Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo Mister K - GT, ALBINO(A-), CAMBOJA - (PFTEK, SPAW, CASING, MONOTUBE?) 22/23

Diário de cultivo completo.
Raças
GT, Camboja, Albino
Inoculação
29/12/2022
Inoculação via
Multi esporos
Assepsia (Inoculação)
Banheiro com lisoform e alcool 70
Terrário
caixa organizadora
Técnicas
pftek, casing, spawn
Substratos
vermiculita
trigo para kibe
Salveeee pessoal,

É uma alegria estar postando nessa sessão novamente, agradeço a toda ajuda e orientação recebida aqui no fórum e aos amigos que acompanharam o primeiro cultivo de perto 👀.

Essa segunda vez pretendo testar mais técnicas, como casing, spawn e monotube, Estou estudando aqui no fórum e conto com a orientação de vocês.

VAMOS LÀ

HOje foi feito o substrato pela manhã e esterilizado, a noite inoculação do GT e uma seringa que sobrou do 1º cultivo maio/20 (não sei se vai rolar algo), ainda tenho uma solução nova de albino A- e carimbos de Camboja que pretendo usar nesse cultivo.

DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: GT e CAMBOJA VEIO
PROCEDÊNCIA: Internet e cultivo anterior
(seringa e solução de esporos)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
( X ) PF TEK com trigo para kibe (2 V + 1 TPK + 1,5A)
Selo com Vermiculita
( X ) Sim ( ) Não

GRÃOS:

(X ) Trigo para Kibe


Método de preparação e esterilização do substrato:

Panela Pressão Elétrica 50 minutos de pressão
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data _29/ 12 / 2022
-------------------------------------------------
(X ) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

Glove Box?
( ) Sim (x ) Não

Devido a neurose quanto à contaminação não tirei muitas fotos do processo, mas logo posto fotos da colonização.

Dúvida, sobrou um pote com substrato estéril, tem alguma forma de guardar ? geladeira ou freezer ? devo esterilizar novamente para usar no dia seguinte ?

Pote com substrato esterilizado:
20221230_001248.jpg
Solução de esporos Albino A-
20221230_001307.jpg

Fantasia de inoculador 😂😂😂 IMG-20221229-WA0018.jpeg

Um ótimo final de ano a todos, repleto de paz e harmonia na consciência, muito amor e alegria no compartilhar.

Tmj ! Paz de Jah

-----

Quem quiser dar uma olhada no primeiro cultivo fique a vontade: 1ºCultivo Mister K - Completo
 
Nadador, tocador de berrante e baixo, nem conheço mas já considero pacas. kkkk

Desejo sucesso aí para ti e um feliz ano novo!
 
Dúvida, sobrou um pote com substrato estéril, tem alguma forma de guardar ? geladeira ou freezer ? devo esterilizar novamente para usar no dia seguinte ?

Eu guardo no armário mesmo.
Já guardei por 3 semanas e foi tranquilo, porque estava com preguiça mesmo...

Mais do que isso não sei dizer, mas sendo pftek esterilizado deve durar bastante.
Com grãos não dá pra fazer isso.
 
Salve salveeee,

Legal demais ver irmãos aqui, obrigadooooo

Reta final do ano e os preparativos pra nova safra não param hehehe

@Texugo deixei na geladeira, acredito que problema não tem né ? obrigado
@joaor tmj irmão, obrigado pela visita.
@MarceloHirosse já usou esse painço nacional ? @Texugo ?

inspirado pelo diário do @MarceloHirosse (diário) resolvi arriscar o spawn nas sementes de painço, porém não sabia das diferenças e comprei o nacional comum (R$10,00/kg) vamos ver o que vai dar. Comprei também marmitinhas de 500ml para casing e mais alguns pp de 220ml ( achei interessante o pqno pela velocidade na colonização e cabem perfeitos 6 do redondo na minha pp, água desmineralizada lacrada para fazer a solução de esporos com os carimbos.

Dúvida, carimbo tem validade ? O meu é de 05/2020, esta guardado em local escuro e seco, no aluminio e zip lock. Vocês acham que ainda está viável ?

Outra coisa, fiz uns carimbos de exemplares colhidos selvagens, e o pasto onde colhi essa vez tinham cogus bem diferenciados, gigantes e azuis antes mesmo de partir o caule, gostaria de saber de algum material de estudo onde eu posso aprender a "domesticar" essa strain colhida, sei que deve ser dificil, cheguei a ver material assim aqui no fórum, mas n estou achando hoje algo específico. Obrigado por tudo pessoal, ja perceberam que nesse segundo cultivo to ousado né kkkkkk.

