Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ºcultivo de Puerto Rico no alpiste.

Diário de cultivo completo.
Bem, primeiramente quero agradecer aos tocs de alguns irmãos e dizer que o fórum é muito bom.

Galera depois de muita pesquisa e de um amigo ter me dado um carimbo que ele fez, decidi começar essa experiencia. como não estou em boas condições financeiras pesquisei para que tudo fosse o mais xuxa possivel, e apos pesquisar bastante e descobrir sobre o alpiste, decidi trabalhar com ele. ainda não vi ninguem trabalhando somente com ele,sempre tem o uso do arroz integral. aqui nesse diario colocarei duas formas diferentes de manejo do alpiste para observarmos qual melhor. vamos ver se vai funcionar.

bolo - seguindo as mesmas proporçoes do PF (2/1/1- 2 de vermiculita ,1 de alpiste, 1 de agua) NESSE BOLO O ALPISTE FOI MOIDO.

Esterilização - na PP, com agua ate metade dos copos ficando no fogo alto ate pegar pressão e depois no fogo baixo por 1hr

seringa - comprei um copinho de agua, depois com o calor do forno na minha cara abri o copinho depositando em outro recipiente esterilizado menor, abri o carimbo raspando mais ou menos 1/4 do selo com um estilete limpo com alcool 70º e aquecido no fogo,abri o pacote da seringa e fiz o mesmo procedimento com a agulha, depois disso mexi bem a agua para que os esporos se espalhassem e depois fiz a inoculação. ate ai EU ACHO que ta tudo certo, agora a vem a parte dos aprendizados mais interessantes.

Eles foram inoculados dia 14 de outubro.

Meu amigo tinha me dito que o cultivo o micélio tinha dado seus primeiros sinais em cinco dias, então fiquei meio naquela se tinha feito tudo certo.

Com 5 dias passados resolvi fazer novamente um inoculação, montei outro copo(copo feito de garrafa de cachaça cortado, so ando agora procurando garrafas pra fazer copos). nesse processo um dos copos, o maior abriu e infectou (as fotos não ficaram tão boas ).

Depois disso fiquei nessa ansiedade pois nada acontecia, olhei e nada de nada , nem sinal de micélio e nem sinal de contaminantes , foi então que a mais ou menos 3 dias percebi uma machinha branca muito tímida ainda se formando no copo que fiz dia 19/10.

Depois do dia 19 minhas pesquisas evoluirão de decidi tentar uma novo inoculação mas tentando com um diferente do primeiro.

Deixei o alpiste de molho na agua com uma colher de agua sanitária por 34hrs, depois de lavado na agua corrente , foi fervido e misturado em grão com vermiculita na mesma proporção dos primeiros. ai ontem fiz a inoculação e fui ver como estava os outros e para minha surpresa os outros copos estavam assim:no final acabei com dois que ao que parece está se desenvolvendo , e 3 que fiz a inoculação ontem.

Galera pois bem essa tá sendo minha experiência, digo que estou aprendendo mais coisas que pensei, não só sobre micologia mas sobre organização pessoal.

DSC_0128.JPG DSC_0143.JPG IMG_20161029_182537368.jpg IMG_20161029_182547815.jpg IMG_20161029_182555364.jpg IMG_20161029_182421236.jpg IMG_20161029_182805493.jpg

paz e luz
 
Última edição por um moderador:
@tupy como devo proceder em relação a esses furos e o que coloco para evitar contaminação atraves do mesmo ?
 
@tupy como devo proceder em relação a esses furos e o que coloco para evitar contaminação atraves do mesmo ?

É uma discussão longa. Geralmente os copos concluem 100% de colonização sem a necessidade desses furos para trocas gasosas. Mas no teu caso, quando fica estagnado, é interessante realizar esse procedimento.

Alguns cultivadores não gostam do micropore (esparadrapo), alegam que não faz uma diferença tão considerável. O que fazem é na hora de fechar com o alumínio não apertam tanto a fita que vai lacrá-lo rente ao copo.

Ainda, há os que usam o parafilm, que parece ser permeável ao oxigênio e CO2. E o próprio filme PVC parece que funciona nesse sistema, "parece"< não sei se procede.

Mas se tiver o esparadrapo micropore em mãos, pode usar sim.
 
Salve salve irmandade micologica.

Aqui está a família unida para mais uma fotinha.

IMG_20161115_224826550.jpg IMG_20161115_224929407.jpg

Bem, apenas os copos do dia 14 tiveram problemas para crescer. Até o pequeno desse dia começou a se desenvolver e com boa aparência apesar do tempo, mas esse continua na mesma.

IMG_20161115_224936769.jpg

Amanhã queria colocar ele em uma balde.

Quero colocar uma camada de vermiculita,o bolo quebrado com esterco e mais uma camada fina de vermiculita e ver se ele melhora.

