Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2° tentativa do primeiro cultivo - PF Tek - Xapuri

Diário de cultivo completo.
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Xapuri
PROCEDÊNCIA: amigo do Faceboook

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( X) Sim ( ) Não

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 31 / 04 / 18
-------------------------------------------------
(X ) Seringa Multiesporos

GloveBox?
( ) Sim (X) Não

Principais itens adquiridos:
Caixa plástica transparente 56l
Caixa plástica 30l escura (incubadora)
Aquecedor com termostato 50w
Termômetro analógico
Compressor de aquário 35l/h e pedra porosa
Vermiculita Dimy
Argila expandida

Meu investimento total foi de aproximadamente 300 reais pois tive que comprar tudo da internet (minha cidade é um ovo e não achei nada aqui).
-----------

Olá meus amigos!!! Começo esse diário falando brevemente da minha primeira tentativa de cultivo, a qual teve 100% dos bolos contaminados por um contaminante preto. Os copos foram inoculados dia 27/03. Após 9 dias de incubação os copos se encontravam da seguinte forma (peço perdão pela qualidade das fotos pois é meu namorado que tira e ele é meio tremilico kk):
IMG-20180404-WA0008.jpg IMG-20180404-WA0009.jpg
Confesso que isso me desanimou muito. Mas eu não desistiria tão fácil pois quando liga o botão "obsessão" do cérebro é difícil voltar atrás, se é que me entendem kkkk. Joguei fora e fervi os copos.

Passaram-se alguns dias e decidi fazer uma nova tentativa. Nesse meio tempo pude pensar em várias coisas que fiz de errado no primeiro cultivo. Abaixo descrevo o passo a passo:

31/04 - Confecção da seringa de esporos, esterilização dos copos e inoculação
- Acordei cedo, preparei o substrato com vermiculita, arroz integral batido no liqui só pra quebrar os grãos e água mineral. Fiz tudo como no video do canal Esporos no ar. Usei 3 copos americanos e 2 copos de whisky. Enchi com substrato sem compactar, tampei com papel alumínio e fita isolante, coloquei uma tampa solta de papel aluminio por cima e mandei pra panela de pressão por 1 hora fogo baixo. Enquanto os copos estavam na PP, preparei as seringas de esporos.
- Para preparar as seringas, utilizei a bancada da pia de um banheiro que não está sendo usado, limpei tudo muito bem com solução água+água sanitária e alcool 70. Rodei a cidade procurando lisoform e água destilada e não encontrei. Aí utilizei água mineral em copinho, raspando aproximadamente um quarto do carimbo, misturando, depois sugando com as seringas (fiz várias, sobraram 3 para um próximo cultivo). Utilizei luva, touca e mascara. Fiz isso enquanto os copos estavam esterilizando na PP.
- inoculei os copos aproximadamente 6 horas após desligar a panela. Tomei um banho caprichado, passei novamente agua+água sanitária na bancada do banheiro, no chão e espirrei no ar, fechei a porta, esperei meia hora e inoculei. Fiz o procedimento com touca e mascara, preferi não usar luvas pois elas me atrapalharam na primeira tentativa. Deixei uma vela acesa para flambar a agulha da seringa entre um copo e outro. Fiz 4 furos equidistantes em cada copo com 1ml cada furo de solução de esporos. Tampei os furos com micropore e coloquei os 5 copos na incubadora à temperatura de 27 graus (sou de SC, a temperatura aqui nos ultimos dias chegou a 10 graus. Utilizo aquecedor de água na garrafa pet com água para manter a temperatura entre 27~29).

07/05 - Após uma semana de muuuuuita ansiedade, abri a incubadora pela primeira vez e os lindões estavam assim (29°C):
IMG-20180507-WA0062.jpg

12/05 -
Após 12 dias da inoculação, os copos estavam assim (peço perdão novamente pela qualidade das fotos):
IMG-20180512-WA0004.jpg IMG-20180512-WA0001.jpg IMG-20180512-WA0005.jpg IMG-20180512-WA0008.jpg IMG-20180512-WA0006.jpg

Eles estão na casa do meu namorado que mora em outra cidade, então só vejo a cada 15/20 dias mas ele ajuda a cuidar. Neste final de semana pretendo montar o terrario e, se tudo der certo, aniversariar os bolos.

O que acham? Parece que está indo bem?
Gostaria de uma opinião: estou pensando em manter 3 bolos e fazer um casing com dois copos, com vermiculita apenas em um Marmitex, vocês acham que seria interessante montar o casing e voltar pra incubadora uns dias ou já posso aniversariar no mesmo dia? Ou acham que por eu ser iniciante talvez seja melhor manter os 5 bolos?
Outra pergunta: a caixa plástica para o terrario é transparente, acham necessário forrar ela com adesivo preto pra não entrar luz pelas laterais? Ou não é tão importante assim?

