Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo (Keepers Creepers) - PF Tek e Casing de milho

Diário de cultivo completo.
Olá, pessoal!
Depois de uns meses planejando, arranjando dinheiro e lendo por aqui, decidi começar meu primeiro cultivo. Inicialmente ia fazer apenas bolos de PF Tek, mas resolvi fazer também casing de milho, seguindo a técnica do @Mauricio, porque dividindo as técnicas eu achei que teria mais chance de algum resultado.

Strain: Keepers Creepers
Técnicas: PF Tek e Casing de milho.
Data da inoculação: 29/05/2015
Substratos: Arroz integral meio triturado + pó de fibra de côco (no PF) e milho de pipoca (pro casing)

Eu pedi pra um amigo preparar as seringas e esterilizar o substrato pro PF Tek pra mim no laboratório, e o milho eu esterilizei em casa mesmo, na panela de pressão. Deixei as seringas na geladeira por 5 dias antes de inocular.
Ontem (02/06) foi o quarto dia após a inoculação e os potes com arroz integral e pó de fibra de côco já aparentam crescimento do micélio (eu utilizei dois potes pequenos e um grande, logo os pequenos estão mais avançados), e o milho ainda não deu sinais, mas acredito que foi por falta de secagem antes da esterilização (só lembrei que era indicado usar a fralda pra secar depois e sequei com um pano normal). Algumas fotos:
1º pote pequeno:
Visualizar item de mídia 2402 Visualizar item de mídia 2401
2º pote pequeno:
Visualizar item de mídia 2400 Visualizar item de mídia 2399
Pote grande:
Visualizar item de mídia 2403
Como incubadora eu tenho usado uma caixa de papelão revestida de papel alumínio, por morar numa região bem quente (temperatura média fica entre 27-28 graus) não achei necessário esquema de aquecimento, e porque o dinheiro tava acabando também, rs.

Até a próxima, e um abraço a todos!
 
Última edição:
Estes potes tem boca menor que o meio do pote?

Se tiverem você não conseguirá tirar o bolo inteiro.

Boa sorte.
 
Caso tenha usado um pote inadequado, pode tentar essa técnica como último recurso.
 
Boa tarde, gente! Relatando o progresso do cultivo: Os copinhos pequenos estão bem avançados, apesar do clima ter dado uma esfriada por aqui (que eu acho que deva ser a razão de ainda não ter cobrido todo o substrato).
Primeiro e segundo copo pequeno:

Visualizar item de mídia 2447
Visualizar item de mídia 2446
Copo grande (que ainda não sei o que fazer com ele):

Visualizar item de mídia 2445
Eu achei o micélio um pouco diferente das fotos que vi por aqui, mas não vi semelhança com os contaminantes mais comuns, vocês vêem algum problema?

Agora o milho teve um atraso grande que imagino que se deu por eu não ter enxugado os grãos o suficiente e por não ter deixado de molho no cálcario. Isso somando ao frio leve que tem feito deve ter contribuido pra demora, porque demorou cerca de uma semana pra começar a aparecer os primeiros sinais do micélio (eu já pensava que não ia dar nada) e ainda assim quase que predominantemente só na parte de baixo, e tem desenvolvido lentamente. Tentei dar uma mexida pra tentar misturar mais os grãos, mas os de baixo não desgrudam. Segue as fotos dos três copos:

Visualizar item de mídia 2450Visualizar item de mídia 2449Visualizar item de mídia 2448
 
Agora o milho teve um atraso grande que imagino que se deu por eu não ter enxugado os grãos o suficiente e por não ter deixado de molho no cálcario. Isso somando ao frio leve que tem feito deve ter contribuido pra demora,

Para secar de modo eficiente basta abrir a panela ainda bem quente, escorrer e espalhar o milho numa bandeja e mexer com uma colher até que toda a água evapore

porque demorou cerca de uma semana pra começar a aparecer os primeiros sinais do micélio (eu já pensava que não ia dar nada) e ainda assim quase que predominantemente só na parte de baixo, e tem desenvolvido lentamente.

