Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo Strain Lizard King no PF Tek

Diário de cultivo completo.
Salve galera estarei postando aqui meu diário de cultivo, o primeiro de muitos! Acompanho o fórum a 4 anos e nesse tempo li bastante coisa por aqui. Agora com essa pandemia estou com mais tempo e me dediquei para dar o start no cultivo, estou aberto a sugestões para melhorar aqui e aprender com voces, tamo junto e vamos que vamos


==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Lizard King

PROCEDÊNCIA: Adquirido na net

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
( x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( x ) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
( ) Outro:_____

Método de preparação e esterilização do substrato:
-Segundo o método PF, o mais indicado para iniciantes, misturei a 4 partes de vermiculita para 2 de água (foi medido no copo americano), após esta mistura adicionei a farinha de arroz integral feita no liquidificador, ainda com alguns grãos de arroz quase inteiros e um pouco de farinha propriamente dita...
-Adicionei em potes pp5 de 350mL deixando sobrar mais ou menos um dedo de espaço em que botei uma camada de vermiculita seca.
-Feito a distribuição nos potes, deu 6 potes, adicionei a tampa também pp5. Não fiz nenhum furo e adicionei uma folha de papel alumínio e fechei com fita isolante. Adicionei mais duas camadas de papel alumínio sem prender com fita por cima.
-Como a panela de pressão que tenho cabe menos de 3L de água, foi esterilizado por 1h após pegar pressão 2 potes de cada vez.
WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.31 (1).jpeg

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 30 / 04 / 2020
-------------------------------------------------
( X ) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Fiz apenas uma seringa de 10mL, para testar e é o suficiente para meus 6 primeiros bolos, fiz com água mineral fervida através de técnicas que aprendi aqui no fórum, como grande parte de meu conhecimento para que esse cultivo aconteça.
WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.31 (2).jpegWhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.32 (2).jpegWhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.32 (5).jpegWhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.32.jpeg

O processo de preparação da seringa de esporos e a inoculação foram feitos na tampa do fogão aberto e aceso na temperatura máxima, com mais algumas velas acesas ao redor, sou meio paranóico mas espero ser recompensado hehe.
Como o carimbo adquirido foi feito recentemente, fiz o teste de preparar a seringa hoje mesmo e em torno de 6h após a preparação foi feito a primeira inoculação. Após esfriarem os potes na PP, foi direto para a tampa do forno e realizei a inoculação, fechei com micropore os furos e voltei as camadas de aluminio soltas, dali direto para a incubadora.

Sem querer em um pote foi injetado perto de 3mL eu imagino, pois acabei tirando a marcação da medida em mL da seringa quando passei álcool na mesma.

Me bati para furar as tampas do pote e acabou entortando a ponta da seringa de agulha mais grossa, achei que fosse ser fácil, que nada... Após isso mudei os planos de fazer 4 furos para fazer apenas 2 furos injetando uma quantia, estimo uns 0,5mL, eu espero.

-Estão na incubadora com termostato a 30º, ainda nao tenho um termômetro para verificar a temperatura real dentro da incubadora, penso em subir para 31 ou até mesmo 32º C.

Daqui a alguns dias eu volto para mostrar como estão os bolos
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.31 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.31 (3).jpeg
    89 KB · Visualizações: 50
  • WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.31 (4).jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.31 (4).jpeg
    71.9 KB · Visualizações: 55
  • WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.31.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.31.jpeg
    78 KB · Visualizações: 54
  • WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.32 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.32 (1).jpeg
    67.8 KB · Visualizações: 48
  • WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.32 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.32 (3).jpeg
    69.7 KB · Visualizações: 50
  • WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.32 (4).jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-30 at 21.21.32 (4).jpeg
    74.6 KB · Visualizações: 47
Tá com medo de contaminação em
Hahaha

Recomendo deixar o termostato entre 28 ou 30 no máximo.
Não tem necessidade de deixar tão alto, principalmente porque os bolos produzem calor.

Também não precisa se preocupar muito, o cubensis é um dos cogumelos mais versáteis que já cultivei.

Não esquentou a agulha com isqueiro para furar?

Boa sorte no cultivo :)
 
Tá com medo de contaminação em
Hahaha

Recomendo deixar o termostato entre 28 ou 30 no máximo.
Não tem necessidade de deixar tão alto, principalmente porque os bolos produzem calor.

Também não precisa se preocupar muito, o cubensis é um dos cogumelos mais versáteis que já cultivei.

Não esquentou a agulha com isqueiro para furar?

