Bem-vindo ao Teonanacatl

Olá, seja bem-vindo!

Nós somos uma comunidade de entusiastas da micologia. Aqui você encontrará diversos assuntos envolvendo a micologia amadora, incluindo cultivos de cogumelos comestíveis, medicinais e psicoativos, como os do gênero Psilocybe!

Convidamos você para participar da nossa comunidade! Leia o nosso termos de uso e cadastra-se clicando no botão abaixo ou clicando aqui!

1. Este site utiliza cookies. Ao continuar utilizando esse site, você concorda em usar nossos cookies. Saiba Mais.
  2. Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dispensar Aviso

Em Andamento 2° tentativa do primeiro cultivo - PF Tek - Xapuri

Discussão em 'Diário de cultivo' iniciada por MariaShine, 14 Mai 2018.

1. MariaShine

MariaShine Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    16
    :
    33
    :
    4
    :
    +38 / 11 / -0
    DIÁRIO DE CULTIVO
    ==================

STRAIN: Xapuri
    PROCEDÊNCIA: amigo do Faceboook

---------------------------------------------
    SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
    ---------------------------------------------
    (X ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
    Selo com Vermiculita
    ( X) Sim ( ) Não

-------------------------------------------------
    INOCULAÇÃO: Data 31 / 04 / 18
    -------------------------------------------------
    (X ) Seringa Multiesporos

GloveBox?
    ( ) Sim (X) Não

Principais itens adquiridos:
    Caixa plástica transparente 56l
    Caixa plástica 30l escura (incubadora)
    Aquecedor com termostato 50w
    Termômetro analógico
    Compressor de aquário 35l/h e pedra porosa
    Vermiculita Dimy
    Argila expandida

Meu investimento total foi de aproximadamente 300 reais pois tive que comprar tudo da internet (minha cidade é um ovo e não achei nada aqui).
    -----------

Olá meus amigos!!! Começo esse diário falando brevemente da minha primeira tentativa de cultivo, a qual teve 100% dos bolos contaminados por um contaminante preto. Os copos foram inoculados dia 27/03. Após 9 dias de incubação os copos se encontravam da seguinte forma (peço perdão pela qualidade das fotos pois é meu namorado que tira e ele é meio tremilico kk):
    IMG-20180404-WA0008.jpg IMG-20180404-WA0009.jpg
    Confesso que isso me desanimou muito. Mas eu não desistiria tão fácil pois quando liga o botão "obsessão" do cérebro é difícil voltar atrás, se é que me entendem kkkk. Joguei fora e fervi os copos.

Passaram-se alguns dias e decidi fazer uma nova tentativa. Nesse meio tempo pude pensar em várias coisas que fiz de errado no primeiro cultivo. Abaixo descrevo o passo a passo:

31/04 - Confecção da seringa de esporos, esterilização dos copos e inoculação
    - Acordei cedo, preparei o substrato com vermiculita, arroz integral batido no liqui só pra quebrar os grãos e água mineral. Fiz tudo como no video do canal Esporos no ar. Usei 3 copos americanos e 2 copos de whisky. Enchi com substrato sem compactar, tampei com papel alumínio e fita isolante, coloquei uma tampa solta de papel aluminio por cima e mandei pra panela de pressão por 1 hora fogo baixo. Enquanto os copos estavam na PP, preparei as seringas de esporos.
    - Para preparar as seringas, utilizei a bancada da pia de um banheiro que não está sendo usado, limpei tudo muito bem com solução água+água sanitária e alcool 70. Rodei a cidade procurando lisoform e água destilada e não encontrei. Aí utilizei água mineral em copinho, raspando aproximadamente um quarto do carimbo, misturando, depois sugando com as seringas (fiz várias, sobraram 3 para um próximo cultivo). Utilizei luva, touca e mascara. Fiz isso enquanto os copos estavam esterilizando na PP.
    - inoculei os copos aproximadamente 6 horas após desligar a panela. Tomei um banho caprichado, passei novamente agua+água sanitária na bancada do banheiro, no chão e espirrei no ar, fechei a porta, esperei meia hora e inoculei. Fiz o procedimento com touca e mascara, preferi não usar luvas pois elas me atrapalharam na primeira tentativa. Deixei uma vela acesa para flambar a agulha da seringa entre um copo e outro. Fiz 4 furos equidistantes em cada copo com 1ml cada furo de solução de esporos. Tampei os furos com micropore e coloquei os 5 copos na incubadora à temperatura de 27 graus (sou de SC, a temperatura aqui nos ultimos dias chegou a 10 graus. Utilizo aquecedor de água na garrafa pet com água para manter a temperatura entre 27~29).

