Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - GT

Diário de cultivo completo.
1º CULTIVO - RUDR4
Raça: Golden Teacher
Região, estação do ano e temperatura média: Sudeste, Variação de 28-30°C
Substrato: FAI+Vermiculita
Origem dos esporos: FSRE
Método: PF TeK


:seta: Esterelização
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 60 minutos


:seta: Inoculação
Inoculei em 04 copos, como se segue:
03 copos com dois furos eqüidistantes e 1 copos com três furos (o 3º central)
Tipo de inoculação: Seringa com esporos (1/4 do carimbo em água destilada)
Data da inoculação: 28/02/2007 23:00h


:seta: Incubação
Acondicionados em case de lona preto (esterelizado), dentro de um armário.
Temperatura de incubação: de 28 a 29ºC
Data da germinação:05/03 (1° verificação)
Data da colonização total: 22/03
Data do aniversário: 23/03


:seta: Frutificação
Parâmetros do terrário:
Caixa plástica, forrada com fita têxtil preta
Umidificador Ultrasônico,
04 leds para iluminação e
01 timer digital
Termohigrômetro digital.

- Umidade controlada através do timer digital (10 min. de três em três horas)

- Temperatura teve de ser reduzida através da introdução de recipientes com gelo no interior do terrário, trocados de 4 em 4 horas.


Data da formação de primórdias: 29/03
Data do aparecimento de pins: 31/03


:!: Observações
Duas coisas aconteceram errado: na primeira, não usei máscara durante a preparação da seringa, na segunda a água colocada na panela de pressão quase não foi o suficiente. Ao fim dos 60 minutos ela quase secou. Aparentemente não afetou a umidade dentro dos copos.





:texto: Legenda das fotos
Foto 01 - Vermiculita + FAI
Foto 02 - Homogeneizando
Foto 03 - Substrato pronto, nos copos
Foto 04 - Detalhe do substrato no copo
Foto 05 - Panela de pressão com copos

.
01_vermiculita_fai.jpg01_subst.jpg01_copos.jpg01_copo.jpg01_panela.jpg

.

À medida que o cultivo for progredindo, vou "upando" as info neste primeiro post.

.
 
Última edição por um moderador:
Fala Rudr4

Tudo certo irmão???

Estou enviando ótimas vibrações pra vc e seu cultivo.

Aproveita tempo útil pra continuar estudando, aí vc vai assimilando as técnicas existentes. Sempre com muita assepssia, pode contar conosco pra qualquer coisa.

Good Vibes, paz e luz!
 
Valeu MuiLok,

Aproveito a oportunidade pra te agradecer cara! Já virou padrinho do cultivo...:)
Muito obrigado pela ajuda e pela vibe!

Agora vem a parte mais difícil do processo: esperar ;)



Tomara que dê tudo certo!!!! :eek:
 
positive vibrations!

Aqui no meu a água tbm quase secou, nem deu problema..
 
Boa sorte ai no seu cultivo RUDR4.
O professor dourado me ensinou muito no meu primeiro cultivo. To torcendo pra que voce aprenda muito e que vc consiga bons frutos e muitos carimbos.

Sempre use uma mascara na hora da inoculaçao, vista luvas estereis e uma toca de cabelo tbm ajuda. É bom tomar um bom banho antes do processo. Ahhh uma lamparina é impresindivel!!!!

Eu sempre inoculo meus bolos com 4 a 6 furos. O melhor é 6 furos, pq a colonizaçao é mais rapida e nao tem que ficar esperando muito tempo.

Os meus bolos estao 100% com 7 a 10 dias. Graças as dicas de receita PF do Boca! ;)

Tente tbm fazer spaws com milho de pipoca. Siga a receita do Mauricio que sera muito feliz. :)
Aprendi a cultivar com os professores e foi fazendo spaws e casings só agora estou aprendendo a lidar com os bolos. Casings sao incriveis!

