preparado. Acompanhando! P.P

Vlw man, realmente esta muito legal, estou bem otimista com ele..

Então, na verdade esse é o segundo diário apenas, mas já fiz outros cultivos. Deu pra acumular um conhecimento legal


Parabéns pelo seu cultivo HiagoRocha, que venham muitos cogumelos :). Gostei da ideia do aquecedor na garrafa pet, parece bem prático. Sucesso ai!

Obrigado meu amigo..

Realmente esse esquema de do aquecedor é muito prático. Porém aqui em sp está difícil manter a temperatura entre 24 26 com o frio que ta. E dessa forma o calor fica muito concentrado na garrafa e não aquece a área total, mas quando a temp ambiante esta mais amena isso já resolve o problema

Provavelmente vou alterar esse esquema assim que colocar a argila expandida
 
Salve loucos em evolução

Ups..

21/05---
Colheita do primeiro bolo.. Utilizei os 6 melhores chapéis para carimbar, acabaram não entrando na pesagem, mas acredito que deva ter chego em 30gr. Esses prints vou destinar à doação assim que possível na área de trocas.
Deixei o bolo 24hrs na geladeira e voltou pro segundo flush
IMG_4276.JPG IMG_4275.JPG IMG_4296.JPG


22/05 - 23/05 ---
Fiz a colheita do bolo maior que ficou separado em dois dias e ainda tem alguns pequenos que acredito que colha amanhã.. Não consegui pesar nem tirar foto.
Aqui todos que já colhi, os maior obviamente são os últimos e dos pequenos já comi alguns para tirar gosto hahaha.
IMG_4298.JPG

O casing muito provável que contaminou. Está com alguns pontos no micélio meio azulado, e alguns cogumelos deformados e outros meio escuros.. Também nasceram muitos embaixo, acredito que tenha ficado espaços... Estou na dúvida se colho os que tiverem com boa aparência ou se descarto tudo.
IMG_4292.JPG IMG_4295.JPG IMG_4290.JPG IMG_4294.JPG IMG_4293.JPG

Fiz a alteração do aquecedor, utilizando um pote maior.. Ainda não deu tempo para confirmar, mas acredito que vai dissipar melhor o calor.
IMG_4297.JPG

Pra secagem fiz uma adaptação com garrafa pet, fan de pc e uma peneira. Está funcionado bem e como estou deixando no quarto, é silencioso e não fica frio como o ventilador.
IMG_4299.JPG IMG_4300.JPG


É isso aí...

Paz e amor à todos corações!
 
O casing muito provável que contaminou. Está com alguns pontos no micélio meio azulado, e alguns cogumelos deformados e outros meio escuros.. Também nasceram muitos embaixo, acredito que tenha ficado espaços... Estou na dúvida se colho os que tiverem com boa aparência ou se descarto tudo.
Nas fotos não consegui ver se era um contaminante ou se seu micélio estava ressecado, teria como tirar uma foto melhor? Essa deformação nos cogumelos não significa muita coisa, pode ser causada por muitos fatores e não há problema comer os cogus feiosos. :D Sobre ter pinado em baixo isso até que é comum, especialmente se você colocou vermiculita por baixo. A vermiculita torna a área muito aerada e faz com que surjam pins.
 
Pessoal desculpa pela demora na resposta, estou com o tempo meio escasso..

Nas fotos não consegui ver se era um contaminante ou se seu micélio estava ressecado, teria como tirar uma foto melhor? Essa deformação nos cogumelos não significa muita coisa, pode ser causada por muitos fatores e não há problema comer os cogus feiosos. :D Sobre ter pinado em baixo isso até que é comum, especialmente se você colocou vermiculita por baixo. A vermiculita torna a área muito aerada e faz com que surjam pins.

Realmente os bolos contaminaram no segundo flush, não da pra ver muito bem na foto, mas ficou bem azulado
IMG_4319.JPG

Enfim, após colher todos aqui esta o resultado...Contando os poucos que já havia ingerido acredito que tenha chego em 12gr... Nessa pesagem já estão cracker-dry depois de passar pela sílica..
IMG_4340.JPG

Vou encerrar o diário por aqui, mas continuo o cultivo com os milhos que estão indo muito bem.. Os que terminaram de colonizar já foram para o terrário e já inoculei por spawning mais 8 "copos" iguais que já estão com 40% do processo
IMG_4342.JPG IMG_4344.JPG

Como vou fazer uso de microdoses (não sei por quanto tempo ainda), vou reunir os relatos diários e postar..


É isso ai,

Muito obrigado aos que estão acompanhando, apesar de estar finalizando rápido, minha ideia inicial como já disse é deixar um pouco do meu conhecimento e a forma como faço o cultivo... Que seja útil...

Pax a todos !!
 
Back
Top