Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - PF TEK: White Fever e B+

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, como vão?
Estou realizando, enfim, meu primeiro cultivo efetivo, depois de muito tempo pesquisando. Já tentei outras vezes, muito tempo atrás, mas acabei desistindo por conta de dificuldades técnicas e financeiras. Agora consegui juntar um dinheiro e separar um tempo para me dedicar à criação dos cogumelos.
Algumas coisas estão ainda chegando pelos correios, pois comprei tudo via internet, mas faltam apenas os materiais para o terrário.


A seguir os detalhes:

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: White Fever e B+
PROCEDÊNCIA: Cultura líquida comprada pela internet

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não


Método de preparação e esterilização do substrato:

Decidi começar pela PF TEK básica para esse primeiro cultivo: fiz a mistura adequada de 2 de vermiculita, 1 de arroz integral triturado (sem casca, pois não encontrei), e 1 de água.

Utilizei potes de polipropileno de 350ml comprados pelo mercado livre (indicados por um membro do fórum em alguma postagem que já não consigo mais encontrar), pelo fato de que tive alguns problemas com vidro nas minhas primeiras tentativas, mais de 10 anos atrás, acabavam sempre quebrando ou trincando na panela.
Decidi dar uma chance para os potes de plástico então, mas assim que chegaram percebi que talvez tenha feito uma má escolha, pois são translúcidos, e não transparentes, o que deve dificultar de observar o crescimento do micélio, assim como de possíveis contaminantes.
Já de cara encontro um problema, mas vou tentar seguir com esses potes que tenho, e também buscar comprar alguns de vidro resistentes.
Furei os potes em 2 pontos equidistantes com prego quente e os cobri com micropores.

Enchi 6 potes com a mistura, coloquei um selo de vermiculita em cima generoso, e esterilizei na panela de pressão por 45 minutos (após pegar a pressão).
Como minha panela é pequena, tive que fazer em duas levas, o que levou quase 2 dias no total, considerando a abertura da panela apenas quando esfriasse totalmente.

Com a panela totalmente fria, abri ela com muito cuidado, desinfetando seu exterior e a bancada em que trabalhei com borrifador de álcool 70, e logo os coloquei na glove box que montei.
Para a glovebox, utilizei uma caixa organizadora de 36L, fiz dois buracos grandes o suficientes para passar minhas mãos com luvas, e prendi as luvas em potes plásticos, para evitar que entrasse ar e contaminantes quando estivesse manuseando os objetos dentro dela.
Olhando agora parece até meio gambiarra, vou tentar adaptar melhor depois. :LOL::LOL:

IMG_4250.jpgIMG_4251.jpg

Coloquei por fim as seringas com as culturas líquidas compradas na internet, todas borrifadas com álcool 70, um isqueiro, uma tesoura e também uma fita isolante, nos quais passei bastante álcool.

Com tudo pronto e dentro da glovebox, parti para a:

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 19/06/2020
-------------------------------------------------
( ) Seringa Multiesporos
(x) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloveBox?
(x) Sim ( ) Não

Realizei o procedimento de usar o isqueiro para flambar a ponta das agulhas, e as inseri nos furos com micropores, até o ponto em que fosse possível observar que teria passado do selo de vermiculita. Injetei cerca de 1ml de cultura líquida em cada furo, totalizando 2ml por bolo.
Em 3 dos bolos foi inoculada a cultura de White Fever, e em outros 3 a de B+.

IMG_4252.jpg

Tampei os furos com a fita isolante, por cima do micropore já furado pela agulha, selando assim os potes.

IMG_4270.jpg

Depois achei que pode ter sido muita quantidade injetada, quando vi que as seringas ficaram bem baixas de líquido, por isso decidi fazer também 3 potes de cultura líquida extra e inoculá-las. Pela facilidade, acabei optando por utilizar o mel, pois já tinha em casa.

Peguei mais 3 potes e coloquei em cada um deles 120ml de água fervente para meia colher de chá de mel. Depois de dissolvido o mel na água, tampei-os e fiz o mesmo procedimento de cobrir os furos com micropore e esterilizar na panela de pressão, mas agora por 17 minutos, como recomendaram em algum tópico que li sobre CL.

