Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ºCultivo Xapuri - (Spawn: Milho / Bulk: Esterco

Diário de cultivo completo.
:!: *após algumas dicas e correções de usuários, editei e corrigi meu tópico. Agradeço a atenção de todos!!! :!:
Boa para nós, exploradores do universo, comecei meu primeiro cultivo ( :idea: :blackalien:"espero volver a casa":blackalien: :idea: ), inoculei dia 17/04/16 1,5L (1550ml) de milho e dia 24/04/16 750ml (observei alguns pontos pretos dentro da seringa, Perigo de algum invasor? esqueci de tirar fotos :facewall: e o liquido acabou, estou torcendo para ser esporos grudados):
-3 potes de 350ml
-1 pote de 500ml
-5
copos americanos de 150ml
DSCN1243[1].JPGDSCN1245[1].JPG DSCN1244[1].JPG
Seguindo os passos:
ESTERILIZAÇÃO:
-Fervi 30 minutos o milho
-Deixei de molho submerso em uma bacia até esfriar (água da torneira mesmo:oops:)
-após esfriar adicionei 4 colheres de Varek (deixei nessa solução por 48hrs, sem pressa :sleep: durma entre as etapas :sleep: rsrs)
DSCN1201[1].JPG
-Escorri todo o milho em água corrente em um escorredor de macarrão, uns 5 minutos (ou mais, é bom tirar o resíduo, o Varek é um forte Oxidante, os nossos Chapeludos Mágicos não gostam nem do cheiro de Varek:drepessivo:).
-Fervi durante uns 5min +/- e os mexendo para soltar os resíduos (Foi a lógica que passou em minha cabeça :rollees:)
-Escorri e os coloquei em água corrente novamente mexendo sempre o milho para limpá-los bem.
-Os coloquei-os na bacia novamente, submersos em água, adicionei 2 colheres de sopa cheias de Calcario Calcítico.(Deixei na solução durante 36hrs)
-Escorri em água corrente para tirar o excesso
-Sequei os milhos com uma fralda nova (não pode estar suja de :poop:, pelo amor rsrs :LOL::roflmao:), e retoquei a secagem com papel toalha no final.
-Os distribui dia 17/04/16 em 3 potes de 350ml e 1 de 500ml e dia 24/04 um outro cultivo, paralelo com o anterior, da mesma Strain, os dividi em 5 copos americanos de 150ml (os potes e copos ficaram de molho em água com água sanitária umas 48hrs).
DSCN1202[1].JPG
-Usei e aprovei :):teo_seta_direita:Tek de filtro de café do usuário e contribuidor Insider.
DSCN1224[1].JPG DSCN1226[1].JPG

-Foram para Panela de Pressão esterilizar durante 1 Hora ( :!: Importante!!! Usar apenas potes que contenham o simbolo PP nº 5:!:)
-Deixo a Panela de Pressão esfriar 24hrs, só irei abrir no outro dia

INOCULAÇÃO:
-Flambei a seringa com isqueiro (comprei a seringa ja confeccionada)
-inoculei os potes por 4 furos em cada pote, os furos rentes a parede do pote, no formato de uma cruz (0,5ml cada furo).
-Os tampei com fita isolante em seguida como sugere o Insider.

INCUBAÇÃO:
-Está na caixa de sapato que pulverizei solução de 1 parte de Varek para 10 de água, nela e em todo ambiente próximo.
-Temperatura está a do ambiente, creio que fique entre os 26º~31º, uma caixa em cima do guarda-roupa e a outra perto da costa da geladeira, .

-Até então os potes plásticos estão saudáveis (dei uma leve rolada nos potes ontem 24/04, alguns milhos se soltaram, teria perigo de machuca-los?:desculpa:), deve estar uns 80% colonizado, já os dos copos americano, estou dormindo ao lado deles (fico emanando boas freqências pros Niños.:D).
DSCN1212[1].JPG DSCN1241[1].JPG

BULK:
-Seguindo a Tek de Pasteurização do Usuário Mauricio, irei pasteurizar meu bulk (70% esterco equino 30% vermiculita, irei adicionar 10% do total de farinha de osso).

DSCN1235[1].JPG DSCN1236[1].JPG

Coloquei de molho em água sanitária... (parei aqui)

Ainda não tenho frutos de meu cultivo mas queria compartilhar um dia mágico, na ida e volta do serviço, recebo esse presente de uma madrugada a uma tarde especial. As duas no escuro as 04H30~05H00 indo para o serviço e a que está claro foi após o serviço.
DSCN1119[1].JPG DSCN1118[1].JPG DSCN1128[1].JPG
Só brota Pans nesse pasto, e no outro que frequento só brota Psilo alguém teria uma explicação? Eles disputam entre si?