Vamo que vamo, otima passagem de ano irmãos. 🙏🤝🍄

20221230_144335.jpg

Enquanto isso.....No lustre do castelo ......rsrs

Inoculados na incubadora e painço hidratando.

20221230_154346.jpg 20221230_153859.jpg

já vi que tentar hidratar assim foi um erro de iniciante kkkkk

Dei uma olhada nos diários da turma e fiz certinho agora.

Para quem não quer cometer o mesmo erro coloque o painço seco nos copos e depois a quantidade certa de água. Outro cuidado que li é não encher demais os copos para não estourar na pp, já que os grãos aumentam de volume.

Agora uma questão aos mais experientes no assunto: Estou usando potes pp5 com tampa, devo furar a tampa e fechar com micropore para colocar na pressão ? Coloco um aluminio por cima para garantir ? Fiquei na dúvida quanto a esse procedimento, na primeira furei e coloquei fita MP, e deixei um pote sem furo (não explodiu), porém não sei se a esterilização é eficiênte dessa forma. Se alguem puder clarear esse ponto agradeço.

Valeuuu
 
Última edição:
Salve mano,
Dúvida, carimbo tem validade ? O meu é de 05/2020, esta guardado em local escuro e seco, no aluminio e zip lock. Vocês acham que ainda está viável ?
Se estiver bem seco e nas condições que você descreveu, deve estar bom sim.
O prazo de conservação é de muitos anos e frequentemente no Shroomery vemos carimbos de 5 anos ou mais sendo "reativados", então é meio que indefinida a validade deles.
@MarceloHirosse já usou esse painço nacional ?
Comprei um pouquinho a granel só pra experimentar e não fiquei muito feliz com o resultado.
Ele cozinhou demais sabe, e absorveu pouca água, deixando um certo excesso no fundo da bag de cultivo. Acabou facilitando a contaminação.
Mas é questão de acertar a proporção de água, só não tive mt motivação pra continuar tentando.
Outra coisa, fiz uns carimbos de exemplares colhidos selvagens, e o pasto onde colhi essa vez tinham cogus bem diferenciados, gigantes e azuis antes mesmo de partir o caule, gostaria de saber de algum material de estudo onde eu posso aprender a "domesticar" essa strain colhida
Espero que você encontre tutoriais, mas o procedimento em si é fácil e um dos caminhos é seguir o trajeto normal pra produzir um carimbo.
Depois, recomendo pesquisar sobre diluição seriada pra conseguir tirar uma amostra menos suja.
Ao longo da diluição vão sobrando menos esporos, mas também menos contaminantes.

Daí você bota uma gota em cada placa de pétri e vai acompanhando o desenvolvimento.
Se tiver um microscópio é mais fácil detectar o crescimento das formas de vida indesejadas mais cedo, mas a olho nú em algum momento você também vai ver.
A partir daí o processo consiste em recortar pedacinhos bons do micélio e transferir pra novas placas até alcançar um micélio completamente limpo.

Ai é só extrair um novo pedaço pra inocular seus grãos.
Agora uma questão aos mais experientes no assunto: Estou usando potes pp5 com tampa, devo furar a tampa e fechar com micropore para colocar na pressão ? Coloco um aluminio por cima para garantir ?
Isso mesmo.
Antes de vedar o pote, pego a tampa e faço um furo com a furadeira e cubro com uma camada de micropore. Não é necessário o papel alumínio por cima.
Outra dica é deixar que a panela esfrie e perca a pressão naturalmente antes de abrir a tampa. Algumas vezes pode acontecer do pote plástico se contrair e ficar deformado (ou até rachar) se forçarmos a saída da pressão de uma vez.
 
Salve mano,

Se estiver bem seco e nas condições que você descreveu, deve estar bom sim.
O prazo de conservação é de muitos anos e frequentemente no Shroomery vemos carimbos de 5 anos ou mais sendo "reativados", então é meio que indefinida a validade deles.

Comprei um pouquinho a granel só pra experimentar e não fiquei muito feliz com o resultado.
Ele cozinhou demais sabe, e absorveu pouca água, deixando um certo excesso no fundo da bag de cultivo. Acabou facilitando a contaminação.
Mas é questão de acertar a proporção de água, só não tive mt motivação pra continuar tentando.

Espero que você encontre tutoriais, mas o procedimento em si é fácil e um dos caminhos é seguir o trajeto normal pra produzir um carimbo.
Depois, recomendo pesquisar sobre diluição seriada pra conseguir tirar uma amostra menos suja.
Ao longo da diluição vão sobrando menos esporos, mas também menos contaminantes.

