Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo / South America

Diário de cultivo completo.
Bom galera dei inicio hoje ao meu segundo cultivo, então estou abrindo este novo diário. Os procedimentos foram basicamente os mesmos do primeiro -> https://teonanacatl.org/threads/1°-cultivo-strain-b-pf-tek-terrario-pet.11369/page-2#post-165160

Mas com algumas diferenças, e elas são:

*Usei ao invés de uma seringa com esporos suspensos em hidratação, uma seringa de micélio vivo proveniente de uma das minhas CL's que estão aqui ->https://teonanacatl.org/threads/1°-cultura-líquida-south-america.11465/

*Os copos que eu usei foram de 500 ml de plástico PP5.

*O arroz integral foi deixado de molho na água por cerca de 20h, ao final do molho ele ficou bem macio e grande, sobrou bastante arroz ainda.

*A vermiculita usada foi de tamanho médio, diferente do primeiro que foi a fina.

*Fiz 4 pontos de inoculação com no máximo 2ml por copo, diferente do primeiro que foram 2 furos e cerca de 3,5ml por copo.

*Acabou a fita isolante no segundo copo, então usei uma fita esquisita e vermelha que tinha por aqui.

*Não fiz selo de vermiculita seca.

*Usei camada dupla de micropore.

Seguem as fotos e até logo.
DSCN0671.JPG DSCN0672.JPG
 
Última edição:
No caso você não utilizou a Auto-clave em PP para esterelizar? Pode descrever melhor como fez a esterilização do substrato?

Acompanhado mano, boa sorte!
Paz e luz.
 
Esterilizei da mesma forma que o primeiro cultivo, mais de uma hora na panela de pressão.
 
Copos descartáveis também funcionam na PP sem se deteriorar? Você fez os furos no alumínio antes da Auto-clave?
 
Copos descartáveis também funcionam na PP sem se deteriorar?

https://teonanacatl.org/threads/potes-plásticos-no-cultivo-de-cogumelos.9059/

Se estiver pensando em usar algum copo ou pote plástico que não se enquadre na categoria certa especificada no tópico do link, ou que não tenha nenhum símbolo, e não achem nenhuma referência segura de que são resistentes a um autoclave, aconselho a não usar, pois é quase certo que não resistam à panela de pressão.
 
O arroz integral foi deixado de molho na água por cerca de 20h, ao final do molho ele ficou bem macio e grande, sobrou bastante arroz ainda.
Por que estão deixando o arroz integral de molho? É eficiente? Já notou alguma diferença?
 
Por que estão deixando o arroz integral de molho? É eficiente? Já notou alguma diferença?
O arroz triplica de tamanho e fica bem mole, porem deve-se acrescentar menos água a receita. Até agora foi só o que notei de diferente, li na biblioteca que o arroz o trigo vem carregados de bactérias, deixando de molho essas bactérias germinam e são mais facilmente eliminadas na panela de pressão.

Copos descartáveis também funcionam na PP sem se deteriorar? Você fez os furos no alumínio antes da Auto-clave?
Potes plásticos funcionam na panela de pressão quando possuem esse simbolo:
pp5_6860.jpg

Geralmente no fundo do copo ou pote, como é o caso dos copos que usei. Eu não faço furo no aluminio antes de ir pra penela porque eu só lacro eles quando retiro da panela, faço camada dupla de aluminio só apertando no copo, esterilizo, tiro da panela e lacro com fita.
 
Última edição por um moderador:
Mais 3 copos inoculados hoje de manhã.
DSCN0686.JPG
 
Experiencia InVitro de South America vem ai!
Encubando no guarda roupas porque a encubadora está lotada. :eba:
Eu já vi sinal de micélio no copo 2, mas é do tamanho da cabeça de 1 alfinete, não vai sair na foto devido a câmera de péssima qualidade, então esperem até domingo.
Até lá!

