Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2° tentativa do primeiro cultivo - PF Tek - Xapuri

Diário de cultivo completo.
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Xapuri
PROCEDÊNCIA: amigo do Faceboook

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( X) Sim ( ) Não

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 31 / 04 / 18
-------------------------------------------------
(X ) Seringa Multiesporos

GloveBox?
( ) Sim (X) Não

Principais itens adquiridos:
Caixa plástica transparente 56l
Caixa plástica 30l escura (incubadora)
Aquecedor com termostato 50w
Termômetro analógico
Compressor de aquário 35l/h e pedra porosa
Vermiculita Dimy
Argila expandida

Meu investimento total foi de aproximadamente 300 reais pois tive que comprar tudo da internet (minha cidade é um ovo e não achei nada aqui).
-----------

Olá meus amigos!!! Começo esse diário falando brevemente da minha primeira tentativa de cultivo, a qual teve 100% dos bolos contaminados por um contaminante preto. Os copos foram inoculados dia 27/03. Após 9 dias de incubação os copos se encontravam da seguinte forma (peço perdão pela qualidade das fotos pois é meu namorado que tira e ele é meio tremilico kk):
IMG-20180404-WA0008.jpg IMG-20180404-WA0009.jpg
Confesso que isso me desanimou muito. Mas eu não desistiria tão fácil pois quando liga o botão "obsessão" do cérebro é difícil voltar atrás, se é que me entendem kkkk. Joguei fora e fervi os copos.

Passaram-se alguns dias e decidi fazer uma nova tentativa. Nesse meio tempo pude pensar em várias coisas que fiz de errado no primeiro cultivo. Abaixo descrevo o passo a passo:

31/04 - Confecção da seringa de esporos, esterilização dos copos e inoculação
- Acordei cedo, preparei o substrato com vermiculita, arroz integral batido no liqui só pra quebrar os grãos e água mineral. Fiz tudo como no video do canal Esporos no ar. Usei 3 copos americanos e 2 copos de whisky. Enchi com substrato sem compactar, tampei com papel alumínio e fita isolante, coloquei uma tampa solta de papel aluminio por cima e mandei pra panela de pressão por 1 hora fogo baixo. Enquanto os copos estavam na PP, preparei as seringas de esporos.
- Para preparar as seringas, utilizei a bancada da pia de um banheiro que não está sendo usado, limpei tudo muito bem com solução água+água sanitária e alcool 70. Rodei a cidade procurando lisoform e água destilada e não encontrei. Aí utilizei água mineral em copinho, raspando aproximadamente um quarto do carimbo, misturando, depois sugando com as seringas (fiz várias, sobraram 3 para um próximo cultivo). Utilizei luva, touca e mascara. Fiz isso enquanto os copos estavam esterilizando na PP.
- inoculei os copos aproximadamente 6 horas após desligar a panela. Tomei um banho caprichado, passei novamente agua+água sanitária na bancada do banheiro, no chão e espirrei no ar, fechei a porta, esperei meia hora e inoculei. Fiz o procedimento com touca e mascara, preferi não usar luvas pois elas me atrapalharam na primeira tentativa. Deixei uma vela acesa para flambar a agulha da seringa entre um copo e outro. Fiz 4 furos equidistantes em cada copo com 1ml cada furo de solução de esporos. Tampei os furos com micropore e coloquei os 5 copos na incubadora à temperatura de 27 graus (sou de SC, a temperatura aqui nos ultimos dias chegou a 10 graus. Utilizo aquecedor de água na garrafa pet com água para manter a temperatura entre 27~29).

07/05 - Após uma semana de muuuuuita ansiedade, abri a incubadora pela primeira vez e os lindões estavam assim (29°C):
IMG-20180507-WA0062.jpg

12/05 -
Após 12 dias da inoculação, os copos estavam assim (peço perdão novamente pela qualidade das fotos):
IMG-20180512-WA0004.jpg IMG-20180512-WA0001.jpg IMG-20180512-WA0005.jpg IMG-20180512-WA0008.jpg IMG-20180512-WA0006.jpg

Eles estão na casa do meu namorado que mora em outra cidade, então só vejo a cada 15/20 dias mas ele ajuda a cuidar. Neste final de semana pretendo montar o terrario e, se tudo der certo, aniversariar os bolos.

O que acham? Parece que está indo bem?
Gostaria de uma opinião: estou pensando em manter 3 bolos e fazer um casing com dois copos, com vermiculita apenas em um Marmitex, vocês acham que seria interessante montar o casing e voltar pra incubadora uns dias ou já posso aniversariar no mesmo dia? Ou acham que por eu ser iniciante talvez seja melhor manter os 5 bolos?
Outra pergunta: a caixa plástica para o terrario é transparente, acham necessário forrar ela com adesivo preto pra não entrar luz pelas laterais? Ou não é tão importante assim?

