Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Florida / F+

Diário de cultivo completo.
Boa noite, amigos! Venho aqui relatar sobre meu primeiro cultivo PF TEK do strain Florida F+(na verdade já deveria ter começado antes, mas deixei pra criar o tópico só agora).

Fotos do micélio já no terrário há 2 dias. Ele saiu do copo bem branquinho e lisinho, e agora está com esse aspecto algodoado e despontando filamentos brancos. Pode ser cobweb, outro tipo de contaminação ou está tudo normal e saudável com ele?

upload_2016-11-2_23-20-42.png

upload_2016-11-2_23-23-27.png

Essa semana ainda vou começar a incubação de mais 10 copos, pretendo relatar tudo aqui(ou será melhor em outro tópico?) desde o começo!

upload_2016-11-2_23-29-10.png

Obrigado pela atenção e um abraço a todos!
 
Não tem nem opção. :LOL:

Mas enfim, no máximo vão ter esporulado legal. Mas saiba que muitas vezes os cogumelos ficam tão entremeados que não escurecem o bolo todo, sobre ainda muito onde nascer cogumelos.

Só lhe resta voltar na quarta feliz pra colher. :coffee:

Realmente, não há muito o que fazer. Já deixo a luz com um timer automático mesmo, as bombas de ar ficam ligadas direto. Acho que vou só fazer umas adaptações e uns furos a mais, cobertos com micropore, pra ajudar na troca de gases.

E a esporulação no bolo atrapalha o crescimento no local?
 
as bombas de ar ficam ligadas direto

Acho melhor optar pela perda na troca gasosa a secar demais o terrário com ventilação 24 horas, em especial por serem bolos. Minha opinião, outros podem discordar. Além do que, se quer dar uma "atrasadinha" no desenvolvimento, melhor então deixar a troca de ar prejudicada. :coffee:

Acho que vou só fazer umas adaptações e uns furos a mais, cobertos com micropore, pra ajudar na troca de gases

É, isso não vai fazer mal nenhum e pode melhorar um pouco esse parâmetro enquanto estiver fora. :bigode:

E a esporulação no bolo atrapalha o crescimento no local?

Onde cai esporo, não cresce cogumelo.

Mas assim, já acontece comigo de eu viajar com pinos presentes e achar que na volta ia tá tudo esporulado, e sequer ainda estavam maduros... Fiquei até decepcionado, porque pensei que ia colher algo. :D
 
Valeu pela ajuda, ExPoro! Está sendo bem útil!

Aconteceu agora de eu abrir o terrário e ver um cogumelo com essa coloração. Sabe o que pode ser? Está normal? Contaminado? "Machucado"? Devo remover esse pequenino azulado/esverdeado?
upload_2016-11-10_20-9-32.png

Edit: Adaptação que fiz porque estava acumulando muita água embaixo e em contato direto com o bolo. Coloquei em pequenas bandejas furadas com um pouco de vermiculita úmida. O círculo vermelho é a manchinha que mostrei acima.
upload_2016-11-10_20-58-17.png
 
Última edição:
@KonkinIII aproveita a viagem. Creio que nesse meio tempo não vai ocorrer nada de errado com seu cultivo, já que é semi automático.

Paz
 
Valeu pela ajuda, ExPoro! Está sendo bem útil!

:)

Sobre as perguntas...

Hmmm... :coffee:

Sabe o que pode ser?

Parece um caso de cogumelo que cresce muito úmido e que está machucado. Às vezes os cogumelos crescem "babadamente" úmidos.

Está normal?

Não sei.


Creio que não.

Devo remover esse pequenino azulado/esverdeado?

Já que te incomoda, não fará mal se tirá-lo. Mas não sei como influi no flush retirar pequenos cogumelos antes do tempo. Acho que não deve afetar em nada, se tirar com cuidado. :coffee:

:D
 
Descobri o que aconteceu pra aparecer um azulzinho no meio do flush: Ele acabou sendo "arrancado" por outro pin. Hoje vi que ele tava solto em cima de outro. :LOL: Já tirei ele com uma pinça.

upload_2016-11-11_14-34-53.png
upload_2016-11-11_14-35-22.png
 
Os bolos estão lindos, vou acompanhar sua saga, tô começando agora e tô tentando aprender o máximo possível, meu carimbo tá chegando e o frio na barriga não para haha.
Como você montou seu substrato? :descalco:
 
Boa noite, amigos. Voltando de uma viagem, passando rápido aqui e indo pra outra.

