Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ºcultivo de Puerto Rico no alpiste.

Diário de cultivo completo.
Bem, primeiramente quero agradecer aos tocs de alguns irmãos e dizer que o fórum é muito bom.

Galera depois de muita pesquisa e de um amigo ter me dado um carimbo que ele fez, decidi começar essa experiencia. como não estou em boas condições financeiras pesquisei para que tudo fosse o mais xuxa possivel, e apos pesquisar bastante e descobrir sobre o alpiste, decidi trabalhar com ele. ainda não vi ninguem trabalhando somente com ele,sempre tem o uso do arroz integral. aqui nesse diario colocarei duas formas diferentes de manejo do alpiste para observarmos qual melhor. vamos ver se vai funcionar.

bolo - seguindo as mesmas proporçoes do PF (2/1/1- 2 de vermiculita ,1 de alpiste, 1 de agua) NESSE BOLO O ALPISTE FOI MOIDO.

Esterilização - na PP, com agua ate metade dos copos ficando no fogo alto ate pegar pressão e depois no fogo baixo por 1hr

seringa - comprei um copinho de agua, depois com o calor do forno na minha cara abri o copinho depositando em outro recipiente esterilizado menor, abri o carimbo raspando mais ou menos 1/4 do selo com um estilete limpo com alcool 70º e aquecido no fogo,abri o pacote da seringa e fiz o mesmo procedimento com a agulha, depois disso mexi bem a agua para que os esporos se espalhassem e depois fiz a inoculação. ate ai EU ACHO que ta tudo certo, agora a vem a parte dos aprendizados mais interessantes.

Eles foram inoculados dia 14 de outubro.

Meu amigo tinha me dito que o cultivo o micélio tinha dado seus primeiros sinais em cinco dias, então fiquei meio naquela se tinha feito tudo certo.

Com 5 dias passados resolvi fazer novamente um inoculação, montei outro copo(copo feito de garrafa de cachaça cortado, so ando agora procurando garrafas pra fazer copos). nesse processo um dos copos, o maior abriu e infectou (as fotos não ficaram tão boas ).

Depois disso fiquei nessa ansiedade pois nada acontecia, olhei e nada de nada , nem sinal de micélio e nem sinal de contaminantes , foi então que a mais ou menos 3 dias percebi uma machinha branca muito tímida ainda se formando no copo que fiz dia 19/10.

Depois do dia 19 minhas pesquisas evoluirão de decidi tentar uma novo inoculação mas tentando com um diferente do primeiro.

Deixei o alpiste de molho na agua com uma colher de agua sanitária por 34hrs, depois de lavado na agua corrente , foi fervido e misturado em grão com vermiculita na mesma proporção dos primeiros. ai ontem fiz a inoculação e fui ver como estava os outros e para minha surpresa os outros copos estavam assim:no final acabei com dois que ao que parece está se desenvolvendo , e 3 que fiz a inoculação ontem.

Galera pois bem essa tá sendo minha experiência, digo que estou aprendendo mais coisas que pensei, não só sobre micologia mas sobre organização pessoal.

DSC_0128.JPG DSC_0143.JPG IMG_20161029_182537368.jpg IMG_20161029_182547815.jpg IMG_20161029_182555364.jpg IMG_20161029_182421236.jpg IMG_20161029_182805493.jpg

paz e luz
 
Última edição por um moderador:
Olá Rivotril tudo certo? Então, você deve ter visto poucos cultivos em alpiste pelo justo motivo de que não é um grão muito amigável dos cultivadores, acredito pelo motivo de ser um grão muito oleoso, tem-se dificuldades com ele. E são poucos que tem sucesso no cultivo com essa escolha peculiar.

Nas fotos o micélio não aparenta estar muito saudável. Esperamos e na torcida para ter sucesso!
 
Última edição por um moderador:
Pois é, atribui essa aparência a outras coisas, outras deficiências do processo de incubação e inoculação.

tupy vi um diário que estava indo bem onde ele tinha sido inoculado direto no paiço e feito o spawn e funcionou muito bem. Agora você me deixou na duvida, já que decidi trabalhar com ele porque vi umas informações de que poderia ser usado e encontrei esse diário. Também encontrei gente falando que achava melhor que milho de pipoca e que por todas as informações que colhi referente ao manejo com ele acabei optando por fazer, vamos ver se vinga! Se não, serve para os outros que chegarem e pensarem em fazer, termos informações para dar sobre.

Então fiz dois processos, em um que é esse da foto. Fiz com a mistura de paiço+ alpiste tudo triturado mas não muito. Dia 29/10 fiz mais tres inoculações em potes feito com o alpiste mas dessa vez não moí e tomei outros cuidados também.

Vamos torcer para que der certo!!

Paz e luz irmão.
 
Última edição por um moderador:
Tente a pipoca ou o grao de centeio. Se possivel o centeio. Ou ate mesmo a pf tek. O custo não é muito caro.

