Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo: Golden Teacher no Milho de Pipocas e Arroz com Casca

Diário de cultivo problemático.
É com muita satisfação que inicio meu primeiro Diário de Cultivo, após ter inoculado fiquei com medo dar algo errado e resolvi publicar minha experiência para que possa ter mais chance de sucesso.

INOCULAÇÃO: 15/11/06 – 00:20
3 copos de Whisky
Meio de cultura: Milho de Pipocas e Arroz com casca moído.
Strain: Golden Teacher
Origem: mm.org

2 copos de Milho no molho por 24 horas, escorrido e misturado com ½ copo de arroz com casca moído.
Copos com substrato com um dedo de sobra na tampa, vedados com 2 folhas de papel alumínio e um filtro de café no meio. Seguro com liga de dinheiro. Esterilizado na panela de pressão durante 1 hora. Água na panela até a metade dos copos.

Em todo processo de inoculação foi usado luvas, máscara e touca. Como já havia deixado os copos esterilizando na hora do almoço, ao chegar a noite já estavam totalmente frios e prontos pra serem inoculados. Pia de inox limpa com Lysol, abri a panela peguei 1 copo (ao retirar os copos da panela eles tiveram sua tampas presas com fita Micropore), limpei sua tampa com álcool isopropilico e furei com a seringa (que já era uma seringa pronta pra uso) injetando mais ou menos 0,3ml, do liquido (que eu já havia dado uma boa sacudida para misturar o conteúdo por completo). Fiz 4 furos eqüidistantes próximos a borda dos copos, a cada furo eu esterilizava a agulha e a tampa novamente. Coloquei os 3 copos numa caixa de sapato e a pus dentro de outra caixa maior onde encaixei uma lâmpada de 40W na tampa que manteve uma temperatura media de 27°C (verificado com termômetro digital, que possui um fio que está com a ponta de captação dentro da caixa menor onde estão os copos, então tenho a leitura da temperatura mais precisa).
Hoje 17/11 às 00:00 vou dar a 1ª olhadinha.:rolleyes:
As fotos não têm uma qualidade excelente pois são tiradas com celular. Mas ai estão algumas:

A primeira foto mostra 1 copo pronto pra ser esterilizado
A segunda mostra os 3 copos na PP pra serem esterilizados
A terceira e quarta fotos mostra os copos ja inoculados e prontos pra ir pra incubadora
A quinta foto mostra a incubadora
A sexta foto, o principal, a Seringa de Esporos
close no copo.jpgcopos na panela para esterilizacao.jpgcopos inoculados.jpgclose copo inoculado.jpgseringa.jpg
 
Fala Mindstates


O terrário está vazio, sem água, sem nada ?

A ponta de captação está solta, sem contato com a parede ?

A leitura que a ponta de captação faz é a do ar dentro do ambiente ?

A temperatura do ar (vapor d'água) varia de 19 à 15º C é isso ?
 
Fala Mindstates


O terrário está vazio, sem água, sem nada ?

A ponta de captação está solta, sem contato com a parede ?

A leitura que a ponta de captação faz é a do ar dentro do ambiente ?

A temperatura do ar (vapor d'água) varia de 19 à 15º C é isso ?

Sim, o Terrário esta vazio.
A ponta encontra-se solta, bem no centro do Terrário.
A leitura é feita dentro do Terrário, fechado.
O vapor da água ainda nao medi, as temp fornecidas são de dentro do Terrário.
:)
 
Fala MindStates

19º C é uma temperatura baixa para frutificação,

Você terá que tomar medidas para elevar essa temperatura até 26º C durante a frutificação.

Por que o umidificador gera um vapor tão frio assim ?
 
Fala MindStates

Acho que a melhor solução seria usar um aquecedor de aquario !!!


