Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - PESA em milho

Diário de cultivo problemático.
olá a todos!
depois de ler e reler a biblioteca e o fórum inúmeras vezes resolví iniciar meu 1º cultivo.

strain: pes amazonian
fornecedor: Associação Brasileira PróFungos
substrato: milho de pipoca

material:
seringa com agulha 30x8. esta foi comprada separadamente e é maior que a que veio com a seringa
luvas
máscara
ziploc
álcool 92
lysol spray
papel toalha
tupperware grande para usar como glovebox
copo de cachaça
tigela de alumínio
copo de requeijão
garfo

1 - esterilização do substrato
estou usando este método para esterilizar o milho. ferví o milho durante meia hora em fogo baixo dia 30/10. ficou 24 horas de molho. depois tirei a água e lavei na torneira. ficou mais 24 horas de molho, mas agora em 1 litro de água mais 3 colheres grandes de água sanitária. hoje à noite lavei o milho de novo e coloquei mais 1 litro da água e 3 colheres de bicarbonato de sódio. agora vai passar mais 24 horas de molho, vou ferver na panela de pressão amanhã à noite e deixa esfriar pra inocular sábado de manhã.

2 - esterilização da seringa e do copo de cachaça
para a seringa usei o método Seringas CMTek. tudo ocorreu bem na esterilização do copo de cachaça, apesar dele ter balançado bastante dentro da caneca e muita água ter se perdido tanto por evaporação quanto transbordando para o lado. precisei tirar tudo do microondas, que ficou muito molhado por dentro, com pano na mão devido à temperatura.
enchí a seringa com álcool, deixei uns 2 minutos, e depois joguei tudo fora. depois enchí e tirei a água quente do copo de cachaça com a seringa mais 2 vezes, deixando lá na 3ª. coloqui num ziploc limpo com álcool.
limpei um garfo, um copo grande e uma tigela de alumínio com álcool. tirei o copo de cachaça com o garfo limpo e e coloquei dentro da tigela fechando com o copo grande.
limpei uma glovebox com álcool e joguei um pouco de lysol spray dentro. esperei uns 10 minutos para baixar.
levei tudo para a glovebox para esfriar.
coloquei na glovebox mais um isqueiro tipo maçarico e o print.
fiz tudo isso 2 horas da manhã.

3 - preparação da seringa
às 7 horas de manhã tomei um bom banho com protex. calcei luvas e pus a máscara. passei álcool nas luvas, molhei com álcool também um pedaço de papel toalha. joguei lysol por cima da box e comecei.
dentro da glovebox abrí o print. foi o primeiro que ví em toda minha vida então não sei como comparar. mas pareceu ser bem carregado de esporos. era bem escuro, mas não tinha mais exatamente o formato do chapéu de um cogumelo, pois muitos esporos tinham soltado do alumínio. usei somente esses que ficaram soltos. acho que não foi nem 1/4 do print.
joguei dentro do copo de cachaça. tirei a capinha da agulha, flambei com o isqueiro até ficar vermelho. passei o papel toalha com álcool. joguei os 10 ml da seringa no copo várias vezes, para tentar sugar o máximo possível de esporos. mas mesmo assim ficaram muitos no copinho, que acabarm desperdiçados, pois como não tinha outra seringa dentro da glovebox fiquei com medo de pegar uma dentro da gaveta e colocar tudo a perder pra contaminação.
ficou bem escura a seringa, dando pra percebr vários esporos flutunado pela água. na hora de preparação os esporos ficaram todos bem soltinhos dentro da seringa, mas agora à noite reparei que eles estão mais agrupados, tendo vários colados uns nos outros. alguns grudados na parede da seringa

4 - a glovebox
como entendí que a preocupação com a esterilização do ambiente deve ser constante resolví investir numa glovebox. achei que diminuiria muito a chance de contaminação tando na hora de fazer as seringas, quanto na inoculação e mais ainda pra fazer o casing. até agora acho que foi uma boa idéia, pois o ambiente fica bem isolado, facilita muito a limpeza e tenho exclente mobilidade dentro da caixa.

todo o procedimento ocorreu dentro do esperado, sem nenhum improviso. como já planejo isso há um certo tempo fiz vários ensaios para tudo ser bem rápido.

espero ter sido claro o suficiente.
qualquer dúvida é só perguntar.
opiniões são MUITO BENVINDAS!!
conto com a ajuda de todos!

valeu!
 