GRATIDÃO!!! Boas energias a todos amigos psiconautas e tudo de bom a vocês. Esse fórum é incrível. Vou atualizando aqui
 
12/05 - Após 12 dias da inoculação, os copos estavam assim (peço perdão novamente pela qualidade das fotos):
Parecem saudáveis...

Gostaria de uma opinião: estou pensando em manter 3 bolos e fazer um casing com dois copos, com vermiculita apenas em um Marmitex, vocês acham que seria interessante montar o casing e voltar pra incubadora uns dias ou já posso aniversariar no mesmo dia? Ou acham que por eu ser iniciante talvez seja melhor manter os

Assim, se quiser fazer a experiência do casing com bolos, acho super válido pq toda experiência é válida, hehe
No caso, eu seria mais adepta do "não mexe em time que ta ganhando", pq os cogus crescem lindos no bolo, e os seus parecem estar dando certo.

O processo de casing seria um passo desnecessário, n acho q dê mais cogus por isso. E pra casing é melhor fazer com grãos pq ficam mais soltinhos... talvez seja melhor pegar pratica com a pftek e ir estudando caso vc queira mudar de técnica.

Outra pergunta: a caixa plástica para o terrario é transparente, acham necessário forrar ela com adesivo preto pra não entrar luz pelas laterais? Ou não é tão importante assim?

A iluminação indireta é importante, nao importa mt de que lado venha (só orienta a direçao de crescimento dos cogus).
Posso estar errada, mas acho q totalmente transparente é o ideal..
 
talvez seja melhor pegar pratica com a pftek e ir estudando caso vc queira mudar de técnica.

Obrigada pela resposta e ajuda minha amiga!!! Pois é, também penso assim, em time que está ganhando não se mexe heheh

A iluminação indireta é importante, nao importa mt de que lado venha

A princípio vi nos diários que a maioria usa caixas transparentes sem problemas, mas comecei a ler outros posts onde dizem que é preciso forrar para eles nascerem retinhos... fiquei confusa heheh vou fazer essa primeira experiência com a caixa transparente mesmo e depois conto como foi!
 
mas comecei a ler outros posts onde dizem que é preciso forrar para eles nascerem retinhos..

De fato, pra nascerem retinhos pra cima, seria bom se a fonte de luz viesse apenas de cima, e nao dos lados.
Mas acredito que seja mais um capricho msm... os tortinhos tem seu charme e a msm magia, hehe
Minha caixa é toda transparente e é suave
 
19/05 - Aniversário de 4 dos 5 bolos. Um deles ainda não colonizou 100%, segue foto:
20180519_160114.jpg

Terrário montado:
20180519_160208.jpg 20180519_160145.jpg

Esquentei a vermiculita no microondas com água por 5 minutos, esperei esfriar e fiz o roll.
Optei por não fazer o Dunk e Cold pois os bolos estavam bem úmidos, inclusive tinha um pouco de água no fundo dos copos quando retirei os bolos.
Agora só aguardar! Paz e luz a todos.
Edit. 1: tá sofrido manter essa temperatura em 23 viu! Hoje (21/05) amanhecemos aqui na minha cidade com temperatura 3°C :eek:Aquecedorzinho tá trabalhando bastante kkkk mas tá dando conta até então! Muita ansiedade e que venham os pins! :feliz:
 
Última edição:
Caramba, não sei se é impressão minha ou a colonização foi bem rápida. Chegou a gastar muito pra fazer este terrário? envolvendo todos os kits como aquecedor, caixa.

Aguardando resultado!!
 
Atualizando!
Então pessoal, aconteceu uma tragédia. Meu aquecedor estourou o vidro, fui conferir a temperatura e notei que estava muito abaixo (11°C), quando abri a garrafa dei de cara com o aquecedor todo ferrado :cr:
IMG-20180523-WA0008.jpg
Por sorte comprei um aquecedor reserva pelo aliexpress mas ele não esquenta o suficiente, a temperatura chega no máximo em 19°C. Ainda não pinou e tô morrendo de medo de perder o cultivo, tendo em vista que é pra esfriar mais ainda a partir de domingo (previsão de temperaturas negativas :facepalm:).

