Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - B+ | MDK | CAMBODIAN

Diário de cultivo completo.
Salve irmandade cogumeleira.

2 anos e meio após o meu Primeiro Cultivo decidi me organizar para re-iniciar meus estudos, tendo em vista que no cultivo anterior tive bastante sucesso com um casing desta vez tentarei a produção tanto por bulk quanto por casing. Aproveitei o processo também para fazer uma C.L. já que tinha um espaço sobrando na PP na segunda esterilização.
cogu.jpeg

Segue dados:

1) B+ (seringa de esporos)
PROCEDÊNCIA: Prófungos
Substrato: PF TEK(2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita: Sim
Esterilização: P.P. 1:20H | 26/07/2018
Data de Inoculação: 27/07/2018
Quantidade de vidros:3 un.
Observações e evolução:
Inoculação em 4 furos equidistantes, cerca de 0,5 ml/furo.
----------
2) MDK(seringa de esporos)
PROCEDÊNCIA: Prófungos
Substrato: Milho de pipoca - (fervido por 10 minutos, após descanso de 24hs fervi novamente por mais 10 minutos, foi armazenado sob refrigeração por mais 24hs e antes da esterilização lavei em água corrente)
Esterilização: P.P. 1:20H | 26/07/2018
Data de Inoculação: 27/07/2018
Quantidade de vidros:4 un.
Observações e evolução:
-Inoculação em 4 furos equidistantes, cerca de 0,5 ml/furo. Camada de cerca de 6mm no fundo dos vidros para absorção de possível excesso de água.
----------
3) Cambodian (seringa de esporos)
PROCEDÊNCIA: Prófungos
Substrato: Mistura de semente para pássaros (500g) + Níger (100g) - (as sementes foram lavadas incansavelmente para remoção de poeira e cascas e então foram fervidas por 5 min, após repouso de 24h realizei nova lavagem incansável e coloquei nos copos)
Esterilização: P.P. 1:20H | 27/07/2018
Data de Inoculação: 28/07/2018
Quantidade de vidros:3 un.
Observações e evolução:
-Inoculação em 2 furos equidistantes, cerca de 0,5 ml/furo. Camada de cerca de 6mm no fundo dos vidros para absorção de possível excesso de água.
-Somente depois de ferver a mistura percebi que a mesma possuía algum tipo de agente de sabor em sua composição (ou mel, não sei) pois exalou um cheiro fortíssimo de mel, mesmo não sendo recomendado decidi seguir para ver como vai se comportar.
---------
4) Cultura Líquida-Cambodian (seringa de esporos)
PROCEDÊNCIA: Prófungos
Composição do meio de cultura: Água mineral + 4% de Glucose de Milho (solução foi fervida por 5 mínutos)
Esterilização: P.P. 1:20H | 27/07/2018
Data de Inoculação: 28/07/2018
Quantidade de vidros:1 un. 250ml
Observações e evolução:
-Inoculação:1 furo- 0,5ml.
---------
Observações gerais:
-Uso de Gloovebox: Não - embora tenho uma pequena que fiz no ultimo cultivo e devido a limitação de manipulação e agilidade decidi não utiliza-la de forma que se espera, porém trabalhei dentro dela, virei-a com a boca voltada para frente e coloquei um filme de PVC na metade de sua abertura, foi higienizada com solução de Água-sanitária a 10% e após isto com álcool 70°, dentro da caixa acendi uma vela para flambar a ponta das agulhas durante a inoculação e aquecia a caixa com uma resistência flexível (temperatura máxima observada 42°C). Foto abaixo
cogu4.jpeg
-Todo o material que utilizei foi higienizado com álcool 70° incluindo, velas, isqueiros e as próprias seringas.
-Cada vidro recebeu como tampa 3 camadas de papel alumínio, sendo que, nas duas primeiras camadas fiz 2 pequenos furos para entrada de pressão e a terceira camada coloquei o papel alumínio sem apertar na PP.
-Incubação realizada em caixa organizadora com temperatura controlada e constante de 28°C.
cogu2.jpeg
---
Por hora é isto, trago notícias em breve.
 

Anexos

  • cogu3.jpeg
    cogu3.jpeg
    114 KB · Visualizações: 62
Belo cultivo man, sucesso.
 
Sudações irmandade cogumeleira!

Venho trazer atualização do diário.