07/05 - Após uma semana de muuuuuita ansiedade, abri a incubadora pela primeira vez e os lindões estavam assim (29°C):
    IMG-20180507-WA0062.jpg

12/05 -
    Após 12 dias da inoculação, os copos estavam assim (peço perdão novamente pela qualidade das fotos):
    IMG-20180512-WA0004.jpg IMG-20180512-WA0001.jpg IMG-20180512-WA0005.jpg IMG-20180512-WA0008.jpg IMG-20180512-WA0006.jpg

Eles estão na casa do meu namorado que mora em outra cidade, então só vejo a cada 15/20 dias mas ele ajuda a cuidar. Neste final de semana pretendo montar o terrario e, se tudo der certo, aniversariar os bolos.

O que acham? Parece que está indo bem?
    Gostaria de uma opinião: estou pensando em manter 3 bolos e fazer um casing com dois copos, com vermiculita apenas em um Marmitex, vocês acham que seria interessante montar o casing e voltar pra incubadora uns dias ou já posso aniversariar no mesmo dia? Ou acham que por eu ser iniciante talvez seja melhor manter os 5 bolos?
    Outra pergunta: a caixa plástica para o terrario é transparente, acham necessário forrar ela com adesivo preto pra não entrar luz pelas laterais? Ou não é tão importante assim?

GRATIDÃO!!! Boas energias a todos amigos psiconautas e tudo de bom a vocês. Esse fórum é incrível. Vou atualizando aqui

• Curtir Curtir x 6
  2. Priscillocibina

Membro

:
    29 Mar 2018
    :
    164
    :
    214
    :
    14
    :
    +312 / 43 / -0
    Raça Preferida:
    Cambodian Gold (a unica que cultivei por enquanto :p)
    Técnica Preferida:
    Casing
    Parecem saudáveis...

Assim, se quiser fazer a experiência do casing com bolos, acho super válido pq toda experiência é válida, hehe
    No caso, eu seria mais adepta do "não mexe em time que ta ganhando", pq os cogus crescem lindos no bolo, e os seus parecem estar dando certo.

O processo de casing seria um passo desnecessário, n acho q dê mais cogus por isso. E pra casing é melhor fazer com grãos pq ficam mais soltinhos... talvez seja melhor pegar pratica com a pftek e ir estudando caso vc queira mudar de técnica.

A iluminação indireta é importante, nao importa mt de que lado venha (só orienta a direçao de crescimento dos cogus).
    Posso estar errada, mas acho q totalmente transparente é o ideal..

• Curtir Curtir x 2
  3. MariaShine

MariaShine Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    16
    :
    33
    :
    4
    :
    +38 / 11 / -0
    Obrigada pela resposta e ajuda minha amiga!!! Pois é, também penso assim, em time que está ganhando não se mexe heheh

A princípio vi nos diários que a maioria usa caixas transparentes sem problemas, mas comecei a ler outros posts onde dizem que é preciso forrar para eles nascerem retinhos... fiquei confusa heheh vou fazer essa primeira experiência com a caixa transparente mesmo e depois conto como foi!