IMG_4255.jpg
IMG_4254.jpg

No dia seguinte (20/06/2020), depois de esterilizados e frios, borrifei álcool na panela e na bancada, assim como nas bordas da glovebox, e coloquei os potes dentro desta, com as seringas, o isqueiro, a tesoura e a fita isolante.
Fiz a inoculação de 2 potes com a strain B+, e 1 deles com White Fever, e cobri os furos de micropore com a fita isolante.

5bccc65e-a5d0-4087-90db-db705c25b5f6.jpg
Por alguma distração me perdi com cada pote de cultura líquida, então já não sei mais qual é qual, estão todos misturados. :rolleyes::rolleyes:

Coloquei todos os 9 potes, 6 com substrato e 3 com cultura líquida, em uma gaveta limpa com álcool gel 70. Ainda não chegou meu termostato com aquecedor de aquário que adquiri, mas assim que chegar pretendo colocar em uma garrafa pet com água e deixar o ambiente de incubação mais aquecido.

Por enquanto estarei aguardando a colonização, vou verificar mais de perto daqui alguns dias para ver como está.

Qualquer dica ou sugestão estou aberto!

Um abraço!
 
Legal o cultivo. Parabéns, vamos acompanhando.

Deixo colonizar 100% até que faça algo com ele ou já mexo? E depois, coloco no terrário normalmente ou faço um invitro?

Como dito pela @mariafernnanda2, deixa no pote e deixa colonizar. Duas razões. O cogumelo não estraga no pote sem fungo ou bactérica pra apodrecer ele, então aguenta um longo tempo. E o substrato não colonizado terá de ser descartado se já quiser aniversariar, te dando então um "pequeno pedaço de bolo".

incubação tem que ser feita em local escuro para não induzir pinagem antes do aniversário

Nobre @mariafernnanda2, essa informação, apesar de ainda ser amplamente divulgada e constar em diversos locais aqui do Teo, é defasada. Pode deixar os potes na luz que ela não fará pinarem antes da colonização completa.
 
Legal o cultivo. Parabéns, vamos acompanhando.



Como dito pela @mariafernnanda2, deixa no pote e deixa colonizar. Duas razões. O cogumelo não estraga no pote sem fungo ou bactérica pra apodrecer ele, então aguenta um longo tempo. E o substrato não colonizado terá de ser descartado se já quiser aniversariar, te dando então um "pequeno pedaço de bolo".



Nobre @mariafernnanda2, essa informação, apesar de ainda ser amplamente divulgada e constar em diversos locais aqui do Teo, é defasada. Pode deixar os potes na luz que ela não fará pinarem antes da colonização completa.

Li o tópico que vc atualizou👏, obg por dar a informação aqui pro colega também!
 
Olá pessoal, boa noite.
estive esperando alguns resultados pra fazer mais um post, mas por enquanto estou com uma dúvida sobre aniversariar ou não alguns de meus bolos PF.
Os que postei acima feitos de farinha de Kibe foram hoje para o Dunk e Cold Shock, pois estavam 100% há alguns dias já, exceto pelo selo de vermiculita.

Mas agora estou uma questão:
Tenho alguns bolos PF de arroz integral que foram inoculados dia 19/06, ou seja, há mais ou menos 7-8 semanas. Creio que é um tempo muito longo para uma colonização normal, mas considerando que estava lidando com uma batalha de micélio e um contaminante, e por outro lado com potes com excesso de umidade, creio ser compreensível.
Gostaria de saber a opinião de vocês nesse assunto:
Os potes já estão assim, aparentemente em 100%, há 4 dias. Porém, ainda vejo pedaços de arroz que não foram bem triturados e que o micélio parece ter dificuldade de colonizar.
Acham que devo esperar mais para que fique completamente invisível os grãos de arroz, ou já estaria bom o suficiente para aniversariar?

