Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo (Keepers Creepers) - PF Tek e Casing de milho

Diário de cultivo completo.
Olá, pessoal!
Depois de uns meses planejando, arranjando dinheiro e lendo por aqui, decidi começar meu primeiro cultivo. Inicialmente ia fazer apenas bolos de PF Tek, mas resolvi fazer também casing de milho, seguindo a técnica do @Mauricio, porque dividindo as técnicas eu achei que teria mais chance de algum resultado.

Strain: Keepers Creepers
Técnicas: PF Tek e Casing de milho.
Data da inoculação: 29/05/2015
Substratos: Arroz integral meio triturado + pó de fibra de côco (no PF) e milho de pipoca (pro casing)

Eu pedi pra um amigo preparar as seringas e esterilizar o substrato pro PF Tek pra mim no laboratório, e o milho eu esterilizei em casa mesmo, na panela de pressão. Deixei as seringas na geladeira por 5 dias antes de inocular.
Ontem (02/06) foi o quarto dia após a inoculação e os potes com arroz integral e pó de fibra de côco já aparentam crescimento do micélio (eu utilizei dois potes pequenos e um grande, logo os pequenos estão mais avançados), e o milho ainda não deu sinais, mas acredito que foi por falta de secagem antes da esterilização (só lembrei que era indicado usar a fralda pra secar depois e sequei com um pano normal). Algumas fotos:
1º pote pequeno:
Visualizar item de mídia 2402 Visualizar item de mídia 2401
2º pote pequeno:
Visualizar item de mídia 2400 Visualizar item de mídia 2399
Pote grande:
Visualizar item de mídia 2403
Como incubadora eu tenho usado uma caixa de papelão revestida de papel alumínio, por morar numa região bem quente (temperatura média fica entre 27-28 graus) não achei necessário esquema de aquecimento, e porque o dinheiro tava acabando também, rs.

Até a próxima, e um abraço a todos!

Última edição:
Mas essa variação de cor é normal em Keepers Creepers?

É normal.

Tem alguma causa pra romperem o véu tão pequenos em comparação aos outros?

Quem sabe? Quase sempre há uma variação no tamanho. Talvez os pequenos tenham perdido a corrida pelos nutrientes disponíveis com os outros cogumelos maiores. Maturação rápida por algum outro motivo. Podem haver muitos fatores envolvidos.

Ah, e quase esqueci, o bolo que está no terrário, junto dos casings, não deu sinal de nada D: Nem pin apareceu ainda, apesar de todos terem recebido o mesmo tratamento, alguém tem ideia do que possa ser? Ele não tem sinal algum de contaminação.

Aguarde. Ele pode estar mais seco que os casings.

Bom dia, gente!
No domingo (12/07) eu resolvi colher os cogumelos que tinham rompido o véu, e deixei os menores e que ainda estavam em formação pra colher ontem. Colhi sem problemas. Como ainda não tenho balança, não sei ao certo quanto deu, mas aqui tem uma foto só pra ilustrar:
20150712_082326.jpg
Ontem pela manhã eu abanei e borrifei o terrário, e como tive que sair, deixei pra colher os frutos restantes a tarde. Quando fiz toda a limpeza do local e comecei a colher, notei que surgiu uma contaminação de um dia pro outro :( Algumas partes do substrato e de alguns cogumelos estavam com um mofo roxo num dos casings. No outro casing havia umas duas manchas pequenas no substrato, mas os cogumelos não aparentavam contaminação ainda. Colhi alguns e fiz um chá, e joguei os casings no quintal.
100_1862.jpg

Já o balde com bulk e spawn, que eu tinha deixado no escuro e só estava abanando dia sim dia não pra evitar que pinasse antes de completar a colonização da superfície, terminou pinando de qualquer forma, e ontem de manhã mesmo, quando notei, eu já mudei ele pra um lugar com luz indireta.
100_1867.jpg

Atualizando, galera!
Hoje eu colhi os primeiros cogumelos do balde, que nasceram com cores bem mais homogêneas do que os do casing e também com estirpes mais carnudas, provavelmente devido a umidade do bulk que ficou bem alta.
100_1868.jpg
Enquanto isso, meu bolo que está no terrário ainda não pinou, já são 20 dias no terrário, depois de 10 dias recebendo luz antes de sair do copo, e de um cold shock. Vocês acham que eu deveria dar um dunk nele a essa altura?

E ainda me resta um pote que parou a colonização, já tentei coloca-lo de cabeça pra baixo, furar o papel alumínio e tampar com micropore, e mesmo assim faz umas duas semanas que não vejo alteração no micélio (cobri onde o micélio terminava com uma caneta pra me certificar).
100_1870.jpg

Enquanto isso, meu bolo que está no terrário ainda não pinou, já são 20 dias no terrário, depois de 10 dias recebendo luz antes de sair do copo, e de um cold shock. Vocês acham que eu deveria dar um dunk nele a essa altura?

Faça um dunk and roll.

E ainda me resta um pote que parou a colonização, já tentei coloca-lo de cabeça pra baixo, furar o papel alumínio e tampar com micropore, e mesmo assim faz umas duas semanas que não vejo alteração no micélio (cobri onde o micélio terminava com uma caneta pra me certificar).