4. Priscillocibina

Membro

:
    29 Mar 2018
    :
    164
    :
    214
    :
    14
    :
    +312 / 43 / -0
    Raça Preferida:
    Técnica Preferida:
    Casing
    De fato, pra nascerem retinhos pra cima, seria bom se a fonte de luz viesse apenas de cima, e nao dos lados.
    Mas acredito que seja mais um capricho msm... os tortinhos tem seu charme e a msm magia, hehe
    Minha caixa é toda transparente e é suave

• Curtir Curtir x 2
  5. MariaShine

MariaShine Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    16
    :
    33
    :
    4
    :
    +38 / 11 / -0
    Atualizando
    16/05 - 16 dias de incubação, três bolos 100%, dois bolos 70%. Final de semana vou fazer o Dunk e Cold e aniversariar os três.
    IMG-20180516-WA0013.jpg IMG-20180516-WA0010.jpg

• Merecedor Merecedor x 2
    • Curtir Curtir x 1
  6. MariaShine

MariaShine Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    16
    :
    33
    :
    4
    :
    +38 / 11 / -0
    19/05 - Aniversário de 4 dos 5 bolos. Um deles ainda não colonizou 100%, segue foto:
    20180519_160114.jpg

Terrário montado:
    20180519_160208.jpg 20180519_160145.jpg

Esquentei a vermiculita no microondas com água por 5 minutos, esperei esfriar e fiz o roll.
    Optei por não fazer o Dunk e Cold pois os bolos estavam bem úmidos, inclusive tinha um pouco de água no fundo dos copos quando retirei os bolos.
    Agora só aguardar! Paz e luz a todos.
    Edit. 1: tá sofrido manter essa temperatura em 23 viu! Hoje (21/05) amanhecemos aqui na minha cidade com temperatura 3°C :eek:Aquecedorzinho tá trabalhando bastante kkkk mas tá dando conta até então! Muita ansiedade e que venham os pins! :feliz:

• Curtir Curtir x 3
    • Otimista Otimista x 1
    #6 MariaShine, 19 Mai 2018
    Última edição: 21 Mai 2018
  7. HolandesVoador

Membro Novo

:
    19 Abr 2018
    :
    20
    :
    19
    :
    2
    :
    +19 / 2 / -0
    Caramba, não sei se é impressão minha ou a colonização foi bem rápida. Chegou a gastar muito pra fazer este terrário? envolvendo todos os kits como aquecedor, caixa.

Aguardando resultado!!

• Curtir Curtir x 1
  8. MariaShine

MariaShine Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    16
    :
    33
    :
    4
    :
    +38 / 11 / -0
    Atualizando!
    Então pessoal, aconteceu uma tragédia. Meu aquecedor estourou o vidro, fui conferir a temperatura e notei que estava muito abaixo (11°C), quando abri a garrafa dei de cara com o aquecedor todo ferrado :cry:
    IMG-20180523-WA0008.jpg
    Por sorte comprei um aquecedor reserva pelo aliexpress mas ele não esquenta o suficiente, a temperatura chega no máximo em 19°C. Ainda não pinou e tô morrendo de medo de perder o cultivo, tendo em vista que é pra esfriar mais ainda a partir de domingo (previsão de temperaturas negativas :facepalm:).

Saudações amigo! Então, também achei super rápida a colonização!!! Fiquei chocada com a velocidade. Poderia até ter aniversariado antes, quis esperar mais para garantir. Pelo que andei pesquisando, essa strain Xapuri tem o desenvolvimento do micelio bem avançado mesmo em pouco tempo.
    Quanto ao terrario, custou:
    Caixa plástica 56l = R$ 70,00
    Compressor + aquecedor + mangueira + pedra porosa + frete = R$ 80,00
    Argila expandida = R$ 7,00
    Total de aproximadamente R$ 160,00 (y)
    Achei um precinho salgado mas fazia muito tempo que queria cultivar e resolvi investir meu rico dinheirinho nesses aparatos kkkk

• Curtir Curtir x 1
    • Obrigado Obrigado x 1
  9. HolandesVoador

Membro Novo

:
    19 Abr 2018
    :
    20
    :
    19
    :
    2
    :
    +19 / 2 / -0

Saudações meu nobre, uma pena o aquecedor ter dado problema, estou na torcida que de tudo certo. O preço realmente ficou salgado porém tenho certeza que foi um ótimo investimento, vou começar a procurar meus aparatos e ficarei aqui na torcida pelos resultados.