DSCN0702[1].jpg
 
Oi galeri, estou acompanhando essa também.:)
Sobre a esterilização, se não puder usar PP alguem sabe se posso utilizar O³?
Se ninguem tiver feito os testes, vou testar no meu primeiro bolo :D:D:D
 
Os copos estão desenvolvendo super bem, já o InVitro ainda está sem sinal de micélio, tem feito frio aqui e como está fora da incubadora é normal.
Os copos estão atualmente assim

Copo 1
DSCN0742.JPG DSCN0743.JPG

Copo 2
DSCN0744.JPG DSCN0745.JPG

Copo 3
DSCN0746.JPG DSCN0747.JPG

Copo 4
DSCN0748.JPG DSCN0749.JPG

Copo 5
DSCN0750.JPG DSCN0752.JPG

Copo 6
DSCN0753.JPG DSCN0754.JPG

O copo 6 é o mais devagar.
Eu notei que inoculando com a agulha apontada para as laterais do copo faz com que o micélio surja em vários pontos, e não em apenas 1, também notei que 4 pontos de inoculação é melhor que 2.

Bom, por enquanto é isso ai, até a próxima. :D
 
@Hs.Krause
O arroz triplica de tamanho e fica bem mole, porem deve-se acrescentar menos água a receita. Até agora foi só o que notei de diferente, li na biblioteca que o arroz o trigo vem carregados de bactérias, deixando de molho essas bactérias germinam e são mais facilmente eliminadas na panela de pressão.
Ao invés de deixar de molho as 24h eu tenho dado uma fervida de cerca de meia hora e tbm tem funcionado. Abraço aí e muita energia positiva. Acompanhando o cultivo.
 
Desculpa a invasão aqui no diário.
@Hs.Krause

Ao invés de deixar de molho as 24h eu tenho dado uma fervida de cerca de meia hora e tbm tem funcionado. Abraço aí e muita energia positiva. Acompanhando o cultivo.
Você estereliza o arroz já cozido? Tipo ao dente?
 
Muito Bom o resultado @Hs.Krause ! acompanhando

@TheHunter
Você estereliza o arroz já cozido? Tipo ao dente?
Nem chega cozer totalmente os grãos eu trituro de leve no liquidificador, levo ao fogo até levantar fervura, (talvez meia tenha sido um tempo muito elevado que eu citei, 15 a 20min) e depois eu coloco na panela de pressão por 45min, deixo esfriar por umas 6h e inoculo.
 
Oi galeri, estou acompanhando essa também.:)
Sobre a esterilização, se não puder usar PP alguem sabe se posso utilizar O³?
Se ninguem tiver feito os testes, vou testar no meu primeiro bolo :D:D:D

Sou novo nisso, mais acredito que isso só possa ser utilizado para esterilização do ambiente e instrumentos pois é mais eficiente que alvejantes e álcool 70. Estou pesquisando pra montar a minha GloveBox em acrílico e um colega que trabalha com esterilização de ferramentas médicas disse que utiliza um equipamento com esterilização com O³ , é claro que o equipamento que ele utiliza custa muitíssimo caro, mais pesquisei na internet e vi alguns com preços mais acessíveis, mais não são tão baratos mais com certeza se der para adaptar isso na GB ficaria show.

Por enquanto, pra fazer a esterilização do ambiente estou preparando uma GB feita de Caixa Plástica Altura=30cm / Profundidade 40cm / Largura 28cm afinal sou iniciante o_O então não sei como a coisa toda funciona na prática :(.

Mais a esterilização do substrato pelo que estudei o mais eficiente e barato é fazer na PP mesmo!
 
Última edição:
@Smurfizado se vc seguir os processos dos dois cultivos do Hs.Krause vc consegue fazer seu cultivo tranquilo. Agora pra glove box esse tutprial to tupy aqui é muito massa e simples https://teonanacatl.org/threads/glovebox-como-construir.6463/
Sobre esterilização tem outros posts na biblioteca que podem te dar todo o direcionamento. Procura na busca, sucesso aí! Desculpa pela bagunça no diário @Hs.Krause !

Show , muito bacana essa GB!
Estava preocupado em ter que emendar a luva mais agora vi que realmente é a solução!
Vlw pela dica do link!
 
Back
Top