Daí você bota uma gota em cada placa de pétri e vai acompanhando o desenvolvimento.
Se tiver um microscópio é mais fácil detectar o crescimento das formas de vida indesejadas mais cedo, mas a olho nú em algum momento você também vai ver.
A partir daí o processo consiste em recortar pedacinhos bons do micélio e transferir pra novas placas até alcançar um micélio completamente limpo.

Ai é só extrair um novo pedaço pra inocular seus grãos.

Isso mesmo.
Antes de vedar o pote, pego a tampa e faço um furo com a furadeira e cubro com uma camada de micropore. Não é necessário o papel alumínio por cima.
Outra dica é deixar que a panela esfrie e perca a pressão naturalmente antes de abrir a tampa. Algumas vezes pode acontecer do pote plástico se contrair e ficar deformado (ou até rachar) se forçarmos a saída da pressão de uma vez.
Sem palavras irmão, obrigado pelas aulas, aqui e pelos tópicos do fórum, vou seguir em frente na empreitada, vamos ver o que dá.
 
Falaaaa pessoal,

Um ótimo 2023, na presença e na firmeza do amor !!!

Trazendo atualizações

Bom, dia 29/12 inoculei os GT e aquele seringa velha de Camboja (+2anos), e no dia 31/12 preparei uma seringa de esporos nova de camboja e inoculei ela e a solução de esporos do Albino A-.

Estava apreensivo para ver os resultados iniciais, segue para apreciação e opinião de vocês. valeuuuu

20230104_193322.jpg 20230104_193328.jpg
Esquerda, GT e Direita o Camboja da seringa velha ( achei meio diferente o do Camboja, será micélio mesmo ou penicilina kkkkk) 2ª foto é o zoom no camboja

20230104_193337.jpg20230104_193342.jpg20230104_193344.jpg
Aqui nos PFTEK são os Albinos, o de cima espalhou bem já, o de baixo só um sinalzinho hehehe ( detalhe esse albino não completou 4 dias ainda, achei rapido o que acham ?)

20230104_193353.jpg
(incubadora, faltando os potes das fotos)

20230104_193448.jpg20230104_193452.jpg20230104_193455.jpg
E aqui minha surpresa, o teste com painço parece estar indo bem 😍😍😍 A umidade dos grãos parece ok, o que acham ? Grãos foram esporos de Camboja

É isso pessoal, queria mesmo compartilhar minha alegria com vocês, e gostaria das opiniões. Obrigadooo

PS* Vou tentar aniversariar pelo menos 1 pftek de cada no mesmo terrario para ver a diferença nas strains.

Um detalhe tmb, o pote com substrato estéril que deixei na geladeira prq sobrou, usei ele na segunda leva e foi o que esta em maior velocidade de colonização, teria algo a ver será ? farei isso mais vezes para ver se teria algo ai.

tmj
 

Anexos

  • 20230104_193330.jpg
    20230104_193330.jpg
    3.6 MB · Visualizações: 4
Última edição:
Boa noite pessoal, trazendo mais atualizações do processo.

3 potinhos não aconteceu nada rsrs (2 painço e 1 pftek). Tirei do incubadora.

O grão de painço que sobrou parece que foi sucesso e muito rápido. segue foto.
20230119_191708.jpg20230119_191719.jpg20230119_191723.jpg20230119_191729.jpg
O que acham, a parte de cima está um pouco diferente, tipo uma nuvem, é normal ou poderia ser aquele tal cobweb ?

Este outro PFTEK acho que contaminou. Descolou do pote e parece um pouco escuro. Descarto ?
20230119_191544.jpg20230119_191635.jpg

Os outros estão lentos mas aparentemente indo bem. Logo posto foto deles também.

Adoraria a opinião dos irmãos.

Tmj, Paz de Jah
 
Salve mano, os potes com painço estão bem bonitos, pela densidade da lateral já dá pra ver que vai render cogumelo pra caramba.
Sobre o PFTek, é difícil garantir só pela foto, mas se a parte preta entre o micélio e o substrato não for apenas sombra e estiver mesmo escurecida, está contaminado infelizmente.
 
Salve mano, os potes com painço estão bem bonitos, pela densidade da lateral já dá pra ver que vai render cogumelo pra caramba.
Sobre o PFTek, é difícil garantir só pela foto, mas se a parte preta entre o micélio e o substrato não for apenas sombra e estiver mesmo escurecida, está contaminado infelizmente.
Salve Marcelão, obrigado pela força. Boa parte é sombra, mas descolou da parede e está um pouco irregular a margem, vou ficar de olho mais uns dias.
Se for caso de descarte, eu poderia descartar em um outdoor ? Sera que ele consegue ir pra frente ?