Outra possibilidade é a procedencia do carimbo, condições nas quais ele foi confeccionado, etc.
 
@anao, realmente foi uma das coisas que me ocorreram, pois o print tava bem claro, mais to com fé que dê certo pra eu fazer outro print.

abração irmao
 
Última edição por um moderador:
@anao, realmente foi uma das coisas que me ocorreram, pois o print tava bem claro, mais to com fé que dê certo pra eu fazer outro print.

abração irmao

Quanto a isso não deve haver preocupação. É só estética mesmo.

Um carimbo "clarinho" ou "ralinho" não é sinal de defeito, contaminação ou qq outro problema. Só indica que há uma carga de esporos menor em cima do alumínio, o que não vai atrapalhar ou dificultar em nada a confecção da sua seringa ou qq outro método.
.
 
Última edição por um moderador:
tupy, passei dias sem sinal de micélio em nenhum dos copos que tinha inoculado, tive o problema do que eu rasguei e só fiquei com dois que continuaram sem problemas, outro dia coloquei a caixa de sapatos no quintal e cobri com um saco preto e coloquei um pano cobrindo toda a caixa , não pegou sol diretamente mas lá é mais quente que meu quarto,a partir disso foi que vi um crescimento do micélio, você acha que quanto mais eu chegar no limite de temperatura( perto dos 30º), maior será a taxa de colonização?

agradeço demais a ajuda de todos
paz e luz !
 
tupy, passei dias sem sinal de micélio em nenhum dos copos que tinha inoculado, tive o problema do que eu rasguei e só fiquei com dois que continuaram sem problemas, outro dia coloquei a caixa de sapatos no quintal e cobri com um saco preto e coloquei um pano cobrindo toda a caixa , não pegou sol diretamente mas lá é mais quente que meu quarto,a partir disso foi que vi um crescimento do micélio, você acha que quanto mais eu chegar no limite de temperatura( perto dos 30º), maior será a taxa de colonização?

agradeço demais a ajuda de todos
paz e luz !

Se passar dos 30 vai estagnar, quem sabe até secar o teu substrato, assim como se for muito baixo, 20ºC, por exemplo, também vai estagnar.

Não coloque no sol, mesmo tendo uma proteção por cima, não é o ideal. Deixem em um canto, a sua temperatura ambiente não deve ser muito baixa não?
 
Última edição por um moderador:
Dependendo da temperatura na sua região Rivotril pode deixar em cima da geladeira.

É um local ótimo, com temperatura constante.

Boa sorte no cultivo, acompanhando!
 
Não coloque no sol, mesmo tendo uma proteção por cima, não é o ideal. Deixem em um canto, a sua temperatura ambiente não deve ser muito baixa não?

Rapaz acho dificil minha temperatura aqui ser baixa já que temos aqui as 4 estaçoes bem definidas : verao, inferno,mormaço e inverno.

Huahuahuahauah, nao os coloco no sol diretamente , é apenas em uma area que diferente do meu quarto aquece um pouco mais, pois como coloco em uma caixa no chão que é de cimento cru, onde ele está sempre frio, ai,vamos ver o que acontece daqui 3 dias coma colonizaçao.

Que merda que meu celular pifou e o que eu tenho ate consigo bater as fotos mas como ele é das antigas nao consigo po-las na net, mas farei isso com o celular da minha senhora.
 
Última edição por um moderador:
Finganforn, volta ou outra eu tenho a vizitinha de uns roedores sacanas que gostam de me sacanear.
ja destruirão um pé de ganja, tão partindo pra cima do meu abacaxi, minhas plantas sempre sofrem com eles, então prefiro deixar eles no meu quarto mesmo, vou ganhar um isopor pequeno achoque vou usa-lo para isso.
vlw galera pelos tocs, logo menos venho ai com as fotos dos resultados.
paz e luz pra todos!
 
Última edição:
17361.jpgFinganforn, volta ou outra eu tenho a vizitinha de uns roedores sacanas que gostam de me sacanear.
ja destruirão um pé de ganja, tão partindo pra cima do meu abacaxi, minhas plantas sempre sofrem com eles, então prefiro deixar eles no meu quarto mesmo, vou ganhar um isopor pequeno achoque vou usa-lo para isso.

Roedores sacanas e psicodélicos. Mas deixe que quem sabe não rola uma enteonegia animal e eles vejam que não compensa ser sacana! :brincalhao: :lol: :D
 
Atualizaçao 07/11

Salve, salve galera do Teo.
Bem, iniciei minha primeira inoculação no dia 14/10 fazendo mais uma 19/10, quando rasguei sem querer o lacre de um que veio a infectar e fazendo novamente mais duas dia 29/10.
As duas foram feitas em em alpiste batido no liquidificador e a do dia 29 fiz com ele inteiro.

