Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Florida / F+

Diário de cultivo completo.
Boa noite, amigos! Venho aqui relatar sobre meu primeiro cultivo PF TEK do strain Florida F+(na verdade já deveria ter começado antes, mas deixei pra criar o tópico só agora).

Fotos do micélio já no terrário há 2 dias. Ele saiu do copo bem branquinho e lisinho, e agora está com esse aspecto algodoado e despontando filamentos brancos. Pode ser cobweb, outro tipo de contaminação ou está tudo normal e saudável com ele?

upload_2016-11-2_23-20-42.png

upload_2016-11-2_23-23-27.png

Essa semana ainda vou começar a incubação de mais 10 copos, pretendo relatar tudo aqui(ou será melhor em outro tópico?) desde o começo!

upload_2016-11-2_23-29-10.png

Obrigado pela atenção e um abraço a todos!
 
Obrigado pela resposta, ExPoro!

Adicionei mais uma bomba de aquário injetando apenas ar no terrário. Será que vale a pena fazer ela borbulhar na água da argila expandida, no fundo do terrário?

Edit:

Acabei descobrindo que é isso mesmo que você disse, ExPoro.

upload_2016-11-3_3-27-34.png
upload_2016-11-3_3-28-6.png
upload_2016-11-3_3-28-32.png

Será que bombear ar resolver ou tem outro jeito melhor de melhorar a troca gasosa?
 
Última edição:
Disponha. :)

Eu não saco muito de troca gasosa porque sou preguiçoso. Mas o garantido mesmo é abrir o terrário e abanar umas 3x ao dia, pra criar um turbilhão e mexer nas áreas de ar estagnado. :coffee:

Sobre uso de bombas, outros membros podem te orientar melhor. :bigode:
 
Obrigado pela resposta, ExPoro!

Adicionei mais uma bomba de aquário injetando apenas ar no terrário. Será que vale a pena fazer ela borbulhar na água da argila expandida, no fundo do terrário?

Edit:

Acabei descobrindo que é isso mesmo que você disse, ExPoro.

View attachment 96578
View attachment 96579
View attachment 96580

Será que bombear ar resolver ou tem outro jeito melhor de melhorar a troca gasosa?

Uma bomba de ar no terrário é o suficiente e deve sim resolver o problema de aeração, lembrando que é preciso ter uns furos (tampados com uma camada microporosa) para que ocorra a troca de ar, se a tampa do terrário for "frouxa" também soma nessa troca de ar. Sim o certo é colocar a mangueira da bomba embaixo da argila, fazendo borbulhar a água, é mais interessante.
 
Valeu, Tupy! Já tinha uma bomba com a mangueira borbulhando um copinho d'água e agora adicionei mais uma perto dos bolos.
Quanto aos furos eu acabei fazendo 1 linha só na horizontal da caixa, com 2 camadas de micropore. Acho que a segunda mangueira já melhorou a troca gasosa!
 
Uma bomba de ar no terrário é o suficiente e deve sim resolver o problema de aeração, lembrando que é preciso ter uns furos (tampados com uma camada microporosa) para que ocorra a troca de ar, se a tampa do terrário for "frouxa" também soma nessa troca de ar. Sim o certo é colocar a mangueira da bomba embaixo da argila, fazendo borbulhar a água, é mais interessante.

Sem querer discordar do amigo tupy, mas não vejo beneficio no micropore na fase de frutificação. Ja vi utilização de lã de vidro para manter a umidade com troca de ar, mas o micropore impede a troca de ar mantendo apenas a troca gasosa. A esta altura não ha mais substrato para contaminar, o micélio ja esta consolidado e a troca de AR (não gasosa) é benefica.

Claro que o micropore não deve prejudicar, apenas acredito que nessa altura não seja necessario (sempre mantive os furos do terrario abertos, so ficar atento à umidade relativa e fazer furos pequenos).
 
Como é que é? Impede a troca de ar mantendo a troca gasosa?

E eu que sempre pensei que o ar era gasoso.

Desconsiderando a brincadeira com a semântica, troca de ar e troca gasosa sao conceitos diferentes. No shroomery aprendi os termos GE (gas exchange) e FAE (fresh air exchange). A diferença sendo que o ar não é so oxigenio, o ar é o conjunto de todas as particulas + oxigenio. ;)
 
Desconsiderando a brincadeira com a semântica, troca de ar e troca gasosa sao conceitos diferentes. No shroomery aprendi os termos GE (gas exchange) e FAE (fresh air exchange). A diferença sendo que o ar não é so oxigenio, o ar é o conjunto de todas as particulas + oxigenio. ;)


Ficou ainda mais confuso.

