Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - PF Tek TKSSS

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: TKSSS
PROCEDÊNCIA: Seringa de Esporos adquirida online

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Como é o meu primeiro cultivo, utilizei toda a instrução que acompanhava a seringa.
Preparei os bolos com Arroz Integral Triturado, Vermiculita e Água, coloquei em Potes PP5 de 230ml, um dedo de vermiculita seca por cima e tampei os potes com a respectiva tampa.
Foi esterilizado em Panela de Pressão de 4,5l, fervendo durante 1:30h e depois 5h com fogo desligado para temperatura baixar a ambiente.
A inoculação se deu através de Seringa, 3 furos equidistantes com 0,4ml em cada um. Total de 1,2ml por bolo. (Em novos bolos ainda colonizando percebi que 0,2ml por furo é suficiente, totalizando 0,6ml por bolo)

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 25/04/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos

Glove Box?
( ) Sim (X) Não

Não tirei fotos do pote inoculado, fiquei com muito receio de contaminação.


Estado da Colonização em: 08/05/2020
IMG-20200508-WA0186.jpgIMG-20200508-WA0188.jpgIMG-20200508-WA0190.jpg

Substrato colonizado em: 18/05/2020
IMG-20200513-WA0081.jpgIMG-20200513-WA0083.jpg
Particularmente eu não senti muita diferença nesses 10 dias, além da colonização no selo de vermiculita acima.

Dunk iniciado em: 18/05/2020
IMG-20200518-WA0117.jpg
Após o Dunk percebi que eles ficaram com aspectos menos rígidos por fora, como se tivesse colonizado mais ainda.
Procedi com o Roll em vermiculita mais fina, esterilizada em 3 sessões de 5min no microondas.


-------------------------------------------------
TERRÁRIO: Data 19/05/2020
-------------------------------------------------
O terrário foi constituído por uma caixa organizadora de 29L, alguns furos nas laterais com micropore, lâmina de água, argila expandida, uma outra tampa sobre a argila expandida e um copo de água com bomba de aquário externa, além do higrômetro/termômetro digital.
IMG-20200519-WA0073.jpgIMG-20200519-WA0071.jpgIMG-20200520-WA0159.jpg
Postei essa mesma imagem no meu segundo diário e um colega recomendou as seguintes coisas: Reduzir a quantidade de água pela metade e trocar essa tampa única para tampinhas individuais por bolo para aumentar a umidade e evitar proliferação de possíveis contaminações.

Data: 21/05/2020
Os bolos começam a ficar com aspectos algodoados, e como é meu primeiro cultivo não sei se é normal, cobweb, excesso de umidade ou falta de troca gasosa.
Para mitigar os riscos de algumas dessas situações, passei a abanar o terrário 3x ao dia, mesmo tendo a bombinha.
IMG-20200521-WA0056.jpgIMG-20200521-WA0192.jpg

Data: 23/05/2020
Aparentemente o aspecto algodoado parou de crescer, talvez tenha sido mesmo a falta de troca gasosa ou crescimento normal pós dunk and roll.
Se alguém souber, aponta ai nos comentários. Farei alguns testes depois com outros bolos para tentar descobrir empiricamente.
WhatsApp Image 2020-05-23 at 11.15.33.jpegWhatsApp Image 2020-05-23 at 23.11.02.jpeg

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: 24/05/2020
Temperatura do Terrário 26-30°c
Umidade 99%
WhatsApp Image 2020-05-24 at 10.15.58.jpegWhatsApp Image 2020-05-24 at 10.16.30.jpegWhatsApp Image 2020-05-24 at 10.16.30 (1).jpeg

Data: 25/05/2020
Um dia após a descoberta do primeiro PIN e já estamos desse jeito:
WhatsApp Image 2020-05-25 at 22.27.38.jpeg
Creio que em 2 dias já teremos alguns rasgando o véu.

Data: 26/05/2020
Temos o primeiro chapéu aberto!
WhatsApp Image 2020-05-26 at 11.02.17 (1).jpegWhatsApp Image 2020-05-26 at 11.02.17.jpeg



Flush:

Data da colheita 26/05/2020
Rendimento: 54,9g frescos
Procedimento após colheita:

Estava com receio de ser muito cedo, afinal só tinha 2 dias que eu descobri o primeiro pin (pode ser que o BOLO 2 tenha pinado no dia anterior e eu não vi).
Mas ao ver tantos chapéus abertos e um já esporulando (conforme foto abaixo do suporte utilizado), achei por bem colher logo.
WhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04 (1).jpeg
Além disso, os bolos estavam ficando azuado, e com base no que li aqui no forum podia ser falta de umidade ou o bolo muito seco.
Dentro da caixa estava abafado quando eu abri, senti um "bafo quente" em minha mão.
Já substitui esse suporte e vou utilizar "tampinhas" individuais para cada um, aumentando assim a umidade proveniente da argila expandida (além de baixar um pouco o nível da água, conforme sugerido por outro colega do forum).