1) B+ em PF TEK: Segue se desenvolvendo bem ainda restando por volta de 40% de colonização:
B+.JPG

2) MDK em Milho de Pipoca: 2 potes totalmente colonizados e 2 ainda faltando pouco.
Devo montar o bulk no final da próxima semana, ainda estou estudando o substrato a ser utilizado.
MDK.JPG MDK2.JPG

3)Cambodian em Semente de pássaros: 1 pote com 90% de colonização e os outros dois por volta de 60%.
CAMBODIAN.JPG

4)Cultura Líquida em Glucose a 4%: Se desenvolveu medianamente sem sinais de contaminação e utilizei-a para inocular 2 potes de PP com painço no dia 10-8.
Noto que a falta de algo para quebrar o micélio dentro do pote (bolinha de gude/ pedaço de vidro) foi uma falta grave pois, por mais que eu sacudi a CL o micélio estava bem resistente e não consegui dissolvê-lo muito bem, demorou para ver os desenvolvimento do micélio no painço, mas vem se formando,
CL GLUCOSE.JPG 10-8 - PAINÇO DA CL.JPG

____________________________________________________________________________
Outras informações:
- Como estava frio em SP e o controle de temperatura estava dificil na caixa organizadora, neste meio tempo decidi adquirir uma caixa de isopor de 45L laminada para seguir com a incubação, desta vez usei um aquecedor de aquário de 25W juntamente com um termostato digital. Excelente pedida e o controle da temperatura ficou 100%.
DSC_9309.JPG

_____________________
Outros experimentos e testes:

No dia 8/8 fiz a inoculação das 3 strains em cultura líquida de Glucose de Milho a 4% com água mineral esterilizada 20min em pp, eis o aspecto das CL's, o micélio se formou bem esparso e a solução ficou meio leitosa, será descartado pois não tenho certeza se contaminou ou não.
CL 8-8 2.JPG CL 8-8 1.JPG CL 8-8-  3.JPG
__

Em 10/8 Inoculei dois potes (seringas de esporos) com painço (MDK e CANBODIAN) que passou por uma fervura de 10min com água sanitária, depois foi escorrido em uma peneira e esterilizado por 1:20min na pp, seguem deste modo:
MDK+CAMBODIAN 10-8 PAINÇO.JPG
Neste mesmo dia 10/8 inoculei três potes de CL com as 3 strains, desta vez com DEXTROSE em água mineral fervida (solução à 1%), Cambodian e MDK se desenvolveram bem diferente das CL's do dia 8/8, aparência mais límpida e o micélio se formou uniforme. Somente o B+ (última miniatura) que está meio escuro , irei descartar também. (Seguiu para refrigeração hoje)

CL 10-8 DEXTROSE 1.JPG CL 10-8 DEXTROSE 2.JPG CL 10-8 DEXTOSE 3.JPG


____
Por hora é o que há !
 
Saudações.

Como hoje eu estava de bobeira, decidi correr atrás das coisas para o BULK e fazer a pasteurização do mesmo.

Segue receita do substrato:
(proporções aproximadas dadas em volume)
-Terra Vegetal: 20%
-Esterco curtido Bovino: 45%
-Pó de Fibra de coco: 35%
-Cálcario: 5% do volume dos itens acima

Após homogenizar a mistura adicionei vermiculita úmida (cerca de 80% do volume total)
DSC_9338.JPG DSC_9342.JPG
A quantidade que fiz me rendeu aproximadamente 10 litros de substrato, que foi acondicionado em 3 sacos plásticos para seguir na pasteurização.
DSC_9345.JPG

E pau na máquina, está tudo no pasteurizador que fiz (CLIQUE AQUI PARA CONHECER O PROJETO)
DSC_9347.JPG DSC_9349.JPG
Tempo de pasteurização: 2:20H
Temperatura de Pasteurização: 65ºC (na foto está marcando 58ºC pois foi logo quando adicionei o substrato na máquina).

Agora é esperar terminar e guardar os sacos para semana que vem montar o bulk com spaw de milho.

E seguimos no cultivo!
Abraços!;)
 

Anexos

  • DSC_9343.JPG
    DSC_9343.JPG
    113.4 KB · Visualizações: 28
Última edição:
Olá @NANER observei que você trabalha com cultura líquida, seria interessante você tentar fazer em água de coco de caixinha, aquelas de 200ml que vende em mercado, pois elas são esterelizadas e já vem com alimentação completa para os esporos rsrsrsrs
 
Olá @NANER observei que você trabalha com cultura líquida, seria interessante você tentar fazer em água de coco de caixinha, aquelas de 200ml que vende em mercado, pois elas são esterelizadas e já vem com alimentação completa para os esporos rsrsrsrs

A alguns dias atrás tentei fazer umas combinações, incluindo, mel, água de coco, glucose e etc... O que ocorreu é que não tive muito sucesso, ou melhor, temi contaminação pelo aspecto mais leitoso! , Já com a Dextrose a solução fica mais fácil para visualizar o micélio e como tive que comprar 1kg de dextrose tenho para anos kkkkk já que se usa algumas míseras gramas . Mas valeu pela dica!
 