Você não explicou como troca de ar exclui troca gasosa, ou não.
 
A troca de ar (FAE, fresh air exchange) geralmente se refere à fase de frutificação, onde é necessaria a troca indiscriminada de ar.

A troca gasosa (GE, gas exchange) é feita quando se abre os furos num recipiente ainda durante a colonização. O micropore auxilia em permitir a troca dos gases (oxigenio) sem as impurezas do ar (que contem esporos contaminantes, alem do oxigenio).

Agora acho que ficou mais claro. Sao termos recorrentes no cultivo por isso recebem siglas proprias na comunidade gringa, mas a diferença é semantica. Teoricamente, ambos sao troca gasosa, porem o ar (ar fresco no caso da sigla) é o conceito de todos os componentes no ar, não so os gases.
 
Pelo que entendi, troca de gases é quando troca só gases (oxigênio e monóxido de carbono); e troca de ar engloba também os sólidos suspensos no ar, como poeira e contaminantes. :bigode:
 
FAE não é simplesmente troca de ar com todos os contaminantes e outras partículas possíveis. Tanto não é que muitos cultivadores usam vários tipos de filtro na FAE. Ou tentam deixar o ar do ambiente em volta bem limpo.
 
Mudando um pouco do assunto gases. Como estão os bolos hoje?
Algum pin?

Paz.
 
Boa noite, amigos!

Mudando um pouco do assunto gases. Como estão os bolos hoje?
Algum pin?

Paz.

Então, nenhum pin até agora. :(
Será que tô fazendo algo de errado?

Esse bolo apresentou uma diferença bem sutil na coloração hoje. Pode ser algum problema?

upload_2016-11-7_19-28-16.png

upload_2016-11-7_19-29-11.png


Bolo com um ligeiro aspecto azul:

upload_2016-11-7_19-30-30.png


O bolo com aparência mais saudável:

upload_2016-11-7_19-29-46.png

O que vocês acham? Tudo nos conformes? A temperatura tem se mantido entre 25º e umidade por volta dos 80%(apesar de que estão sempre bem molhados pelas borrifadas). Tenho aberto a tampa pra abanar e borrifo água antes de fechar.

Agora que acabei de abanar, borrifar, completar o copo com a bomba borbulhando e fechar a tampa:

upload_2016-11-7_19-34-23.png
 
Última edição por um moderador:
Acrescentando as boas observações do @ExPoro, teus bolos aparentemente indicam estar saudáveis.

No momento não há com o que se preocupar. Fique atento aos parâmetros para pinagem/frutificação.
 
Boa noite, irmandade!

Ontem eu pude notar o primeiro pin(esse maiorzinho na borda do bolo) e hoje já apareceram mais um monte de lindos pins na parte de cima do bolo! Tirei essa foto com a tampa mesmo pra manter a umidade que está por volta de 80%. Vou tentar fazer um "nebulizador" dentro do terrário amanhã pra ver se consigo aumentar. :fotos:

upload_2016-11-9_20-20-40.png
 
Pessoal, me bateu uma preocupação agora!

Surgiu a oportunidade de viajar nesse feriadão de 15 de Novembro. Vou pro Sana, e quem é do RJ(ou até de outros lugares) sabe que o lugar é maravilhoso!

Devo ir amanhã(sexta) de noite pra lá e só voltar na quarta! Os pins já deram uma crescidinha, mas acho que só vão de fato abrir o chapéu quando eu ainda estiver lá. O que vocês me recomendam?

Vejam como está hoje:
upload_2016-11-10_18-14-30.png

Acham que é tranquilo ir e colher quando voltar? Nunca deixei a colheita "passar da hora" e nem sei como os cogumelos se comportariam caso ficassem 2 ou 3 dias "plantados"(qual é o termo apropriado aqui? hehe) além da abertura do píleo.

Obrigado!
 
Acham que é tranquilo ir e colher quando voltar?

Não tem nem opção. :lol:

Mas enfim, no máximo vão ter esporulado legal. Mas saiba que muitas vezes os cogumelos ficam tão entremeados que não escurecem o bolo todo, sobre ainda muito onde nascer cogumelos.

Só lhe resta voltar na quarta feliz pra colher. :coffee:
 
Back
Top