GRATIDÃO!!! Boas energias a todos amigos psiconautas e tudo de bom a vocês. Esse fórum é incrível. Vou atualizando aqui
 
Quais são seus problemas com o aquecedor ? Ele não esquenta o suficiente? fica o tempo todo ligado?
Ele aquece e desliga assim abaixando a temperatura e depois aquece de novo mais demora muito pra ligar de novo, antes testei ele num recipiente de 18 litros, agora coloquei ele numa garrafa de vidro de 600 ml, o termostato é de 25w o suficiente pra um recipiente de 25 litros ainda sim continua acho que vou na loja trocar por outro ! Respondendo sua pergunta ele fica o tempo todo ligado sim
 
Ele aquece e desliga assim abaixando a temperatura e depois aquece de novo mais demora muito pra ligar de novo, antes testei ele num recipiente de 18 litros, agora coloquei ele numa garrafa de vidro de 600 ml, o termostato é de 25w o suficiente pra um recipiente de 25 litros ainda sim continua acho que vou na loja trocar por outro ! Respondendo sua pergunta ele fica o tempo todo ligado sim

Bom, acredito que com a diminuição de volume do recipiente deva estabilizar um pouco o funcionamento do aquecedor... Monitore as temperaturas do terrário e nos diga se regularizou.
 
sabe se o seu termostato desliga sozinho ?
Então amigo, esse que estou usando agora aquece a água que está no recipiente até 34 graus e desliga. Quando a água esfria um pouco ele liga novamente. Mas muda muito de uma marca pra outra, pois aquele que eu tinha antes esquentava bem mais, acredito que a água ia até uns 70 graus até desligar... ele era regulável e não tinha limite de temperatura. Mas também logo estourou o vidro. Também estou em busca de outro aquecedor pq esse não esquenta o suficiente, hoje o terrario está em 18 graus e não aumenta disso por causa do frio. Quanto a temperatura, o que eu te aconselho é deixar um termômetro e ir ajustando até chegar no ideal.
 
Então amigo, esse que estou usando agora aquece a água que está no recipiente até 34 graus e desliga. Quando a água esfria um pouco ele liga novamente. Mas muda muito de uma marca pra outra, pois aquele que eu tinha antes esquentava bem mais, acredito que a água ia até uns 70 graus até desligar... ele era regulável e não tinha limite de temperatura. Mas também logo estourou o vidro. Também estou em busca de outro aquecedor pq esse não esquenta o suficiente, hoje o terrario está em 18 graus e não aumenta disso por causa do frio. Quanto a temperatura, o que eu te aconselho é deixar um termômetro e ir ajustando até chegar no ideal.
Eu estou usando na incubadora por enquanto, tá ficando entre 27 e 29 graus, mas pro terrario acho que não vai ser suficiente pois aqui onde moro tá frio e seco nessa epoca do ano, acho que colocar garrafas com água quente deve ajudar a estabilizar a temperatura
 
Atualização - 2° flush
Salve amigos psiconautas!!!
Hoje colhi os frutos do segundo flush.
Como essa semana tá muito frio aqui (entre 4 e 12 graus) meu aquecedor não deu conta, está mantendo a temperatura do terrario em 18° aproximadamente (n).
Comprei outro pela internet mas devido ao atraso da greve dos caminhoneiros ainda não chegou.
Deu poucos cogus, com certeza pela baixa da temperatura do terrario. Mas não tenho como colocar garrafas d'água pra aquecer, então infelizmente vai ter que ser assim até chegar meu aquecedor ( se o micélio não falecer até lá :cry::unhas:). Os bolos pinaram na terça feira, e somente hoje estavam prontos pra colher. Demoraram bem mais pra se desenvolver (com certeza pela temperatura também).
Agora colhi e apenas borrifei água, não vou fazer dunk novamente.
Ah, sobre minha primeira experiência de consagração com cogus que eu mesma cultivei (já havia consumido de outras fontes 2x) aconteceu um desastre Heheheh. Quis fazer um chá com eles frescos mas meu fogão estava com problema e aumentou a chama sozinho, evaporando todo o chá e ficando só os cogumelinhos :cautious:. Emendei mais água e deixei meia hora fervendo, deu uma leve alteração, euforia e muuuuita risadeira. Foi ótimo :p. Até hoje só consumi pequenas doses (max 2,5g secos) mas pra próxima pretendo algo mais "transcendental" se é que me entendem. Posso garantir que não se compara a nada dessas porcarias sintéticas que encontramos por aqui e dão efeitos colaterais e ressacas, sem agregar nada de bom, como o papel (doce) por exemplo.
Segue fotos dos chapeludinhos do segundo flush:
Screenshot_20180609-123052_Gallery.jpg Screenshot_20180609-123059_Gallery.jpg
Ótimo final de semana a todos!!!
 
Última edição:
Para aquecer seu terrario você poderia usar uma lampada encandescente em cima de alguma chapa metálico, assim a luz não vai atrapalhar muito o desenvolvimento, faça isso pelo menos na parte da noite que a temperatura tende a ser mais baixa, e realmente Psico ativos sintéticos desgasta muito a pessoa fisicamente, ainda não experimentei os cogumelos, mas devem ser bem melhores
 
Atualização - 3° e 4° flushes
Bom dia amigos! Na última semana colhi o terceiro flush, então chegou meu aquecedor (10w sem termostato) que coloquei em um pote de pepino com água, esquentou bem o terrario. O outro aquecedor com termostato eu coloquei no fundo do terrario com as pedras, estou conseguindo manter em 23°.
Colhi poucos cogumelos, mas estou feliz de qualquer forma.

Cogumelos colhidos no 3° flush:
Screenshot_20180625-144916_Gallery.jpg

Cogumelo colhido no 4° flush (rendeu apenas um grande):
Screenshot_20180625-144307_Gallery.jpg

Olhem que engraçado, dois bolos ficaram tomados por essas ramificações que acredito que seja o micelio tomando conta, parecem raízes saltadas, alguém sabe se é normal?
Screenshot_20180625-145145_Gallery.jpg Screenshot_20180625-145159_Gallery.jpg

Gratidão, luz e paz a todos!
 
Back
Top