Anexos

  • glovebox_01.JPG
    glovebox_01.JPG
    88.5 KB · Visualizações: 31
  • glovebox_02.JPG
    glovebox_02.JPG
    78.3 KB · Visualizações: 27
  • milho_na_qboa.JPG
    milho_na_qboa.JPG
    133.9 KB · Visualizações: 24
  • seringa_01.JPG
    seringa_01.JPG
    79.8 KB · Visualizações: 31
  • seringa_02.JPG
    seringa_02.JPG
    85 KB · Visualizações: 25
dúvidas sobre a seringa!!

reparei que desde ontem à noite os esporos na seringa estão se agrupando, formando uma única bola de esporos. só tem alguns soltos flutuando pela água na seringa.

a primeira foto mostra eles ontem de noite e a segunda hoje de manhã. dá pra perceber que com o tempo eles se juntam cada vez mais.

isso é esperado? tá tudo normal? tem algum problema pra inoculação eles ficarem assim? acho que se balançar bem a seringa na hora de inocular os esporos ficam mais espalhados pela água.

valeu!
 

Anexos

  • seringa_03.JPG
    seringa_03.JPG
    172.7 KB · Visualizações: 37
  • seringa_04.JPG
    seringa_04.JPG
    201.3 KB · Visualizações: 28
dúvidas sobre a seringa!!

reparei que desde ontem à noite os esporos na seringa estão se agrupando, formando uma única bola de esporos. só tem alguns soltos flutuando pela água na seringa.

a primeira foto mostra eles ontem de noite e a segunda hoje de manhã. dá pra perceber que com o tempo eles se juntam cada vez mais.

isso é esperado? tá tudo normal? tem algum problema pra inoculação eles ficarem assim? acho que se balançar bem a seringa na hora de inocular os esporos ficam mais espalhados pela água.

valeu!

Isso, dá uma chaquaiada na seringa antes de inocular, com cuidado é claro...
 
Esterilização do milho e Inoculação

alô!

ontem de noite fiz a esterilização do milho na panela de pressão. ficou no fogo de meia noite até as duas horas da manhã. deixei todo esse tempo fervendo porque só começou a sair realmente fumaça pelo pino depois de meia hora mais ou menos.
fui dormir e deixei esfriando até 9 horas da manhã. quando abrí a panela reparei que que tinha entrado um pouco de água nos copos. os milhos estavam meio molhados, bem mais do que quando eles foram para o copo. no fundo inclusive ficou água numa altura de mais ou menos 1 milimetro.

talvez eu tenha botado muita água... mas com certeza não certeza não ultrapassou o meio do copo. oi será que foi porque o papel alumínio era grande demais e isso ocasionou a entrada de muito vapor nos copos?

será que isso pode atrasar a colonização?
ví na biblioteca e nos diários que o milho deve ficar bem seco e com certeza esse não ficou.
nas fotos não dá pra perceber muito, mas olhando daqui vejo claramente que tem água dentro.

se isso realmente for atrapalhar estou pensando em retirar o excesso com uma seringa estéril. mas só se for realmente necessário, pois com certeza isso ia facilitar muito uma contaminação.

de resto toda a inoculação foi tranquila. fiz 5 furos, 4 nos cantos e 1 no centro. isso me preocupou mais ainda com a questão da água.
cada vez que terminava de inocular um copo dava uma flambada com o isqueiro e fechava com a capa da agulha. e antes de inocular outro copo limpava com álcool.

todo material usado (fita durex, tesoura, a seringa) foi limpo com álcool ontem à noite e colocado dentro da glovebox. esta foi limpa também com pinho sol, álcool pra tirar o excesso e uma borrifada de lysol antes de fechar e só abrir pra inocular.