Caramba, não sei se é impressão minha ou a colonização foi bem rápida.
Saudações amigo! Então, também achei super rápida a colonização!!! Fiquei chocada com a velocidade. Poderia até ter aniversariado antes, quis esperar mais para garantir. Pelo que andei pesquisando, essa strain Xapuri tem o desenvolvimento do micelio bem avançado mesmo em pouco tempo.
Quanto ao terrario, custou:
Caixa plástica 56l = R$ 70,00
Compressor + aquecedor + mangueira + pedra porosa + frete = R$ 80,00
Argila expandida = R$ 7,00
Total de aproximadamente R$ 160,00 :)
Achei um precinho salgado mas fazia muito tempo que queria cultivar e resolvi investir meu rico dinheirinho nesses aparatos kkkk
 
Atualizando!
Então pessoal, aconteceu uma tragédia. Meu aquecedor estourou o vidro, fui conferir a temperatura e notei que estava muito abaixo (11°C), quando abri a garrafa dei de cara com o aquecedor todo ferrado :cr:
View attachment 101977
Por sorte comprei um aquecedor reserva pelo aliexpress mas ele não esquenta o suficiente, a temperatura chega no máximo em 19°C. Ainda não pinou e tô morrendo de medo de perder o cultivo, tendo em vista que é pra esfriar mais ainda a partir de domingo (previsão de temperaturas negativas :facepalm:).


Saudações amigo! Então, também achei super rápida a colonização!!! Fiquei chocada com a velocidade. Poderia até ter aniversariado antes, quis esperar mais para garantir. Pelo que andei pesquisando, essa strain Xapuri tem o desenvolvimento do micelio bem avançado mesmo em pouco tempo.
Quanto ao terrario, custou:
Caixa plástica 56l = R$ 70,00
Compressor + aquecedor + mangueira + pedra porosa + frete = R$ 80,00
Argila expandida = R$ 7,00
Total de aproximadamente R$ 160,00 :)
Achei um precinho salgado mas fazia muito tempo que queria cultivar e resolvi investir meu rico dinheirinho nesses aparatos kkkk


Saudações meu nobre, uma pena o aquecedor ter dado problema, estou na torcida que de tudo certo. O preço realmente ficou salgado porém tenho certeza que foi um ótimo investimento, vou começar a procurar meus aparatos e ficarei aqui na torcida pelos resultados.
 
Poxa que pena! Estourou sozinho o aquecedor? Ja quebrei um meu uma vez forçando ele pra caber numa garrafa ...

Ouvi falar de um pessoal q nem usa incubadora pra essa parte da colonização, guardam so num local escuro... mantém esse aquecedor seu no máximo e torce q deve dar certo, hehe.

Uma vez fiquei uns dias sem aquecedor, dai eu colocava umas garrafas de agua quente dentro caixa de isopor de manha e fechava bem.
Claro que nao mantinha a temperatura estavel o dia td, mas ficava quentinho por algumas boas horas.... pode ser uma boa fazer isso a noite, qnd a temperatura cai mais
 
30/05 - Surgimento dos pins :eba:

É com muita gratidão que vos informo do surgimento dos pins em meu cultivo! 11 dias após o aniversário e exatamente 30 dias após a inoculação. Fiquei dois dias sem conferir e ontem a noite vi eles, alguns bem grandinhos inclusive.
Devido ao problema do meu aquecedor, a temperatura está se mantendo em 20°C e não consigo subir disso. Por isso deixei ele em frente à uma janela que pega sol o dia todo, deixando o sol entrar no terrário pra elevar um pouco a temperatura!
Segue as fotos:
Screenshot_20180531-091624_Gallery.jpg Screenshot_20180531-091520_Gallery.jpg Screenshot_20180531-091455_Gallery.jpg Screenshot_20180531-092535_Gallery.jpg Screenshot_20180531-092620_Gallery.jpg
Notei que um bolo está esverdeado, e do mesmo lado esverdeado tem um cogumelo estranho com o chapéu meio claro demais... será que é contaminação??
Screenshot_20180531-091536_Gallery.jpg

Sem palavras para descrever minha alegria! Paz e luz a todos :feliz:
 
Notei que um bolo está esverdeado, e do mesmo lado esverdeado tem um cogumelo estranho com o chapéu meio claro demais... será que é contaminação??
View attachment 102021

Sem palavras para descrever minha alegria! Paz e luz a todos :feliz:
Pra mim parece azulado... Isso pode ter sido um machucado no bolo ou problema com umidade... Não sou expert mas não parece contaminação, tá tudo indo bem... Sucesso! :)
 
Muito bom esse cultivo, ainda mais dos empecilhos com a temperatura pois será de grande ajuda em meu próximo cultivo...
 