WF:
B94786FC-E2D3-4E9E-8CD4-75980F475279.jpegFD75B9E9-3FFF-4182-A35D-9083667FD522.jpeg3C9ED173-BD42-49B4-B76B-0353EFB4D7E8.jpeg17155930-FF18-41E6-8C38-563AAA056CFC.jpeg
B+:
00E5E291-6612-41C8-9274-70999163301F.jpeg12B5BEA6-FF91-4DC8-892A-B66F4789C142.jpeg0D5967DE-2F4F-4892-B0BF-2E149C200B20.jpeg

Agradeço as sugestões!
Um abraço
 
Olá pessoal, boa noite.
estive esperando alguns resultados pra fazer mais um post, mas por enquanto estou com uma dúvida sobre aniversariar ou não alguns de meus bolos PF.
Os que postei acima feitos de farinha de Kibe foram hoje para o Dunk e Cold Shock, pois estavam 100% há alguns dias já, exceto pelo selo de vermiculita.

Mas agora estou uma questão:
Tenho alguns bolos PF de arroz integral que foram inoculados dia 19/06, ou seja, há mais ou menos 7-8 semanas. Creio que é um tempo muito longo para uma colonização normal, mas considerando que estava lidando com uma batalha de micélio e um contaminante, e por outro lado com potes com excesso de umidade, creio ser compreensível.
Gostaria de saber a opinião de vocês nesse assunto:
Os potes já estão assim, aparentemente em 100%, há 4 dias. Porém, ainda vejo pedaços de arroz que não foram bem triturados e que o micélio parece ter dificuldade de colonizar.
Acham que devo esperar mais para que fique completamente invisível os grãos de arroz, ou já estaria bom o suficiente para aniversariar?

WF:
View attachment 117189View attachment 117190View attachment 117191View attachment 117192
B+:
View attachment 117193View attachment 117194View attachment 117195

Agradeço as sugestões!
Um abraço
Amigo Diegosf!! Parabéns!!
Também estou na mesmo dúvida qto aos meus copos... logo mais alguém experiente saberá nos reponder.
Abração
 
Bastante tempo incubado né, bom, eu faria o seguinte. Seus copos são plásticos, e a aparência do micélio está ótima.
Bate nos copos pra ver se eles se soltam por inteiro, um bolo sólido, se sim, pode fazer o dunk roll e aniversariar. Boa sorte ✌️👽
 
Obrigado pelas respostas aí pessoal.
Atualizando então, resolvi aniversariar tanto os 2 PF adaptado com farinha de Kibe (Equador) quanto os dois potes com PF tradicional, um de White Fever e um de B+.

Bastante tempo incubado né, bom, eu faria o seguinte. Seus copos são plásticos, e a aparência do micélio está ótima.
Bate nos copos pra ver se eles se soltam por inteiro, um bolo sólido, se sim, pode fazer o dunk roll e aniversariar. Boa sorte ✌👽

De fato sairam como blocos sólidos inteiros, até muito mais sólidos do que eu esperava, pois retirei os de trigo de kibe antes, e eles são muito mais fáceis de quebrar e menos compactos, são até bem aerados.
Queria ver com os demais colegas que testaram a farinha de kibe como substituta da de arroz integral para ver se também tiveram experiência semelhante.


Enfim, como não queria misturar as strains, até por conta dessa dúvida sobre contaminações e a demora na colonização, então ficaram assim:

2 PF Kibe equador no terrário com perlita, umidificador e bomba de aquário:
15E9E443-01F1-4D63-9C47-DAD2893BA74E.jpeg
E um de cada, B+ e WF em garrafas de águas de 5L:
D6C0EE8F-FD6D-4F3B-AF9F-4DDBA207BB4C.jpeg
Todos foram aniversariados com Dunk de 24h e Cold shock, depois rolados em vermiculita esterilizada em micro-ondas por 5 minutos.

Estarei abanando as garrafas se achar necessário e as umedecendo também.

Por enquanto é isso, vamos ver se surgirão contaminações nesses dois PF tradicionais que demoraram anos pra colonizar (quase 8 semanas), ou se sairão pins e frutificarão bem.
Quantos dias para pinarem será?