Isso, dá uma chaquaiada na seringa antes de inocular, com cuidado é claro...

valeu oregon, foi realmente o que eu fiz. precisei fazer toda vez que ia inocular um copo, pois rápido os esporos se agrupavam numa bola.

essa primeira foto foi tirada de baixo pra cima, pra ver a água que se acumulou no fundo do copo.
 

Anexos

  • copo_03.JPG
    copo_03.JPG
    153.7 KB · Visualizações: 30
  • copos_03.JPG
    copos_03.JPG
    146.9 KB · Visualizações: 31
  • close_copo_01.JPG
    close_copo_01.JPG
    155 KB · Visualizações: 28
boa sorte amigoo!!
iniciei um cultivo com algumas semelhanças com o seu!
 
boa sorte amigoo!!
iniciei um cultivo com algumas semelhanças com o seu!

é verdade. no nosso caso estou muito preocupado com o excesso de água no milho. temo que vá prejudicar a colonização. mas aqui nos meus copos, já passados 3 dias da inoculação, a água diminuiu um pouco, como se o milho tivesse absorvido.

mas nem sinal de micélio ainda, porque tá muito cedo!
 
Última edição por um moderador:
É bom colocar uma camada de mais ou menos um dedo no fundo do copo pra absorver o excesso de água! Já testei o milho e atualmente prefiro fazer PF TEK normal, papai e mamãe mesmo, pois dessa maneira quase não tenho perdido copo algum!
 
Para garantir que o milho fique seco, após a esterilização, existe um método infalível, utilizado por muitos e desenvolvido pelo Maurício.

Consiste em deixar o milho no escorredor de macarrão ou de arroz, escorendo o máximo possível de líquido. Depois disso, a quantidade de milho é colocada sobre um pano ou fralda dobrada, e seco com essa mesma fralda.

Se necessário, dá até pra colocar um ventilador ventilando esse milho. O aspecto desejado e totalmente seco, pois a água necessária para o desenvolvimento do micélio já foi absorvida pelo grão.

O pouco de água adquirida no processo de esterilização, o milho absorve após um ou 2 dias, já no copo lacrado.

sucesso nas empreitadas, good vibes aos cultivos!:)
 
temos micélio!!!!

o micélio começou a aparecer!!!

em todos os copos já percebo sinais dele, em uns bem mais e em outros menos. tem um que uma grande área onde há um vazio de milhos está toda preenchida por algo que parece um bolor branco. nos outros copos são alguns milhos cobertos com uma leve "penugem" branca, outros em que a região de encontro de dois grãos de milhos está preenchida.

e o mais legal é que de tarde olhei e tinha poucas áreas com micélio. agora de noite fui olhar e ví bem mais!!!:pos::pos::pos:
agora quero me controlar e só olhar de novo no sábado, quando pretendo dar uma balançada de leve nos copos.

os copos estão numa gaveta do meu quarto, dentro de uma caixa de sapato (que foi devidamente limpa com álcool e lysol), em temperatura que varia de 27° a 29°. não tiro eles de lá por mais que 5 minutos, só pra dar uma espiadinha. ficam em escuro total durante esse tempo. de vez em quando jogo lysol na gaveta e só mexo no copo depois de lavar as mãos com protex.

Boa sorte no cultivo !!!!

Torcemos por você.....

Paz e Luz !!!

valeu oregon :pos::pos:!!


É bom colocar uma camada de mais ou menos um dedo no fundo do copo pra absorver o excesso de água! Já testei o milho e atualmente prefiro fazer PF TEK normal, papai e mamãe mesmo, pois dessa maneira quase não tenho perdido copo algum!

uma camada de vermiculita? mesmo no copo com milho? com certeza é uma solução muito interessante, até porque não juntou muita água e um pouco só de vermiculita ia absorver o excesso. é algo que posso tentar no próximo cultivo!