O BOLO 2 foi o único que teve UM véu rompido as 11:30h, mas no final da tarde já haviam ao menos 5 véus rompidos nesse mesmo bolo.
O BOLO 3 também apresentou diversos chapéus abertos, e o BOLO 1 eu esqueci de tirar foto e não tinham chapéus abertos.

WhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04 (5).jpegWhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04 (4).jpeg

Depois de arrancar, esse foi o resultado:
WhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04 (3).jpeg

Depois de tirar toda a vermiculita, total de 54,9g frescos
WhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04 (2).jpeg

Coloquei os cogumelos colhidos para realizar a desidratação em um túnel de vento improvisado com cooler e garrafa pet.
Não sei se esse vento é forte o suficiente, estou realizando o teste.
Se amanhã pela manhã o resultado não for satisfatório, colocarei em frente ao ventilador.
WhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04 (6).jpeg

Coloquei os maiores chapéus abertos para fazer os carimbos.
Espero poder fazer algumas seringas para seguir o processo, além de doar para os colegas que tiverem interesse.

WhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04.jpeg

Todos os 3 bolos se encontram agora em um cold drunk para reidratar. (Esqueci de colocar os nomes, e agora não sei qual bolo é qual -rsrs)
Somente de colocá-los na água, o aspecto algodoado e azul já reduziu MUITO.
Amanhã nesse mesmo horário devolverei para o terrário e seguiremos para o segundo flush, assim espero.

Dia: 27/05/2020
Os bolos voltaram para o terrário depois de um dunk and roll.
Como mencionado, diminui a quantidade de água para ficar próximo de 50% da altura da argila expandida, e troquei o suporte único por tampinhas individuais.
Ao retirar os bolos do dunk, o aspecto algodoado que tinha surgido nos primeiros dias do terrário desapareceu, novamente ficou aquele aspecto "compactado" quando sai do copo. O azulado permaneceu, mas estou acreditando que seja os machucados anteriores.
Além disso, já existiam alguns PINs na parte que não ficou submersa no dunk
WhatsApp Image 2020-05-27 at 22.08.58.jpeg

Minha primeira tentativa de tirar o carimbo foi um tanto frustrante, mas não estava fora do esperado.
Devido a inexperiência, bateu aquele medo de deixar os bolos mais tempo no terrário por conta do azulado e na minha lembrança achei que rompeu o véu já era suficiente para fazer os carimbos (depois de voltar ao fórum e ler novamente, ficou claro que é quando começar a esporular, e não quando romper o véu).
Como já tinham mais de 6 véus rompidos, optei por retirar o flush e tentar fazer os carimbos.
Coloquei 6 chapéus na tentativa, mas 4 ficaram somente as gotículas de água no mesmo formato das lamelas, e 2 ficaram fraquíssimos, mas creio que juntando os dois dá pra fazer uma seringa de 5ml.

WhatsApp Image 2020-05-28 at 10.51.30.jpegWhatsApp Image 2020-05-28 at 10.46.35.jpeg


2° Flush
Data de ida ao terrário: 27/05/2020

Ao retirar os bolos do dunk,, os mesmos apresentavam já alguns PINs na parte que ficou fora da água. Dessa maneira, nesse relato vou considerar a "Data do surgimento do PIN" abaixo somente quando surgir na área que estava submersa.

Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
 
Última edição:
Opaaa, consegui mais 8 carimbos nessas 24h que ficaram, e o único que não tinha esporulado na etapa anterior, apodreceu nessa. :eek:

Além disso, retirei os bolos do dunk (36h), a agua parecia muito gelada, e onde nasceram alguns pins mergulhados eles ficaram assim, com esse aspecto gelatinoso:

WhatsApp Image 2020-06-02 at 21.54.26.jpeg

Não sabendo do que se trata, deixei ai mesmo e fiz o roll, levando ao terrário na sequencia:

WhatsApp Image 2020-06-02 at 21.58.05.jpeg

Espero que venha um terceiro flush tão bom quando o segundo, mas estou receoso por essa "gelatina".
 