Um semana é um tempo curto

Tentei dar uma mexida pra tentar misturar mais os grãos, mas os de baixo não desgrudam.

Nao sacuda agora, porque tem pouco micelio e pode atrasar o desenvolvimento
 
Última edição por um moderador:
Olá, galera!
Atualizando o diário: O milho tem recuperado o atraso muito bem! Aqui os três potes:
100_1811.jpg 100_1810.jpg 100_1809.jpg
Agora nos potes pequenos apareceram umas manchas amareladas/amarronzadas em ambos, eu tenho acompanhado e não têm aumentado de tamanho, será contaminação?

100_1813.jpg 100_1812.jpg
 
Nao parece contaminaçao , apenas a água que o grao de milho absorveu no cozimento e volta para o meio porque o amido esta sendo metabolizado pelo fungo, erroneamente chamado de excremento/xixi do micélio.
 
Boa tarde, gente!
No dia 18/06, 7 dias atrás, eu passei um bolo que aparentava ter completado a colonização pra um terrário de garrafa PET. E com o passar dos dias o bolo começou a ficar "felpudo", pesquisando por aqui eu vi que poderia ser excesso de umidade ou pouca troca de ar, então aumentei a quantidades de vezes que abria e pressionava a garrafa, de uma ou duas, pra três ou quatro vezes por dia. Mas ainda não consegui pensar em métodos pra diminuir a umidade. Cerca de uns três dias atrás apareceram umas gotículas de água na parte de cima do bolo, que acabaram se tornando umas manchas amareladas, que temo ser algum contaminante. Como o bolo está isolado de qualquer forma, vou continuar normalmente e observando qualquer alteração maior. Aqui uma foto:
100_1818.jpg

Um outro bolo que estava num nível de colonização próximo a esse eu preferi deixar sob luz indireta alguns dias antes de tirar do copo, como li que era indicado.

Ontem (24/06) eu fiz dois casings com o milho de dois copos que já tinham terminado a colonização, em quentinhas, cobrindo com uma camada de uns 2 cm de pó de coco esterilizado. Agora torcendo pra que tudo dê certo!
 
Atualizando:
O último copo de milho aparentou ter completado a colonização, mas me restava bem pouco pó de coco. Fui comprar mais, mas não consegui encontrar na minha cidade ou na cidade vizinha (onde vendia tinha acabado o estoque), e também não consegui encontrar vermiculita. Só consegui encontrar húmus de minhoca e sphagnum, e como não tive problemas de contaminação (confirmados) ainda, resolvi tentar um bulk com o resto do pó de coco, o sphagnum e o húmus.
Assim fiz uma mistura de 50% de húmus, 30% de sphagnum e 20% de pó de coco, e pasteurizei no vapor, colocando a mistura num escorredor de arroz, que encaixava na boca de um caldeirão. Coloquei água no caldeirão até um pouco abaixo do nível do escorredor, e deixei no fogo baixo por 1 hora. Depois deixei tampado por 12 horas. Tomei como base o método descrito pelo Maurício no seu cultivo de Wollongong.
100_1819.jpg 100_1820.jpg
Misturei o substrato com o milho colonizado, coloquei num baldinho pequeno, e cobri com um saco de lixo novo. Deixei a boca do saco pra cima e prendi com um arame.
100_1821.jpg
O copo com suspeita de contaminação que estava na garrafa PET. Lembrei que o "suporte" que utilizei pro bolo, um recorte de isopor fino (daquelas embalagens que vem com frango), tinha sido fervido pra esterilizar, e que no processo tinha absorvido bastante água, o que inicialmente achei interessante porque ia hidratar o bolo. Só que eu utilizei água da torneira pra ferver e provavelmente o suporte tava enchendo o bolo e o terrário de água com cloro. Então retirei o bolo, lavei com um spray de água mineral (o que fez o bolo perder o aspecto "felpudo"), troquei o suporte, e enxuguei com um guardanapo parte da água das paredes da garrafa. Notei que o bolo aparenta algumas manchas amarelas/amarronzadas, como se tivesse queimado, principalmente na parte de baixo (que tava encostada no suporte). Desde que fiz isso, há dois dias, não notei aumento das manchas, e só a base tem voltado a ficar "felpuda", mas mesmo assim bem pouco comparado ao que estava antes. Faz 10 dias que saiu do copo.
100_1822.jpg 100_1823.jpg
(A parte de cima está muito manchada porque eu inverti o lado do bolo, porque ele estava meio "manco" do outro lado, então essa parte era a que estava pra baixo)
 
