Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo de cogumelos - p. cubensis "puerto rico"

Diário de cultivo completo.
Saudações amigos!
Sou novo no fórum e também no mundo dos chapeludos, esse é meu primeiro cultivo desses sagrados. Venho começar pela variação puerto rico de cubensis, dizem ser mais lento ou difícil pelo que andei pesquisando, mas foi o que consegui...
Resolvi criar o diário pois mesmo pesquisando ainda possuo duvidas e percebi que os membros do fórum são atenciosos e receptivos, por isso agradeço a oportunidade.
Escolhi o milho de pipoca para cultivo pois onde moro vermiculita e outros são impossíveis de conseguir por aqui, tanto que o material disponível que tenho para uso que venha a servir é esterco de gado seco misturado com um pouco de terra e o milho xD

Procedimentos que utilizei:
ESPOROS
Primeiramente esterilizei a seringa com água fervendo, puxando com a agulha, esperando 2 minutos e jogando fora. Fiz esse procedimento 4 vezes e por ultimo deixei a água dentro para esfriar. Após a seringa esfriar, peguei um copo de vidro e passei um pouco de água mineral com água sanitária dentro, deixei por alguns minutos, lavei em água corrente e passei álcool. Esperei o mesmo secar e retirei os esporos do carimbo com a agulha da seringa após passar a mesma no fogo. Coloquei a água da seringa nos esporos, misturei um pouco balançando o copo e puxei novamente. Repeti o procedimento mais uma vez. Após isso, lacrei a seringa e coloquei na geladeira por 24hs.

MILHO
Primeiramente fervi o milho por 40 minutos e depois deixei os mesmos de molho até o dia seguinte em um pote fechado, na mesma água que foram fervidos. Depois fervi mais uma vez por 20 minutos +/-, os sequei e coloquei no pote. Posteriormente utilizei o procedimento da panela de pressão, mesmo com meu pai reclamando que ela ia explodir e o frasco ia estourar dentro kkkkk, por cerca de 40 minutos apenas, esperei esfriar, coloquei mais água na panela de pressão e mandei mais 40 minutos. O frasco tinha sido tampado com papel alumínio, tinha esquecido de comprar e peguei um que veio enrolando uns espetinhos (eu sei, baita burrada xD), mas lavei bem com detergente liquido, desinfetei e passei álcool x].
Coloquei os esporos com a seringa e depois coloquei outra tampa de papel alumínio (o mesmo dos espetinhos kkkkk), guardei o restante na seringa na geladeira.

Depois...
Se passaram mais de uma semana e nada do micélio, decide fazer outros com copos de vidros como recipiente. Repeti os procedimentos, só que dessa vez tinha lembrado de comprar o papel alumínio. Dois dias depois apareceram sinais dos micélios nos três recipientes, só que os dos copos foram contaminados, mesmo tendo mais cuidado do que o do pote... que ironia, não?

Ontem o pote estava assim: 2014-01-27 12.25.26.jpg
Hoje dei uma chacoalhada nele pra misturar mais.

Bom, tenho umas dúvidas de como proceder depois que estiver 100% colonizado, já pesquisei no fórum mas ainda tenho duvidas, pois como falei anteriormente, meus recursos são escassos, moro no interior e por aqui não encontro nada do que o pessoal usa...

Paz e Luz irmãos!

Olá @Anão !
Desculpa a maneira de me expressar. Erá sobre o método de aniversariar como aqui chamam XD, se podia fazer igual ao da técnica pf-tek.
@Cosmik obrigado mais uma vez amigo!

Paz e Luz!

A PF Tek é famosa exatamente por esta peculiaridade, a de se poder aniversariar direto do bolo, diminuindo bastante as chances de contaminação e acelerando o processo de frutificação, com resultados semelhantes (teoricamente inferiores).
Se for trabalhar com grãos, eu recomendo o centeio. Procure os grãos inteiros de centeio, são considerados os mais nutritivos, rendem mais frutos e colonizam mais rápido.

Olá @Anão , desculpe a demora, estou sem tempo pois meu avô teve um avc esses dias e está na UTI... obrigado pela inforamção, aqui na região os materiais são bem escassos que o pessoal costuma usar...
fotos de hoje:P2070288.JPGP2070285.JPGP2070286.JPGP2070287.JPG

Paz e Luz!

tá legal o milho, praticamente pronto pra aniversariar

Blz @tup ! (:
Tirei fotos hoje, em um negocio um pouco amarelado, pesquisei e vi que era excrementos do bicho :roflmao:
Estou pensando em colocar uma camada de esterco, colocar o milho e cobrir com outra camada de esterco, tá de boa assim?
Fotos:P2120301.JPG P2120302.JPG P2120303.JPG P2120304.JPG P2120305.JPG P2120306.JPG

Paz e Luz!:alien:

Estou pensando em colocar uma camada de esterco, colocar o milho e cobrir com outra camada de esterco, tá de boa assim?

Pode fazer, mas misturar o spawn ao esterco coloniza mais rápido. É bom evitar deixar grãos expostos na parte superior do bulk.