Ninguem respondeu sobre o gelatinoso acima.
Pesquisando pelo forum, vi algumas mensagens indicando ser o próprio micélio, fiquei um tanto mais tranquilo.

No dia seguinte a ida ao terrário do 3º flush eu precisei viajar, sendo assim o terrário passou 2 dias sem abanar, somente com a bomba de aquário.
Novamente o micélio se expandiu algodoado, então acabo de confirmar que se trata de excesso de CO2.

Voltei de viajem hoje e encontrei já diversos cogumelos crescidos.
Aparentemente esse flush vai render menos que os anteriores, mas vamos aguardar, vai que surpreende.

Segue imagem:

WhatsApp Image 2020-06-05 at 17.06.39.jpeg
Além disso, os restos mortais do segundo flush, leia-se abortos e pins que sobraram no bolo, que foram retirados antes do dunk, em vez de jogar fora eu joguei em um pote somente com Humus de Minhoca.
Aparentemente o micélio está tentando se expandir:


WhatsApp Image 2020-06-05 at 17.37.12.jpeg

Provavelmente esse seja o último flush desses bolos e o diário está próximo do fim.
Tenho um segundo diário aberto (spawns e bolos quase 100% colonizados) e irei abrir um terceiro em breve (bolos de Porto Rico colonizando).

Acompanhem para várias tentativas diferenciadas agora.
Mas seguirei firme com 3 bolos PF TEK sempre nesse terrário produzindo o padrão. Antes um na mão que 2 contaminando.
 
Dia 07/06:

Colhi o 3º Flush.
Total de 59g frescos.

Dessa vez eu optei por deixar no terrário por mais alguns dias para ver se os pins cresceriam.
Até hoje não cresceram. Se até amanhã não crescer, vou retirar todos os pins, colocar dentro de algum pote com humus de minhoca, e fazer o dunk para tentar um 4º Flush.

Embora tenha dado menos cogumelos, os cogumelos desse Flush foram maiores, com estipe mais grossas e chapeu maior.
Dessa vez não fiz carimbos pois já tenho mais de 15 -rsrs.

WhatsApp Image 2020-06-07 at 12.03.59.jpegWhatsApp Image 2020-06-07 at 09.12.37.jpeg

Esses 4 da direita deram 18,3g

Edit:
Após o processo de secagem no tunel de vento, totalizou 6g e coloquei em um pote com arroz, já que não possuo sílica gel.
 
Última edição:
Dia 09/06 coloquei novamente no dunk, uma vez que os PINs que restaram não vingaram após retirar o 3º flush.

Dia 10/06 levei para o novo terrário, feito com uma caixa organizadora que tinha algumas rachaduras e eu consertei com sacolas plásticas derretida e cola quente.
Nesse terrário eu não tenho a bomba de aquário nem o termohigrômetro. Aparentemente não são necessários, mas não terei como descobrir nesse flush, afinal já é o 4º e provavelmente o micélio já está cansado.
Botei em um terrário diferente pq o terrário inicial está agora ocupado com os bolos PF TK do meu 2º cultivo. (tem um diário aqui no forum tbm)

WhatsApp Image 2020-06-10 at 12.55.05.jpeg

Aparentemente, novamente alguns pins surgiram ainda enquanto estavam no dunk.
Dessa vez eu não fiz ROLL com vermiculita úmida pq os bolos estavam ainda com bastante vermiculita ao redor, não achei que fosse necessário.

Antes de levar ao dunk eu tinha retirado todos os pins, e coloquei eles num pote como se fosse um casing com esterco umidecido. Vai que...
 
Não sabendo do que se trata, deixei ai mesmo e fiz o roll, levando ao terrário na sequencia

O bolo pode pinar e até desenvolver os pinos já existentes durante um dunk. Por isso, pra mim hoje em dia, a presença de pinos não impede necessariamente o dunk, pois o pino vai retornar intacto e sem atrapalhar de desenvolver. Só faço isso com o bolo extremamente ressecado e um ou outro pino pequeno após uma colheita.
 
Além disso, os restos mortais do segundo flush, leia-se abortos e pins que sobraram no bolo, que foram retirados antes do dunk, em vez de jogar fora eu joguei em um pote somente com Humus de Minhoca.
Aparentemente o micélio está tentando se expandir:


View attachment 114017

É, meus queridos.
Os restos mortais no humus de minhoca começou a pinar. Apareceram 2.
Quando eu tirei a foto só tinha visto 1, mas tem outro próximo.