Abraços
 
Oi Diegosf! Bom dia !! Segundo o poeiraviva me disse, essa primeira pinagem pode demorar entre 10 a 14 dias!! Dá pra gente ler um livro enquanto espera 😁
 
Olá pessoal.
Peço desculpas pela ausência, mas estive esperando resultados mais consistentes para trazer para vocês.

Preciso dizer que tive problemas com a pinagem dos bolos PF, tanto o tradicional de arroz quanto os adaptados com farinha de kibe.
Acredito que a umidade aqui estava baixa, aí tentando aumentá-la acabei prejudicando a circulação de ar, o que gerou cobweb nos bolos.
Enfim, haviam se passado 2 semanas e nada de pinagem, e minhas tentativas de corrigir o problema acabavam por gerar outro problema.
Também descobri fazendo outros testes que a Perlita que lavei com água sanitária estava causando problemas nos únicos pequenos pins que surgiram nos bolos em garrafas de 5L, o que acabava por deformá-los e por fim abortavam.

Lendo alguns fóruns internacionais, descubro a potência e facilidade das técnicas chamadas de Monotub, Mini Mono, Shoebox, entre outras, as quais não utilizavam nada de perlita, poucos ou nenhum furo nas caixas, e sem a necessidade de ficar abanando ou umidificando várias vezes por dia.
Resolvi testá-las, ao invés de todo o aparato que eu havia montado, com bomba de ar de aquário, Perlita, furos na caixa toda, etc.

Peguei 3 dos bolos que eram da mesma strain, despedacei-os e fiz um Bulk. Fiz uma mistura de 50/50 de Vermiculita e Pó de Coco, adicionei gesso e água até chegar ao chamado "field capacity" (quando se deixam cair poucas gotas ao apertar o substrato). Depois disso, pasteurizei no forno em 65 graus por 2h. (Acredito que sem essa parte também teria bom resultado, visto que muitos dizem ser necessário apenas uma água fervida para dar uma limpada básica, visto que normalmente a vermiculita e o pó de coco são difíceis de contaminar, e quando acontece provavelmente se trata de algo que já estava no grão ou no bolo). Misturei os bolos despedaçados com esse substrato pasteurizado e deixei a caixa com alguns furos na tampa colonizando, em temperatura ambiente mesmo.

Depois de 2 semanas, abri a tampa da caixa e coloquei em uma caixa organizadora maior simples, com 4 furos laterais e com polyfil neles para manter a umidade mas permitir a troca gasosa (estilo técnica Monotub).
Aqui está o resultado (sem umidificar, sem abrir para ventilar, sem fazer NADA).
IMG_5042.jpgIMG_5041.jpgIMG_5039.jpg


Ao mesmo tempo, fui fazendo outros experimentos com grãos e descobri a facilidade que é trabalhar com eles.
Usei o trigo.
Depois de deixar 24h de molho com água morna e gesso, drenei-os, lavei-os 3 vezes até ficarem com a água limpa, depois cozinhei-los por 10min.
Deixei secar por 6h estendidos em um pano de prato, e depois coloquei em potes de vidro, esterilizei em panela de pressão por 1h10.
Depois de 2 semanas, já estavam assim:
IMG_4754.jpg
Se notarem, eles têm pontos azuis bem pequenos em alguns lugares, se tratou de uma contaminação por penicillium. Mas o micélio conseguiu colonizar bem todos os grãos, e então resolvi spawnar eles no mesmo substrato que havia feito para os bolos PF descrito acima.
Depois de 2 semanas, estavam assim:
IMG_4816.jpg
Como podem ver, antes de colonizarem o pote todo já começaram a pinar, o que indica a presença de contaminação por bactéria e também pelo penicillium.
De qualquer forma, na maioria dos posts que li sobre isso, não há problema em consumir cogumelos vindos de substratos contaminados, a não ser que a contaminação esteja atingindo o fruto, ou que realmente esteja muito feia a contaminação por todo o substrato.