Para garantir que o milho fique seco, após a esterilização, existe um método infalível, utilizado por muitos e desenvolvido pelo Maurício.

Consiste em deixar o milho no escorredor de macarrão ou de arroz, escorendo o máximo possível de líquido. Depois disso, a quantidade de milho é colocada sobre um pano ou fralda dobrada, e seco com essa mesma fralda.

Se necessário, dá até pra colocar um ventilador ventilando esse milho. O aspecto desejado e totalmente seco, pois a água necessária para o desenvolvimento do micélio já foi absorvida pelo grão.

O pouco de água adquirida no processo de esterilização, o milho absorve após um ou 2 dias, já no copo lacrado.

sucesso nas empreitadas, good vibes aos cultivos!:)

eu fiz todos esses passos descritos pelo Maurício, inclusive secar com a fralda, mas não tinha pensado no ventilador. ia secar bem mais o milho e assim até absorvia melhor esse excesso que ficou no fundo do copo. mas mesmo assim tem pouquinha água. acho que o milho absorveu quase tudo. tem umas poucas gotas no fundo, não chega a fazer nem uma "camada" de água.

sábado posto algumas fotos.
não quero mexer nos copos até lá pra deixar o micélio crescer tranquilo.
com certeza até lá já vai ter mais área colonizada.
 
Parabens..fico no aguardo pelas fotinhos...

Até o fim desse mes estarei iniciando meu primeiro cultivo..
To pensando em usar milho...

LEGAL LEGAL LEGAL

Boa sorte com seu cultivo..e parabéns mais uma vez..
Pazz

Abraços
 
:!:Num joga miuto lysol ai não se pretender usar ainda esta gaveta para incubar os copos.

Pode cirar algum tipo de fungo o bactéria resistente ao lysol e ai meu irmão não svai ser fácil tirar a zica daí não entende...:D

E eu tbem utilizei pfteck básico e nem perdi minha primeira tentativa:pos:

Desde agosto que os bolos não param de dar frutos agora menores claro:eek:

Sorte e continue assim está indo muito bem

Jhon Lock:cool:
 
Não se preocupe com esse tanto de água q vc axou q entrou nos copos não. Isso jah aconteceu comigo e logo depois de uns dias o milho absorveu tanto a água q até pareceu seco depois disso.

Eu soh num curto muito a idéia de por agua sanitária, mesmo q depois vc lave. axo q o milho pode absorver a água sanitaria e futuramente, qdo o micélio tiver consumindo o interior do milho ele possa se intoxicar a parar de frutificar ou mesmo começar a dar frutos menores e fracos.

tem gente q jah usou, e deu certo, mas EU, pessoalmente, não vejo necessidade de usar algo q possa prejudicar meus filhotes.

Jah tive problemas com contaminações, e o pessoal aki sabe qtas tentativas tive e cada tipo de contaminação q apareceu, mas agora não tenho mais.

Agora eu kero ver é fotos deles colonizando!!!!

abraços
 
Parabens amigo uma boa sorte
essa semana vou começar meu 2° cultivo


Um Abraço
 
Parabens..fico no aguardo pelas fotinhos...

Até o fim desse mes estarei iniciando meu primeiro cultivo..
To pensando em usar milho...

LEGAL LEGAL LEGAL

Boa sorte com seu cultivo..e parabéns mais uma vez..
Pazz

Abraços

junkie, lhe dou a maior força para ir em frente, pois o cultivo dos cogumelos tem sido muito interessante. até agora não foi tão difícil e com certeza você terá sucesso. basta se dedicar! :pos::pos:


:!:Num joga miuto lysol ai não se pretender usar ainda esta gaveta para incubar os copos.

