Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - South African

Diário de cultivo completo.
Saudações hermanitos da comunidade CM!
Conheci a comunidade em março e me apaixonei, por meados de abril/maio já estava fazendo meu primeiro cultivo com um carimbo que solicitei da ProFungos (Ainda não eram um e-shop) Tive sucesso com os 4 bolos que inoculei, como sou iniciante havia tirado apenas um carimbo. E acabei ficando sem computador o que resultou em um abandono de meu diário infelizmente, a vida ficou agitada e acabei nem iniciando um novo cultivo. Agora que as coisas se acalmaram resolvi voltar ao mundos dos chapeludos!

Strain: South African
Técnica: Bolos PF Tek
Substrato: 1/4 Arroz Integral + 1/4 Água + 2/4 Vermiculita

:teo_seta_direita: Seringa
Preparei a seringa em meu quarto totalmente fechado, borrifando álcool 70 no ambiente. Como não desenvolvi uma GB por falta de materiais, trabalho assim mesmo, com fé apenas. Foi utilizado 1/5 do carimbo para preparar duas seringas de 10ml que foram seladas em papel alumínio e filme e guardadas em um pote fechado na geladeira.
:teo_seta_direita: Substrato
Tudo com muita calma e cuidado, limpei o ambiente com álcool 70 e tudo que iria utilizar também (Vasilha para mistura, copos, o próprio balcão, etc). Preparei então o substrato por volta das 14hrs de um dia que infelizmente não foi registrado. Uma parte de arroz integral levemente triturado no liquidificador com adição de uma parte de água mineral e duas partes de vermiculita que misturei com os mãos utilizando luvas, o substrato ao apertar escorreu uma gota d'água (O sentimento é que tinha acertado o ponto perfeitamente desta vez!). E então coloquei nos copos com selo de vermiculita e limpei as bordas do copo com álcool 70 e coloquei o papel alumínio por cima. Foram levados a panela de pressão por 1h15min após a fervura.
:teo_seta_direita: Inoculação
A inoculação foi dada por volta das 23hrs do mesmo dia do preparo do substrato. Fiz o mesmo processo de preparação da seringa no quarto. Deixei os pedaços de micropore já cortados e prontos (Para diminuir o tempo, assim, o riscos) e então comecei, foram 4 furos em cada copo queimando a agulha com um isqueiro a cada furo e então a esfriando em um copinho com álcool 70, totalizando 4 copos. Utilizei apenas uma das seringas de 10ml.
:teo_seta_direita: Colonização
Os copos foram para a incubadora (Que é na verdade o terrário que utilizei no primeiro cultivo, porém o refiz completamente por questões de limpeza). Um isopor com 3 buracos fechados com filtros de café e a tampa selada com um plástico transparente grosso (Não sei o nome do material, tinha em casa no ateliê de minha mãe) e uma garrafa 600 que foi limpa com álcool 70 comportando o aquecedor de aquário simples de 2,5w. A temperatura acaba por variar, mas sempre mantendo na faixa de 25-28 Cº. Os copos de whisk colonizaram rapidamente, seguidos pelo copo de cozinha comum que ficou uns 2 dias atrás no crescimento. Um dos copos de whisk não parecia saudável, e no fim acabou por contaminado por cobweb. Os outros 2 copos de whisk quando colonizado 100% dei um dia e os retirei dos copos e mandei para geladeira em dunk por 24hrs. O outro copo de cozinha foi para o dunk assim que os de whisk saíram. Optei por não fazer o roll, por quê? Não quero correr riscos com falhas no processo de esterilização da vermiculita, apenas se realmente necessário. E uma vez que o bolo passou por um dunk de 24hrs já esta bem hidratado e vigoroso.
:teo_seta_direita: Terrário
Deixei argila expandida de molho em uma solução de água e água sanitária por 2hrs, e então a lavei e fervi para então depois de esfriar os coloquei no terrário com água mineral e um pouco de água oxigenada (Apenas uma tampinha). Limpei a garrafa do aquecedor com álcool 70 e troquei a água por mineral. E então na quarta-feira (04/11/2015) aniversariei os 2 bolo e na quinta-feira (05/11/2015) a noite o terceiro.
:teo_seta_direita: Frutificação
Os bolos começaram a pinar no final de semana mesmo (09/11/2015) e estão crescendo lindos de bonitos! A temperatura no terrário ainda variando entre 25-28 Cº. Hoje como esquentou aqui no sul, estou mantendo o aquecedor desligado. A temperatura ambiente e na incubadora está em uns 25 Cº e se ligar o aquecedor, como não há controle, ela passa dos 30 Cº. Primeiro flush previsto para este final de semana (15/11/2015).
:teo_seta_direita: Técnicas Pessoais
Trato o micélio como se fosse um filho, bom dia, boa tarde e boa noite eu dou pra eles! Muita emanação de amor e luz através do coração e reiki. Com muito respeito e gratidão pela oportunidade, porque tudo é permitido! Filhos sagrados da mãe terra, que em seu amor incondicional nos dá um pedaço dela mesmo para crescermos.