Abri eles e coloquei em outra caixa plástica, menor, onde só cabia esse pote deles. Fiz alguns furos na lateral, estilo um mini-shotgun (também conhecido como MSG em fóruns internacionais).
Dias depois, já estava assim:
IMG_4962.jpg
E então:
IMG_4979.jpg
Mesmo com a contaminação e a falta de colonização do substrato, me renderam 75 gramas de cogumelos bem saudáveis.
IMG_4980.jpg

Não achei que rolaria um 2 flush, por isso pensei em descartar. Mas antes, dei uma regada básica no substrato e deixei em outro canto da casa, esquecido.
Dias depois começam a surgir pins:
IMG_5006.jpg
E eles crescem:
IMG_5025.jpg
E continuam:
IMG_5035.jpg
Agora vou colhe-los, ver quanto vão pesar e tirar alguns carimbos.
Depois vou descartar esse, acho já deu o que tinha que dar.

Fiz outra remessa de grãos, agora mais bem esterilizados (12h de secagem, 1h30 na panela), e utilizei uma seringa de cultura líquida nova. Depois de colonizado (3 semanas aprox), coloquei em outro pote de sorvete com a mesma mistura de substrato descrito acima, e depois de 10 dias ficou assim:
IMG_4998.jpg
Muito mais bonito e colonizado. Fiz algumas modificações na quantidade de furos da caixa, para ver se consigo manter a umidade e a troca gasosa em um equilibrio ótimo.
Só resta esperar os frutos agora.

Outra que preparei com outros grãos e que já está na caixa monotub ao lado da anterior dos bolos PF:
Também sem ter que ficar umidificando ou abrindo para ventilar.
IMG_5032.jpg


Então gostaria de sintetizar tudo isso que aprendi:
A técnica dos bolos PF para mim não funcionaram bem, demoraram muito para colonizar, depois muito tempo para pinar, tive problemas com terrários com aparatos tecnológicos de temperatura, injeção de oxigênio, etc. Gastei uma boa grana em tudo isso e no fim não serviu para nada, aliás, apenas para o APRENDIZADO.

Depois que descobri o uso dos grãos (que pode parecer complicado mas no fundo é MUITO MAIS FÁCIL E RÁPIDO), dos substratos bulk com 50/50 Verm+gesso (e que nem precisa ser pasteurizado (farei mais testes para ter certeza disso, mas vejo que muitos fazem assim), e das caixas mais básicas e otimizadas ( com poucos furos, troca gasosa constante e alta umidade sem grande esforço ou intervenção), só tive resultados positivos, muito menos estresse e dor de cabeça, e enfim os tão desejados frutos.

As vezes a gente tenta fazer as coisas certinhas mas acaba só dificultado elas, então minha dica é que revejam as técnicas, estudem mais as coisas mais contemporâneas que o pessoal vem produzindo e vocês vão ver como se torna muito fácil cultivar, sem precisar de grandes coisas e dinheiro gasto com coisas desnecessárias (como eu pensava antes).

É isso pessoal, posso ir atualizando com os demais resultados caso queiram!

Um abraço!
 
Fala @diegosf, tudo na paz?
Muito maneiro ver sua atualização mano! Admito que ri um pouco com esse caso do terrário super tecnológico não funcionar como deveria, kkkk, desculpa.

Eu sinceramente sempre preferi os terrários mais simples, quando no meu primeiro cultivo eu testei o de garra pet e frutificou 4x, decidi que não faria um terrário moderno desses.

Como você falou, tudo faz parte do aprendizado!

Ficaram lindos esses cogumelos hein, parabéns! Também comecei a mexer com grãos e estou amando.

Acho triste ter pouco material sobre esse tipo de cultivo no fórum (monotub e parecidos), pois são um método realmente simples, efetivo e fácil. (estou acumulando experiencia, informações e fotos para fazer um tutorial br por aqui)

Uma duvida que fiquei, esse bolo/pote aqui:
IMG_4962.jpg

Você frutificou ele assim? sem a tampa dentro do terrario shotgun tampado?