Irei continuar com esse diário, colocarei fotos que consegui tirar etc. Estou esperando sugestões, e mostrem meus erros. Obrigado!

Última edição:
Boa mesmo, fica muito bem oxigenado e por enquanto não tive problemas com contaminações, creio que o filtro de conta.

Boa mesmo, fica muito bem oxigenado e por enquanto não tive problemas com contaminações, creio que o filtro de conta.

Dá pra usar sim, já usei muito o filtro de café. Hoje, pensando melhor, se você quiser uma boa aeração, não sei se ele é tão recomendado para isso (esparadrapo micropore mesmo caso). Quem sabe duas camadas de um tecido de touca cirúrgica permita uma troca de ar mais eficaz.
.

Dá pra usar sim, já usei muito o filtro de café. Hoje, pensando melhor, se você quiser uma boa aeração, não sei se ele é tão recomendado para isso
Concordo plenamente, inclusive já falei isso aqui. Não sei quem teve a ideia de que filtro de café serve como filtro de ar... Fiz uns testes logo no inicio das minhas experiencias com cultivo e a eficiência dele na passagem de ar é muito similar a uma folha de papel comum!!! :cautious:

Defensores dos filtros podem espernear quanto quiserem, mas os resultados que vi me pareceram muito sólidos.

Concordo plenamente, inclusive já falei isso aqui.

Eu afirmo que há troca gasosa pelo filtro de papel, e o maior problema é justamente o oposto de ser opaco. Os furos são muito grandes. Sólidos passam pelo filtro de café. Para mim passam até microrganismo pelos furos.

É até interessante a idéia de que um filtro que serve para filtrar líquidos seria impermeável ao ar. Fiquei até curioso quanto aos detalhes. A água e outras moléculas claramente passam pelo filtro de café, mas o ar não? Como funciona este tipo de filtro?

Não sei quem teve a ideia de que filtro de café serve como filtro de ar...
Já coloquei filtro de café na frente de um cooler e dava pra sentir a passagem de ar sim. É verdade que ele impede correntes mais fortes, mas o ar claramente passa por ele, podendo sentir com as mãos.

É até interessante a idéia de que um filtro que serve para filtrar líquidos seria impermeável ao ar.
A água e outras moléculas claramente passam pelo filtro de café, mas o ar não?
Seria realmente curioso se eu tivesse realmente dito isso. Se você ler novamente verá que eu não disse que o ar não passa, eu disse que a passagem de ar é ineficiente. Há uma passagem de ar mas que no meu julgamento é desprezível.

Seria realmente curioso se eu tivesse realmente dito isso. Se você ler novamente verá que eu não disse que o ar não passa, eu disse que a passagem de ar é ineficiente. Há uma passagem de ar mas que no meu julgamento é desprezível.

Mesmo assim a passagem de água é bem eficiente, não?

Como funciona esse material?

Viu o post da @Malahov? Acha mesmo que um material que permite sentir a passagem de ar quando colocado em frente a um cooler é ineficiente?

Semelhantes, pensemos assim, é meu primeiro cultivo, fiz essa Tek pois foi o melhor "Custo X Beneficio" que encontrei (lógico que materiais cirúrgicos estéreis sejam o apropriado, mas acreditem eu não estou em condições de gastar, melhor, não tenho o que gastar e filtro é de fácil acesso). O importante para mim, é desenvolver uma cultura sustentável e viável a todos, de uma forma que a melhora seja gradual.

Dá pra usar sim, já usei muito o filtro de café. Hoje, pensando melhor, se você quiser uma boa aeração, não sei se ele é tão recomendado para isso (esparadrapo micropore mesmo caso). Quem sabe duas camadas de um tecido de touca cirúrgica permita uma troca de ar mais eficaz.
.
Sim filtro de café é polipropileno um material bem sintético, pensei em duas camada de um tecido, fibra de seda ou algodão de malha fina, deixar de molho em Varek(talvez evitar contaminação?).

Concordo plenamente, inclusive já falei isso aqui. Não sei quem teve a ideia de que filtro de café serve como filtro de ar... Fiz uns testes logo no inicio das minhas experiencias com cultivo e a eficiência dele na passagem de ar é muito similar a uma folha de papel comum!!! :cautious:

Defensores dos filtros podem espernear quanto quiserem, mas os resultados que vi me pareceram muito sólidos.
Psy, infelizmente não sou defensor, sou adepto(por falta de opção, por enquanto.), e são sim notavelmente mais eficiente que uma folha de papel comum (sulfite A4), só não se compara a uma máscara cirúrgica de boa qualidade, e como disse estão saudáveis, rizomorfos, e conforme a convivência com eles espero entender realmente o que os agrada.