Torcendo aqui pra que dê tudo certo.

WhatsApp Image 2020-06-11 at 16.51.52.jpeg

Enquanto isso, os bolos que coloquei no novo terrário ainda não mostraram nenhuma diferença nesse 4º flush.
Não sei se esgotou mesmo os nutrientes e acabou seu ciclo, ou se falta umidade nesse terrário sem a bomba de aquário.
Vou seguindo para ver o que dá.
 
Muito bacana estes diarios e “testemunhos”! Estou no meu primeiro cultivo e coloquei os bolos no terrário ontem. Vejo uma camada meio algodoada em partes dos bolos e estou c medo de ser cobweb... gostaria de opinião de vcs... e dicas , se for mesmo....por favor! ❤️
 

Anexos

  • E06F8D4B-9FA6-4DAF-85D9-FA29B1738F5A.jpeg
    E06F8D4B-9FA6-4DAF-85D9-FA29B1738F5A.jpeg
    1.7 MB · Visualizações: 16
  • 5E5B4B92-298F-4C76-8E4E-C1F833D1634E.jpeg
    5E5B4B92-298F-4C76-8E4E-C1F833D1634E.jpeg
    1.7 MB · Visualizações: 15
  • 2015E20D-8557-4327-88DF-E7211522A45D.jpeg
    2015E20D-8557-4327-88DF-E7211522A45D.jpeg
    1.4 MB · Visualizações: 17
  • CD2B58A5-83C0-4022-86DD-50E64BDACA37.jpeg
    CD2B58A5-83C0-4022-86DD-50E64BDACA37.jpeg
    1.3 MB · Visualizações: 14
Muito bacana estes diarios e “testemunhos”! Estou no meu primeiro cultivo e coloquei os bolos no terrário ontem. Vejo uma camada meio algodoada em partes dos bolos e estou c medo de ser cobweb... gostaria de opinião de vcs... e dicas , se for mesmo....por favor! ❤
Olá, Mako...

Eu acredito que é a expansão natural do micélio sobre a vermiculita antes de pinar.
Aconteceu comigo nos meus 2 cultivos e sempre após o dunk.

Mas eu não tenho certeza, melhor esperar a opinião dos mais experientes.
Para mim foi desesperador, ainda mais pq em algumas redes sociais o pessoal está acostumado a acusar tudo como cobweb.
Segundo li (não tenho certeza da procedência), o cobweb tem aspecto mais acinzentado e cheiro diferente/ruim.

No meu caso, o aumento do micélio se deu pela falta de troca gasosa.
A bomba de aquário não está fazendo a expulsão do CO2, logo parece ser dispensável.
É, meus queridos.
Os restos mortais no humus de minhoca começou a pinar. Apareceram 2.
Quando eu tirei a foto só tinha visto 1, mas tem outro próximo.
Torcendo aqui pra que dê tudo certo.

View attachment 114203

Percebi hoje que tava muito seca essa "terra de humus", decidi "regar".
Não sei se abortei minha criança -rsrs
 
Dia 13/06 - Estado da Frutificação (4º Flush)

Nesse dia os bolos estavam assim:
WhatsApp Image 2020-06-14 at 08.24.20.jpeg
No dia seguinte, diversos cogumelos abriram chapéu e iniciei a colheita.

Dia 14/06 - Colheita do 4º Flush

Logo pela manhã cedo já colhi os 4 cogumelos de um bolo que estava mais desenvolvido.
Deu um total de 21,4g, seguindo a mesma média dos flushs anteriores.

WhatsApp Image 2020-06-14 at 08.28.31.jpegWhatsApp Image 2020-06-14 at 08.30.14.jpeg

Quando voltei a casa pela tarde, vi que já era hora também de colher o de outro bolo.
Foram 8 cogumelos (o dobro em quantidade) que deram 20,8g (menos que o outro -rsrs).
Ainda assim, o flush desse bolo também se manteve na média dos anteriores.

WhatsApp Image 2020-06-14 at 13.48.04.jpegWhatsApp Image 2020-06-14 at 13.48.33.jpeg

O terceiro bolo demorou mais a pinar, está desenvolvendo ainda os cogumelos e provavelmente farei a colheita amanhã de manhã.
Espero que venha ai uns 10-15g nele, já estarei mais que satisfeito -haha
Assim que eu efetuar a colheita eu atualizo esse mesmo post.