Última edição:
Saudações!

Trago atualizações.

No dia 25/8 tive a impressão que o spaw em sementes do Cambodian estavam estagnando, sem saber o motivo pois não vi nenhuma contaminação aparente, foi então que decidi não perdê-los, com 2 potes mesmo não totalmente colonizados decidi montar 3 pequenos bulks com o substrato bulk já acima descrito, retirei somente a parte colonizada para montar o bulk, o restante das sementes juntei em apenas um pote e deram um UP, colonizando quase todo ele.

Para a montagem do Bulk usei a proporção 1:1,5 Spaw/Substrato adicionando uma pequena camada casing de vermiculita úmida e fazendo um pequeno bordeando ,segui com a incubação dos mesmos até hoje.
Os bulks estão assim e decidi aniversáriá-los:
DSC_9351.JPG DSC_9352.JPG DSC_9360.JPG DSC_9362.JPG


Como terrário estou usando uma grande caixa de isopor 120L, com a configuração listada na imagem:
terrario.jpg
  • Fita Led: Controle do foto período 12:00 H on / 12:00 H off
  • Cooler Exaustor: Ligado 24 HS
  • Controlador de TH: Controlador de temperatura e umidade ( está controlando o umidificador para uma umidade relativa entre 90 e 95%).
Obs:
  • O próprio umidificador será encarregado de injetar Oxigênio no terrário através de seu cooler.
  • Dispensei o uso de sistema de aquecimento ou resfriamento pois a temperatura dentro do terrário estes dias está constante em aproximadamente 23ºC, se as condições mudarem vou ver como proceder.

Pelo que percebi, fui assertivo na montagem dos bulks, pois o pote que deixei para observar estagnou totalmente e está assim:
DSC_9363.JPG
Talvez eu tente montar um mini bulk com o que tenho de micélio neste pote.

Ainda hoje com os potes de MDK em milho totalmente colonizados procederei com a montagem dos bulk's.

Por hora é isso !

Abraços!
 
Última edição:
Salve salve nação cogumeleira.

Os bulks já estão no terrário há 5 dias.
Hoje fui ver a situação dos mesmos e observei um amarelamento em uns pontos do micélio, alguém sabe me confirmar se é atividade metabólica/excreção?
1.JPG 2.JPG 3.JPG
5.JPG 4.JPG
Fora esta observação, tá bonito de ver, tudo indica, se não tiver uma contaminação, vem bastante cogu por aí!

Abraços!
 
Deixa em observação, se a mancha crescer vc sabe que é contaminação
 
Salve Salve.

Ontem, após 7 dias exatos de incubadora, surgiram os pins.
Felicidade master aqui, pois são dezenas deles!:D

Obs: De fato as manchas eram atividade metabólica!

Vou deixar umas fotinhos macro!
dsc_9395-jpg.102833

dsc_9396-jpg.102834
dsc_9397-jpg.102835
dsc_9398-jpg.102836

________________________________
Edit.

Dando continuidade aos trabalhos, seguiu hoje para o terrário mais 3 Bulk's que apresentaram uma ótima colonização, foram montados em 02/09, sendo que o único bulk que foi mantido em incubação a 27ºC foi o MDK, B+ e Cambodiam ficaram em temperatura ambiente (18º~23ºC mínima e máxima obtida nestes dias).
Os três bulk's receberam o mesmo substrato citado anteriormente.
b+.JPG cambodian.JPG mdk.JPG
 

Anexos

  • DSC_9395.JPG
    DSC_9395.JPG
    128.1 KB · Visualizações: 208
  • DSC_9396.JPG
    DSC_9396.JPG
    150.1 KB · Visualizações: 209
  • DSC_9397.JPG
    DSC_9397.JPG
    185.7 KB · Visualizações: 208
  • DSC_9398.JPG
    DSC_9398.JPG
    200.3 KB · Visualizações: 212
Última edição:
Seguem crescendo as centenas de pins, logo é diia de colheita!:alien:
pin-cambodian-3-dias-jpg.102944

pin-cambodian-3-dias-2-jpg.102945

 

Anexos

  • PIN- Cambodian 3 dias.jpg
    PIN- Cambodian 3 dias.jpg
    410.2 KB · Visualizações: 183
  • PIN- Cambodian 3 dias-2.jpg
    PIN- Cambodian 3 dias-2.jpg
    332.2 KB · Visualizações: 181
Back
Top