Valeuuuu irmão
 
Salve Marcelão, obrigado pela força. Boa parte é sombra, mas descolou da parede e está um pouco irregular a margem, vou ficar de olho mais uns dias.
Se for caso de descarte, eu poderia descartar em um outdoor ? Sera que ele consegue ir pra frente ?

Valeuuuu irmão
Hmmmm é uma ótima pergunta viu, vou dividir minha forma maluca de pensar e daí você decide.

Filogeneticamente falando, os fungos estão bem mais próximos de nós do que das plantas.


O micélio funciona como uma grande comunidade de hifas que se comunicam, fazendo trocas de recursos e informações que podem ser medidas eletricamente, da mesma forma que a nossa própria atividade neuronal. Algumas trips dão até a impressão de que os cogumelos falaram com a gente, não é mesmo? Seria improvável, mas não impossível.

Penso que estamos diante de um ser vivo pensante que merece ser tratado com dignidade kkkk
Sem contar que da mesma forma que galinhas e vacas bem cuidadas produzem, respectivamente, ovos e leite de maior qualidade, quem sabe o mesmo se aplique ao micélio e os cogumelos que ele pode produzir.

De qualquer forma encaro o cultivo como uma parceria, ofereço alimento, as melhores condições e asseguro a reprodução daquela strain, em troca recebo bons frutos. Então após o terceiro flush ou em caso de contaminação, faço o descarte num bosque aqui perto onde ele vai poder ser reintegrado a terra e quem sabe até se adaptar e continuar reproduzindo.

No seu caso, me parece uma contaminação por bolor.
A embalagem não deve ser aberta dentro de casa devido ao risco de infestar o ambiente com esporos.
Se o outdoor que você tem em mente for mais distante, vale a pena sim, tanto do ponto de vista humanizado que mencionei quanto do ponto de vista utilitário.
O micélio possui uma boa chance de frutificar pelo menos 1x antes de ser devorado ou ficar sem recursos. Sempre que as hifas detectam a presença de contaminantes, há como resposta um processo acelerado de produção de cogumelos que tendem a ser mais fracos mas que ficam prontos em tempo recorde.
 
Última edição:
Hmmmm é uma ótima pergunta viu, vou dividir minha forma maluca de pensar e daí você decide.

Filogeneticamente falando, os fungos estão bem mais próximos de nós do que das plantas.


O micélio funciona como uma grande comunidade de hifas que se comunicam, fazendo trocas de recursos e informações que podem ser medidas eletricamente, da mesma forma que a nossa própria atividade neuronal. Algumas trips dão até a impressão de que os cogumelos falaram com a gente, não é mesmo? Seria improvável, mas não impossível.

Penso que estamos diante de um ser vivo pensante que merece ser tratado com dignidade kkkk
Sem contar que da mesma forma que galinhas e vacas bem cuidadas produzem, respectivamente, ovos e leite de maior qualidade, quem sabe o mesmo se aplique ao micélio e os cogumelos que ele pode produzir.

De qualquer forma encaro o cultivo como uma parceria, ofereço alimento, as melhores condições e asseguro a reprodução daquela strain, em troca recebo bons frutos. Então após o terceiro flush ou em caso de contaminação, faço o descarte num bosque aqui perto onde ele vai poder ser reintegrado a terra e quem sabe até se adaptar e continuar reproduzindo.

No seu caso, me parece uma contaminação por bolor.
A embalagem não deve ser aberta dentro de casa devido ao risco de infestar o ambiente com esporos.
Se o outdoor que você tem em mente for mais distante, vale a pena sim, tanto do ponto de vista humanizado que mencionei quanto do ponto de vista utilitário.
O micélio possui uma boa chance de frutificar pelo menos 1x antes de ser devorado ou ficar sem recursos. Sempre que as hifas detectam a presença de contaminantes, há como resposta um processo acelerado de produção de cogumelos que tendem a ser mais fracos mas que ficam prontos em tempo recorde.
É isso, me dá uma dor no coração jogar fora no lixo, vou levar ele pro outdoor e ver o que dá. Obrigado mais uma vez irmão.

Hoje monto os casings, vamos ver o que dá heheh

abração e bom fim de semana
 
Salveeee pessoal, boa noite...

Bora de atualização que hoje to empolgado, e com algumas dúvidas também.