Pode cirar algum tipo de fungo o bactéria resistente ao lysol e ai meu irmão não svai ser fácil tirar a zica daí não entende...:D

E eu tbem utilizei pfteck básico e nem perdi minha primeira tentativa:pos:

Desde agosto que os bolos não param de dar frutos agora menores claro:eek:

Sorte e continue assim está indo muito bem

Jhon Lock:cool:

valeu jhon, agradeço pelos toques. essa do lysol faz sentido; parei de exagerar e só jogo de vez em quando, dias de espaço.
agora, quanto à produtividade dos seus bolos, fiquei impressionado!! espero que meus casings rendam frutos assim! alguma dica especial?

Não se preocupe com esse tanto de água q vc axou q entrou nos copos não. Isso jah aconteceu comigo e logo depois de uns dias o milho absorveu tanto a água q até pareceu seco depois disso.

Eu soh num curto muito a idéia de por agua sanitária, mesmo q depois vc lave. axo q o milho pode absorver a água sanitaria e futuramente, qdo o micélio tiver consumindo o interior do milho ele possa se intoxicar a parar de frutificar ou mesmo começar a dar frutos menores e fracos.

tem gente q jah usou, e deu certo, mas EU, pessoalmente, não vejo necessidade de usar algo q possa prejudicar meus filhotes.

Jah tive problemas com contaminações, e o pessoal aki sabe qtas tentativas tive e cada tipo de contaminação q apareceu, mas agora não tenho mais.

Agora eu kero ver é fotos deles colonizando!!!!

abraços

realmente night storm, toda a água em excesso nos copos sumiu. o milho absorveu toda. tem até um copo com umas poucas gotas por dentro, o que creio ser a "transpiração" do micélio, algo muito normal pelo que andei lendo.
já quanto a qboa achei necessário para esterilzar completamente o milho. mas como é minha primeira só comparando com os fututros cultivos para saber como produz mais.
você usa só a panela de pressão para esterilizar tudo? não deixa o milho de molho na água uns dias antes?


Parabens amigo uma boa sorte
essa semana vou começar meu 2° cultivo


Um Abraço


boa sorte amigooo!!
posta fotos ai!

abraçosss


muito obrigado a todos! continuem na torcida que tá dando certo!!!:pos::pos:


os copos ficam guardados numa gaveta em meu quarto, numa temperatura oscilando entre 27° e 29°.

os potes foram inoculados dia 03/11. hoje 10/11, sábado, faz uma semana. o micélio tá tomando conta do milho. nos 3 primeiros dias não tinha quase nada, mas a partir de 4ª feira, dia 7, começaram a nascer vários pontos brancos no milho.

no dia 08/11 balancei um pouco os copos pra espalhar o micélio. o fundo dos copos estava tomado pela nuvem branca. batí bem de leve pra soltar. hoje fui olhar e estava bem mais colonizado.

ele parece um pouco com algodão, em alguns pontos é bem claro, bem branco.

foto 1 e 2: copo que está mais atrasado
foto 3 e 4: copo 2
5 e 6: copo 3
7, 8 e 9: copo mais adiantado

nenhum sinal de contaminação! :pos:

todo dia dou uma olhada neles, mesmo querendo deixá-los em paz pra colonizar logo.

vou ficar, tentar ficar, sem mexer até o meio da semana. aí bato mais fotos e atualizo.
 

Anexos

  • copo1_1.JPG
    copo1_1.JPG
    179.4 KB · Visualizações: 25
  • copo1_3.JPG
    copo1_3.JPG
    174.3 KB · Visualizações: 22
  • copo2_2.JPG
    copo2_2.JPG
    179.4 KB · Visualizações: 22
  • copo2_3.JPG
    copo2_3.JPG
    180.8 KB · Visualizações: 17
  • copo3_3.JPG
    copo3_3.JPG
    180.6 KB · Visualizações: 20
  • copo3_2.JPG
    copo3_2.JPG
    180.2 KB · Visualizações: 16
  • copo4_1.JPG
    copo4_1.JPG
    181.1 KB · Visualizações: 29
  • copo4_3.JPG
    copo4_3.JPG
    180.5 KB · Visualizações: 20
  • copo4_2.JPG
    copo4_2.JPG
    180.3 KB · Visualizações: 31
inoculei os meus na mesma data que vc! Mas os seus estão bem mais adiantados, tive alguns problemas com temperatura!!