01/06 - Colheita 1° flush
Hoje, aproximadamente 40 horas após as primeiras fotos dos pins, acordei e quase todos chapéus estavam abertos!
O que eu achei engraçado é que até os cogumelos bem pequeninhos abriram o chapéu, alguns com uns 3cm, eu esperava que eles crescessem mais, mas ainda assim fiquei muito feliz. Os que estão com o chapéu cortado eu tirei pra carimbar.
Screenshot_20180601-115604_Gallery.jpg Screenshot_20180601-115630_Gallery.jpg Screenshot_20180601-115643_Gallery.jpg Screenshot_20180601-115701_Gallery.jpg Screenshot_20180601-115716_Gallery.jpg
O bolo que mais produziu, da segunda foto, foi o que eu deitei de lado e não pegou sol pois estava próximo à parede.
Infelizmente não tenho balança pra pesar.
Um dos bolos nao pinou. Percebi que os bolos estavam bem secos e coloquei em potes com água na geladeira, vou deixar por 24 hrs e retornar ao terrário.
Ah, esvaziei o terrario, lavei e coloquei as pedras em molho com água e água sanitária, não sei se é necessário toda vez fazer isso, mas como demorou a pinar optei por fazer.
Feliz demais por meu primeiro cultivo estar dando certo! Já adquiri um carimbo do A+ Albino que, na minha opinião, é a strain com os frutos mais lindos dos psilocybe, quando encerrar este cultivo vou iniciar o próximo.
 
01/06 - Colheita 1° flush
Hoje, aproximadamente 40 horas após as primeiras fotos dos pins, acordei e quase todos chapéus estavam abertos!
O que eu achei engraçado é que até os cogumelos bem pequeninhos abriram o chapéu, alguns com uns 3cm, eu esperava que eles crescessem mais, mas ainda assim fiquei muito feliz. Os que estão com o chapéu cortado eu tirei pra carimbar.
View attachment 102022 View attachment 102023 View attachment 102024 View attachment 102025 View attachment 102026
O bolo que mais produziu, da segunda foto, foi o que eu deitei de lado e não pegou sol pois estava próximo à parede.
Infelizmente não tenho balança pra pesar.
Um dos bolos nao pinou. Percebi que os bolos estavam bem secos e coloquei em potes com água na geladeira, vou deixar por 24 hrs e retornar ao terrário.
Ah, esvaziei o terrario, lavei e coloquei as pedras em molho com água e água sanitária, não sei se é necessário toda vez fazer isso, mas como demorou a pinar optei por fazer.
Feliz demais por meu primeiro cultivo estar dando certo! Já adquiri um carimbo do A+ Albino que, na minha opinião, é a strain com os frutos mais lindos dos psilocybe, quando encerrar este cultivo vou iniciar o próximo.

Uowww isso ai !!!! Essa higienização das pedras, por mais que nenhum dos bolos tenha apresentado contaminação é uma boa sim. Acho que cuidado no terrário nunca é demais, ainda mais depois de ter movimentado todo ele com a colheita.
Balança sempre é bom, ainda mais na hora de saboreá-los hahahaha

Gratidão total por esse flush, realmente muito lindo. Parabéns !!!!
 
O bolo que mais produziu, da segunda foto, foi o que eu deitei de lado e não pegou sol pois estava próximo à parede.

Entao, eles realmente nao gostam de sol... iluminaçao indireta é o ideal.

E é bom higienizar as pedras sim, mas n precisa fazer isso entre os flushes, basta limpar as paredes com alcool ou agua sanitaria. Normalmente espero a colheita td pra limpar as pedras.

Parabéns pela colheita!! ^^
 
01/06 - Colheita 1° flush
Hoje, aproximadamente 40 horas após as primeiras fotos dos pins, acordei e quase todos chapéus estavam abertos!
O que eu achei engraçado é que até os cogumelos bem pequeninhos abriram o chapéu, alguns com uns 3cm, eu esperava que eles crescessem mais, mas ainda assim fiquei muito feliz. Os que estão com o chapéu cortado eu tirei pra carimbar.
View attachment 102022 View attachment 102023 View attachment 102024 View attachment 102025 View attachment 102026
O bolo que mais produziu, da segunda foto, foi o que eu deitei de lado e não pegou sol pois estava próximo à parede.
Infelizmente não tenho balança pra pesar.
Um dos bolos nao pinou. Percebi que os bolos estavam bem secos e coloquei em potes com água na geladeira, vou deixar por 24 hrs e retornar ao terrário.
Ah, esvaziei o terrario, lavei e coloquei as pedras em molho com água e água sanitária, não sei se é necessário toda vez fazer isso, mas como demorou a pinar optei por fazer.
Feliz demais por meu primeiro cultivo estar dando certo! Já adquiri um carimbo do A+ Albino que, na minha opinião, é a strain com os frutos mais lindos dos psilocybe, quando encerrar este cultivo vou iniciar o próximo.
Parabéns pelo cultivo !! o meu terrário vai ser parecido com o seu, uma dúvida, sabe se o seu termostato desliga sozinho ? tô sofrendo pro meu deixar a temperatura uniforme :(
 
Back
Top