Tomara que não seja contaminação. Ouvi dizer que umidade pode causar algumas manchas amareladas. Talvez seja apenas isso. Mas, infelizmente, não tenho fundação argumentativa pra comprovar isso. Quem sabe os anciãos do CM...
 
Última edição:
Olá a todos!
Ontem, 30/06, coloquei os dois casings, que estavam há 6 dias na incubadora, na geladeira por 24 horas. Hoje os retirei e mandei pro terrário, junto com o bolo que ainda estava dentro do copo e eu havia colocado pra receber luz há cerca de uma semana. Não coloquei na garrafa PET como o outro porque aparentemente eu tenho tido problemas com esse método. Meu terrário é bem precário infelizmente, eu fiz com uma caixa de papelão, forrando as paredes com filme PVC, com isopor no fundo, e uma tampa também de isopor, com uma lanterna de LED acoplada (pretendo comprar uma caixa organizadora pro próximo cultivo sem falta). Enfim, algumas fotos:
P 100_1824.jpg P 100_1828.jpg P 100_1830.jpg
 
E muito cuidado agora com o seu ambiente de frutificação
Sim, sim, como ele precisava ficar na luz indireta, ele estava num quarto diferente do terrário e do balde com o bulk.
Aqui tem chovido muito, mas assim que parar vou enterrar no quintal! :)

UPDATE: Hoje, 05/07, eu fui enterrar o bolo contaminado e vi que apareceu um pin na parte de baixo, vejam só:
100_1838.jpg 100_1837.jpg (It's a bo! ;))
Meu palpite é que o micélio percebendo a contaminação, fez um esforço pra pinar antes que terminasse sendo totalmente consumido pelo contaminante.
Daí eu enterrei no quintal, com terra e estrume, retirei a parte contaminada (mesmo sabendo que o resto do bolo deve estar cheio de esporos do contaminante, foi mais pra dar mais chances pro micélio), mas não retirei o pin, deixei ele pra cima, um pouco pra fora da terra. Minha dúvida é: se esse pin e/ou outros se desenvolverem aparentemente saudáveis, tem risco consumi-los?
 
Última edição:
Minha dúvida é: se esse pin e/ou outros se desenvolverem aparentemente saudáveis, tem risco consumi-los?
Me respondendo aqui, eu descobri uns pontos sobre isso nessas duas discussões: aqui e aqui.
E só a título de curiosidade, sobre o outdoor "forçado", parece estar rolando uma briga entre o cubensis e a trichoderma, ambos buscaram a superfície, e o micélio parece estar se espalhando pra longe do contaminante:
100_1841.jpg 100_1843.jpg
(os galhos ao redor foi pra evitar que os gatos pisassem por cima, mas não adiantou muito...)

Enquanto isso, os meus casings pinaram! :D Depois posto fotos, quando der pra ver melhor os garotos.

Abraços a todos!
 
Chegando com as fotos e algumas dúvidas, gente!
Aqui os dois casings:
100_1852.jpg 100_1850.jpg
Mas essa variação de cor é normal em Keepers Creepers? Olha uma vista "aérea":
100_1847.jpg

Esses cogumelinhos eu colhi porque já tinha rompido totalmente o véu hoje, apesar do tamanho reduzido. Tem alguma causa pra romperem o véu tão pequenos em comparação aos outros?
100_1853.jpg

Ah, e quase esqueci, o bolo que está no terrário, junto dos casings, não deu sinal de nada D: Nem pin apareceu ainda, apesar de todos terem recebido o mesmo tratamento, alguém tem ideia do que possa ser? Ele não tem sinal algum de contaminação.
 
Última edição:
Back
Top