SUCESSO:pos:
 
Pois é cara, estou estudando casing agora, e acho que já já vou acrescentar mais uns bolos à minha incubadora na semana que vem! :D

A princípio a técnica não parece tão difícil (achei até bem fácil), verei agora na prática como é.

Quanto à assepsia, tenho tomado bastante cuidado. O lance da máscara foi puro descuido de marinheiro de primeira viagem. Antes de entrar no "laboratório" pensei várias vezes na seqüência de ações e na relação dos ítens necessários, mas na hora H, entrei sem colocar a máscara... :( ...my bad!

Mas já valeu, só pelo aprendizado. Agora que eu passei por essa fase, acho que ficará bem mais fácil fazer tudo de novo só que melhor.

Valeu!:pos:
 
Use sempre uma lamparina acessa na frente ou ao lado de tudo. Fique a uma distancia do material. Nao respire em cima das coisas, nao respire!:D :D :D :D
É assim que eu faço quando estou trabalhando com minhas placas de petri.:pos:
SUCESSO!
 
Grande Rudr4 parabens pelo cultivo ,,, mandando vibrações da melhor raça de bondade que venham os pins ,,,,,, ops acho que antes vem o micélio ,,, !!!!




Good Vibes
 
legal ... mais um c aventurando no cultivo ... eh legal ver a rapasia tentando, pena q eu não posso faser isso aki em casa, minha familia ia c ligar na hora o q eh realmente, sou muito doido e todos sabem disso, :eek: o q me resta por emquanto eh caçar, o q eh legal tb ...

seu cultivo vai dar certo, c não der vc aprendeu muita coisa, não desista nem desanime, o sussesso eh um caminho demorado mas gratificante!! :pos:


até :p: ;) :cool:
 
legal ... mais um c aventurando no cultivo ... eh legal ver a rapasia tentando, pena q eu não posso faser isso aki em casa, minha familia ia c ligar na hora o q eh realmente, sou muito doido e todos sabem disso, :eek: o q me resta por emquanto eh caçar, o q eh legal tb ...

seu cultivo vai dar certo, c não der vc aprendeu muita coisa, não desista nem desanime, o sussesso eh um caminho demorado mas gratificante!! :pos:


até :p: ;) :cool:

Tente embarcar no cultivo out-door,,, qualquer coisa é só se explicar "não fui eu" :D

(desculpe por ter fugido do tópico)
Good Vibes
 
Use sempre uma lamparina acessa na frente ou ao lado de tudo. Fique a uma distancia do material. Nao respire em cima das coisas, nao respire!:D :D :D :D
É assim que eu faço quando estou trabalhando com minhas placas de petri.:)
SUCESSO!
só pra lembrar - esse metodo da lamparina, da baccia com agua dentro e etc nao funciona e isso nao sou eu quem falo, é comprovado cientificamente.
basta pegar um pé de "dente de leao" e colocar proximo a chama, vai perceber o caminho que as sementes fazem subindo e caindo DIRETO em cima dos copos.
;)
esirre lsol em tudo, em vc e no ar e seja NINJA. isso sim funciona!
(lembrei do mauricio vestido de contaminante batom!!!! hahweuhauwehuawhe)
 
legal ... mais um c aventurando no cultivo ... eh legal ver a rapasia tentando, pena q eu não posso faser isso aki em casa, minha familia ia c ligar na hora o q eh realmente, sou muito doido e todos sabem disso, :eek: o q me resta por emquanto eh caçar, o q eh legal tb ...

seu cultivo vai dar certo, c não der vc aprendeu muita coisa, não desista nem desanime, o sussesso eh um caminho demorado mas gratificante!! :pos:


até :p: ;) :cool:


Comece cultivando cogumelos comestíveis, entre um pote e outro introduza um PC.
 
Bom amanhã estarei viajando à trabalho pelo interior de São Paulo. Quando chegar na segunda-feira (já terão feito 05 dias de incubação) a primeira coisa que farei depois que botar o pé em casa, é dar uma olhada nos bolos.

