Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo (South America)

Diário de cultivo problemático.
Olá amigos, desde já obrigado pelo espaço. Gostaria de compartilhar minha 1º experiência sobre o cultivo dos mágicos. Não que eu não seja otimista, mas creio que talvez, dessa vez, não de certo. 1: Quando pedi a seringa esporos, ela chegou e ficou no correio uns 4 dias ,então não sei se isso afeta algo por ficar fora da geladeira. 2: no momento na inoculação, percebi que a seringa era pequena, agulha chegava até a vermiculita e não no substrato.

Enfim, preparei o substrato com alpiste, painço e arroz integral moído(depois de ter fervido por 30 minutos as sementes), também adicionei a camada de vermiculita por cima depois de ter preenchi os copos. Deu exatamente 2 copos (certinho, pq a panela de pressão é pequena). Tampei os copos com aluminio, sem lacrar, deixei na panela com água até a metade por 1h em fogo baixo depois que pegou pressão. Eu confesso que estava me cagando de medo da panela de pressão, por não ter experiência. Depois por medo só abri a panela no dia seguinte. Usando máscara e luvas, lacrei os copos com durex e fiz 4 furos nos cantos, foi aí que percebi que agulha não chegava até o substrato. Continuei o processo, injetei cerca de 2ml em cada furo, depois tampei com durex, com um pano passei um pouco de álcool nos copos, coloquei eles num saco de lixo dentro da gaveta do meu quarto. Estou no aguardo agora, não muito ansioso por causa dessa variáveis que citei logo a cima, porém unica forma de saber é esperar agora.

Estou aberto as dicas e críticas, se puderem me ajudar, falar onde errei ou acertei. Desculpem por não detalhar muito o processo, próxima vez acho que já terei aprendido mais. Paz a todos!
 

Anexos

  • DSC_8613.jpg
    DSC_8613.jpg
    184.3 KB · Visualizações: 82
  • DSC_8615.jpg
    DSC_8615.jpg
    169.2 KB · Visualizações: 88
legal, então o terrário eu posso fazer com vermiculita umedecida! aqui está difícil achar argila ou perlita extendida...
Para um terrário de garrafa, onde o bolo vai ficar em contato direto com a vermiculita, sim. Para um terrário grande não vai funcionar. Argila expandida é muito fácil de ser encontrada em floriculturas, lojas de jardinagem e até supermercados.
 
olá, hoje dei uma olhada nos copos, o copo que está crescendo o micélio ta bonito, porém não tomou conta do copo todo(acho que está lento por causa da temperatura, que não estou controlando). o segundo copo não apareceu o micélio, já faz um mês, creio que esse não deu certo. Abraço, paz e luz.
 
olá, hoje dei uma olhada nos copos, o copo que está crescendo o micélio ta bonito, porém não tomou conta do copo todo(acho que está lento por causa da temperatura, que não estou controlando). o segundo copo não apareceu o micélio, já faz um mês, creio que esse não deu certo. Abraço, paz e luz.
Tem algum furinho que permite troca de ar? Se não, é hora de fazê-lo.
 
não tem Malahov, só abro a gaveta para verificar mesmo..puxa, vacilei nessa, valeu cara.
Lembre de fazer o furo com o máximo de higiene possível. Limpe bem o alumínio e o objeto que for usar para fazer o furo e então cubra o furo com micropore. Isso ajuda a terminar a colonização, nos casos em que a colonização para por falta de oxigênio. O copo que não começou até hoje provavelmente não tem mais jeito mesmo. Eu recomendo que na próxima siga a receita tradicional da PF tek, até pegar o jeito.
 
olá irmãos! o bolo está no terrário agora, foi feito esterilização da argila e colocado dentro da garrafa. Fiz também 3 pequenos furos logo acima da argila. Preciso abrir a tampa da garrafa para troca de ar?
 

Anexos

  • DSC_8748.jpg
    DSC_8748.jpg
    93 KB · Visualizações: 20
  • DSC_8749.jpg
    DSC_8749.jpg
    92 KB · Visualizações: 18
  • DSC_8750.jpg
    DSC_8750.jpg
    44.8 KB · Visualizações: 18
olá irmãos! o bolo está no terrário agora, foi feito esterilização da argila e colocado dentro da garrafa. Fiz também 3 pequenos furos logo acima da argila. Preciso abrir a tampa da garrafa para troca de ar?

Quanto mais apertada, mais enfoque na umidade; quanto mais frouxa, mais enfoque na circulação de ar.

Não precisa deixar totalmente vedada, nem totalmente solta, a menos que queira destacar muito o aspecto.

Em garrafas pet a rosca dá mais espaço pra essa manobra, mas ela também se aplica aos garrafões de água.
 
Preciso abrir a tampa da garrafa para troca de ar?
Você vai ter que observar se vai ser necessário ou se os furos dão conta. O que você pode fazer para o tornar os furinhos mais eficiente é, algumas vezes apertar de leve a garrafa de forma que bombeie um pouco de ar pelos furos e daí entre ar novo.
 
Você vai ter que observar se vai ser necessário ou se os furos dão conta. O que você pode fazer para o tornar os furinhos mais eficiente é, algumas vezes apertar de leve a garrafa de forma que bombeie um pouco de ar pelos furos e daí entre ar novo.

De fato, tem isso que a @Malahov disse.

Na dúvida, @luciano_jesus , aumente um pouco os furos, mas sem exagero porque senão pode prejudicar a umidade, pois uma das ideias dos terrários em pet e em garrafão é justamente você ficar dispensado de ventilar manual ou eletricamente. O próprio formato das garrafas ajudam nesse sentido, conforme explicado neste tópico.

Acompanhando...
 
tarde irmãos! Estão crescendo os cogus, bebezinhos mágicos.
 

Anexos

  • DSC_8767.jpg
    DSC_8767.jpg
    81.7 KB · Visualizações: 16
ó eu de novo aqui. Não sei se da pra ter uma noção pelas fotos...esta crescendo, porém apenas um cogu até agora..e ta meio tortão ele!
 

Anexos

  • DSC_8831.jpg
    DSC_8831.jpg
    88.1 KB · Visualizações: 17
Olá. O cogu parece que parou de crescer...tanto esse que esta grande quanto os pequenos. Percebi também que o chapéu ficava encostando nas gotas de água, agora ele parece bem escuro.
 
feliz ano novo pessoal, desculpe a demora pra postar. Agradeço atenção dos irmãos. mas já podem encerrar o tópico. Não rendeu frutos, o único cogu que cresceu apodreceu. Breve começarei novo cultivo. Paz a todos.
 

Anexos

  • DSC_8850.jpg
    DSC_8850.jpg
    76.6 KB · Visualizações: 7
feliz ano novo pessoal, desculpe a demora pra postar. Agradeço atenção dos irmãos. mas já podem encerrar o tópico. Não rendeu frutos, o único cogu que cresceu apodreceu. Breve começarei novo cultivo. Paz a todos.

Acontece, é normal. A iniciativa te apresentou experiências, vai estar mais preparado para o próximo!
 
Back
Top