Preciso ver formas pra esterilizar o esterco sem ser em panela de pressão.

Em se tratando do vidro pequeno, ele começou a colonizar legal , fez um mês ontem, mas acho que vou deixar ele terminar o trabalho.

Bem esse é o que rolou, quem tiver comentários ou sugestões sobre o andamento agradeço demais a ajuda.

Paz e luz galera!!
 

Anexos

  • IMG_20161115_224826550.jpg
    IMG_20161115_224826550.jpg
    203.1 KB · Visualizações: 22
Última edição por um moderador:
eaw galera tudo tranquilo?!?
bem ja percebi que o meu cultivo esta muito devagar, pois quando iniciei achei que essa epoca ja estaria colhendo o primeiro flush.

bem a mais ou menos 7 dias aniversariei um dos bolos, ja que os outros estagnaram faltando bem pouco, mas ainda estao na incubadora para ver se semana que vem eu os aniversario eles.

fiz um terrario de garrafas de 5 litros, fiz 4 furos em cima, cerca de 5 cm da boca e mais 4 com a mesma distancia do fundo e fechei todos com micropore.

feito o terrario esterelizei a verniculita no microondas por 15 minutos e apos esfriar passei ela para o terrario e ao tirar o bolo do copo rolei ele na mesma vermiculita umidecida e coloquei ele em cima de uma tampinha de plastico dentro do terrario e coloquei o plastico sufilme.
apos esse processo abro ele 3 vezes e borrifo agua uma vez.

desde o inicio apos o aniversario que vejo nascer uma especie de camada algodoada em cima dele e como nao tem mal cheiro e tambem tem uma cor igual a do micelio acho que poderia ser temperatura ou trocas gasosas dai tirei os micropore que eu tinha colocado internos e deixei apenas os externos e esse e o resultado que tive ate agora.
duvidas: preciso esterelizar a vermiculita antes de coloca-la no terrario??
 

Anexos

  • 20161217_052019.jpg
    20161217_052019.jpg
    252.1 KB · Visualizações: 21
ATUALIZANDO

Bem como na atualização acima, de fato agora posso confirmar que depois de muito pesquisar que meu bolo estava com o famoso cobweb.

Como ele já estava tomando conta de tudo e nada de nada do bolo pinar, resolvi borrifar agua oxigenada 3% e no mesmo instante que fiz isso ele sumiu e o bolo ficou com aspecto mais saudável.

Passado um dia que fiz esse negocio com agua oxigenada 3% o bolo começou a pinar e hoje após 3 dias , olha com ficou.
abraço a todos
 

Anexos

  • 20161222_032250.jpg
    20161222_032250.jpg
    483.2 KB · Visualizações: 37
  • 20161222_032229.jpg
    20161222_032229.jpg
    449.2 KB · Visualizações: 39
Última edição por um moderador:
bem como na atualizacao acima, de fato agora posso confirmar que depois de muito pesquisar que meu bolo estava com o famoso cobweb.


O curtir foi pelo sucesso no cultivo, não pela conclusão sobre a contaminação.

Cobweb é um parasita de casings, sendo muito raro ou não ocorrendo em bolos. E a foto do seu bolo não tinha o mínimo aspecto de cobweb. Aquilo era micélio de cubensis mesmo. Para a sua sorte frutificou, apesar da borrifada de água oxigenada.
 
É vivendo e aprendendo!
@equador interessante seu comentário sobre o cobertor, pois só agora estou sabendo disso.kkkkkkkk...

Não sei bem o que a água oxigenada fez então, já que cê tá me dizendo que aquele era o micélio algodoado, o que eu sei é que depois dessa borrifada o bolo começou a pinar e agora todo dia vejo mais pins nascendo por todo canto.

Sei que não terei uma grande colheita pois a temperatura aqui em Fortaleza City é relativamente alta para a frutificação deu pra aprender um bocado.
Abraços a todos e boas festas!
 
salve salve galera do teo.
bem achei que nunca chegaria a essa etapa, ja que vejo muitos colhendo seu primeiro flush com mais ou menos 2 meses apos a inoculaçao.

meu cultivo desde o cocomeço se mostrou problematico, porem consegui colonizar e evitar os contaminantes e finalmente partir para o terrario, depois de passado pro terrario que tinha plandjado e pesquisado notei que o bolo estava algodoado e com ainda sou marinheiro de primeira viagem nao sabia se era o famoso cobweb ou se era a questão dd trocas gasosas.

na dúvidas de que poderia ser um parasita e acabar com tudo ali joguei agua oxigenada 3% que na mesma hora já deixou o micelio com uma cara melhor, depois disso ele começou a pinar e só abortos.

tirei os mesmos pois estavam fixando com o chapéu escuro.

tive 11.5 de cogumelos frescos, que consumi no mesmo dia.

nossa cara foi muito interessante pois nao botei fe que fosse dar certo.
hehehe

bem coloquei o bolo no dunk, fiz roll nele e no outro dia que ele foi pro terrario ja estava aparecendo pins, estou com 3 dias que coloquei ele no terrario e parece que vou ter outra leva de abortos.

abano 2 a 3 tres vezes por dia e, borrifo agua 1 vez por dia e deixo na luz umas 2 a 3 horas e ainda nao tive eles aumentando de tamanho.

agradeço pelas dicas.
 