Valeu mano! ✌
 
Achei muito legal as manobras que você buscou e o sucesso que teve. Parabéns!

Como podem ver, antes de colonizarem o pote todo já começaram a pinar, o que indica a presença de contaminação por bactéria e também pelo penicillium

É, nesse caso deve ser sim.

Mas o micélio também pode pinar antes da colonização porque ele "resolveu" que tinha substrato suficiente e que era hora de se reproduzir logo - quando ele pina, você aniversaria, abre, e nenhuma contaminação dentro. Da mesma forma, o micélio pode simplesmente estagnar na colonização do nada, sem razão nenhuma que não seja alguma determinação genética.

Desculpe fazer essa ressalva no seu diário, mas tenho revisado isso também. Provavelmente nem sempre a pinagem prematura vem por contaminação, mas preciso de muitos bolos futuros pra ter uma conclusão estatística mínima.

Não achei que rolaria um 2 flush,

Então... Mesmo com alguma contaminação lá dentro, fica o micélio pra cá e a contaminação pra lá, caso ela não se alimente/intoxique e mate o micélio. Logo, o micélio segue sua vida normalmente.

Bom que eles tão rendendo bastante, uma bela frutificação.

Mas recomendo não tirar carimbos desses frutos se for pra doação, porque a contaminação pode ir junto. A menos que seja só pra você mesmo, que já estará ciente do maior risco.

(e que nem precisa ser pasteurizado (farei mais testes para ter certeza disso

Excelente. Questionar e reduzir etapas de processos desnecessárias é o caminho correto. E cortar a pasteurização da feitura de um composto pra Monotub é um enorme passo. :)

As vezes a gente tenta fazer as coisas certinhas mas acaba só dificultado elas, então minha dica é que revejam as técnicas, estudem mais as coisas mais contemporâneas que o pessoal vem produzindo e vocês vão ver como se torna muito fácil cultivar, sem precisar de grandes coisas e dinheiro gasto com coisas desnecessárias (como eu pensava antes).

É, faz parte. Basta uma garrafa Pet (pra cada bolo), argila expandida, arroz integral, vermiculita, papel alumínio, fita isolante, seringa, pote de coleta e luva/máscara/touca para se fazer um cultivo PF Tek 100% produtivo - isso tudo não custa nem 100 reais. Mas como o conteúdo mais acessado do fórum é ainda de orientação não-simplificadora da década de 2000, resulta em gastos enormes pra quem quer fazer tudo o melhor possível, mesmo com a PF Tek, que era pra ser simples de se fazer! E aí agora você caiu pra métodos melhores pra você e com menores custos.

E gostei da forma como você apresentou essas Teks, de forma bem simples e com poucos cuidados, me interessou pra quem sabe no futuro.

Vamos acompanhando.
 
Olá pessoal,
passo para dar um retorno:
A colheita do 2 flush acabou por dar 41g úmidas, coisa que eu já nem esperava, ia dar por descartada.
IMG_5046.jpg

O pote com os bolos PF triturados e feitos em Bulk no terrário estilo Monotub estão com seus habitantes crescendo forte:
IMG_5065.jpg

Trarei mais fotos conforme for avançando!


Fala @diegosf, tudo na paz?
Muito maneiro ver sua atualização mano! Admito que ri um pouco com esse caso do terrário super tecnológico não funcionar como deveria, kkkk, desculpa.

Eu sinceramente sempre preferi os terrários mais simples, quando no meu primeiro cultivo eu testei o de garra pet e frutificou 4x, decidi que não faria um terrário moderno desses.

Como você falou, tudo faz parte do aprendizado!

Ficaram lindos esses cogumelos hein, parabéns! Também comecei a mexer com grãos e estou amando.

Acho triste ter pouco material sobre esse tipo de cultivo no fórum (monotub e parecidos), pois são um método realmente simples, efetivo e fácil. (estou acumulando experiencia, informações e fotos para fazer um tutorial br por aqui)

Uma duvida que fiquei, esse bolo/pote aqui:


Você frutificou ele assim? sem a tampa dentro do terrario shotgun tampado?