boa sorte cara, estou torcendo pra vc!!

quanto ta a temperatura ? como vc está fazendo para aumentar ou diminuir a temperatura?

abraçosss
 
casing e terrário

inoculei os meus na mesma data que vc! Mas os seus estão bem mais adiantados, tive alguns problemas com temperatura!!

boa sorte cara, estou torcendo pra vc!!

quanto ta a temperatura ? como vc está fazendo para aumentar ou diminuir a temperatura?

abraçosss

não preciso mexer na temperatura dos copos, pois já tá estável em 27° a 29°. o calor de onde eu moro contribui muito.:pos:

mas isso pode ser um problema durante a frutificação.

estou montando meu terrário num isopor de 50 litros. hoje fiz um buraco de 20x30 na tampa para iluminação; mais 6 buracos pequenos nas laterais, pouco acima da linha da argila expandida. estes devem ter mais ou menos uns 2cms de diâmetro.

quero colocar um sistema de refrigeração usando bomba de aquário e água gelada.

pretendo deixar a temperatura oscilando entre 23° e 26°. ligo a bomba até chegar em 23 deixo a água gelada até 26, depois ligo de novo.

:confused:pergunto para os mais experientes: essa variação será boa para desenvolver cogumelos? ou devo ficar em 21° até pinar e depois aumento para frutos?:confused:


gostaria também de outra opinião, mas sobre o substrato do casing.
tenho já vermiculita e fibra de côco, mas quero usar também turfa. não encontrei em nenhum lugar por aquí. hoje fui ao supermercado e ví um produto da West Garden, um substrato para plantas. nele tinha cascas, turfa, vermiculita e perlita. tinha uma cor preta como terra, por isso eu acho que tinha mais turfa do que os outros ingredientes.

:confused:alguém já usou esse produto em seus casings? será recomendável?

estou pensando um usar isso com vermiculita (deve ter bem pouca nesse substrato), fibra de côco, café e calcário de conchas.

também vou enviar umas fotos de como está meu terrário em fase de testes.
também quero tirar outra dúvida:

:confused:a quantidade de água e argila expandida estão corretas?

opiniões são MUITO BENVINDAS!

agradeço a todos pelo apoio!
 

Anexos

  • Janela.JPG
    Janela.JPG
    175 KB · Visualizações: 23
  • Argila  03.JPG
    Argila 03.JPG
    134.9 KB · Visualizações: 16
  • Argila 02.JPG
    Argila 02.JPG
    131.2 KB · Visualizações: 13
  • Argila 01.JPG
    Argila 01.JPG
    121.9 KB · Visualizações: 16
Opiniões de quem já sofreu um pouco !!!!

temperatura:
Essa variação não é indicada para o cultivo, sempre que se falar em parametros(ar,temp,umidade) devem ser constantes.....

você pensou certo, deixa a temp na faixa de 21°C até pinar de pois sobe ela para até 26°C, mas sempre tentanto a constante, sem variações grandes....!

Terrario:
06 furos? fica de olho nisso e veja se vai conseguir indices bons sem prejudicar(desestabilizar) o conjunto todo ..... é furo pra kct pra 50 Lt hein.....!

Talvez um pouco mais de argila nesse terrario não iria mal, vejo uns espaços muito destacados sem ela.....

Casing:
Acredito que somente usando os materiais que vc já possui, irá obter excelentes resultados em casing, o uso da turfa não é visto como algo essencial.....imprescindível !!!!! manda ver ai com que tem, que vai bombar mesmo irmão!

*É mais fácil diagnosticar algo errado com o terrario(cultivo) com fotos dele já na fase de testes(operando), para termos noção das condiçoes de umidade e etc, dentro dele ok!!!