@Edit

Como esperado, nesse 3º bolo deu apenas 11,5g.
WhatsApp Image 2020-06-14 at 18.17.38.jpegWhatsApp Image 2020-06-14 at 18.17.59.jpeg

Total do 4º Flush: 53,7g frescos

Posteriormente, realizarei o dunk de 24h dos 3 bolos para tentar um 5º flush (rsrsrs)
Está me surpreendendo demais esse meu primeiro cultivo :love:

Vocês notam perda de potência com o passar dos flushs?
Vi alguém comentando isso em outros diários, que ele só cultivava até o 2º flush por esse motivo.
Há algum estudo/pesquisa que mencione isso?
Ao meu leigo ver pode fazer sentido, mas gostaria da opinião das pessoas mais experientes.

Por esse "receio", estou mantendo em potes separados os cogumelos desidratados dos diferentes flushs.
Já tenho mais que suficiente para meu consumo, mas como pretendo dar a alguns amigos, quero que eles tenham uma experiencia conforme as expectativas.
 
Última edição:
Vocês notam perda de potência com o passar dos flushs?


Segundo o que eu li por aí, não. Por exemplo:

Variation of psilocybin and psilocin levels with repeated flushes (harvests) of mature sporocarps of Psilocybe cubensis (earle) singer
JeremyBigwood Michael W.Beug

"A análise de Psilocybe cubensis (Earle) Singer, cultivada em cultura controlada, mostrou que o nível de psilocina era geralmente zero na primeira (ou às vezes até a segunda) frutificação do cogumelo de uma determinada cultura e que o nível atingia um máximo no quarto flush . O nível de psilocibina, que quase sempre era pelo menos o dobro do nível de psilocina, não mostrou tendência para cima ou para baixo à medida que a frutificação progredia, mas era variável em um fator de quatro. As amostras obtidas de fontes externas apresentaram níveis de psilocibina variando em mais de um fator de dez, de uma coleção para a seguinte."

Eu sempre colhi tudo que saía dos bolos. Até se esgotarem ou contaminarem. E se eu fosse apostar em um flush mais potente apostaria nos últimos, e não nos primeiros.

 
Segundo o que eu li por aí, não. Por exemplo:

Variation of psilocybin and psilocin levels with repeated flushes (harvests) of mature sporocarps of Psilocybe cubensis (earle) singer
JeremyBigwood Michael W.Beug

"A análise de Psilocybe cubensis (Earle) Singer, cultivada em cultura controlada, mostrou que o nível de psilocina era geralmente zero na primeira (ou às vezes até a segunda) frutificação do cogumelo de uma determinada cultura e que o nível atingia um máximo no quarto flush . O nível de psilocibina, que quase sempre era pelo menos o dobro do nível de psilocina, não mostrou tendência para cima ou para baixo à medida que a frutificação progredia, mas era variável em um fator de quatro. As amostras obtidas de fontes externas apresentaram níveis de psilocibina variando em mais de um fator de dez, de uma coleção para a seguinte."

Eu sempre colhi tudo que saía dos bolos. Até se esgotarem ou contaminarem. E se eu fosse apostar em um flush mais potente apostaria nos últimos, e não nos primeiros.


Muito obrigado pela informação @Ecuador.

Isso me tranquiliza bastante e já vou misturar todos que tirei para ficar "uniforme" -rsrs

Sci Hub é uma das maravilhas desse mundo acadêmico <3
 
Dia 15/06

Os bolos retornaram ao terrário para o 5º flush após 24h de dunk.
Novamente não fiz o roll de vermiculita por achar que ainda tinha vermiculita suficiente a redor.
(e também para economizar, uma vez que nesses ultimos flush provavelmente o rendimento caia muito e possa vir a contaminar pela perda de "força" do micélio)
Os bolos já se encontram com um aspecto meio "velho"/enrugado.

Dia 18/06

Os primeiros pins começam a aparecer, em pouquíssima quantidade.
Provavelmente terei um Flush com rendimento bem inferior aos demais, mas é de se esperar por isso.

WhatsApp Image 2020-06-18 at 12.38.23.jpeg

Espero ser surpreendido positivamente, mas já estou completamente satisfeito com esse cultivo =D
Acho que consegui ótimos resultados para um 1º cultivo: rendimento padrão, zero contaminação, muitos flush.

Em breve trago mais novidades.
 
Estou com meio caminho andado no meu primeiro cultivo. Espero ser tão bem sucedido como você. To aqui ansioso pra aniversariar um dos 7 bolos mas só tem 48hrs que um deles colonizou 100%.
Talvez eu aniversarie ele amanhã.
PARABÉNS... 5 flushs sem contaminação na primeira vez, se garantiu mesmo.
 