Valeu mano! ✌

Justamente!
Menos é sempre mais nos casos de cultivos de cogumelos, tenho percebido isso também com alguns shimejis que tenho produzido (em substrato de papelão sem pasteurização nem nada, e com café passado):
Pouquíssimo esforço e muito fruto:
IMG_4958.jpgIMG_4959.jpg



Sobre sua pergunta, na verdade frutifiquei dentro de uma caixa pequena ao estilo MSG (que seria um híbrido entre Monotub e shotgun, ou seja, uma caixa menorzinha mas com furos de shotgun, sem a necessidade da perlita ou argila expandida). Acredito que há uma foto aí no post da caixa, ela é roxa e cheia de furinhos. Mas percebi que todos esses furos fizeram perder a umidade muito rapidamente, por isso na penúltima foto pode reparar que diminui a quantia de furos.


Achei muito legal as manobras que você buscou e o sucesso que teve. Parabéns!



É, nesse caso deve ser sim.

Mas o micélio também pode pinar antes da colonização porque ele "resolveu" que tinha substrato suficiente e que era hora de se reproduzir logo - quando ele pina, você aniversaria, abre, e nenhuma contaminação dentro. Da mesma forma, o micélio pode simplesmente estagnar na colonização do nada, sem razão nenhuma que não seja alguma determinação genética.

Desculpe fazer essa ressalva no seu diário, mas tenho revisado isso também. Provavelmente nem sempre a pinagem prematura vem por contaminação, mas preciso de muitos bolos futuros pra ter uma conclusão estatística mínima.



Então... Mesmo com alguma contaminação lá dentro, fica o micélio pra cá e a contaminação pra lá, caso ela não se alimente/intoxique e mate o micélio. Logo, o micélio segue sua vida normalmente.

Bom que eles tão rendendo bastante, uma bela frutificação.

Mas recomendo não tirar carimbos desses frutos se for pra doação, porque a contaminação pode ir junto. A menos que seja só pra você mesmo, que já estará ciente do maior risco.



Excelente. Questionar e reduzir etapas de processos desnecessárias é o caminho correto. E cortar a pasteurização da feitura de um composto pra Monotub é um enorme passo. :)



É, faz parte. Basta uma garrafa Pet (pra cada bolo), argila expandida, arroz integral, vermiculita, papel alumínio, fita isolante, seringa, pote de coleta e luva/máscara/touca para se fazer um cultivo PF Tek 100% produtivo - isso tudo não custa nem 100 reais. Mas como o conteúdo mais acessado do fórum é ainda de orientação não-simplificadora da década de 2000, resulta em gastos enormes pra quem quer fazer tudo o melhor possível, mesmo com a PF Tek, que era pra ser simples de se fazer! E aí agora você caiu pra métodos melhores pra você e com menores custos.

E gostei da forma como você apresentou essas Teks, de forma bem simples e com poucos cuidados, me interessou pra quem sabe no futuro.

Vamos acompanhando.
Valeu aí, bro. :):):)

Pois é meu caro,
mas ainda acho que a PF tek é tão complicada quanto a dos grãos, sinceramente, se não MAIS.

Veja:
Triturar o arroz integral, misturar com o substrato de vermiculita, esterilizar, depois inocular em 4 furos equidistantes com seringa, depois esperar o tempo de colonização sem poder chacoalhar dentro pra agilizar, depois ter que enrolar em vermiculita, o que faz uma sujeira desgraçada. Aí ter que usar perlita ou argila expandida no fundo (geralmente ter que lavar ela ainda) e ficar controlando, abanando e umidificando..

Já a outra seria pegar um grão qualquer, deixar de molho 24h, escorrer cozinhar e secar, inocular em qualquer ponto, chacoalhar depois de 2 semanas, em 3 está pronto, pasteurizar o substrato de pó de coco e vermiculita no forno (o que pra mim foi muito mais fácil do que parece), depois misturar tudo e jogar em um pote qualquer até que colonize 100%, aí é só abrir dentro de um recipiente maior com alguns furinhos e observar os cogumelos crescerem, sem precisar fazer mais nada.
Além do que, nessa última, podemos jogar diretamente um pedaço de ágar já isolado de contaminação, ou fazer um G2G que acelera em MUITO o processo (já cheguei a ter colonização completa em 5 dias depois de um G2G).