No mais é isso memso, quebrar a cuca e ficar cheio de dúvidas? quem não passou por isso ainda na vida que se apresente !!!!

Segue seu caminho, com seus instintos que eles podem te levar longe, confie em você, trabalhe direito, estude, pergunte.......chegara lá !!!!

Com muita Paz e Luz em sua jornada......sucesso ai !!!
 
micélio quase 100%

Opiniões de quem já sofreu um pouco !!!!

temperatura:
Essa variação não é indicada para o cultivo, sempre que se falar em parametros(ar,temp,umidade) devem ser constantes.....

você pensou certo, deixa a temp na faixa de 21°C até pinar de pois sobe ela para até 26°C, mas sempre tentanto a constante, sem variações grandes....!

Terrario:
06 furos? fica de olho nisso e veja se vai conseguir indices bons sem prejudicar(desestabilizar) o conjunto todo ..... é furo pra kct pra 50 Lt hein.....!

Talvez um pouco mais de argila nesse terrario não iria mal, vejo uns espaços muito destacados sem ela.....

Casing:
Acredito que somente usando os materiais que vc já possui, irá obter excelentes resultados em casing, o uso da turfa não é visto como algo essencial.....imprescindível !!!!! manda ver ai com que tem, que vai bombar mesmo irmão!

*É mais fácil diagnosticar algo errado com o terrario(cultivo) com fotos dele já na fase de testes(operando), para termos noção das condiçoes de umidade e etc, dentro dele ok!!!

No mais é isso memso, quebrar a cuca e ficar cheio de dúvidas? quem não passou por isso ainda na vida que se apresente !!!!

Segue seu caminho, com seus instintos que eles podem te levar longe, confie em você, trabalhe direito, estude, pergunte.......chegara lá !!!!

Com muita Paz e Luz em sua jornada......sucesso ai !!!

muito obrigado oregon pela ajuda e pelas palavras de incentivo.

realmente é muito melhor observar o terrário em funcionamento do que parado. essa semana que passou comprei o material para fazê-lo, mas ainda falta colocar pra testar.

quanto à temperatura: essa é uma média em que acho que o terrário vai funcionar. como ainda não está 100% montado não sei se vou conseguir manter temperatura constante. vou ligar a bomba de aquário e vai renovar a água trocando por uma mais gelada. em algum tempo essa vai esquentar e tenho que trocar de novo. como ainda não ví ele em funcionamanto não sei bem como isso vai funcionar.

mas vou comprar ainda hoje a tarde tudo o que falta e começar a testar.

sobre os furos. depois pensei que pudessem ser muitos mesmo. já coloquei perlon neles e fechei por dentro e por fora com micropore. quando estiver com água e mais argila expandida vou testar a umidade. caso fique pouca vou fechar alguns furos com fita isolante.

vou ter que fazer no olhômetro mesmo, pois não conseguí arrumar higrômetro.

tenho que arrumar tudo o mais rápido possível, pois parece que vou mandar os casings pro terrário mais rápido do que imaginava. o micélio está devorando o milho!

fotos de ontem, 12º dia depois da inoculação. todos os copos estão colonizando mais ou menos na mesma velocidade. tem pouquíssima diferença entre eles.

agradeço a todos pelos conselhos!

valeu!
 

Anexos

  • PA260029.JPG
    PA260029.JPG
    121 KB · Visualizações: 16
  • PA260025.JPG
    PA260025.JPG
    172.3 KB · Visualizações: 24
  • PA260026.JPG
    PA260026.JPG
    165.1 KB · Visualizações: 10
  • PA260027.JPG
    PA260027.JPG
    158.7 KB · Visualizações: 18
  • PA260028.JPG
    PA260028.JPG
    158.8 KB · Visualizações: 15
nossa bem masis simples e baratos que os otros metodos...ate me deu uma vontade :eek::rolleyes::eek::rolleyes::eek:


so que nao tenho espaco e nem liberdade (pais) pra realizasr =(
 
Back
Top