Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo: Golden Teacher no Milho de Pipocas e Arroz com Casca

Diário de cultivo problemático.
É com muita satisfação que inicio meu primeiro Diário de Cultivo, após ter inoculado fiquei com medo dar algo errado e resolvi publicar minha experiência para que possa ter mais chance de sucesso.

INOCULAÇÃO: 15/11/06 – 00:20
3 copos de Whisky
Meio de cultura: Milho de Pipocas e Arroz com casca moído.
Strain: Golden Teacher
Origem: mm.org

2 copos de Milho no molho por 24 horas, escorrido e misturado com ½ copo de arroz com casca moído.
Copos com substrato com um dedo de sobra na tampa, vedados com 2 folhas de papel alumínio e um filtro de café no meio. Seguro com liga de dinheiro. Esterilizado na panela de pressão durante 1 hora. Água na panela até a metade dos copos.

Em todo processo de inoculação foi usado luvas, máscara e touca. Como já havia deixado os copos esterilizando na hora do almoço, ao chegar a noite já estavam totalmente frios e prontos pra serem inoculados. Pia de inox limpa com Lysol, abri a panela peguei 1 copo (ao retirar os copos da panela eles tiveram sua tampas presas com fita Micropore), limpei sua tampa com álcool isopropilico e furei com a seringa (que já era uma seringa pronta pra uso) injetando mais ou menos 0,3ml, do liquido (que eu já havia dado uma boa sacudida para misturar o conteúdo por completo). Fiz 4 furos eqüidistantes próximos a borda dos copos, a cada furo eu esterilizava a agulha e a tampa novamente. Coloquei os 3 copos numa caixa de sapato e a pus dentro de outra caixa maior onde encaixei uma lâmpada de 40W na tampa que manteve uma temperatura media de 27°C (verificado com termômetro digital, que possui um fio que está com a ponta de captação dentro da caixa menor onde estão os copos, então tenho a leitura da temperatura mais precisa).
Hoje 17/11 às 00:00 vou dar a 1ª olhadinha.:rolleyes:
As fotos não têm uma qualidade excelente pois são tiradas com celular. Mas ai estão algumas:

A primeira foto mostra 1 copo pronto pra ser esterilizado
A segunda mostra os 3 copos na PP pra serem esterilizados
A terceira e quarta fotos mostra os copos ja inoculados e prontos pra ir pra incubadora
A quinta foto mostra a incubadora
A sexta foto, o principal, a Seringa de Esporos
close no copo.jpgcopos na panela para esterilizacao.jpgcopos inoculados.jpgclose copo inoculado.jpgseringa.jpg
 
Fala mano. Mais uma vez direi aquilo que me disseram e que eu digo sempre, mantenha a calma e tudo dará certo. Tenho notado que você está bem ansioso e isso não é bom para o cultivo, pois podemos tomar iniciativas erradas quanto ao mesmo. Assepsia, agilidade e paciência devem andar juntas. Em segundo lugar, faça tudo como manda o figurino e os manuais aqui propostos para dar certo. Um abrço e estou na torcida por esse cultivo. Vai que vai...


O mano Calango falou tudo.
 
Pois bem pessoal, abri os 3 bolinhos e nada, não colonizaram.
Vi alguns pontos com o milho e o arroz grudados, acho q foi onde inoculei.

Duas causas, julgo eu, serem o motivo de não colonizar:

1.Seringa com mais de 1 ano.

2.Achei o bolo todo seco demais quando abri por ultimo, não cozinhei o milho, apenas molho de 24 horas e esterilização PP por 1 hora.

Já estou a confeccionar minha propria seringa, amanha vou inocular. Dá-se como encerrado esse diário.

Paz;)

ps: devo fazer algo em especial para encerrar este diário???
 
Fala MindStates

Diário encerrado, diário aberto.

Vamos juntos nesse novo diário.

Qual a strain que você vai inocular ?
 
Fala Mauricio,
Ja fiz os 4 como descrito, agora só pra ver se entendi direito sua tecnica, é so esperar colonizar, tirar o bolo e preencher o pote sacado com milho esterilizado?
;)
 
Fala MindStates


É simplesmente, reutilizar o pote.

Com muita assepsia.

Simples, não ?
 
Back
Top