• Curtir Curtir x 1
  10. Priscillocibina

Membro

:
    29 Mar 2018
    :
    164
    :
    214
    :
    14
    :
    +312 / 43 / -0
    Raça Preferida:
    Técnica Preferida:
    Casing
    Poxa que pena! Estourou sozinho o aquecedor? Ja quebrei um meu uma vez forçando ele pra caber numa garrafa ...

Ouvi falar de um pessoal q nem usa incubadora pra essa parte da colonização, guardam so num local escuro... mantém esse aquecedor seu no máximo e torce q deve dar certo, hehe.

Uma vez fiquei uns dias sem aquecedor, dai eu colocava umas garrafas de agua quente dentro caixa de isopor de manha e fechava bem.
    Claro que nao mantinha a temperatura estavel o dia td, mas ficava quentinho por algumas boas horas.... pode ser uma boa fazer isso a noite, qnd a temperatura cai mais

• Curtir Curtir x 1
  11. MariaShine

MariaShine Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    16
    :
    33
    :
    4
    :
    +38 / 11 / -0
    Estourou sozinho! :cry: hoje deu uma esquentada aqui, sem o aquecedor o terrario está em 15°C, coloquei o outro aquecedor em um litrao pet, e aniversariei o bolo que faltava. Vamos ver como se comporta a temperatura (n).
    Foto do terrario hoje:
    Screenshot_20180525-193305_Gallery.jpg

• Curtir Curtir x 1
  12. MariaShine

MariaShine Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    16
    :
    33
    :
    4
    :
    +38 / 11 / -0
    Obrigada meu amigo!! É um investimento que vale a pena, não tenha dúvidas (y) todo dia é uma ansiedade diferente kkkkk

• Engraçado Engraçado x 1
    • Vencedor Vencedor x 1
  13. MariaShine

MariaShine Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    16
    :
    33
    :
    4
    :
    +38 / 11 / -0
    30/05 - Surgimento dos pins :eba:

É com muita gratidão que vos informo do surgimento dos pins em meu cultivo! 11 dias após o aniversário e exatamente 30 dias após a inoculação. Fiquei dois dias sem conferir e ontem a noite vi eles, alguns bem grandinhos inclusive.
    Devido ao problema do meu aquecedor, a temperatura está se mantendo em 20°C e não consigo subir disso. Por isso deixei ele em frente à uma janela que pega sol o dia todo, deixando o sol entrar no terrário pra elevar um pouco a temperatura!
    Segue as fotos:
    Screenshot_20180531-091624_Gallery.jpg Screenshot_20180531-091520_Gallery.jpg Screenshot_20180531-091455_Gallery.jpg Screenshot_20180531-092535_Gallery.jpg Screenshot_20180531-092620_Gallery.jpg
    Notei que um bolo está esverdeado, e do mesmo lado esverdeado tem um cogumelo estranho com o chapéu meio claro demais... será que é contaminação??
    Screenshot_20180531-091536_Gallery.jpg

Sem palavras para descrever minha alegria! Paz e luz a todos :feliz:

• Vencedor Vencedor x 2
  14. Mitopilubare

Membro

:
    18 Mar 2018
    :
    134
    :
    148
    :
    10
    :
    +240 / 18 / -0
    Raça Preferida:
    Spectrum
    Técnica Preferida:
    Casing
    Pra mim parece azulado... Isso pode ter sido um machucado no bolo ou problema com umidade... Não sou expert mas não parece contaminação, tá tudo indo bem... Sucesso! (y)

• Concordar Concordar x 2
    • Curtir Curtir x 1
  15. Hanguendan

Hanguendan Hifa
    Membro

:
    17 Mar 2018
    :
    53
    :
    35
    :
    5
    :
    +51 / 8 / -0
    Raça Preferida:
    Golden Teacher
    Técnica Preferida:
    Técnica PF
    Muito bom esse cultivo, ainda mais dos empecilhos com a temperatura pois será de grande ajuda em meu próximo cultivo...