Você pode tentar aumentar ainda mais a troca gasosa. E colocá-lo de novo de cabeça para baixo e bater no vidro para o substrato abrir espaço.

Mas se não der certo é provável que a parte não colonizada esteja contaminada, e o micélio não consegue avançar sobre o contaminante.

Ontem pela manhã eu abanei e borrifei o terrário, e como tive que sair, deixei pra colher os frutos restantes a tarde. Quando fiz toda a limpeza do local e comecei a colher, notei que surgiu uma contaminação de um dia pro outro :( Algumas partes do substrato e de alguns cogumelos estavam com um mofo roxo num dos casings. No outro casing havia umas duas manchas pequenas no substrato, mas os cogumelos não aparentavam contaminação ainda. Colhi alguns e fiz um chá, e joguei os casings no quintal.
81795-ed8cea51383fe90d98e81ef5b157ce69.jpg

Olá Jardineiro! Quanto a esse "mofo" roxo que você falou, claro que não experiente na área, mas me parece ser simplesmente os esporos que se soltaram dos cogumelos que abriram os véus. Não vi ninguém comentar sobre e fico até com um pé atrás, mas aos olhos de um iniciante é isso.
Aqui tem até uma foto do meu primeiro cultivo que você pode ver nos cogumelos do bolo do meio, compare e veja se é semelhante ao do seu cultivo. Fora isso, pode dar uma olhada nas Mídias e ver outras fotos com situação semelhante.
https://teonanacatl.org/midia/floresta-encantada.2573/
full

Olá Jardineiro! Quanto a esse "mofo" roxo que você falou, claro que não experiente na área, mas me parece ser simplesmente os esporos que se soltaram dos cogumelos que abriram os véus.
Também achei estranho a aparência não bater com nenhuma outra contaminação que já tinha lido sobre, e agora que você falou, eu realmente notei que as partes roxas estavam ao redor dos cogumelos que já tinham rompido o véu a mais tempo. Eu acreditei que fosse contaminação, porque o início das estirpes estavam cobertas por uma penugem roxeada, mas pensando bem, pode ter sido apenas a penugem natural dos cubensis coberta de esporos. Você deve estar certo, psilosun!

Olá, gente boa!

Vamos as novidades. O balde continua frutificando sem parar e hoje eu fiz a segunda colheita.
100_1878.jpg 100_1881.jpg
Eu fiz um dunk no bolo, cerca de uma semana atrás (não pude fazer o roll porque não consegui vermiculita ainda), mas ainda não deu sinais de frutificação.
O copo que não completou a colonização não aparentou crescimento do micélio, mesmo depois de fazer mais furos e inverter a posição. Mas eu observei que parte do arroz do substrato não colonizado ficou preto, pode ser realmente algum contaminante. Vou aguardar mais uns dias e se não mudar nada, vou descartar o copo.

Abração a todos!

Trazendo uma curiosidade agora, gente!

Os casings que eu achei que havia contaminado eu resolvi colocar no meu quintal, mas só encontrei lugar pra um. O outro, depois de pensar um pouco, eu resolvi partir e colocar num lixeiro grande que eu deixo com esterco de bode e folhas pra curtir, na esperança de que partes de micélio ficassem pelo meio do esterco e fossem passados pra terra quando eu o utilizasse nas minhas plantas. Daí vez ou outro eu ia lá e dava um olhada e percebi uns pontos de colonização, e hoje quando eu olhei, vejam o que achei:
100_1886.jpg 100_1883.jpg 100_1897.jpg

Boa tarde!

O copo que estava com desenvolvimento estacionado eu descartei, e percebi um cheiro de podre depois que abri.
O bolo que não queria frutificar contaminou com trichoderma e também descartei.
Enquanto isso fiz mais quatro colheitas no balde:
100_1903.jpg 100_1906.jpg 100_1907.jpg 100_1910.jpg
Com o passar do tempo houve um aumento do número de abortos e quando eu fiz a última colheita, hoje, não havia mais pins. Daí depois de retirar tudo, eu mandei o balde pra um dunk na geladeira por 24 horas. Mando mais notícias em breve!
Até mais!

Olá, pessoal!

Depois de sair do dunk o balde começou a pinar, mas os pins têm crescido numa velocidade bastante lenta e a maioria tem abortado ou aberto o chapéu antes de atingir ao menos 3 cm. Pelo que li pode ser a umidade alta e pouca troca de ar, vou tentar passar de 2 trocas de ar diárias pra 4, assim além de fornecer mais O2 ainda diminui a umidade.
Volto pra relatar o resultado. :)

Bom, gente, eu aumentei a ventilação, até fiz um arranjo com uma bombinha de aquário pra ver se dava jeito, mas no fim o bolo acabou abortando tudo dessa vez. Eu desconfio que os nutrientes estejam escassos pro micélio conseguir frutificar, e acho que vou encerrar esse cultivo, também já ando preparando um outro.
100_1928.jpg 100_1927.jpg 100_1926.jpg

EDIT.: Ah, e gostaria de agradecer a todos que ajudaram nesse cultivo, seja de forma direta ou indireta! Vocês são demais! :D

Última edição:
Back