Boa sorte no cultivo :)

Salve Texugo vou ajustar no 30 aqui... depois que zoei a agulha comecei a esquentar p furar e facilitou. Vamo que vamo!
Finalizando por hoje... cresçam meus bebês!:
 

Anexos

  • 20200430_230459.jpg
    20200430_230459.jpg
    3 MB · Visualizações: 24
Última edição:
A seringa ficou com bastante esporos grudados na parede e quis utilizar para fazer uma cultura líquida.
Fiz com um mel de laranjeira que tinha aqui pesando 4g de mel e 96g de água mineral, nao sei se corresponde a 4% mas está perto.

Botei na pressão por 30 minutos e quando esfriou inoculei. Confesso que poderia ter me dedicado mais a CL mas vai chegar essa hora... por enquanto foi apenas um teste para utilizar os esporos grudados na seringa, ainda sobrou um monte grudado... esses não sei se vou utilizar pois tenho um carimbo quase que inteiro para utilizar.
 

Anexos

  • 20200501_103444.jpg
    20200501_103444.jpg
    900.1 KB · Visualizações: 33
Hoje dia 04/05/2020, 4 dias após a inoculação, vim dar a primeira olhada nos potes e dos 6 potes, 3 já estão com um micélio dando as caras! Uhu, que sensação boa!
Uma curiosidade, o pote que injetei 3mL de uma seringa com esporos além do necessário ainda nao apareceu nada enquanto potes que foi injetado no máximo 1mL ja estão dando sinais de colonização. Não adianta socarmos de solução com esporos, numa seringa escura, nao é isso que vai fazer o cultivo dar certo. Para uma colonização, que nem li aqui esses dias, bastam apenas 2 esporos, cheguei a ver um post não lembro de quem, dizendo que com um carimbo é possivel inocular mais de 1000 potes. E realmente sou mais um que concorda com isso, basta vermos o tamanho dos esporos e o quanto de esporo tem em apenas UM carimbo, vamos ser conscientes e utilizarmos nossos carimbos com eficiência!

Não tirei fotos pois não queria ficar mexendo muito, tanto na incubadora como nos potes, está meio frio por aqui essa noite fez perto de 10 graus, difícil controlar a ansiedade neste primeiro cultivo... essa semana eu irei acompanhar e posto aqui para vcs verem.

A cultura líquida está a coisa mais linda com muita "fumacinha" vindo... dei apenas uma mexida fazendo um vortex mágico, mas a vontade era de dinamizar por 15 minutos nos 2 sentidos possíveis, que nem aprendi com a agricultura biodinâmica e os seus preparados biodinâmicos, seja com sílica, compostos enterrados em chifres e uma série de outros preparados... para quem se interessar podemos conversar mais sobre essa dinamização de preparados...

Até o proximo post... abç

Hoje comprei um centeio em grãos, 500g para brincar, mas irei utilizar apenas quando ver o resultado dos bolos PF tek que estão em andamento... próximo cultivo vai ser em centeio mas também quero tentar no milho de pipoca, uma coisa de cada vez... a caminhada segue
 

Anexos

  • 15886017792761681330008556571403.jpg
    15886017792761681330008556571403.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 26
Última edição:
Essa última foto da seringa com o copo e as velas, slk, parece que ta invocando a besta... :ROFLMAO: :ROFLMAO:


Brincadeiras à parte, belíssimo início de cultivo! Eu gosto de ver um cultivo assim com todos os cuidados sendo tomados, tanto de higiene quanto de organização. No começo do cultivo que estou fazendo agora tive problemas com temperatura também, meu termostato de 50W mal dava conta de deixar a incubadora a 23 celsius mesmo deixando na temperatura máxima, por conta das noites frias, acabei pegando um de 100W e deu conta do recado.

Boa sorte aí!
 
Essa última foto da seringa com o copo e as velas, slk, parece que ta invocando a besta... :ROFLMAO: :ROFLMAO:


Brincadeiras à parte, belíssimo início de cultivo! Eu gosto de ver um cultivo assim com todos os cuidados sendo tomados, tanto de higiene quanto de organização. No começo do cultivo que estou fazendo agora tive problemas com temperatura também, meu termostato de 50W mal dava conta de deixar a incubadora a 23 celsius mesmo deixando na temperatura máxima, por conta das noites frias, acabei pegando um de 100W e deu conta do recado.