Resultados

Até o momento pude observar que o micélio se desenvolve melhor no alpiste inteiro, tendo aparecido os primeiros sinais de micélio com cerca de 8 dias e se desenvolvendo com mais velocidade que dos inoculados.
No alpiste moido o micélio cresceu mais lentamente e está em menos colonizado que os do dia 29.
20161106_235646.jpg 20161106_235938.jpg (tava sem copo acabei inoculando nesse escuro, ruim aí ser pra ver.)

DIA 29/10
copo1


20161107_000003.jpg 20161107_000023.jpg 20161107_000058.jpg

Copo2


20161107_000427.jpg 20161107_000410.jpg 20161107_000437.jpg

Copo3

20161107_000512.jpg 20161107_000535.jpg 20161107_000542.jpg

Bem, esses são meus resultados até agora. fiquei feliz pelo desenvolvimento dos novatos.
EssA atualização só seria daqui a uns dias mais como ainda estou trabalhando a história a ansiedade acabei fazendo.

Paz e luz irmandade micologica.
 
Última edição:
Pode distrair a ansiedade trabalhando no terrário.
Como fará o seu?

Paz.
 
Pode distrair a ansiedade trabalhando no terrário.
Como fará o seu?

Paz.

pois é @Finganforn, a priori tinha pensado em fazer de garrafa pet de 3L, mas como meus copos são grandes to caçando uma garrafa daquelas de 5L, também pensei na possibilidade de usar um balde daqueles de tinta de 20L e mesmo assim ele só cabe 2 bolos meus... pensei agora na possibilidade de fazer um terrario com esse balde de 20l deitado com um corte.

Assim que eu preparar posto fotos, acho que vou faze-lo esses dias.

"nossa capacidade de enxergar a realidade será nosso passaporte para liberdade"

paz e luz galera
 
ola galera tudo certo com voces?

bem , hoje tava pensando aqui sobre o desenvolvimento desses que estão com quase um mês e taxa de colonização dele está baixa.

o que eu posso fazer para essa taxa aumentar e se não tiver nenhuma alternativa para isso o que se pode fazer com um bolo não tão bem colonizado?

estou com os dois primeiros nessa situação, o do vidro escuro, aparenta o micélio em melhor estado do que o outro, mas crescendo lentamente também.


abraços
 
Última edição por um moderador:
ola galera tudo certo com voces?

bem , hoje tava pensando aqui sobre o desenvolvimento desses que estão com quase um mês e taxa de colonização dele está baixa.

o que eu posso fazer para essa taxa aumentar e se não tiver nenhuma alternativa para isso o que se pode fazer com um bolo não tão bem colonizado?

estou com os dois primeiros nessa situação, o do vidro escuro, aparenta o micélio em melhor estado do que o outro, mas crescendo lentamente também.


abraços

O teu substrato provavelmente ficou muito compactado, o que dificulta para o micélio espalhar a sua rede.

Tente manter uma faixa de temperatura constante e opere uma troca gasosa no topo dos copos, com no mínimo 2 furos para isso.

Além disso, não há muito o que fazer.
 
ola galera tudo certo com voces?

bem , hoje tava pensando aqui sobre o desenvolvimento desses que estão com quase um mês e taxa de colonização dele está baixa.

o que eu posso fazer para essa taxa aumentar e se não tiver nenhuma alternativa para isso o que se pode fazer com um bolo não tão bem colonizado?

estou com os dois primeiros nessa situação, o do vidro escuro, aparenta o micélio em melhor estado do que o outro, mas crescendo lentamente também.


abraços

Quando trabalhei com TKSSS recentemente, um cultivo ainda em andamento, a primeira inoculação da primeira seringa foi muito lerda, demais! Inclusive a eclosão. Depois de mais dias hidratados, os micélios dos esporos melhor hidratados além de eclodirem antes parece que ainda desenvolveram mais rápido, talvez pela melhor genética que pode eclodir com o aumento do % de esporos viáveis. Então num próximo cultivo, deixe a seringa hidratar bastante que pode ajudar a não demorar tanto. :bigode:

De resto, neste cultivo, é o que o @tupy falou acima mesmo. :coffee:
 
Blz galera, realmente acho que por mais cuidado que eu tenha tomado para não compactar o solo, acabou acontecendo acho que por conta do alpiste ter sido moído, enquanto os outros seguem lindos e se desenvolvendo bastante rápido(tô animadissimo com esses copos).

@tupy tô inseguro de fazer esses furos, pensei em colocar esses bolos em um out, o que vocês acham , será que vinga, vou preparar a terra pra fazer isso no dia 14 que é quando eles fazem um mês.
 
Última edição por um moderador:
@Rivotril você pode usar esses dois copos lentos para fazer um casing ou misturar a um substrato para bulk.
Claro que pode tentar um outdoor, mas como você disse eles não estão colonizados completamente, pode acontecer contaminações.

Paz.
 
Back
Top