[]'s SoBoRo
Good Vibes
 
Ai pessoal, gostaria de ter boas noticias, mas hoje faltando menos de 6 horas pra completar 5 dias, fui dar uma conferida e nada, 0% de micélio nos 3 copos.
To começando a achar q a seringa com mais de 1 ano naum resiste mesmo.
A temperatura na caixa está sempre entre 27-28°.
Totalemente escuro.
Será que devo desistir destes copos e ja preparar outros????:(
 
Ai pessoal, gostaria de ter boas noticias, mas hoje faltando menos de 6 horas pra completar 5 dias, fui dar uma conferida e nada, 0% de micélio nos 3 copos.
To começando a achar q a seringa com mais de 1 ano naum resiste mesmo.
A temperatura na caixa está sempre entre 27-28°.
Totalemente escuro.
Será que devo desistir destes copos e ja preparar outros????:(


Fala MindStates


Não desista dos copos o micélio vai surgir

Os esporos precisam rehidratarem-se e leva alguns dias.

Domingo 26/11/2006 esses copos estarão mais da metade colonizados.

Esqueça a caixa por 7 dias e você terá uma surpresa dia 26
 
HEyyY!!

Concordandoo com o Mauricio...
Espera... Os esporos prescisam se Hidratar... ..
Depois de uns 10 dias (a partir de hj) vc pode pensar em se livrar dos bolos...
eu sei que esperar é um saco.. mas espere..
se não aguentar... começe outro cultivo.. ( continuando esperar os bolos de agora.. )
mais seilah cara !!
Boas Vibrações pra o seu cultivo aí .!!
Espero que germinem rápidooo!!! ..

Abraçoss.!
Falowss..
 
Puxa Mauricio, mais 10 dias de espera angustiante, Deus me ajude.
Agradeço tmb Skudex todo apoio e boas vibrações.
Como so comprei 4 copos e estou a usar 3, vou comprar mais uns 3 e preparar mais bolos, desta vez com vermiculita. Vou usar um carimbo que tenho, nao faço ideia de q raça é, mas ta novo. Se tudo der certo, serei o cara mais feliz do mundo.
Puxa que espera...:eek: Nunca provei cogumelos e tbm nunca cultivei, imaginem como estou, acho q o Kliphos tbm ta na mesma situação.:rolleyes:
 
Oi Neuro, este botao aciona o modo TURBO, ai fica tudo branco como uma neblina.;)

Humm, evolução!

Dê mais tempo mesmo, já observei micélio surgindo após 18 dias da inoculação. Mas, por outro lado, não confio muito em seringas velhas. Às vezes elas deixam na mão sim.

Sorte!
 
Valeu a dica Neuro, aguardarei....:)
 
É preciso esperar mesmo ,,, não se esqueça que tudo surgiu magicamente ,, hehe um umidificador daquele vc não encontrara novamente por aquele preço não é mesmo ,,, os micélios vão surgir magicamente tb ,,, eles só precisam de um pouco mais de good vibes ,,, boas vibrações para seu cultivo ,,

good vibes
good vibes
good vibes
good vibes .... !!!

:D :D :D :D
 
Valeu a força mano Soboro, aguardarei ate domingo, pra entao fazer novos bolos.:)
 
É isso aí mano, não desista de cultivar. No começo apanhamos um pouco, depois dá tudo certo. Meu cultivo está entrando na fase final de frutificação, haja paciência.
 
Será que alguem pode me dar uma luz:
Estou com dificuldade de manter a temperatura estável na incubadora, uso uma caixa de papelão com uma lâmpada de 40w dentro e dentro dela outra caixa de sapatos onde estão os copos. Às vezes sobe e às vezes baixa muito, ai tenho de ficar correndo para desligar a lâmpada ou colocar panos embrulhando a caixa pequena.
Tive uma idéia: Numa loja de animais achei um aquecedor de aquário q tem chave de regulagem de temperatura (R$ 55,00), posso colocar uma vasilha com água ao lado da caixa de sapatos onde estão os copos e ligar o aquecedor, assim colocando a chave dele em 28°??? Será que vai aquecer todo o meio ou deve funcionar só no Terrário?
:luz: :luz: :luz:
 
