Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo / South America

Diário de cultivo completo.
Bom galera dei inicio hoje ao meu segundo cultivo, então estou abrindo este novo diário. Os procedimentos foram basicamente os mesmos do primeiro -> https://teonanacatl.org/threads/1°-cultivo-strain-b-pf-tek-terrario-pet.11369/page-2#post-165160

Mas com algumas diferenças, e elas são:

*Usei ao invés de uma seringa com esporos suspensos em hidratação, uma seringa de micélio vivo proveniente de uma das minhas CL's que estão aqui ->https://teonanacatl.org/threads/1°-cultura-líquida-south-america.11465/

*Os copos que eu usei foram de 500 ml de plástico PP5.

*O arroz integral foi deixado de molho na água por cerca de 20h, ao final do molho ele ficou bem macio e grande, sobrou bastante arroz ainda.

*A vermiculita usada foi de tamanho médio, diferente do primeiro que foi a fina.

*Fiz 4 pontos de inoculação com no máximo 2ml por copo, diferente do primeiro que foram 2 furos e cerca de 3,5ml por copo.

*Acabou a fita isolante no segundo copo, então usei uma fita esquisita e vermelha que tinha por aqui.

*Não fiz selo de vermiculita seca.

*Usei camada dupla de micropore.

Seguem as fotos e até logo.
DSCN0671.JPG DSCN0672.JPG
 
Última edição:
acredito que isso só possa ser utilizado para esterilização do ambiente e instrumentos pois é mais eficiente que alvejantes e álcool 70. Estou pesquisando pra montar a minha GloveBox em acrílico e um colega que trabalha com esterilização de ferramentas médicas disse que utiliza um equipamento com esterilização com O³

Olha o invitro dando as caras, @Hs.Krause tem o toque de midas.:anjo:

@Smurfizado, show, ótima ideia ;)
aqui em casa tem um equipamento de O³ que usamos para purificar água, mas a ideia de esterilizar a box e o material com O³ é uma boa mesmo. Hoje comprei mais alguns itens da lista... To ficando ancioso :unhas:
 
Bom pessoal, minha experiência deixando o arroz integral de molho se mostrou dispensável.
Minha tentativa com isso era eliminar focos de bactéria que tive no meu primeiro cultivo, perdendo 25% do cultivo.
O que acontece é que deixando o arroz de molho ele "xupa" muita água e incha, acredito que conforme a colonização do micélio se estende, o calor gerado nos copos faz com que a água no interior do arroz acabe saindo, gerando assim um copo com excesso de água, mesmo você acertando o ponto certo da mistura, e como um copo com excesso de água é favorável pras bactérias e contaminantes, minha opinião sobre deixar de molho é que mais atrapalha do que ajuda. Então não vale a pena deixar de molho. Claro que pode ser outros fatores, afinal é muito difícil saber até onde uma CL é viável. Mas observando os copos, e vendo o excesso de água que surgiu de uns dias pra cá, tenho a impressão que estou certo que o problema foi a água que fica no interior do arroz.

Seguem as fotos

Copo 4, o mais contaminado, dificilmente vencerá a contaminação.
DSCN0787.JPG DSCN0788.JPG DSCN0789.JPG

Copo 6, levemente contaminado, pode até superar a contaminação.
DSCN0796.JPG DSCN0797.JPG

Copo 1, não apresentou contaminação e é o mais avançado, restando pouco pra colonizar 100%
DSCN0798.JPG DSCN0799.JPG

Copo 2, pequeno pedaço contaminado logo acima da letra A, também falta pouco pra colonizar 100%
DSCN0800.JPG DSCN0801.JPG

Copo 5, acho que também vencerá a contaminação.
DSCN0802.JPG DSCN0803.JPG

Copo 3, também será difícil esse vencer a contaminação.
DSCN0804.JPG DSCN0805.JPG

Dos 2 InVitro, 1 também contaminou.
Que é esse rapaz, por cima aparentemente ta ok, mas no fundo da pra ver, mas creio que vai vencer.
DSCN0790.JPG DSCN0791.JPG DSCN0793.JPG DSCN0792.JPG

E esse ta tudo ok.
DSCN0794.JPG DSCN0795.JPG

Então não sei quantos copos e vidros terei até o final da colonização, mas de todo o projeto que foram 8 inoculações, apenas 2 sairão ilesos.
Não vou mais usar o processo de deixar de molho nos próximos cultivos, e espero que nunca mais tenha essa taxa de contaminação, fiquei triste.
:amuado:
 
Poo man :cry:, mas quer saber... contribuiu para a comu, posso dizer isso por mim; esse ai é o primeiro diário que sigo, os resultados de qualquer experiência as vz podem contrariar, mas a experiência não perde o seu valor...
tô seguindo...
Great vibes :D
 
@Hs.Krause é dificil de saber se foi exatamente isso que aconteceu. Tbm estou fazendo um cultivo depois dá uma olhada lá e o excesso de água é gigante e aparentemente tá caminhando bem. Quanto tempo vc deixou na PP os potes? vc os lacrou totalmente antes de por na PP?
 