Anexos

  • 20161228_033520.jpg
    20161228_033520.jpg
    320.3 KB · Visualizações: 29
  • 20161228_033909.jpg
    20161228_033909.jpg
    242.1 KB · Visualizações: 32
  • 20161228_033510.jpg
    20161228_033510.jpg
    329 KB · Visualizações: 28
abano 2 a 3 tres vezes por dia e, borrifo agua 1 vez por dia e deixo na luz umas 2 a 3 horas e ainda nao tive eles aumentando de tamanho.
Deveria mudar o seu procedimento.

Primeiro deveria deixa-los na luz por 12 horas e na escuridão por 12 horas (assim como ocorre na natureza)

Segundo, não sei como faz os borrifos de água, mas na parte de frutificação deve diminuir um pouco para que não acumule água em cima dos cogumelos, isso causa abortos.

Terceiro, acho que poderia tirar esse recipiente de dentro do isopor.

Sei como é cultivar em temperaturas altas, enfrentei até 37° no meu ultimo cultivo e é difícil alcançar os padrões corretos para frutificação. Você tem um belo bolo lotado de pins aí, invista nele.

Paz
 
@Finganforn agradeço demais as dicas, fiquei com essa duvida do isopor, pois volta ou outra ponho uma garrafa congelada pra ver se diminui e como ce ta dizendo pra deixar fora nao entendi bem,

coloquei ele ai no começo do segundo flush, o primeiro inteiro ficou somente na garrafa, estou gostando do desenvolvimento deles com relaçao a 1 ou 2 graus que eu tenha baixado, isso se tiver conseguido baixar isso tudo.

quanto a questao da agua, irei diminuir, percebi que ela nao evapora por completo e ta empoçando, ontem ja nao borrifei nas laterais nada de agua, quero ver se essa evapora.
na minha cabeça eu tinha que deixar sempre umido, mas ao que me parece, fora o fato da umidade do ar aqui em fortaleza ser boa, acho que estava colocando agua demais.

no mais agradeço demais as observaçoes @Finganforn.
abraço a todos e muita paz e luz.
 
Última edição:
@Finganforn agradeço demais as dicas, fiquei com essa duvida do isopor, pois volta ou outra ponho uma garrafa congelada pra ver se diminui e como ce ta dizendo pra deixar fora nao entendi bem,

Falava desse recipiente azul onde está o bolo. Porém observando melhor talvez seja melhor deixar, já que é onde está sua vermiculita e acho que preencher o fundo do isopor demandaria muito mais vermiculita e seu gasto seria maior.

Cultivos são muto relativos, é possível ter cultivos com custo quase zero. Já que você usa garrafas congeladas para diminuir a temperatura, faça isso de forma habitual de modo a não deixar de trocar e prevenir uma variação grande de temperatura.

Uma dúvida, você deixa o isopor fechado sempre?
 
Deixo ele fechado quando não estou em casa, mas todo dia abro e deixo os carinhas pegarem um ventinho.

agora mesmo eles estão debaixo da luz e curtindo o dia menos quente e já já irão para o isopor, escurinho e friozinho.
 
Última edição por um moderador:
Ola galera do Teo, tudo tranquilo com vocês?

Bem colhi meu segundo flush no domingo de natal e após trocar ideias com a @Finganforn, que por sinal quero agradecer por tocs de muito auxilio.

Achei que fosse colher apenas abortos, mas para minha surpresa... colhi o referente a 8.5 deles desidratados.

O bolo foi novamente para o dunk, depois rolado na vermiculita seca e voltou para o terrário.

Essa manha peguei um dos bolos que ainda esperava terminar a colonização, e como ele já esta parado resolvi abrir e fazer uma casing, e como o bolo era grande e preencheu todo o balde eu coloquei um pedaço em uma planta que fica na sombra o dia inteiro.

Não sei bem se fiz o procedimento todo certo, pelo menos a parte de limpeza essa eu peguei a pratica.

Fiz uma pequena trip com os abortos do primeiro flush, muito aprendizado, mas esse fim de semana farei uma mais intensa pois tomarei com meu pai e irmão que ainda desconhecem e desacreditam no poder dos enteogenos, mas que assim como o DMT abriu minha mente,meu corpo e meu espírito para uma busca de melhoria como ser e da relação que outros indivíduos tem com esse processo espero que essa trip seja de muito aprendizado para os dois.