Os bolos aparentemente contaminados foram para um outdoor pois fiquei com dó de descartar heheheh

Montei os casing de Camboja com os grãos de painço, parece que está indo bem, já tem sinais dele sobre a vermiculita.

20230126_174709.jpg20230126_174657.jpg

Depois dessa foto já fiz um remendo no casing como li na biblioteca, e voltou a aparecer micélio por cima, quanto tempo mais devo esperar para frutificar ? aqui estou meio perdido, faço mais remendos ? valeuuu


O restante da turma (bolos) começou com tudo mas depois parece ter estagnado ou estar bem lento, fico com a duvida se pode ter algo com relação ao furinho de ar estar pequeno, prq o fundo dos potes que parecem não estar colonizando.

Outra duvida é que tem uma leve tonalidade amarelada acastanhada no micelio de alguns, não sei se dá para perceber pela foto mas gostaria da opinião de vocês que já viram muito mais micélio que eu na vida hehehe. obrigado desde já irmãos.

20230120_173630.jpg20230120_173633.jpg20230120_173645.jpg20230120_173649.jpg20230120_173659.jpg


Uma outra coisa curiosa que me aconteceu também foi que duas vezes seguidas inoculei bolos com esporos de camboja ( o mesmo dos grãos) e nada aconteceu no bolo, zero colonização em vários potes, ficou a duvida, será que não misturou bem a solução de esporos ? a agulha por ser fina tmb entupiu algumas vezes com esporo, não sei se teria chance de não ter saído nada também, o que acham ?

Obrigado a todos pela visita e pela contribuição.

Tmj

Abraçãooo
 
Bom diaaa
Ótimo final de semana a todos.

Tirei um dos casings da incubadora e coloquei no terrario, fiquei na duvida de quando colocar e resolvi colocar um deles pra testar.

Cobri mais uma vez com vermiculita esterilizada e umida. Vamos ver o que dá.

Resolvi não usar nem argila e nem perlita no fundo, foi só água e potes de hidroponia como apoio.

20230203_182954.jpg20230203_183000.jpg

Paz de Jah 🎉🎊🕊
 
Uma passada breve hoje no mercado....

A mulher da farmacia deve achar q eu sou um noia pesado hahahaha sempre chego la com cara de lesado e compro uma porrada de seringa hahahahaha.

Hoje peguei agua de coco tmb para fazer a CL. Devia ter pego mais, baita vontade de tomar elas mas só tem 2 hahahaha.

Tmj pessoal, valeuuuu por tudo
 

Anexos

  • 20230208_142106.jpg
    20230208_142106.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 4
mulher da farmacia deve achar q eu sou um noia pesado hahahaha sempre chego la com cara de lesado e compro uma porrada de seringa hahahahaha.
Ela olha pra vc e fala:
-Claramente esse cara não toma anabolizante, é um Zé droguinha qualquer.

Mister K Speedrunner
 
Ela olha pra vc e fala:
-Claramente esse cara não toma anabolizante, é um Zé droguinha qualquer.

Mister K Speedrunner
Claramente hahahahahahhaha

O cara sai do mercado com 10 seringas 1 pacote de arroz e 2 água de cocô. Para a mente comum um "ENIGMA" hahahaha
 
Salveee pessoal,
Atualizando hoje com boas notícias.

O casing que eu pensei ser de camboja na verdade é de Albino kkkk troquei os potes sem querer na confecção.

Apesar do pequeno número de cogumelos que vieram no casing, fiquei feliz demais por ter dado certo e surgido cogumelos. Em relação a baixa quantidade aguardo um parecer dos magos do fórum hehehe.

Os bolos pftek a maioria travou o crescimento, conversando com outros cultivadores acredito que eu deixei pouco espaço no bolo para o desenvolvimento do micelio, e pouco ar também consequentemente. Consegui salvar alguns soltando um pouco a tampa e fazendo um furo em baixo para respirar. Vamos ver o que acontece, logo posto eles também.

20230214_181840.jpg
Segunda feira

20230216_172957.jpg
Hoje 🥳🎉

Espero ao menos fazer um carimbo.

Vou tentar agora uma CL de uns MDK e Transkei que arrumei.

Valeu manos, qualquer dica e orientação é bem vinda. Tmj
 
Última edição:
Salveeee,

Esses são os resultados do casing, feliz por ter conseguido colher algo nesta tek que pra mim foi a primeira experiência. Sigo nos testes. Valeuuu

20230218_103229.jpg20230217_205012.jpg20230217_115310.jpg20230217_205007.jpg
 
Back
Top