Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo (South America)

Diário de cultivo problemático.
Olá amigos, desde já obrigado pelo espaço. Gostaria de compartilhar minha 1º experiência sobre o cultivo dos mágicos. Não que eu não seja otimista, mas creio que talvez, dessa vez, não de certo. 1: Quando pedi a seringa esporos, ela chegou e ficou no correio uns 4 dias ,então não sei se isso afeta algo por ficar fora da geladeira. 2: no momento na inoculação, percebi que a seringa era pequena, agulha chegava até a vermiculita e não no substrato.

Enfim, preparei o substrato com alpiste, painço e arroz integral moído(depois de ter fervido por 30 minutos as sementes), também adicionei a camada de vermiculita por cima depois de ter preenchi os copos. Deu exatamente 2 copos (certinho, pq a panela de pressão é pequena). Tampei os copos com aluminio, sem lacrar, deixei na panela com água até a metade por 1h em fogo baixo depois que pegou pressão. Eu confesso que estava me cagando de medo da panela de pressão, por não ter experiência. Depois por medo só abri a panela no dia seguinte. Usando máscara e luvas, lacrei os copos com durex e fiz 4 furos nos cantos, foi aí que percebi que agulha não chegava até o substrato. Continuei o processo, injetei cerca de 2ml em cada furo, depois tampei com durex, com um pano passei um pouco de álcool nos copos, coloquei eles num saco de lixo dentro da gaveta do meu quarto. Estou no aguardo agora, não muito ansioso por causa dessa variáveis que citei logo a cima, porém unica forma de saber é esperar agora.

Estou aberto as dicas e críticas, se puderem me ajudar, falar onde errei ou acertei. Desculpem por não detalhar muito o processo, próxima vez acho que já terei aprendido mais. Paz a todos!
 

Anexos

  • DSC_8613.jpg
    DSC_8613.jpg
    184.3 KB · Visualizações: 82
  • DSC_8615.jpg
    DSC_8615.jpg
    169.2 KB · Visualizações: 88
A propósito, 2 ml por buraco dá 8 ml por copo. Qual o tamanho desses copos? Talvez não fosse necessário tanto.
 
Eu confesso que estava me cagando de medo da panela de pressão, por não ter experiência

Todo mundo na primeira vez que faz a autoclave com PP passa por isso :LOL:.

Eu lembro que quando fui desligar o fogo da primeira vez, fui meio que agachado até o fogão, e deixei a cozinha vazia :roflmao:.

Hoje em dia, nem dá galho. O mais interessante mesmo é fazer o teste antes de usar a PP: coloca os copos cheios de algo, enche a água da PP até a altura adequada aos copos, tira os copos, fecha a PP, liga o fogo e verifica se aquela quantidade de água aguenta 1h-1:30h.

foi aí que percebi que agulha não chegava até o substrato

Se isso ocorreu, não vai impedir a colonização, mas então ela deverá ser mais lenta, ou vai demorar até ficar visível. Te recomendo esperar pelo menos umas 2 semanas antes de se preocupar com o surgimento de micélio.

Bem, recomendo que faça mais 2 copos pra esse cultivo, pra aumentar suas chances de sucesso. E uma nova agulha também, claro :).

Boa sorte no cultivo! :)
 
A única coisa que ví de errado foi um pouco de excesso de mls inoculado e sua falta de otimismo, afinal até agora parece correr tudo bem. Se você tomou cuidado com a assepsia, tiver paciência e humildade - Para ser digno dos mágicos - com certeza o seu micélo irá aparecer, sua conduta parece ótima e te desejo muita positividade para que ocorra tudo certo. E mais, os 2 mls por furo inoculados escorreram pelas laterais do copo (se você virou a seringa para as paredes dos copos) e alcaçaram o subtrato, e a camada de vermiculita dará um pouco de conta do excesso de liquidez. Não há com o que se preocupar, agora esqueça o copo por uma semana - Ou mais - incubando e só olhe quando for pra matar a saudade; O micélo mais saudável é aquele que se olha a cada 15-20 dias, a luz "estressa" o micelio, evite ficar olhando (experiência própria).

Agora te desejo muita sorte no seu cultivo, e mais positividade que vai dar tudo certo.

Paz e luz.
 