Por hora é isso amigos, quando chegar em casa a noite posto algumas fotos, parece uma florestinha fungi na incubadora! E seguimos acompanhando nossos queridos e amados chapeludos!
Paz e luz irmãos.
 
Preparei a seringa em meu quarto totalmente fechado, borrifando álcool 70 no ambiente. Como não desenvolvi uma GB por falta de materiais, trabalho assim mesmo, com fé apenas.

Fica de boa, eu até hoje não tenho glove, faço desse jeito aí mesmo e nunca contaminei nenhuma das 2 ou 3 seringas que já fiz :D :).

Em termos estatísticos, 0% de contaminações de seringas :cool: :roflmao:.
 
Fica de boa, eu até hoje não tenho glove, faço desse jeito aí mesmo e nunca contaminei nenhuma das 2 ou 3 seringas que já fiz :D :).
Também venho fazendo da mesma maneira e nada de contaminantes, a menos quando se falta com assepsia minima.

borrifando álcool 70 no ambiente
Um dica valiosa que te dou é fazer uma solução de 50% Água 50% Desinfetante, basta borrifar como uma névoa para cima e deixar que caia lentamente sobre a superfície. Sai muito mais barato.

Com muito respeito e gratidão pela oportunidade, porque tudo é permitido! Filhos sagrados da mãe terra, que em seu amor incondicional nos dá um pedaço dela mesmo para crescermos.
Muito justo, se a natureza criou receptores para absorvermos os mágicos significa que nada é pura coincidência.

Venho acompanhando e torcendo, espero ver fotos em breve.
Disseminem a Paz e luz no fórum!
 
Bolinhos bombando !! Muito massa parabens!!
Quanto tempo para colonizar 100%?
 
borrifando álcool 70 no ambiente
Você tem que lembrar que o álcool não é esporicida e tem uma eficácia mediana contra bactérias só que a ação dele só é válida se você realizar fricção. Borrifação não é eficiente, por isso não confie nesse processo.
 
Você tem que lembrar que o álcool não é esporicida e tem uma eficácia mediana contra bactérias só que a ação dele só é válida se você realizar fricção. Borrifação não é eficiente, por isso não confie nesse processo.
Nesse caso a solução de água e desinfetante do @Absolem seria mais eficaz então?

Bolinhos bombando !! Muito massa parabens!!
Quanto tempo para colonizar 100%?
Acabei por não registrar, mas se deu em torno de duas semanas :D

Paz e luz irmãos.
 
Nesse caso a solução de água e desinfetante do @Absolem seria mais eficaz então?
O termo desinfetante é meio vago. Eu uso água sanitária pura, lysoform puro e às vezes aqueles desinfetantes de cloro ativo e não sei se é a melhor escolha. Vale lembrar que todos esses produtos são tóxicos e inclusive podem causar sérias irritações nas mucosas. Eu não borrifo no ambiente inteiro (para cima) e evito ao máximo respirar isso e uso luvas para fazer a limpeza. Lembrando que você pode diluir a água sanitária.
Lembrei de alguns posts do @Salaam`aleik:
https://teonanacatl.org/threads/desinfecção-com-peróxido-de-hidrogênio.10055/#post-164158
https://teonanacatl.org/threads/desinfecção-com-peróxido-de-hidrogênio.10055/#post-147699
https://teonanacatl.org/threads/desinfecção-terminal-de-ambiente.11055/#post-160162
____
Edit: acabo de postar um artigo interessante aqui:https://teonanacatl.org/threads/tópico-para-postagem-de-artigos-sobre-desinfetantes-e-higienização.11639/
____
Edit2: fiz outro post ali falando especificamente de água sanitátria e álcool 70. :)
 
Última edição:
:teo_seta_direita:Update
Nesta quinta-feira (12/11/2015) colhi os flushs dos 3 bolos, ocorreram muitos abortos. Parece que o bolo não deu conta de nutrir tantos pins porque começou a ressecar, por isso, desta vez optei por fazer o roll. Fiz um chá com a maioria dos cogumelos e abortos e separei alguns que desenvolveram totalmente para secagem, onde peguei um pequeno ventilador e com uma gambiarra de uma telinha usada em mochilas e um arame fiz meu esquema :)
Neste sábado (14/11/2015) os bolos foram para o dunk, e então no domingo (15/11/2015) os retirei e fiz o roll em vermiculita que foi ao microondas em duas etapas de 5min. Agora é só esperar o próximo flush!
Seguem as fotos,
Paz e luz irmãos.
WP_20151112_002.jpg
WP_20151111_005.jpg
WP_20151112_003.jpg
WP_20151113_003.jpg
WP_20151112_004.jpg
 
Irmãos da CM, tive mais dois flushs com intervalo de uma semana cada. O segundo foi parecido com o primeiro, já o terceiro em menor quantidade. Resolvi dar por encerrado após o terceiro e doar os bolos pra natureza. Já fizeram mais que tudo por mim, e é hora de retornarem a mãe terra. Quanto as fotos tive um problema com o celular e acabei por perde-las.
Gratidão ao universo pela oportunidade e a comunidade pelo conhecimento repassado.
Forte abraço irmãos, paz e luz.
 
Back
Top