Será que alguem pode me dar uma luz:
Estou com dificuldade de manter a temperatura estável na incubadora, uso uma caixa de papelão com uma lâmpada de 40w dentro e dentro dela outra caixa de sapatos onde estão os copos. Às vezes sobe e às vezes baixa muito, ai tenho de ficar correndo para desligar a lâmpada ou colocar panos embrulhando a caixa pequena.
Tive uma idéia: Numa loja de animais achei um aquecedor de aquário q tem chave de regulagem de temperatura (R$ 55,00), posso colocar uma vasilha com água ao lado da caixa de sapatos onde estão os copos e ligar o aquecedor, assim colocando a chave dele em 28°??? Será que vai aquecer todo o meio ou deve funcionar só no Terrário?
:luz: :luz: :luz:

Fala MindStates


Qual é a temperatura média da sua região no momento atual ?

Como está oscilando a temperatura dentro da incubadora ?
 
Fala MindStates


Qual é a temperatura média da sua região no momento atual ?

Como está oscilando a temperatura dentro da incubadora ?
Bem Mauricio, a temperatura aki ta em torno de 21° e dentro da incubadora fica entre 25° a 27°, sei que o ideal é 28°, mas é dificil, já embrulhei a caixa pequena, coloquei um plástico envolvendo a caixa grande, mas o máximo que consigo é 27°.:luz:
 
Contribuição do amigo E115

Segundo as literaturas (TMC) a partir de 30º C o micélio começa a crescer, extremamente, mais devagar que a temperaturas inferiores à 30ºC. Vide anexo.
Imagem 0448.jpg

Temperatura acima de 30º C reduziria, drasticamente, a taxa de colonização.

Mantendo 27º C a taxa colonização é boa.
 
Última edição por um moderador:
a temperatura aki ta em torno de 21° e dentro da incubadora fica entre 25° a 27°, sei que o ideal é 28°, mas é dificil, já embrulhei a caixa pequena, coloquei um plástico envolvendo a caixa grande, mas o máximo que consigo é 27°.

fala mind td na paz? cara fica tranquilo de tempo ao tempo, a anciedade é fogo mesmo toda hora da vontade de ver se apareceu micelio sorrindo :D

se vc ta conseguindo 27° ta tranquilo deixa eles quetinhos mande melhores pensamentos para seus filhos germinarem :rolleyes:

bacana tb é fazer um furinho na tampa da caixa de sapatos ond esta deixando os copos e colocar um termometro, assim vc não precisa abrir tudo toda hora para verificar a temperatura/ na lampada um dimmer é interessante pois da pra regular a intensidade da lampada, tem no mercado livre por 8 reais, nas lojas de produtos eletricos deve ter tb... o termostato de aquario acho caro e vc deixando do lado não adantaria muito e sim uma fonte de calor por baixo da caixa seria mais eficiente :)

estamos torçendo :pos:
 
Gente estou preocupado, fui verificar a temperatura da incubadora esta madruga e estava em 24º, entao toda a noite meus embriões passam frio:eek: :eek: :eek:
Mesmo embrulhado e com a lâmpada ligada o tempo todo, a temperatura externa interfere na interna, alguem tem alguma dica, será que se eu forrar todo o interior da incubadora com papel alumínio ajuda a segurar a temperatura?:luz:
 
Fala mano. Mais uma vez direi aquilo que me disseram e que eu digo sempre, mantenha a calma e tudo dará certo. Tenho notado que você está bem ansioso e isso não é bom para o cultivo, pois podemos tomar iniciativas erradas quanto ao mesmo. Assepsia, agilidade e paciência devem andar juntas. Em segundo lugar, faça tudo como manda o figurino e os manuais aqui propostos para dar certo. Um abrço e estou na torcida por esse cultivo. Vai que vai...
 
Back
Top