Eu afirmo que há troca gasosa pelo filtro de papel, e o maior problema é justamente o oposto de ser opaco. Os furos são muito grandes. Sólidos passam pelo filtro de café. Para mim passam até microrganismo pelos furos.
Realmente não posso afirmar com certeza, um ou outro irá passar, claro, mas como repito desde o inicio, ainda estão saudáveis, o que conta é o que está acontecendo, caso comece a aparecer problemas por esse fator, ai podemos negativar a Tek, o filtro tem micro-fios que fecham os poros, como se fosse os pelos das narinas, acredito que os microrganismos sejam bem retidos por eles.

Atendendo ou não, não é mais fácil colar um pedaço de micropore em cada furo?
Pode ser loucura de minha parte pensar assim ou insensatez de outrem dizer que não, eles nascem felizes em estrume livres ao pasto aberto, os confinamos, e os submetemos a experiências para nosso agrado, quero desenvolver Tek de nosso acesso que disponibilize um clima realmente agradável a eles, do esporo a esporulação.

Sim, seu julgo, pois não consigo ver essa equação entre as informações, a água é algo que tem a matéria densa, é intermolecular e com facilidade atravessa o filtro, já o Oxigênio é o oxigênio, volátil, livre leve e solto, e iria ser retido pelo mesmo material? Vamos afrouxar o coraçãozinho para novos conceitos :rolleyes: , filtro pode sim ser uma Tek muito útil e de bons resultados para iniciantes e para avançados (estamos aqui para adaptações, a Tek matriz já existe, nós vamos aos poucos melhorando). O fungo ama o ar livre, mas não pode recebe-lo pela fragilidade aos contaminantes, mas a fragilidade dele não o faz mudar seu desejo natural, que é estar na :poop::poop: velha :roflmao::LOL:.

Obrigado a todos pelas críticas e sugestões, fim de semana vou para casa da minha mãe e upo as fotos e atualizo o Post (não tenho internet em casa :cry:) os micélios dos potes plásticos estão a mil, quase completos, ja os dos copos estão tímidos, vejo apenas micro fios brancos meio translúcidos tentando agarrar os milhos (tão fofo de se ver :p).

Última edição:
Sim filtro de café é polipropileno um material bem sintético,

O filtro de café que estamos discutindo aqui é aquele descartável, de papel. Mas agora vi que você está se referindo a um filtro não descartável, de tecido, correto?

deixar de molho em Varek

Por falar em Varek, que é água sanitária, é uma base, e portanto não deixa o substrato ácido, como você postou na abertura do diário.

O filtro de café que estamos discutindo aqui é aquele descartável, de papel. Mas agora vi que você está se referindo a um filtro não descartável, de tecido, correto?
Sim, ele é descartável, existe o de papel e de polipropileno mas optei de inicio pelo de pp. por questão de contaminantes, achei o material menos propício a colonizar microrganismos nele.

Por falar em Varek, que é água sanitária, é uma base, e portanto não deixa o substrato ácido, como você postou na abertura do diário.
Perdão, já corrigi, falei a mais do que eu sabia. Mas o real problema do Varek (agua sanitária), que ainda sim é preciso tirar seus resíduos, é que ela contém o Cloro que é um forte ácido e o hipoclorito que é um sal sendo um forte oxidante, o que também impede a formação micelial. Realmente não fui a fundo antes de escrever, foi errado de minha parte :oops: , mas minhas deduções ainda que não fossem exatas, não disseminou nada prejudicial :vergonhento: . Mas foi mancada minha mesmo pessoal, me desculpem. E @Ecuador certeza que a solução é alcalina? pois o cloro não é ácido? ainda sou leigo em química mas com experiência contida aqui no CM e paciência de vossas partes podemos passar lógicas úteis de matérias bases para nós mesmos, aprendizes e mestres.

Última edição:
O real problema do Varek (agua sanitária) que ainda sim é preciso tirar seus resíduos, é por conta de ser um forte oxidante, o que também impede a formação micelial.

Por algum motivo, talvez essa questão de ter que remover os resíduos, o Mauricio abandonou o uso de hipoclorito nos cultivos mais recentes que ele chegou a postar no CM, optando em vez disso pela tindalização.

Tem um post dele em algum tópico por aí falando a respeito.

