Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Casing Strain B+

Diário de cultivo completo.
Eai galera, recomeçando as atividades...
1 - Preparo do substrato:
1.1 - Milho de pipoca

Preparei 3 potes de milho (1 pacote de milho de pipoca ao todo) da seguinte forma: Deixei de molho por 24 h em água da torneira com 1 dedo acima do nível do milho tendo adicionado 1 colher de água sanitária. Em seguida levei a peneira e lavei com água corrente até sair o cheiro de água sanitária, por fim coloquei o milho nos potes com água mineral (pH a 25ºC= 7,24) a 1 dedo acima do nível do milho, cobri com papel alumínio e levei a panela de pressão forrada com um pano de prato e com aproximadamente 3 dedos de água da torneira dentro. O processo de esterelização durou 50 min a fogo baixo. Depois de 7 horas do término do procedimento eu abri a panela e lacrei os copos com fita adesiva, e por fim coloquei na geladeira.
1.2 - Bolo PF
Os bolos pf preparei segundo o padrão 2 copos de vermiculita, 1 de arroz integral triturado e peneirado (farinha mesmo), e 1 de água mineral (pH a 25ºC= 7,24). limpei as bordas e terminei de preencher com 1 dedo de vermiculita. Tampei com papel alumínio e levei ao fogo na panela de pressão por 40 min. Após 4 horas do término, retirei da panela, lacrei com durex e levei a geladeira por 2 horas.
Inoculação:
Borrifei água sanitária no banheiro e deixei durante meia hora agindo com porta fechada. Em seguida, inoculei 10 mL ao todo de esporos de B+ em todos os copos, tendo o cuidado de borrifar água sanitária concentrada no papel alumínio e em seguida enxugar com papel toalha, antes da inoculação. Entre alguns furos levei a seringa ao fogo de uma vela (to sem isqueiro).
É isso, agora é esperar pra ver.
DSC09369.JPG DSC09370.JPG
 

Anexos

  • DSC09371.JPG
    DSC09371.JPG
    126.4 KB · Visualizações: 41
como eu disse, coloquei a água a 1 dedo acima do nível do milho, acho que foi muito pois 50 min na panela de pressão me renderam essa camada de milho mais cozido que o normal. Não tem acumulo de água no fundo, eu chequei e tentei derramar pra não dificultar o desenvolvimento do micélio mas se trata apenas de milho muito cozido.
 
Entendido, boa sorte na colonização. :)
 
Última edição:
mas se trata apenas de milho muito cozido.

Acho que formou tipo um gel ali, provavelmente com bastante carboidrato do milho e água.

Não sei se o micélio vai conseguir colonizar esse fundo.
 
1 dedo acima do nível do milho
Ainda não entendi isso. Como assim? Acho que está usando as palavras erradas para expressar o que fez.
Não tem acumulo de água no fundo, eu chequei e tentei derramar pra não dificultar o desenvolvimento do micélio mas se trata apenas de milho muito cozido.
Isso meio que é água sim, é que como o milho soltou muito amido quando cozinhou, transformou a água em uma espécie de mingau grosso. É provável que o micélio não consiga colonizar essa área, ou até mesmo que contamine.
 
Primeiramente obrigado pelas contribuições, caso o micélio apresente dificuldade de colonizar o fundo pretendo usa somente a parte colonizada do milho pra fazer casing. Com o copo menor de milho pretendo fazer uma cultura líquida seguindo um post do amaral. Visto que eu tinha apenas essa seringa disponível e gastei toda ela, pretendo utilizar esse "extrato de micélio" para colonizar mais copos antes de por estes para frutificar.

Ainda não entendi isso. Como assim? Acho que está usando as palavras erradas para expressar o que fez.
Coloquei água junto com o milho para levá-lo a panela de pressão, esta água estava ao nível de 1 dedo acima do milho. Fui claro?
 
Última edição por um moderador:
Dica rapida que me foi bem util!
Quando se trata de milho, quanto menos agua, melhor.
Serviu para mim, pode servir pra voce no futuro :)
 
Não, eu acho que quer dizer que ela estava a um dedo do fundo dos copos, não acima do nível do milho, porque o nível do milho está até a borda dos copos, não?
Não, eu quis dizer acima do nível do milho. Antes de ir pra panela eles (recipientes de milho) estavam cheios até um pouco acima do meio.
Acho que foi equivoco da minha parte colocar toda essa água, mas pensei ter lido que esse era o procedimento.
Agora é esperar pra ver no que dá.:cry:
 
Última edição:
Galera, acabo de olhar meus bolos e recipientes com milho e para o meu desespero e frustração encontrei formigas entrando e saindo dos furos de inoculação de quase todos os copos. :( Encontraram pequenos espaços entre o durex e o papel e invadiram mesmo. Vou esperar pra ver no que dá, mas do jeito que formiga é, duvido muito que não estejam todos contaminados.
 