Abraço a todos, paz e luz.
 

Anexos

  • 20161231_093814.jpg
    20161231_093814.jpg
    349 KB · Visualizações: 30
  • IMG-20170101-WA0003.jpg
    IMG-20170101-WA0003.jpg
    136.6 KB · Visualizações: 30
  • IMG-20170101-WA0003.jpg
    IMG-20170101-WA0003.jpg
    136.6 KB · Visualizações: 29
  • IMG-20170101-WA0002.jpg
    IMG-20170101-WA0002.jpg
    102.4 KB · Visualizações: 36
Que bom que consegui te ajudar @Rivotril , então você teve uma bela colheita hein :D

Imagina só a cara do seu pai e irmão após a trip desacreditada na psilocibina hehehe, essa trip vai ser show.

Paz.
 
Salve salve galera.

Bem venho protelando esse post já ta com uns dias.

Como mostrei no post acima, mostrei a colheita do flush e falei que iria fazer uma trip com eles e meu pai e irmão.

Bem, meu post e pra ver se alguém me tira essa duvida.

Administrei uma dose de 1.5 para ambos, meu pai e irmao e eu tomei 4g .

Após 1 hora começamos a sentir algo diferente, a viagem provavelmente estava começando e após 2 horas percebemos que nada tinha mudado que tinha dado apenas uma leve sensação. agora eu pergunto a vocês, pois ao que me parece fiz tudo direitinho e como a primeira leva deu certo fiquei sem entender.

Também não encontrei nada falando sobre a quantidade de produção da Psilocibina relativa a cultura.

Paz e luz.
 
Última edição por um moderador:
administrei uma dose de 1.5 para ambos, meu pai e irmao e eu tomei 4g

Você fala de cogumelos frescos ou cracker dry? Tomaram com alguma comida ou bebida? Estavam em jejum?

Uma vez comi um cogumelo fresco de 1 ou 2 gramas (tinha feito um print e resolvi comer :D) tive um efeito leve também que passou relativamente rápido também.
 
Eles estavam cracker dry, pois consegui sílica com um amigo e deu pra deixa-los bem sequinhos.

Estávamos todos de jejum pois a ultima refeição tinha sido no almoço, e como eu tinha avisado antes que era bom não ingerir bebidas alcoólicas e nem comidas pesadas.

Coloquei um out, que pareci que vai vingar vamos ver.

A propósito o bolo começou a pinar e ontem eu peguei uma agulha e fiz um pequeno furo pra ver o quanto azulava pois tinha achado estranho um aborto que estava querendo apodrecer e percebi que ao tira-lo nem ele e nem o bolo azulavam por isso fiz essa pergunta com relação a produção de Psilocibina pelo cogumelo.

Outra pergunta é se existe uma diferença entre a época de colher, se antes um pouco de romper o véu ou depois do véu totalmente rompido.

Paz e luz a todos.

Obs: Mas independendo de Psilocibina ou não, a magia deles me tocou desde o ato de preparar substrato ate todo o resto, vendo a relação que se cria com a natureza e sendo algo que no meu pensamento é um fungo de poder e ver como a entrada dele no meu cotidiano influenciou em meu processo de crescimento e de aprendizado diário fico muito contente com a experiência.

Aos que ajudaram com seus comentários que foram de uma importância, a @Finganforn que nesse finalzinho me deu uma luz que ajudou demais no desenvolver deles... heheheeb..

Encerro esse diário e aviso que já estou nos preparativos para os próximos que serão feitos ainda essa semana.
 
Última edição por um moderador:
Sobre a ausência de efeitos após ingestão, já li alguém falando que não teve efeito também, dá uma pesquisada aí no fórum.

É ótimo ajudar os novatos com os conhecimentos que adquiri aqui mesmo, com os veteranos.

boa sorte nos próximos cultivos @Rivotril
 
por isso fiz essa pergunta com relacao a producao de psilocibina pelo cogumelo.

Então, se seu substrato não foi arroz branco ou outro conhecido por reduzir a potência, e se a espécie é cubensis, então a potência dos frutos não é alterada sensivelmente por outros fatores.

outra pergunta é se existe uma diferença entre a epoca de colher, se antes um pouco de romper o veu ou depois do veu totalmente rompido.

A recomendação é que seja assim que rasgar o véu, que seria o momento de maior concentração de psilocibina, até no máximo o momento antes de começar a esporular, quando haveria maior perda de psilocibina. Ocorre que isso não é comprovado por pesquisas, mas é uma posição adotada pela maioria dos cogumeleiros. Acredito no entanto que a perda de princípio ativo comece a ficar mais acentuada a partir da esporulação. No entanto, cogumelo esporulantes batem o efeito tanto quanto os que ainda não esporularam. :coffee:
 
Back
Top