Por que escolheu não misturar vermiculita no substrato? Por que cozinhou o arroz antes de colocar na receita?
não sabia que podia misturar, achei que só podia por uma camada em cima do substrato. o que cozinhei foram as sementes, o arroz eu só triturei um pouco.

A única coisa que ví de errado foi um pouco de excesso de mls inoculado e sua falta de otimismo, afinal até agora parece correr tudo bem. Se você tomou cuidado com a assepsia, tiver paciência e humildade - Para ser digno dos mágicos - com certeza o seu micélo irá aparecer, sua conduta parece ótima e te desejo muita positividade para que ocorra tudo certo. E mais, os 2 mls por furo inoculados escorreram pelas laterais do copo (se você virou a seringa para as paredes dos copos) e alcaçaram o subtrato, e a camada de vermiculita dará um pouco de conta do excesso de liquidez. Não há com o que se preocupar, agora esqueça o copo por uma semana - Ou mais - incubando e só olhe quando for pra matar a saudade; O micélo mais saudável é aquele que se olha a cada 15-20 dias, a luz "estressa" o micelio, evite ficar olhando (experiência própria).

Agora te desejo muita sorte no seu cultivo, e mais positividade que vai dar tudo certo.

Paz e luz.
obrigado cara, e com certeza se não der certo, tentarei mais e mais vezes. A falta de otimismo foi por causa dos dias que a seringa ficou parada no correio, ainda não descobri qual a tolerância dos esporos fora da geladeira, coloquei na incubação dia 07/10. paz!
 
Última edição por um moderador:
hum, bom saber, valeu! cultivo pf-tek mesmo, eu comprei um carimbo agora, irei começar outro cultivo.to tentando esquecer esse por enquanto, não abandonando é claro.:musica:
 
Entendi. Se você reparar na receita clássica da pf tek, verá inclusive que ela leva o dobro de vermiculita em relação aos grãos. Porque mesmo havendo os nutrientes (grãos) é preciso algo que ajude a manter a umidade durante todo o desenvolvimento (vermiculita, pó de coco). Reveja isso no seu próximo cultivo.:)
 
boa noite meus irmãos. Bem, a incubação esta sendo feita desde o dia 07/10. Ontem a noite fui dar uma olhada pela segunda vez nos copos e tive a felicidade de encontrar o micélio se formando, fiquei feliz pra caralho!!!!! Porém o outro copo não encontrei o micélio se formando ainda...acabei de lembrar que na hora da inoculação eu flambei a agulha com um isqueiro e logo ja fiz a inoculação, depois que li num tópico que tem que esfriar primeiro para não matar os divinos, coisa básica de lembrar mas na hora...bom, é isso por enquanto.
 

Anexos

  • DSC_8671.jpg
    DSC_8671.jpg
    184 KB · Visualizações: 23
  • DSC_8673.jpg
    DSC_8673.jpg
    144.9 KB · Visualizações: 27
Tá bonito, tente manter a temperatura estável para não atrasar a colonização.
 
depois que li num tópico que tem que esfriar primeiro para não matar os divinos

A agulha resfria com a primeira porção de água que passa. Só se você injetou pouquíssima quantidade de solução de esporos para isso ser um problema.
 
pessoal, to montando um terrário num pequeno aquário aqui, quando o micélio tomar conta dos copos eu não coloco direto no terrário né? tem que deixar eles sobre luz indireta alguns dias, correto?
 
pessoal, to montando um terrário num pequeno aquário aqui, quando o micélio tomar conta dos copos eu não coloco direto no terrário né? tem que deixar eles sobre luz indireta alguns dias, correto?
Quando colonizarem 100% dos copos, espere mais alguns dias para a colonização consolidar, mande pro dunk e depois aniversarie. Nunca ouvi falar dessa história de luz indireta, poderia mostrar a referência?
Outra coisa: use a busca, leia a biblioteca e outros diários, estude.
 
Quando colonizarem 100% dos copos, espere mais alguns dias para a colonização consolidar, mande pro dunk e depois aniversarie. Nunca ouvi falar dessa história de luz indireta, poderia mostrar a referência?
Outra coisa: use a busca, leia a biblioteca e outros diários, estude.
entendi, olha Malahov foi nesse video que o brother la falou que depois de 100% colonizado deve manter os copos por 8 dias em luz indireta.
 
Back
Top