Aí saberei se temos história pela frente, ou se terei que re-escrever esse conto. :D

Valeu!
 
Bom amanhã estarei viajando à trabalho pelo interior de São Paulo. Quando chegar na segunda-feira (já terão feito 05 dias de incubação) a primeira coisa que farei depois que botar o pé em casa, é dar uma olhada nos bolos.

Aí saberei se temos história pela frente, ou se terei que re-escrever esse conto. :D

Valeu!


uauhhuauhahuahuuhahuauhauuu era tb a primeira coisa que eu fazia qdo chegava em ksa ,,, o pessoar tava até falando "Ja vem o **** com esses milhos mofados" auuhuahuauhuhauhaua se bem que eu acho que é assim com muitos cultivadores !!!


Good Vibes
 
Bom, voltei de viagem e...

...tchan, tchan, tchan, tchan...


:pos: MICÉLIO À VISTA!!!!!!!!!! :pos:



:texto: Legenda das fotos (Todos com 05 dias após inoculação)
Foto 01 - 1º copo (inoculação c/ dois furos)
Foto 02 - 2º copo (inoculação c/ dois furos)
Foto 03 - 3º copo (inoculação c/ dois furos)
Foto 04 - 4º copo (inoculação c/ três furos)




Continuem com as vibes, porque tá funcionando!!!! :D
copo_01.jpgcopo_02.jpgcopo_03.jpgcopo_04.jpg
 
Lindo micelio!
rizomorfico e forte.
OBSERVE e estude tudo rudra no hirou!
 
Tô curtindo cada momento Boca.
Manter a calma e conter a ansiedade é difícil, principalmente no 1º cultivo. Mas é essencial.
Sim "observar", como você falou. Observar é a chave do aprendizado. E sabe o que eu tenho observado?
Tem uma vibração muito louca de poder no crescimento do micélio:

É forte.
Mas é calmo.
É denso.
Mas é suave.
É lento.
Mas irrompe o substrato com fome.

Hehehe... ...o negócio parece que já vai "batendo" antes mesmo de tomar... :eek:

É. Realmente, é muito diferente de qualquer coisa que tenha cultivado. Muito, muito diferente da energia do crescimento das plantas. A energia que rola no processo é muito louca...

...fascinante! :pos:


P.S: Eu sei, eu sei... ...cogumelo não é planta! ;)
 
É. Realmente, é muito diferente de qualquer coisa que tenha cultivado. Muito, muito diferente da energia do crescimento das plantas. A energia que rola no processo é muito louca...

...fascinante! :pos:


P.S: Eu sei, eu sei... ...cogumelo não é planta! ;)

Bom o mais importante vc já sabe!!!rsrsrsrsrsrs

Boa sorte no seu cultivo, estamos na torcida e acompanhado o desenvolver!

Abraço a todos
 
Inspirado pelos meus novos cultivos, e pelas vibrações positivas, resolvi dar uma viajada em algumas das fotos que tirei no dia da inoculação.

Tô postando uma agora. Dependendo da inspiração, posto outras depois.


Abraços à todos!
myc_freak.jpg
 
Inspirado pelos meus novos cultivos, e pelas vibrações positivas, resolvi dar uma viajada em algumas das fotos que tirei no dia da inoculação.

Tô postando uma agora. Dependendo da inspiração, posto outras depois.


Abraços à todos!
TODO mundo dá os seus deslizes aqui no forum, e vc nao foi diferente.
ó pra lembrar que todo mundo MESMO dá seus deslizes:

https://teonanacatl.org/attachments/4399/
Mauricio e sua roupa de inoculaçao.

o TUGA - GOnsay que até sumiu deposi dessa:
https://teonanacatl.org/attachments/lsd2-jpg.4139/

e eu mesmo!
https://teonanacatl.org/attachments/ninja-jpg.4084/
:6:6:6
 
Back
Top