Boa sorte aí!
Eita carai... percebi que com o aquecedor na garrafa em pé a eficiência é menor do que com o aquecedor na garrafa deitada, porém nao consegui vedar perfeitamente para deixar a garrafa deitada e ficava vazando água. Agora com os bolos la dentro fica difícil arrumar, precisava vedar bem a garrafa para deixar deitada.
O que acontece: o aquecedor nao chega até o fim dessa garrafa de 1.5L, sendo assim a agua aquecida tá sempre subindo e o fundo nao esquenta... mas também nao cabe numa garrafa com bico tamanho normal, tem que ser uma de bico mais largo. Preciso consertar isso, vou esperar esquentar hoje a tarde para nao dar muita diferença de temperatura enquanto o aquecedor estiver fora kkkk
Valeu por avisar, preciso também de um termômetro para saber quanto está no fundo da incubadora
Quanto as velas... Nois é mei bruxo mesmo kkkk
 
Última edição:
Eita carai... percebi que com o aquecedor na garrada em pé a eficiência é menor do que com o aquecedor na garrafa deitada, porém nao consegui vedar perfeitamente para deixar a garrafa deitada e ficava vazando água. Agora com os bolos la dentro fica difícil arrumar, precisava vedar bem a garrafa para deixar deitada.

Não tinha pensado nisso :unsure:
Agora que meus bolos estão no terrário nem tem como eu deitar o meu termostato lá dentro, não tem espaço, mas se vc conseguir arranjar um termômetro, faz o teste da garrafa em pé x deitada e conta pra gente aqui :)
 
4 dias dps de inocular estão assim... 3 ainda não deram sinal de vida.
É o bolo no pote que tá passando! kkk
20200504_160200.jpg neste aqui já dá pra ver as hifas... maravilha
20200504_160103.jpg
20200504_160238.jpg este bem no formato do jato da seringa
 
Última edição:
Salve! Hoje 6 dias após a inoculação temos 3 potes crescendo coisa mais linda!
Potes 3 4 e 5... os outros ainda nao estão com micélio a vista porém estou confiante que logo menos vai aparecer.
A cultura líquida de mel continua crescendo a névoa de micélio, penso que detectar uma contaminação é bem dificil em uma CL, certo?
De qualquer forma, se continuar bonito do jeito que está, vai ser comprovada na prática... ansioso para testar a mucunzatek e o centeio futuramente, pensando na nutrição dos cogumelos no PF tek: apenas 1/3 do bolo é realmente nutritivo...

20200506_150227.jpg20200506_150127.jpg20200506_150056.jpg20200506_150028.jpg
Impossível não ficar admirando essas hifas 😍
 
Lendo algumas discussões sobre CL aqui no fórum vi que um bom jeito de analisar é em cima de uma luz... e ansioso do jeito que estou já fui analisar a minha... se liguem nas fotos! Está maior do que eu pensava... algumas partículas brancas que são do mel que desde a esterilizacao estão presentes e alguns acumulos de esporos também da pra ver
 

Anexos

  • 20200506_195430.jpg
    20200506_195430.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 40
  • 20200506_195421.jpg
    20200506_195421.jpg
    2.1 MB · Visualizações: 41
Que da hora irmão, to começando minha primeira tentativa hoje, espero ter um bom resultado também.

To acompanhando, Parabéns.

Abraços a todos
 
Que da hora irmão, to começando minha primeira tentativa hoje, espero ter um bom resultado também.

To acompanhando, Parabéns.

Abraços a todos
Isso aí brother! Estou me divertindo que nem uma criança... em tempos de pandemia é bom aprender e praticar assepsia ao extremo... kkkk
Posta lá seu diário se possível... irei acompanhar também.

Bons cultivos aí!
 
Atualizando: potes 1 e 2 com micélio a vista... só falta o 6 agora.
Incrível o crescimento em apenas 24h
View attachment 113274View attachment 113275View attachment 113276View attachment 113277View attachment 113278

Apenas uma dica que percebi depois de uns 5 cultivos.
Você pode bater mais o arroz no liquidificador.

Se estiver mais triturado, será mais fácil para o micélio colonizar e retirar nutrientes.
Mas também não precisa virar 100% farinha.
 
Apenas uma dica que percebi depois de uns 5 cultivos.
Você pode bater mais o arroz no liquidificador.

Se estiver mais triturado, será mais fácil para o micélio colonizar e retirar nutrientes.
Mas também não precisa virar 100% farinha.
Opa faz sentido mesmo, percebi que ficaram alguns inteiros, na próxima vou fazer mais fino.
Valeu a dica

Já que é um diário, vai mais uma atualização, apenas dos destaques. Agora vou deixar eles em paz por alguns dias.
Aquele abraço

Que CL mais linda! Go Lizard King go!
 

Anexos

  • 20200508_134454.jpg
    20200508_134454.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 29
  • 20200508_134551.jpg
    20200508_134551.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 30
  • 20200508_134758.jpg
    20200508_134758.jpg
    788.8 KB · Visualizações: 28
Back
Top