Aquele micéio "+ branco",que parece até meio pastoso, não é muito saudavel ao meu ver, já tive uns aspectos assim tambem no milho, eu ficaria de olho mais vivo nesses vidros, só por precaução

Vixe @tup ... pior que é só um vidro mesmo, não tenho outros :censored:
To em busca de um tempo livre pra aprontar tudo, trabalho o dia inteiro e a noite vou ter que trampar por um tempo... :roflmao:
Obrigado!(:

Olá irmãos!
Desculpem a demora... aconteceram alguns problemas (avô com avc e eu com dengue)...
Peguei o esterco, coloquei numa forma de bolo, cobri com papel alumínio e taquei no forno xD
depois forrei um pote de sorvete com papel alumínio, borrifei um pouco o esterco com água, misturei o milho colonizado e coloquei um camada por cima.
Hoje está assim (já começou a aparecer em cima):
P2200307.JPG P2200308.JPG P2200309.JPG
Paz e luz!

rapaz... seja bem vindo!
quanto tempo deixou no forno?
está manipulando tudo com luva, máscara, álcool 70º ? Todo cuidado é pouco, os contaminantes estão por ai...
sempre use água limpa, se preferência de copinho mineral, inclusive para borrifar...
deixe esse pote tampado num local quente (máx. 30º) e só abra depois de uma semana, não fique abrindo direto isso. Sei como é o 1º cultivo, mas segura a ansiedade ai.
depois que tiver completado a superfície vai fazer o que? já pensou nisso?
Desejo sucesso e sigo acompanhando!(:

Peguei o esterco, coloquei numa forma de bolo, cobri com papel alumínio e taquei no forno xD
depois forrei um pote de sorvete com papel alumínio, borrifei um pouco o esterco com água, misturei o milho colonizado e coloquei um camada por cima.

Pela foto o esterco está com uma aparência bem ressecada. O ideal é que tivesse umedecido o esterco antes de pasteurizá-lo. Mas pelo visto você esterilizou o esterco?! :huh: Qual era a temperatura do forno?

Não colocou nem um pouco de palha ou vermiculita no esterco?

Sugiro que reserve um tempo para ler os tópicos sobre a utilização do esterco (bulk) nos cultivos.

Desculpem a demora, estava internado com dengue...
Olá @F.J.P. !
Usei álcool e colher que coloquei um tempo no fogo para manejo. Deixei por cerca de 12 minutos em fogo baixo no forno, fiz duas vezes o processo e deixei a forma na parte mais alta do forno. Não abri mais, apenas hoje para ver o andamento e bem rápido. A superfície já está quase toda tomada pelos micélios. Estou pensando em fazer uma especie de terrário com essa vasilha no meio, como não tenho todos os materiais vou improvisar e colocar um mini humificador usb ligado dentro. Dá certo assim? Obrigado pelas dicas!

@Cosmik umidifiquei sim antes de tacar ele no forno ;)
Coloquei na temperatura mais baixa. Ele está com aparência de ressecado acho que pela foto... mesmo depois do forno umedeci ele mais, mas sem exagero para não matar o micélio. Não coloquei palha pois ele não é puro, peguei próximo ao currau, ele já é bem misturado com palhas, mato seco, pequenos gravetos e um pouco de areia, não tenho acesso a vermiculita por aqui... to pensando em usar um mini humificador pra umedecer uma especie de terrário que estou fazendo. Assim:Mini-donuts-font-b-portable-b-font-desktop-purify-air-font-b-humidifier-b-font-usb.jpg

Paz e Luz!

to pensando em usar um mini humificador pra umedecer uma especie de terrário que estou fazendo.

Com bulk não precisa ter umidade muito elevada. Basta argila expandida, água no fundo e borrifar água nas paredes do terrário caso note que a umidade está muito baixa.
Caso siga em frente com o umidificador, sugiro que compre também um temporizador. Assim você pode ir controlando a umidade excessiva.

Saudações irmãos!
Usei uma gaiola de hamister que tinha como terrário hehe. Passei alcool nela toda, água sanitária e fechei com plástico, onde no mesmo foram adotados os mesmo procedimentos. Umidifiquei com água fervida e no fundo coloquei água fervida também, após esfriar coloquei a vasilha para aniversariar.

P3010318.JPGP3010317.JPG

Paz e Luz!

Invenção louca heim, kkkkk, boa sorte. Lembre-se que a luminosidade deve vir apenas de cima para que os cogumelos não se tornem gorduchos (fat asses)...

É, se possível coloque a gaiola dentro de uma caixa (aberta) de papelão ou algo similar para impedir um pouco a entrada da luz pelas laterais. Assim os frutos ficam mais direcionados.

Já tem cerca de uns 8 dentro e outro pequenos crescendo, infelizmente tirei a foto com o cel para mostrar mais ou menos como estão. Agradeço a todos os amigos do CM que me ajudaram no meu primeiro cultivo desses sagrados, que Deus os abençoe! Irei continuar o cultivo com a experiência que adquiri e irei postando aqui no fórum. Obrigado! Espero aprender mais e poder ajudar também. Paz e Luz! :notworthy:

Anexos

• 2014-03-13 12.30.46.jpg
    2014-03-13 12.30.46.jpg
    150.3 KB · Visualizações: 24
Back