Bom, o que encontrei foi bem triste. Eles passaram do tempo, como previsto e acho que o terrário ficou encharcado demais, estavam todos bem molhados. :(

Vejam só:
upload_2016-11-14_20-56-34.png

upload_2016-11-14_20-57-5.png

upload_2016-11-14_20-57-47.png

Não tenho certeza do que pode ter causado essa situação horrível. :'(
Vejam essas estipes. Já li que pode ter sido alta umidade e baixa troca de ar.
upload_2016-11-14_20-58-23.png
upload_2016-11-14_21-2-1.png

upload_2016-11-14_21-3-3.png

Será que estão seguros para consumo? Alguém pode me dizer melhor o que pode ter acontecido com eles pra ficarem desse jeito? Se é alguma contaminação ou apenas o exagero na umidade + baixa troca de ar + o fato de ter passado do tempo mesmo.

Vou deixar eles no vento hoje e só vou poder voltar em casa na quarta de manhã. Nem vou fazer dunk no micélio porque já está bem úmido.

Edit:
Obrigado, Cartola! :D Meu substrato foi preparado com arroz integral moído e vermiculita, mas estou pensando em fazer bulk ao invés de montar um terrário pf tek, com eles e com os próximos bolos.
 
Última edição:
Será que estão seguros para consumo?

Sim. Se não estão com aspecto e odor de estragado, como qualquer alimento, pode consumir. :coffee:

Alguém pode me dizer melhor o que pode ter acontecido com eles pra ficarem desse jeito? Se é alguma contaminação ou apenas o exagero na umidade + baixa troca de ar + o fato de ter passado do tempo mesmo.

Pois é. Eu com 4 terrários numa viagem, alguns esporulam enquanto outros nem desenvolvem pinos. Quando eu falei lá atrás é porque o resultado podia ser qualquer um, mas parece que sua genética é boa. Esse aspecto mais úmido tem a ver com a baixa troca gasosa, creio, acontece muito aqui também quando os cogumelos chegam na esporulação nas minhas Pets. Mas não tem nada, só secar e armazenar. :)

Vou deixar eles no vento hoje e só vou poder voltar em casa na quarta de manhã.

Quando chegar em casa já deverão estar adequados pra etapa final da secagem.

Boa viagem. :)
 
Quando escrevi lá em cima me baseei na sua discrição de terrário semi automático, pensando que havia uma troca de ar eficiente.

Mas como o amigo ExPoro disse, se não estiver com cheiro de estragado bota pra secar e bola pra frente.

Paz.
 
Boa noite a todos! Voltei, galera!

Então, @Finganforn, foi isso mesmo que fiz. Botei pra secar e estão aparentemente ok. :)

As modificações que fiz recentemente: colocar as duas mangueiras pra borbulhar EMBAIXO da bandeja. O que estava encharcando o micélio e estragando tudo era justamente os respingos do borbulhar da água, agora está bem melhor.

Hoje já colhi mais alguns de outros bolos, vejam:
upload_2016-11-17_23-22-48.png
upload_2016-11-17_23-23-20.png

Eles chegaram a pinar enquanto ainda estavam tomando aqueles respingos violentos, mas se recuperaram e ficaram lindões, como podem ver.

Estou pensando em mudar de técnica posteriormente. Tenho 10 copos grandes na incubadora, preparados dia 03/11 e o micélio já está quase totalmente espalhado em todos eles. Preparar um monotub para bulk + spawn na caixa organizadora com vermiculita sobre o substrato já inoculado parece ser bem mais proveitoso em relação à quantidade pelo que vi no tópico do @Shrooman(Projeto Shroom).

Uma curiosidade: colhi ainda hoje alguns cogumelos de uma estufinha na bandeja de alumínio(casing) que iniciei em Agosto! Rendeu mais de 10 flushes. Alguns pequenos, mas ainda assim foi bem proveitoso.

Também vou ver se escrevo sobre a trip que eu e minha namorada tivemos usando 1,5g secos cada um no Sana esse feriado.

Obrigado a todos que estão me ajudando e participando aqui!
 

Anexos

  • upload_2016-11-17_23-22-38.png
    upload_2016-11-17_23-22-38.png
    1.1 MB · Visualizações: 44
Parece um caso de cogumelo que cresce muito úmido e que está machucado. Às vezes os cogumelos crescem "babadamente" úmidos
Fala meu amigo. Tudo bem?
Estou com um caso destes aqui em casa, só que em cogumelos abrindo o véu. Eles estão muito úmidos. Alguma idéia do que pode estar fazendo isso? Tirar carimbo deste cogumelos úmidos é seguro?
 
Belo cultivo amigo, good vibes a VC, que possa vim mais diários como este :alien:
 
Back
Top