Fiquei com uma questão aqui sobre o que você trouxe:
Por que acha que a contaminação poderia ir para o carimbo?
Considerando que as bacterias e outros fungos não subiriam internamente pelo caule, apenas por fora?
Além disso, utilizando a técnica de dupla carimbagem, em que a primeira é feita por 3h para que todos os contaminantes na primeira camada de esporos possam cair, depois troca-se a folha de alumínio para uma segunda que fica por 12-24h, supostamente a quantidade de contaminantes seria mínima, mesmo provindo de um substrato contaminado, não diferindo muito de qualquer outro carimbo.
Não acha?



É isso por hoje, valeu pessoal!
Abs
 
Fiquei com uma questão aqui sobre o que você trouxe:
Por que acha que a contaminação poderia ir para o carimbo?
Considerando que as bacterias e outros fungos não subiriam internamente pelo caule, apenas por fora?
Além disso, utilizando a técnica de dupla carimbagem, em que a primeira é feita por 3h para que todos os contaminantes na primeira camada de esporos possam cair, depois troca-se a folha de alumínio para uma segunda que fica por 12-24h, supostamente a quantidade de contaminantes seria mínima, mesmo provindo de um substrato contaminado, não diferindo muito de qualquer outro carimbo.
Não acha?

Porque alguns contaminantes se imiscuem na rede micelial, como o trichoderna, e a detonam. Pode ser que o contaminante seu seja desses e influa no cogumelo. Mas é só uma hipótese da minha mente que fiz a ressalva, de fato acho difícil contaminar os esporos nessas condições.

Sobre a tek de carimbar 3 horas, não conhecia. Interessante mesmo. Viu aqui no Teo? Essa tek pode ser usada pra aumentar a taxa de sucesso de domesticação via seringa ME sem uso de ágar.
 
Então, pra finalizar esse diário, vou postar o resultado final dos bolos quebrados em bulk:
C3571AA2-9DE9-48C6-B5C2-B08DC04C780D.jpegBBE75479-CA55-4B64-B9DC-57505AEF920D.jpegFA9943EB-1AD3-40E9-9485-028D8C1AD790.jpeg3BE4B990-245F-41DC-A315-7A7F06D03A19.jpegDC0CD668-B991-4EE5-97E4-2106A1CAD6C2.jpeg
96 gramas no total.
Não espero um segundo flush, porém vou deixar rolar, vai que..
Se aparecer qualquer tipo de coisa estranha ou suspeita já descarto na hora.


Porque alguns contaminantes se imiscuem na rede micelial, como o trichoderna, e a detonam. Pode ser que o contaminante seu seja desses e influa no cogumelo. Mas é só uma hipótese da minha mente que fiz a ressalva, de fato acho difícil contaminar os esporos nessas condições.

Sobre a tek de carimbar 3 horas, não conhecia. Interessante mesmo. Viu aqui no Teo? Essa tek pode ser usada pra aumentar a taxa de sucesso de domesticação via seringa ME sem uso de ágar.

No meu caso era bacteria e penicillium, mas acho que não passa pro carimbo não.. tirei alguns do primeiro flush e já passei pro agar,
Não tenho visto nada de anormal ou preocupante,
Inclusive assim que crescer mais já vou passar pra uma nova jarra de grãos.

Na verdade vi essa técnica em um vídeo no YouTube esses dias, canal do Home Mycology, não sei se conhece.





È isso aí pessoal, obrigado por acompanharem, pelas dicas sugestões e por estarem aqui compartilhando comigo.

No futuro abrirei um outro diário diretamente do esporo desse pro grão e do grão pra um Mini Monotub que to organizando.

Valeu, abs
 
Back
Top