Eu entendo a busca pela precisão para o sucesso, que aqui no CM se preserva, mas há casos que é bom optar pelo "meio termo" pelo "acessível" é assim que começamos, é com um começo que se chega longe, entendem? Eu mesmo ocupo 12hrs diária com meu serviço (atendimento ao público, muito exaustivo para a cabeça em geral) exceto aos fins de semana. Tindilização iria sugar minha alma (sei sua eficácia, mas ainda não vejo essa necessidade para a minha cultura, nem posso), não ia ter forças de fazer alguns processos exaustivos (Analisem que cada qual tem sua facilidade de acesso) que aqui já vi citar como essencial, e mesmo assim, "voilà", aqui estão se desenvolvendo! Quero chegar a um nível de interligação com as necessidades deles (estudo outras formas de vida também, tudo dessa maneira, deduzindo sendo corrigido e se auto-organizando), entender o que eles precisam e o que satisfaz o desejo deles, como o pai é para seu filho, como o criador é para com sua criação.

Por algum motivo, talvez essa questão de ter que remover os resíduos, o Mauricio abandonou o uso de hipoclorito nos cultivos mais recentes que ele chegou a postar no CM, optando em vez disso pela tindalização.

Tem um post dele em algum tópico por aí falando a respeito.
Sobre o Mauricio, boa parte de minha bagagem é derivação desse cara, a produção e demanda dele muitos conhecem, é isso que digo, necessidades de cultivo diferentes, nós que estamos começando queremos nos sentir como um criador, não faço isso para movimenta-los, me imagino tendo eles como um companheiro, algo que eu deva agradar. Acho legal irmos além do aspecto físico sistemático, existem derivações que alguns até chamam de milagres.

Não espero que fiquem adepto a minha cultura, mas espero que a veja sem comparação com superiores que por vezes estão estagnadas prontas para serem atropeladas, pois surgem novas e novas culturas a todo instante(Sua cultura é o meio de adaptações que te manteve vivo do 0 até agora).

Última edição:
mas há casos que é bom optar pelo "meio termo" pelo "acessível"

O que sempre dizemos para os inciantes aqui é que simples, acessível e mais seguro significa PF Tek básica. Com vermiculita e farinha de arroz integral mesmo.

Concordo que seja a tek padrão, a confiável. Ouvi isso de todos os membros de quem pedi ajuda, entendam que, apenas me arrisquei a um método alternativo, pois mesmo decorando a cartilha, achei mais acessível e seguro o Bulk, vejo sempre melhor empenho e resistência a contaminantes, não me limito pela capacidade de desenvoltura mas sim pelo acesso e articulação que tenho. E após tudo, ainda me recomendaria fazer Bulk, até pelo simples fato de poder observar melhor a chegada do "Meninos Mágicos" a casa do milho que preparei a eles. PFtek acho muito compacto, tento imagina-los se adaptando em meio a essa matéria, e me senti mais confortável os imaginando em um substrato bem nitrogenado, lenhoso, alcalino e aerado.
Quero que entenda que não estou desmerecendo nada e ninguém apenas acho justo eu poder criar a minha cultura a partir dos meus estudos sem ser limitado (não estou falando incoerências, ele é infinito, as formas de traze-lo aqui também), e peço a todos sugestões se possível, para adaptarmos minha ideia a um nível maior. Tenho fácil acesso a cogumelos, sou fascinado pelo mesmo, só eu sei o que eles me deram, então espero de mim e de vocês disposição para criarmos culturas que voltem mais ao bem estar deles, do que o nosso. Não falo só desse post ou esse cultivo, peço consciência de todos, somos amigos da mãe terra ou usurpadores? só nós sentimos sentimentos de angústia, desespero e enclausuramento?
Consciências confusas e perturbadas pela incompreensão de nosso egoísmo.

Última edição:
Parabéns pelo cultivo e pelos detalhamentos das informações. :)

Em relação às inovações, os membros antigos dão suas posições sobre elas, como é natural, mas tem-se a postura de respeitar a decisão final de cada um e aguardar os resultados. Bom vê-lo já bem integrado no ritmo dialético e com respeito do fórum. :)

No mais, como está o andamento da colonização? :coffee:

Obrigado pelas palavras :feliz:.
-Sai ontem de casa os potes de polipropileno estavam 100% (qual o tempo dura o micélio após 100% colonizado? a temperatura aqui caiu drasticamente de 28º~30º para 8º~13º mó bruxaria Rsrs, enfim eles correm risco? todos estão em abrigos, em caixas de sapatos, cobertos com roupas e cobertas).
-O substrato está em preparo, em solução de água sanitaria.
-Hoje de manhã fui a um ferro velho e comprei 6 potes de vidros com tampa metálica de 3l (eu calculei de vista grossa, é potes de palmito daqueles grandes que se vende para restaurante) e 1 balde de 20L para fazer de Monotub (comprei um outro tonel de 100l também para outros fins, gastei R$25,00 com tudo).

Última edição:
Back