Amigo TryHard, Parabes pelas colheitas! 5 Flushs!!! Que beleza ❣❣❣

Uma duvida: vc borrifa seus bolos ou conta so com a agua do dunk e da argila expandida? Vejo muita controversa neste sentido e estou com medo de molhar meus primeiros pins... mas eu nao fiz dunk ( so roll em vermiculita umida) e acho q estao demorando por sede....
 
Amigo TryHard, Parabes pelas colheitas! 5 Flushs!!! Que beleza ❣❣❣

Uma duvida: vc borrifa seus bolos ou conta so com a agua do dunk e da argila expandida? Vejo muita controversa neste sentido e estou com medo de molhar meus primeiros pins... mas eu nao fiz dunk ( so roll em vermiculita umida) e acho q estao demorando por sede....

No terrário que estavam os 3 primeiros flushs eu tinha uma bomba de aquario com a saída dentro de um copo com água.
Então não borrifava água, apenas abanava o terrário 3x para ajudar na troca gasosa.

A partir do 4º flush eu coloquei em um outro terrário que não tinha a bomba e não borrifei água
Nesse 5º flush estou borrifando água como um teste mesmo.
 
Dia 21/06 - Colheita do 5º flush.

É amigos, tivemos um 5º flush!
Como esperado, a quantidade de cogumelos foi menor, mas o peso ficou completamente dentro da média dos flush anteriores, cerca de 55g.
Um dos bolos deu apenas 2 cogumelos, mas foram os 2 maiores cogumelos que colhi nesses 5 flush e bateu quase 20g frescos.

Estarei colocando eles no dunk hoje (dia 22/06), porque ontem eu estava com a cozinha muito suja e não queria expor eles.

Vamos agora rumo ao 6º flush, será?

WhatsApp Image 2020-06-21 at 14.50.30.jpegWhatsApp Image 2020-06-21 at 14.56.41.jpeg
 
Dia 28/06 - Colheita do 6º flush.

E o primeiro cultivo segue bombando -kkkkk
Novamente se manteve na média de 15-20g por bolo, totalizando 48,9g
Estarei colocando no dunk novamente hoje, e provavelmente farei um roll de vermiculita.
Nos ultimos 2 dunks não fiz roll.

WhatsApp Image 2020-06-28 at 15.33.52.jpegWhatsApp Image 2020-06-28 at 15.36.04.jpegWhatsApp Image 2020-06-28 at 15.37.55.jpegWhatsApp Image 2020-06-28 at 15.36.46 (1).jpeg
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-06-28 at 15.36.04.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-28 at 15.36.04.jpeg
    80.7 KB · Visualizações: 3
  • WhatsApp Image 2020-06-28 at 15.37.55.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-28 at 15.37.55.jpeg
    68.5 KB · Visualizações: 3
  • WhatsApp Image 2020-06-28 at 15.36.04.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-28 at 15.36.04.jpeg
    80.7 KB · Visualizações: 5
Poxa @TryHard amei acompanhar teu diário! Principalmente pelos detalhes da pesagem de cada flush porque essa é uma informação muito preciosa pra mim como parâmetro comparativo e nem todo mundo tem a oportunidade de pesar na hora. Muito grato de verdade 🤗
 
Dia 05/07 - Colheita do 7º Flush.

Ainda me surpreendo com os Flushs saindo =D
Até o momento só colhi 2 bolos, o terceiro ainda está muito pequeno, creio que não vai crescer muito mais. Estão bem fininhos.

O bolo um rendeu um pouco abaixo da média, mas já era esperado.
O bolo dois rendeu um pouco acima da média, surpreendentemente.
Assim que eu colher o terceiro eu atualizo isso aqui, provavelmente será hoje a noite ou amanhã.

Os dois bolos citados já estão no dunk, provavelmente não farei roll novamente.

WhatsApp Image 2020-07-04 at 23.12.18.jpegWhatsApp Image 2020-07-04 at 23.13.49.jpegWhatsApp Image 2020-07-05 at 14.47.51.jpeg

Edit:
O terceiro bolo deu um rendimento de 20,2g, dentro da média e me surpreendeu, afinal eles estavam nascendo bem fininhos.
WhatsApp Image 2020-07-06 at 12.21.34.jpeg

Total do flush: 56,7g
 
Última edição:
Back
Top