@Hs.Krause é dificil de saber se foi exatamente isso que aconteceu. Tbm estou fazendo um cultivo depois dá uma olhada lá e o excesso de água é gigante e aparentemente tá caminhando bem. Quanto tempo vc deixou na PP os potes? vc os lacrou totalmente antes de por na PP?
Eu deixo cerca.de uma hora e meia, só lacro na hora de tirar da panela.
 
@Ecuador é possivel fazer carimbos com os frutos de bolos que vencem contaminação desse tipo que ocorreu no meu cultivo ? Ou é ate mesmo desaconselhável consumi-los?
 
@Ecuador é possivel fazer carimbos com os frutos de bolos que vencem contaminação desse tipo que ocorreu no meu cultivo ? Ou é ate mesmo desaconselhável consumi-los?

Os frutos são aproveitáveis.

E pode-se mesmo tentar fazer carimbos. Lembrando que o contaminante pode ir junto.
 
@Hs.Krause Pessoalmente aparenta realmente ser contaminate? Já estudou a possibilidade de ser excreto micelial? Posso estar errado mas se aparenta um pouco (É que as fotos estão desfocadas e dificultam a visualização).
 
A câmera é péssima mesmo, mas sim é bactéria. Ela começa laranjada depois fica meio preta.
 
Bom pessoal, como meu objetivo nesse cultivo era retirar carimbos pra trocar/doar/reciclar, joguei tudo fora por ter tido contaminações no cultivo, apenas um dos potes InVitro é que ficou ileso. Ele colonizou completamente nessa quarta feira dia 21/10, eu abri o pote e coloquei o chapéu de bruxo no dia 23/10, ainda não apareceu nenhum pin.

Dia 21/10.
DSCN0806.JPG DSCN0807.JPG

Hoje.
DSCN0814.JPG DSCN0812.JPG

O papel alumínio na base do vidro é pra bloquear a luz, com a intenção de que não surja pins nas laterais e os cogumelos fiquem espremidos contra o vidro, afinal minha intenção é tirar carimbos.
Até mais.
 
Olha só a evolução deles.
DSCN0727.JPG
 
Voltei galera!
To com duas chapeletas carimbando na gaveta. Um deles será doado, caso de tudo certo, e se tudo de mais certo ainda terá mais carimbos pra doar, sabem por que ?

Olhem só.
DSCN0753.JPG DSCN0754.JPG


Como podem ver meu terrário ta um pouco diferente, pintei ele de preto com tinta acrilica soluvel em água, fiz mais 3 furos em cada parede do isopor, totalizando 16 furos, 4 pequenos e 12 médios. Aqui onde moro a umidade é alta mesmo fora do terrário, a medição mais baixa que fiz foi 84%, e não vejo necessidade de acrescentar argila expandida no fundo, sendo assim só um pote com água pra por a pedra porosa basta.
Foi super fácil tirar o micélio do pote sem quebrar, na verdade foi um acidente, enquanto eu segurava o pote lateralmente e puxava 1 cogumelo com a pinça, o micélio virou de lado dentro do pote, então achei que dava pra tira-lo de lá puxando ele, e deu certo.
Tomara que venha mais um flush.


Eu não atualizei mais nada depois da foto anterior, então vou postar as fotos depois de domingo até o dia de hoje.
Cresceram rapido os danadinhos.
DSCN0735.JPG DSCN0738.JPG DSCN0749.JPG DSCN0745.JPG DSCN0750.JPG DSCN0751.JPG
 
A tinta acrílica tornou o isopor mais liso e fácil de limpar? Acha que descascará facilmente?
 
A tinta acrílica tornou o isopor mais liso e fácil de limpar? Acha que descascará facilmente?
Não faço idéia.
Ainda não fiz nenhuma limpeza após a pintura.
Caso ela comece a descascar eu já havia me adiantado e comprado termolina leitosa, se for o caso irei aplicar posteriormente.
 
Os dois carimbos que tirei ficaram bem fraquinhos :(

Por que será ?
 
O chapéu estava plano? A umidade não estava muito alta ou você tinha borrifado depois do véu romper?
O chapéu não estava plano, mas já soltava esporos. Acho que meu erro foi ter colocado silica no pote na fase de solta de esporos, os chapéus eram pequenos e quando fui retira-los eles estavam bem enrugadinhos, quase cracker-dry.
 
Bom pessoal, todo processo rendeu alguns frutos e 2 carimbos bem ralos. E não rendeu mais nada desde então. Sendo assim declaro encerrado esse cultivo. Consegui reciclar um carimbo de South America antigo, então apesar de ter tido muita contaminação, meu cultivo foi um sucesso.
Ainda vou cultivar essa Strain de novo, e em breve, quero conseguir bons carimbos para doar.
Até a próxima pessoal.

Peço a moderação que atualize o status do tópico.
 
Back
Top