Anexos

  • DSC09384.JPG
    DSC09384.JPG
    86.4 KB · Visualizações: 27
Na próxima use um pedacinho de micropore que vede completamente o buraco, sem ficar essa 'bolsa de ar' por onde as formigas tiveram acesso. De qualquer forma, a presença de formigas é apenas uma prova de que não estavam vedados corretamente, e se entraram formigas, entraram bactérias e esporos de fungos que são microscópicos e estão sempre flutuando pelo ar.
 
O pior de tudo é que gastei a minha única seringa de esperosos e não tenho mais nenhum. Caso não possa salvar nada to perdido.
 
Como faço pra ter acesso a este fórum? pensei que havia completado os requisitos.
 
@wladmir, tente novamente entrar lá, me parece que cumpriu os requisitos sim. Qualquer coisa, tente um ctrl+f5 na página.
 
Dos 3 recipientes de milho, 1 apareceu micelio e contaminante. Dos cinco bolos PF um apareceu contaminante em dois pontos. Os demais seguem com desenvolvimento micelial sem contaminação aparente.
Mesmo os que estiverem contaminados pretendo esperar o fim da colonização pra botar no out.
 

Anexos

  • DSC09410.JPG
    DSC09410.JPG
    104.9 KB · Visualizações: 30
  • DSC09412.JPG
    DSC09412.JPG
    114.9 KB · Visualizações: 28
  • DSC09414.JPG
    DSC09414.JPG
    112.4 KB · Visualizações: 27
  • DSC09415.JPG
    DSC09415.JPG
    113.8 KB · Visualizações: 24
  • DSC09416.JPG
    DSC09416.JPG
    106.5 KB · Visualizações: 25
Olá pessoal, no fim das contas só 3 bolos não contaminaram. 2 deles eu cortei em rodelas da espessura de 1 dedo e depois cortei cada rodela em quatro pedaços, agrupei os pedaços em cima de uma camada de vermiculita umida e depois cobri uma segunda camada de vermiculita umida, cada bolo em um pote de sorvete. 1 dos outros bolo resolvi deixar pra frutificar inteiro mesmo. Este, foi primeiramente para o terrário a 10 dias e começou a aparecer os primeiros cogus na segunda, o bolo apresenta sinais de desidratação, azulamento e cogumelos pequenos e de crescimento lento. os casings eu fiz no domingo e ainda não os coloquei pra receber luz, estão apenas incubados em um balde com argila expandida e água com furos nas laterais.
Os dias estão meio quentes por aqui, na faixa de 30 ºC ao longo de todo o dia, quando baixa pra 28C só ocorre no começo da manhã. Seguem fotos. Gostaria de saber se devo ficar abrindo pra borrifar água na parede dos baldes e em cima do casing ou não. Tenho medo de contaminar mais, até o azulamento por desidratação eu pensei que fosse contaminação, em fim, to muito noiado com essas contaminações. Já perdi muitos copos e o único que começou a pinar apresenta rendimento baixo.
 

Anexos

  • 2016-03-02 18.48.13-1.jpeg
    2016-03-02 18.48.13-1.jpeg
    63.8 KB · Visualizações: 40
  • 2016-03-02 19.45.10.jpeg
    2016-03-02 19.45.10.jpeg
    106.7 KB · Visualizações: 35
apenas incubados em um balde com argila expandida e água
Nunca vi encubar em ambiente úmido. Não faz sentido. Isso não seria incubação, parece que o casing já foi aniversariado, não?
o bolo apresenta sinais de desidratação, azulamento e cogumelos pequenos e de crescimento lento
Você borrifou esse bolo de vez em quando antes de pinar? Por que não fez roll e double casing? Está borrifando agora uma névoa fina no terrário algumas vezes ao dia?
Gostaria de saber se devo ficar abrindo pra borrifar água na parede dos baldes e em cima do casing ou não.
Sim, tem que borrifar no ambiente dos bolos e abanar. No casing não se joga água regularmente, uma vez que a vermiculita está úmida. Depois de uns dias pode começar a jogar uma névoa fina se achar que a vermiculita está meio seca, mas não ensope.
Tenho medo de contaminar mais
Agora o que vai favorecer a contaminação é troca de ar insuficiente, lebre de dar uma abanada.
 
Muito obrigado, @Malahov . Só mais uma pergunta, tem problema de eu ter aniversariado logo? ou não? devo deixa-los expostos a luz então?
 
Back
Top