• Curtir Curtir x 2
  16. MariaShine

MariaShine Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    16
    :
    33
    :
    4
    :
    +38 / 11 / -0
    01/06 - Colheita 1° flush
    Hoje, aproximadamente 40 horas após as primeiras fotos dos pins, acordei e quase todos chapéus estavam abertos!
    O que eu achei engraçado é que até os cogumelos bem pequeninhos abriram o chapéu, alguns com uns 3cm, eu esperava que eles crescessem mais, mas ainda assim fiquei muito feliz. Os que estão com o chapéu cortado eu tirei pra carimbar.
    Screenshot_20180601-115604_Gallery.jpg Screenshot_20180601-115630_Gallery.jpg Screenshot_20180601-115643_Gallery.jpg Screenshot_20180601-115701_Gallery.jpg Screenshot_20180601-115716_Gallery.jpg
    O bolo que mais produziu, da segunda foto, foi o que eu deitei de lado e não pegou sol pois estava próximo à parede.
    Infelizmente não tenho balança pra pesar.
    Um dos bolos nao pinou. Percebi que os bolos estavam bem secos e coloquei em potes com água na geladeira, vou deixar por 24 hrs e retornar ao terrário.
    Ah, esvaziei o terrario, lavei e coloquei as pedras em molho com água e água sanitária, não sei se é necessário toda vez fazer isso, mas como demorou a pinar optei por fazer.
    Feliz demais por meu primeiro cultivo estar dando certo! Já adquiri um carimbo do A+ Albino que, na minha opinião, é a strain com os frutos mais lindos dos psilocybe, quando encerrar este cultivo vou iniciar o próximo.

• Curtir Curtir x 6
    • Merecedor Merecedor x 3
    • Obrigado Obrigado x 1
  17. Hanguendan

Hanguendan Hifa
    Membro

:
    17 Mar 2018
    :
    53
    :
    35
    :
    5
    :
    +51 / 8 / -0
    Raça Preferida:
    Golden Teacher
    Técnica Preferida:
    Técnica PF
    Uowww isso ai !!!! Essa higienização das pedras, por mais que nenhum dos bolos tenha apresentado contaminação é uma boa sim. Acho que cuidado no terrário nunca é demais, ainda mais depois de ter movimentado todo ele com a colheita.
    Balança sempre é bom, ainda mais na hora de saboreá-los hahahaha

Gratidão total por esse flush, realmente muito lindo. Parabéns !!!!

• Curtir Curtir x 1
  18. Priscillocibina

Membro

:
    29 Mar 2018
    :
    164
    :
    214
    :
    14
    :
    +312 / 43 / -0
    Raça Preferida:
    Técnica Preferida:
    Casing
    Entao, eles realmente nao gostam de sol... iluminaçao indireta é o ideal.

E é bom higienizar as pedras sim, mas n precisa fazer isso entre os flushes, basta limpar as paredes com alcool ou agua sanitaria. Normalmente espero a colheita td pra limpar as pedras.

Parabéns pela colheita!! ^^

• Curtir Curtir x 2
    • Obrigado Obrigado x 1
  19. Speisepilz

Speisepilz Cogumelo maduro
    Membro

:
    23 Jun 2009
    :
    186
    :
    211
    :
    59
    :
    +293 / 99 / -1
    Hahahahaha decepou o coitado antes mesmo de bater a foto :LOL:

• Curtir Curtir x 1
    • Engraçado Engraçado x 1
  20. Thyagopsy

Thyagopsy Esporo
    Membro Novo

:
    23 Mai 2018
    :
    17
    :
    25
    :
    4
    :
    +26 / 1 / -0
    Raça Preferida:
    Psilocybe cubensis
    Técnica Preferida:
    Técnica PF
    Parabéns pelo cultivo !! o meu terrário vai ser parecido com o seu, uma dúvida, sabe se o seu termostato desliga sozinho ? tô sofrendo pro meu deixar a temperatura uniforme :(

• Curtir Curtir x 1
    • Confuso Confuso x 1